Marketing para imobiliárias: 07 verdades que nunca te contaram

Tempo de leitura: 12 minutos

Pode ser difícil para uma imobiliária que está começando agora (ou que já existe há algum tempo, mas só está começando a investir em marketing para imobiliárias agora) colocar em práticas todas as ideias teóricas que as bombardeiam. Por isso, criamos esta lista com uma linguagem bem simples e com bastante exemplos práticos de como você pode começar AGORA! Não perca mais tempo ou invente desculpas para não divulgar seu negócio. Estamos em crise? Mais um motivo para você se destacar dos concorrentes e sair na frente.

Com estas dicas você terá um nova visão sobre marketing para imobiliárias e verá que começar pode ser mais simples do que você sempre imaginou.

Cadastre sua imobiliária no Google Meu Negócio

marketing para imobiliárias

Esta dica é bastante simples, e se você já tem um profissional de marketing para imobiliárias ou dedica parte do seu tempo e dinheiro para esta área, pode parecer óbvio. Ainda assim, a deixamos na lista para ajudar algumas imobiliárias que estão começando a pensar em marketing e divulgação.

O Google Meu Negócio coloca as informações de sua empresa na Pesquisa do Google, no Google Maps e no Google+ para que os clientes encontrem você em qualquer dispositivo. Forneça aos clientes as informações certas como: rotas de direção para chegar até sua empresa no Google Maps, o horário de funcionamento na Pesquisa do Google ou um número de telefone no qual ele poderá clicar e ligar para você em dispositivos móveis. Os clientes podem expressar a satisfação com avaliações e comentários, usar o botão +1 para endossar o conteúdo e compartilhar suas postagens no Google+ em toda a Web. Além disso, você receberá um relatório mensal com dados personalizados sobre onde e quantas pessoas estão procurando sua empresa.

O mais interessante é que o cadastro é gratuito (você só precisa de uma conta Gmail), então não custa nada investir em mais esta forma de divulgação.

Invista em um bom site

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Investir em um bom site é essencial para qualquer imobiliária, uma vez que é a principal vitrine da sua carteira de imóveis. Escolha bons profissionais para desenvolvê-lo, se atentando a um layout atrativo, uma ferramenta de busca com boa usabilidade, todas as fotos dos imóveis com qualidade e outras funções que facilitem a navegação do usuário. É muito importante que o site seja responsivo, ou seja, que adapte sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido, sem comprometer a navegação independentemente do dispositivo utilizado.

Por que sempre falamos da importância de um bom site quando escrevemos sobre anunciar seus imóveis? É simples. Suponhamos que você precisa comprar uma roupa para uma festa importante e começa a procurar algumas lojas na internet. Você pensa em ver as fotos, os preços e se algum modelo interessar você vai até a loja para experimentar e comprar (veja, você não está pensando em comprar online, afinal, você quer experimentar antes de comprar).

Você encontra o site de uma loja da sua cidade e tenta procurar a peça de acordo com seu tamanho, mas no resultado na busca aparecem opções de todos os tamanhos. O site é confuso e as fotos das roupas estão pequenas, em péssima qualidade. Você envia o link para sua filha via WhatsApp e ela não consegue abrir pelo celular. Ainda dando mais uma chance, você envia um e-mail com algumas dúvidas e nunca recebe resposta.

Você vai comprar nessa loja? Imagine então se alguém vai realizar o sonho da casa própria, comprando um imóvel em um site pouco profissional. Percebeu porque precisa investir em site fácil de navegar e que transmita profissionalismo?

Dica: Se você já tem um site, confira se está cometendo alguns dos 07 erros em sites de que te impedem de vender mais

Dedique tempo para as redes sociais

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Se sua imobiliária ainda não tem presença online nas redes sociais, está na hora de estudar sobre o assunto e investir seu tempo nestas ferramentas. Primeiro, esqueça a ideia de que postar as fotos dos seus imóveis no álbum de fotos do Facebook vai gerar alguma venda. Pode até acontecer, mas num golpe de pura sorte, não tome isso como referência. E por que? Quando você quer simplesmente procurar um imóvel na internet, você digita no Google ou entra em algum portal. Você acessa redes sociais para conversar com seus amigos, postar suas fotos e ver o que os outros estão postando.

Então, como uma imobiliária deve se posicionar nas redes sociais? Ofereça conteúdo relevante!

Leia também  07 Tendências para imobiliárias que você não pode deixar de ver

Dicas:

Youtube: Grave vídeos respondendo as dúvidas de seus clientes ou um tour pelos bairros que você atua, mostrando o que eles tem de melhor.

Instagram: Explore o visual, postando imagens com inspirações de decoração, micro vídeos de DIY (Do It Yourself, ou “Faça você mesmo”), jardins, etc.

Facebook: Divulgue o conteúdo que você produziu em forma de vídeos ou textos, conte as ações que você promove, converse com público alvo.

LinkedIn: Conecte-se com profissionais da área, participe de diálogos sobre o mercado, troce dicas e experiências.

Estar em uma rede social só por estar, não faz nenhum sentido. Ainda mais importante que apenas estar nas redes sociais, é gerenciar seus perfis, publicando conteúdo relevante com frequência, criando diálogo com seu público e monitorando os resultados das ações.

Não deixe de lado o e-mail marketing

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Algumas pessoas negligenciam o uso do e-mail marketing chegando até afirmar que o e-mail marketing morreu, mas não se engane. Esta ferramenta ainda é muito eficiente, desde que usada da maneira correta. Isso quer dizer que, um e-mail marketing vai atingir seu objetivo se enviado para os e-mails certos. Portanto, comprar listas de e-mail não garante a efetividade dos disparos.

Ninguém gosta de receber e-mails que não são do seu interesse. Se você não tivesse nenhum animal de estimação, gostaria de receber e-mails informativos de um pet shop? Ou se fosse vegetariano, gostaria de receber cupons de desconto para churrascarias?

Agora por outro lado, imagine uma estudante que vai mudar de cidade para fazer faculdade. Ela vai morar lá no mínimo 04 anos, e longe da família. Seria útil receber dicas para quem vai morar sozinho pela primeira vez? Desta forma, ficaria mais fácil oferecer um apartamento para aluguel?

Portanto, construa sua própria lista, apenas com e-mails de pessoas ou empresas que realmente estão interessadas em receber seu conteúdo. Para construir uma lista, é interessante contar com a ajuda de um CRM. Cadastre as pessoas que ligarem para sua imobiliária (mesmo que não comprem), seus clientes, fiadores, etc. Através de um CRM você poderá exportar a lista de todos os seus contatos, mas para isso é muito importante que sua equipe, que lida diariamente com o público, alimente este sistema.

Segmente sua lista! Não envie o mesmo e-mail para todo mundo e lembre-se também de seguir boas práticas, evitando excesso de envios ou um layout poluído.

Dica de ferramenta para disparo de e-mail marketing: O Mailchimp é uma excelente ferramenta e para uma base com até 2.000 nomes e 12.000 envios ao mês, é gratuito.

Leia também  Guia completo de e-mail marketing para imobiliárias

Não ignore seu público interno

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O primeiro cliente de qualquer empresa é o funcionário. Portanto, é imprescindível investir também em endomarketing, que pode ser definido como o conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno.

Vai vender um lançamento imobiliário? Que tal apresentá-lo antes a sua equipe? E não estou falando apenas dos corretores que vão vendê-lo, mas de TODA sua equipe. A secretária, a recepcionista, o analista financeiro, todos precisam estar engajados e acreditando nos projetos da imobiliária. A Fiat acredita e investe tanto nesta ideia, que os primeiros tests drives dos lançamentos são realizados pelos colaboradores, afinal, eles fizeram parte da construção dos carros. Além disso, você pode usar datas comemorativas para criar diálogos com sua equipe, como aniversários, natal, etc.

Um planejamento de endomarketing bem estruturado resultará em funcionários engajados, mais produtivos e satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Se atualize, sempre! O marketing para imobiliárias não para!

