O que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar sua Imobiliária

Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos maiores problemas das imobiliárias é ter um bom controle de fluxo de caixa. Afinal, quem não quer ter controle e previsibilidade de quanto vai entrar e sair de dinheiro nos próximos meses?

No entanto, só saber o que deve ser feito não é suficiente para garantir que o seu fluxo de caixa de fato será realizado. É preciso ter uma boa dose de disciplina, profissionais qualificados, e claro, um bom sistema para imobiliária que irá facilitar a sua vida, principalmente nesse momento de transformação digital em que estamos vivendo.

Conseguir transformar esse mega desafio que atormenta tantos profissionais pode ser mais fácil do que você imagina. Existem algumas boas práticas e tecnologias que poderão lhe ajudar a ter o tão desejado controle de fluxo de caixa.

Nesse post, você aprenderá tudo o que é necessário para conseguir ter um fluxo de caixa bem estruturado e assim conseguir ter mais previsibilidade e controle da saúde financeira da sua imobiliária.

  • O que é Fluxo de caixa;
  • Quais são as formas de fluxo de caixa e o benefício de cada uma delas;
  • Como fazer um;
  • Por quê as imobiliárias tradicionais não conseguem ou têm muita dificuldade em fazer o seu.

O que é Fluxo de Caixa

duvida-2

Dentro do planejamento financeiro de uma imobiliária o fluxo de caixa é uma ferramenta fundamental, basicamente ele controla a entrada e saída de dinheiro.

“Se o lucro é a comida, o fluxo de caixa é o ar de uma imobiliária.”

ph

Quais são as formas de fluxo de caixa e o benefício de cada uma delas

Diário

Receita x Despesa

  • Identificar a melhor data para pagar suas contas;
  • Reduzir o esforço operacional das pessoas que trabalham no financeiro da sua imobiliária;
  • Otimizar o tempo de quem trabalha no setor financeiro centralizando datas para recebimento e pagamento.

Mensal

Receita x Despesa (Mensal)

  • Identificar a quantidade de sobra de caixa para poder investir em alguma aplicação e receber uma receita financeira.
  • Identificar uma possível falta de dinheiro para trabalhar a força de vendas, ou até mesmo contratar uma linha de empréstimo para não entrar no cheque especial;
  • Saber qual é o mínimo de capital que você precisa manter no seu caixa.

Como fazer um fluxo de caixa

Fazer um fluxo de caixa é algo muito simples e fácil. Basta você registrar todas entradas e saídas de dinheiro da sua imobiliária. Tanto as realizadas quanto as previstas.

As contas fixas, por exemplo, você pode provisioná-las em seu fluxo de caixa. Os financiamentos e parcelamentos também são despesas importantes a serem lançadas.

Do lado das receitas é possível lançar as comissões de vendas que já foram assinadas para recebimento futuro e as comissões de locação, pois trata-se de uma receita recorrente e que tem seu recebimento previsto. O que não se pode fazer é lançar uma receita prevista que não foi “assinada”, como por exemplo, lançar receitas de venda sem ter contrato assinado.

Você pode fazer esses lançamentos de forma manual em uma planilha de excel ou através de um software para imobiliárias, o que certamente vai facilitar bastante a sua vida.

Por quê as imobiliárias tradicionais não conseguem ou têm muita dificuldade em fazer seu fluxo de caixa?

Os maiores problemas que as imobiliárias tradicionais encontram ao organizar o fluxo de caixa são:

  • Não ter todas as informação de receitas e despesas da locação separadas;
  • Não ter um sistema financeiro que integre com o sistema de vendas e locação (eles não conversam entre si);
  • Não lançar as contas futuras (seja de locação, vendas e as despesas financeiras da imobiliária).

Conclusão

Atualmente existem planilhas que a imobiliária pode utilizar e também sistemas de baixo custo para te ajudar a manter o fluxo de caixa sempre atualizado, e também manter a gestão da sua imobiliária sempre saudável.

As imobiliárias digitais já não sofrem mais com os problemas que as imobiliárias tradicionais sofrem, pois os lançamentos são feitos de forma automática e os seus sistemas são totalmente integrados. Assim elas possuem extrema facilidade de se conseguir prever o seu fluxo de caixa. Elas reduzem o custo da sua operação financeira e otimizam bastante o tempo da sua equipe.

E aí? Quer ter seu fluxo de caixa com apenas 2 cliques?

cta2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *