Foto 360º no mercado imobiliário: Tendência ou moda passageira?

Tempo de leitura: 11 minutos

É verdade que clientes adoram novidades, e uma das novidades tecnológicas que está movimentando bastante o mercado imobiliário, são as fotos 360º. Neste post, iremos falar tudo que sabemos sobre o assunto, pra você que, mais que um corretor de imóveis, teve que se aperfeiçoar e virar quase um fotógrafo profissional.

Sabendo maiores informações sobre o assunto, você será capaz de decidir se pode ou não, adotar tal tecnologia em sua imobiliária. E lembre-se, mesmo que não possa ou não queira utilizar as fotos 360º agora, é muito importante acompanhar tendências e ficar por dentro do que acontece no mercado imobiliário.

O que é o tour 360º e como funciona?

Quem vai atualizar esses imóveis

As fotos 360º provam ser uma das ferramentas de venda mais envolventes e eficazes na web. Mais do que apenas uma fotografia, uma foto 360º é uma oportunidade de experimentar um ambiente como se você estivesse lá.

Um tour 360º é criado com um sistema de câmera que grava simultaneamente 360 graus de uma cena. No mercado mobiliário, funciona como um tour que passa pelos cômodos dos imóveis, exibindo detalhes de diferentes ângulos e proporcionando ao comprador uma visão mais perto do realidade.

No tour 360º não existem limites para o início ou fim da imagem, é possível ver diferentes ângulos do imóvel arrastando a imagem, seja com o mouse no computador, ou com o próprio dedo nos tablets e smartphones.

Clique nos links abaixo e veja a diferença entre uma foto tradicional e uma foto 360º:

Foto Tradicional:

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Foto 360º:

Agora, eu lhe pergunto:

  • Qual delas você prefere ver?
  • Qual delas lhe impressionou mais?
  • Será que o seu cliente gostaria de ter uma experiência como essa, da foto 360º?

Se você se interessou pelo assunto, continue lendo este post e entenda como você poderá aplicar isso em sua imobiliária e qual e o investimento necessário. E pode acreditar, é um valor bem diferente do que você imagina.

 

Como fazer fotos 360º e qual o preço?

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Existem algumas possibilidades para fazer fotos 360º, e trazer essa inovação para sua imobiliária. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma destas opções:

Empresas especializadas em fotos 360º e Tour Virtual

Sem dúvidas é a melhor opção, pois eles são especialistas no assunto e poderão fazer fotos excepcionais para os seus imóveis. Como o preço pode variar bastante conforme a cidade, não vou colocar nenhuma média de valores. Na pesquisa que fizemos, encontramos variações de mais de 500%, por isso sugiro que você pesquise bastante antes de contratar este serviço.

No entanto, mesmo sendo a melhor opção, devido ao valor desse investimento, as imobiliárias acabam não adotando essa tecnologia por um simples motivo: ESCALA. Quando multiplicamos o valor do investimento por um número maior de imóveis fica inviável para a imobiliária escalar este serviço para todas suas captações.

Exemplo: Se a empresa cobra R$100,00 por imóvel, e você fez 20 captações no mês, o valor total investido em foto 360º seria R$2.000,00. Aí já começa a pesar bastante no orçamento da imobiliária.

Comprar uma câmera 360º e produzir internamente

Atualmente existem várias câmeras disponíveis no mercado, e com certeza a tendência é que surjam mais modelos no mercado, fazendo com que o preço abaixe.

Vou citar dois modelos de câmeras que eu conheço, e sei de imobiliárias que estão satisfeitas com sua utilização, para dar um norte em sua pesquisa:

 

Ricoh Theta S

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Informações e Site do fabricante: Clique aqui

Preço no Brasil: A partir de R$2.190,00

Preço Estados Unidos: A partir de U$346,00

*Os dados acima foram baseados em pesquisas realizadas na internet em Outubro/2016.

Samsung Gear

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Informações e Site do fabricante: Clique aqui

Preço no Brasil: A partir de R$1.530,00

Preço Estados Unidos: a partir de U$340,00

*Os dados acima foram baseados em pesquisas realizadas na internet em Outubro/2016.

