06 Comportamentos do corretor de imóveis que podem sabotar vendas

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Em diversos materiais aqui do blog, já falamos sobre a importância do atendimento e como ele pode ser decisivo para o fechamento de uma venda, e até para retenção e satisfação dos clientes. Ainda assim, não é difícil nos depararmos com corretores de imóveis que tem uma postura pouco profissional que, ao contrário do que a imobiliária quer, só afastam clientes e prejudicam os resultados da empresa. O comportamento do corretor de imóveis é essencial para o sucesso da sua imobiliária, você verá isso ao longo do texto.

Em um mercado tão competitivo quanto o mobiliário, onde cada vez mais é necessário inovar e se diferenciar para conseguir a atenção e fidelidade do cliente, você vai querer que falhas no atendimento façam você perder vendas?

Confira 06 comportamentos do corretor de imóveis que podem sabotar vendas.

Não responder o cliente com agilidade

Não responder o cliente com agilidade

Imagine a seguinte situação: Um possível cliente está procurando imóveis e preenche formulários de contatos em um portal, enviando seus dados para diversas imobiliárias. Um entrou em contato com agilidade e se colocou à disposição para ajudá-lo, já tentando agendar uma visita. A outra demorou dois dias para responder. Qual delas tem mais chances de fechar a venda com este cliente?

Ainda existem muitas imobiliárias no segundo grupo, não priorizando a agilidade na hora de responder o cliente. O corretor que não se preocupa com seu tempo de resposta, que “responde o cliente quando der”, certamente está sabotando vendas.

Não cuidar da sua imagem pessoal

Não cuidar da sua imagem pessoal

Você já deve ter ouvido dizer diversas vezes a seguinte frase: “ A primeira impressão é a que fica.” Infelizmente muitos corretores ainda não estão preocupados com isso, e acabam cometendo atitudes que destroem sua imagem pessoal. Por exemplo, marcar uma visita e chegar atrasado, não cuidar de suas redes sociais ou fazer postagens que não condizem com a de um profissional respeitado, não buscar novos conhecimentos ou não interagir com o mercado, são exemplos de atitudes que destroem a imagem de um corretor e podem afastar clientes interessados.

Leia também  Marketing pessoal: 05 dicas para corretores de imóveis

Não focar nos interesses do cliente, mas apenas no imóvel que ele quer vender

Não focar nos interesses do cliente, mas apenas no imóvel que ele quer vender

Não adianta! Você pode estar louco para vender um imóvel, seja porque você acredita nele ou porque sua comissão será incrível, se ele não tiver o perfil que o cliente deseja a venda não vai acontecer. Muitos corretores ainda tentam “empurrar” um imóvel para o cliente, sem se preocupar se ele atende o perfil que ele realmente está buscando. Forçar a venda, só vai afastá-lo, pois ele pode, inclusive, perceber que você não está ali prestando uma consultoria, e sim apenas querendo ganhar a comissão.

Portanto, o ideal é que antes de mostrar os imóveis disponíveis, o corretor entenda o que o cliente quer, quais são suas necessidades e desejos, para aí assim, após traçar seu perfil, mostrar as opções disponíveis.

Não ter entusiasmo quanto aos imóveis

Não ter entusiasmo quanto aos imóveis

Um cliente entra em contato com a imobiliária empolgado com um imóvel que ele já viu no site. Porém, ao falar sobre ele, o corretor é apático e não demonstra empolgação nenhuma. Esse balde de água fria pode ser suficiente para o que o cliente desista da compra. Afinal, se nem quem vende se sente animado quanto aquele imóvel, por quê alguém iria querer comprá-lo?

Tão ruim quanto um atendimento apático é não mostrar conhecimento em relação aos imóveis, por isso, dedique um tempo também para estudar sua carteira!

Falta de paciência para responder às dúvidas dos clientes

Falta de paciência para responder às dúvidas dos clientes

Quem não é do mercado imobiliário, tem muitas dúvidas na hora de comprar, bender ou até alugar um imóvel. Isso é completamente normal, já que as transações imobiliárias envolvem uma série de fatores, com legislação, tributação, cálculos, etc.

Porém, muitos corretores não tem paciência para responder às dúvidas dos clientes, talvez acreditando que tudo seja óbvio demais. Primeiro, que o cliente não tem obrigação de saber tudo isso se ele não trabalha no mercado imobiliário, segundo que é justamente pra isso que ele procurou um corretor de imóveis, para auxiliá-lo e prestar uma consultoria.

Caso o corretor esteja agindo com falta de paciência ou até não respondendo, o cliente pode ficar até com receio de fazer mais perguntas, e acaba desistindo da compra por não ter as informações necessárias.

Demonstrar má vontade e desinteresse

Demonstrar má vontade e desinteresse

Pode até parecer óbvio, mas esse comportamento é muito comum entre alguns corretores. O cliente pede para ver outras opções de imóveis, e o corretor faz aquela cara feia. Alguns corretores que já estão no mercado há muito tempo, acreditam que já sabem tudo, e estão fazendo um favor ao atender um cliente. Eles acreditam que não tem nada pra aprender, e não fazem nenhuma questão de serem gentis e cordiais.

Lembre-se que ao atender um cliente, você está se relacionando, e ninguém quer se relacionar com uma pessoa mal humorada e grossa. Este comportamento certamente também irá sabotar vendas.

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