Como escolher as melhores mídias para anunciar meus imóveis

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Hoje em dia, com todas as ferramentas que estão disponíveis para se anunciar; Televisão, Internet, Jornal, Revista, Rádio, Mala Direta, Outdoor, Extrato de Contas, E-mail Marketing e além de uma infinidade de outras mídias disponíveis no mercado, está cada vez mais difícil entender para onde direcionar sua verba e quais são as melhores mídias para anunciar imóveis.

Diante de tantas possibilidade, novas redes sociais e novos portais que surgem, novos tipos até de placas, etc, é necessário muito planejamento e análise para não jogar seu dinheiro pelo ralo. Por isso, neste artigo vamos te dar algumas dicas de como escolher as melhores mídias para anunciar seus imóveis.

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Identifique seu perfil e quanto pode investir

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Uma coisa que é preciso ficar claro é que existem mídias para todos os bolsos e tamanhos. Isso que quer dizer que você tem diversas possibilidades de investimento, mas precisa se adequar a verba que tem disponível para anunciar imóveis. Não adianta querer anunciar no maior portal ou em vários deles, ou querer colocar em práticas ótimas estratégias de marketing, se você não tem condições de investir. Por isso, o primeiro passo é definir quanto você pode investir, para a partir daí pesquisar e analisar o que pode ser feito. O ideal é que você defina anualmente uma verba para o marketing, e tenha liberdade de modificá-la ao longo do ano, baseado em dados e análises.

Estude sua região de atuação

Estude sua região de atuação

Outro ponto que precisa ser levado em conta é sua região de atuação. O que funciona em uma determinada região pode não funcionar em outra e vice versa. Isso vale para portais, até mesmo os que atuam em nível nacional, mas que costumam ser mais fortes em alguma região ou estado específico, até o jornal do bairro. O mesmo também vale para segmentação de campanhas online, como Facebook Ads ou Google Adwords. Não adianta fazer um campanha para todo seu estado se você atua em uma região específica.

Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo

Acompanhe o que seus concorrentes estão fazendo

Outra dica interessante é manter um relacionamento com outras imobiliárias da região. Apesar de serem concorrentes, é possível sim trocar informações e fortalecer  o mercado imobiliário da sua região através de parcerias. Mesmo que não seja possível realizar parcerias ou criar esse diálogo, não deixe de acompanhar o que seus concorrentes estão fazendo. Você pode, por exemplo, estar focando seus esforços em uma mídia e não obtendo retorno. Então, que tal parar para analisar um pouco o que seu concorrente tem feito?  

Vale também se inspirar nas ações de imobiliárias que não são efetivamente concorrentes, mas que podem te dar boas ideias. Os eventos que reúnem profissionais do mercado imobiliário de todo país, como o Conecta Imobi promovido pelo portal VivaReal, são uma excelente oportunidade para isso.

Entenda onde seu cliente está

Entenda onde seu cliente está

Essa é uma dica fundamental se você deseja focar nas melhores mídias para o seu negócio. De nada adianta gastar rios de dinheiro investindo em uma mídia que não impacta seu cliente. Por exemplo, se você está fazendo uma campanha específica para captar locadores, e atua em uma região onde você já identificou que o público que pode ser locador pertence a terceira idade, talvez nãos eja interessante focar em campanhas on-line, mas em placas, jornais ou até mala direta postal.

Por outro lado, se você é focado em alugar imóveis em cidades universitárias, onde a maioria dos locatários são universitários que vem de outra cidade, você certamente não conseguirá impactá-los se divulgar seus imóveis apenas em placas ou jornais locais, Neste caso, a internet seria uma opção muito mais viável. Portanto, antes de decidir qual mídia escolher, entenda onde seu cliente está.

Quantidade não é qualidade! Meça RESULTADOS!

Quantidade não é qualidade! Meça RESULTADOS!

Vamos imaginar que você já faz investimento em diferentes mídias, como: seu site, placas, portal x e portal Y. Suponhamos também que você já acompanha manualmente quantos contatos cada uma dessas mídias gere para sua imobiliária, por mês. Assim, a recepcionista, os corretores e os atendentes de locação sempre perguntam para o cliente onde ele viu o anúncio daquele imóvel, caso eles mesmo já não informem. Todo dia 30, então, você coloca esses números em uma planilha e começa a analisar qual deles está te trazendo maior retorno. Ok, este é um ótimo passo, porém você só está se atentando para quantidade.

O ideal é que você meça a qualidade desses leads. O portal x pode te gerar um número excelente de leads, mas que nunca converteram em venda, enquanto o portal y pode gerar poucos, porém qualificados. Por isso é importante analisar não somente a quantidade, mas até qual etapa do seu funil de vendas esses leads estão indo?

Conclusão

Como você deve ter percebido, escolher as melhores mídias para anunciar seus imóveis não é algo que não pode ser definido na sorte, mas sim através de análises reais, dos números que você já tem em sua imobiliária.

Os passos fundamentais para tomar essa decisão de forma estratégica e precisa são: Identificar seu perfil, definir o quanto pode investir, estudar sua região, observar concorrentes, entender o cliente e medir resultados.

Acompanhar a efetividade de mídia manualmente pode ser uma tarefa trabalhosa e que tomará muito tempo. Por isso, quando for escolher um sistema para sua imobiliária, observe se ele oferece esse indicador de forma automática.

 

Quero um sistema que me ajude escolher as melhores mídias

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