O detalhe aqui é que você perca talvez em qualidade, pois não será um fotógrafo profissional fazendo o trabalho. Por outro lado, você ganha em escalabilidade. Como o equipamento é seu, você poderá tirar quantas fotos quiser, tendo apenas que aprender e treinar sua equipe para manusear o equipamento.

Dica: Não se assuste! E superrrrrr fácil!

Utilizar a foto panorâmica do seu próprio smartphone

Fotografar os cômodos de um imóvel, que na maioria das vezes não são muito grandes, é uma tarefa bem difícil que pode fazer com que  a qualidade desse tipo de foto caia consideravelmente.

Para fazer fotos 360º utilizando um smartphone, basta você selecionar o formato panorâmica no seu celular quando for tirar a foto, e “dar uma volta 360” capturando todo o ambiente. Em seguida você deverá instalar um aplicativo para tratar essa foto.

Clique aqui e confira o guia do TechTudo, com os pontos positivos e negativos, além da sugestão de 06 aplicativos.

Leia também  Aplicativos e Ferramentas para Corretores de Imóveis

Como divulgar as fotos para o meu cliente?

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Sem dúvidas, essa é a maior dificuldade encontrada por quem já utiliza as fotos 360º. Algumas opções são:

Aplicativo: É possível visualizar as fotos nos próprios apps das câmeras, como no da Theta e da Samsung. O grande problema é que o cliente não vai ter essas fotos. Ou seja, quase que o investimento será inútil, pois quem precisa ver e perceber o valor, tem que ser justamente o cliente. Então, ter as fotos somente no seu app, não resolve.

Facebook: Desde Junho de 2016, o Facebook permite que os usuários postem fotos em 360º. Isso é uma solução própria do Facebook e automática, ele reconhece que a foto é panorâmica ou 360º e converte para divulgação em 360º. O lado positivo é que é gratuito, já os negativos são: você só pode publicar um foto por vez em sua timeline, e ainda não é possível criar um álbum. Se fosse, possível, você poderia criar um álbum para cada imóvel, por exemplo.

Sistema e site: Tenha um sistema que faça tudo isso para você. No seu próprio sistema (CRM para imobiliárias), você pode armazenar as fotos 360º, igual você faz com as fotos e vídeos tradicionais. Além disso, o sistema integrado com o seu site facilita bastante a comunicação com o seu cliente e evita que você tenha retrabalho de cadastrar as fotos e os imóveis mais de uma vez.

Com Imoview CRM, você pode ter fotos, vídeos e agora também as fotos 360º. Assim, você organiza as fotos dentro do cadastro de cada imóvel. Você também pode enviar estas fotos para o seu site, para que acesse as fotos 360 de onde estiver.

O que muda com as fotos 360º? Qual o impacto da adoção dessa tecnologia?

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A tecnologia nos surpreende a cada dia. As fotos 360º são uma novidade, e por isso não posso atestar o impacto real da adoção desta tecnologia, mas em conversas com vários empresários do mercado imobiliário, os pontos que foram unânimes e convergentes foram:

  • Menor número de imóveis visitados por cliente: Como o cliente fará o tour no imóvel, com altíssima qualidade, através das fotos 360º, certamente aquele imóvel que ele não gostou, ele não vai nem perder o tempo dele e do corretor para ir visitar o imóvel;
  • Experiência e Satisfação do cliente: O cliente terá uma excelente experiência inicial com sua marca. Assim, já ficaria satisfeito com sua imobiliária, e você poderá se diferenciar do concorrente que não utiliza esta tecnologia;
  • Qualidade e conversão das visitas: Como o cliente já verificou com antecedência os imóveis que ele realmente gosta, a probabilidade da qualidade das visitas aumentar é muito grande. Assim, esperamos que o número de visitas seja menor, mas a conversão de visitas x venda aumente.
Leia também  Satisfação de clientes em imobiliárias: 03 fatos que você não pode deixar de saber

Realidade virtual no mercado imobiliário

Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. Ela tem o objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo.

Construtoras e imobiliárias tem utilizado os ósculos de realidade virtual para simular  os ambientes com riquezas de detalhes. Imagine entrar em um prédio antes mesmo de ele sequer estar em construção. Isso também é possível através de ambientes de realidade virtual,

As vantagens? É prático, pois os óculos podem recriar virtualmente o futuro ambiente sem a necessidade de montar um apartamento decorado (e depois ter de desmontá-lo); permite ampliar seu alcance, pois é possível levar esses simuladores a diversos locais, como shoppings centers, eventos comerciais e até mesmo quiosques na praia; é também mais barato, pois um sistema sai por apenas 20% do custo da montagem de um apartamento decorado.