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Um planejamento de marketing para imobiliárias assertivo requer constantes estudos e atualizações. Todos os meses surgem novas tendências, novos temas e novas ideias, tornando imprescindível acompanhá-las na mesma velocidade em que surgem.

É claro que você não precisa fazer tudo, pois nem tudo vai funcionar no mercado imobiliário e muito menos para sua imobiliária especificamente. O importante é acompanhar, estudar, ler, participar de eventos e cursos, assinar conteúdo, conversar com outras pessoas do mercado e até de outros mercados, enfim, não ficar na zona de conforto acreditando que as mesmas coisas que você fazia 10 anos atrás vai continuar funcionando para sempre.

Um profissional antenado sabe o que está acontecendo e avalia o que pode ser usado no seu dia a dia, sabendo definir as melhores estratégias para seu negócio.

Dica: Acompanhe os principais blogs do mercado imobiliário, participe de cursos realizado pelo Secovi da sua região, leia as principais noticias sobre economia e mercado, participe de grupos do LinkedIn, convide pessoas da área para um café ou uma cerveja e discutam sobre o mercado imobiliário.

Ofereça um atendimento incomparável

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Nenhuma das dicas acima será útil se você não seguir o primeiro preceito de qualquer empresa que deseja obter sucesso: ofereça um atendimento incomparável!

Isso mesmo, se você pecar nesta etapa poderá jogar todo seu esforço e investimento em marketing por água abaixo. E mais uma vez, pense em TODA sua equipe e não somente em corretores. Imagine que você capte um cliente e faça uma venda de locação. Você está feliz e ele também. No primeiro mês o cliente perde o boleto, e liga na sua imobiliária para pedir outra via (se você tivesse uma área do cliente em seu site, já poderia evitar esta parte). O telefone toca no financeiro e ninguém atende.

O cliente tenta ligar mais três vezes e nada. Na quinta tentativa seu analista financeiro atende com mau humor e pede o cliente pra confirmar vários dados que ele já passou para sua imobiliária (se ele tivesse consultado um CRM, isso não teria acontecido). Seu financeiro fica de enviar o boleto por e-mail e dois dias depois, seu cliente ainda não recebeu. Como você acha que está o nível de satisfação deste cliente? Ele indicaria sua imobiliária para um amigo?

Então, treine sua equipe e mantenha-os motivados. Existem diversos cursos e treinamentos online e presenciais, alguns até mesmo gratuitos. Mas não deixe de usar o conhecimento que você já tem dentro de sua empresa. Identifique as habilidades de cada um e estipule uma grade de treinamentos para que sua própria equipe treine sua equipe.

Um atendimento de primeira será com certeza um grande diferencial competitivo para seu negócio.

Conclusão

Fizemos esse artigo para te ajudar a acabar com as desculpas de uma vez por todas. A crise, a falta de dinheiro, a falta de tempo, nada disso pode ser utilizado como pretexto para você não investir em marketing para imobiliárias. Quem não é visto não é lembrado. Como você percebeu as dicas que citamos tem muito mais a ver com a vontade de fazer somado à dedicação, do que com dinheiro ou outro fator.

Pense sempre que da mesma forma que você possui seus clientes outras empresas o que tem como cliente. Que tipo de conteúdo você gostaria de receber? Que tipo de atendimento de deixaria satisfeito? Como uma empresa de destacaria preante as outras nas redes sociais, na sua percepção?

Se você trabalha em uma imobiliária e não tem o poder de tomar decisões para toda a empresa, faça por você. Cuide das suas redes sociais, atenda seus clientes com atenção, estude!

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Quer sugerir outra dica ou comentar uma delas em especial? Vamos conversar nos comentários.

2 Comentários


  1. Animal o post, curti muito, ta de parabéns! Para mim que to começando agora, realmente vale a pena, muito legal.

    Responder

    1. Olá, Rodrigo!
      Obrigada por comentar!
      Fico feliz por ter gostado e espero que possa ajudar em seus negócios.
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      Abraços,

      Carina Lima
      Coordenadora de Marketing
      Universal Software

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