Cases

cases

A Benvenuto, startup mineira do ramo imobiliário, é um dos cases de sucesso de imobiliárias que utilizam os tours 360º para vender seus imóveis.

Vantagens

imóveis com videos 360

Os tours 360º além de representarem uma inovação no mercado, também trazem varias vantagens para sua imobiliária, como:

  • Otimização do tempo;
  • Economia de gastos, pois reduz o número de visitas ao local em até 40%;
  • Cria uma melhor experiência de compra ao cliente;
  • Melhora sua reputação como empresa, pois mostra que está antenado às inovações do mercado;
  • Know how: imobiliárias exercem o papel de consultoras. Ajudando o potencial cliente a selecionar melhor os imóveis para um contato mais preciso;
  • Mais visibilidade: Segundo a revista Property Week, propriedades e imóveis com Tour Virtual são em média 10 vezes mais clicados;
  • Disponibilidade: Seus imóveis estarão disponíveis a qualquer momento para seus clientes;
  • Aumenta a segurança e privacidade dos moradores, nos casos de imóveis ocupados.

Conclusão:

Se antes seu cliente só conseguia ver o imóvel na visita, e depois evoluímos para o site com fotos, agora chegamos em uma nova era, a das fotos 360º.

A falta de tempo das pessoas e dificuldade de agendar visitas presenciais com clientes, fez com que o mercado criasse uma alternativa na hora de vender um imóvel. Os tours panorâmicos, ou 360º, surgiram para facilitar a vida de quem deseja comprar ou alugar um imóvel e também de corretores e imobiliárias.

Estes vídeos permitem que os clientes conheçam os imóveis ou modelos decorados que desejam comprar ou alugar, otimizando tempo e despesas de deslocamento. A visita presencial não deixa de acontecer, pois as pessoas ainda precisam “ver com os próprios olhos”, tocar, ver a região, etc. Porém, nesses casos, o cliente só fará uma visita pessoal nos imóveis que realmente tem interesse.

Isso é uma tendência, ligada diretamente à satisfação de clientes, e as imobiliárias precisam estar antenadas e abertas para oferecer este tipo de solução.

Sua imobiliária já está utilizando as fotos 360º? Quer começar a utilizar? Deixe nos comentários abaixo!

 

Quero um sistema que mostre fotos 360º

5 Comentários


  1. Olá Pedro, muito bacana seu post. Parabéns!
    Adquirimos uma Theta m15, no final do ano passado, e implementamos o tour virtual pelo site http://feelestate.com/en/
    Depois de pronto o tour virtual publicamos em destaque no nosso site em cada imóvel.
    Ficou comprovado pela estatística do sistema que 95% dos clientes permaneciam na primeira foto.
    Sendo assim, encerramos a assinatura do software no início do desse ano.
    Talvez hoje as pessoas já estejam mais familiarizadas com essa tecnologia.
    Aproveito para informar se houver interesse estamos vendendo a câmera 360.
    Continue seu trabalho que está sendo de grande valia para todos aqui da imobiliária.
    Mais sucesso QR!

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    1. Obrigado pelo seu depoimento e estamos atento aos impactos dessa nova tecnologia. No nosso caso não há necessidade de se contratar um software complementar, isso é uma solução gratuita para os nossos cleintes que utilizam o Imoview CRM. E se souber de alguém que queira adquirir a camera, pode deixar que vou te indicar.

      Grande abraço

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    1. Que bom que gostou Amanda, ficamos contentes com tenha gostado. Grande abraço.

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  2. Muito bom o artigo! Acredito que o mercado ainda está procurando o caminho certo para a implantação dessa tecnologia a serviço da venda de imóveis. As novas câmeras estão chegando cada vez mais em conta e práticas para o manuseio, viabilizando o que as grandes produtoras fazem mas com verbas astronômicas. Acredito no caminho que os fotógrafos 360º autônomos estão propondo, com custos menores para uma produção simplificada.
    Fico à disposição da plataforma para estudar parcerias e investir nessa ideia!

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