07 dicas para aproveitar melhor o plantão de vendas

Tempo de leitura: 6 minutos

Vender no plantão de vendas pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. Afinal, são vários corretores, as vezes nem da mesma empresa, dividindo o espaço para tender que clientes que precisam chegar espontaneamente. Ou seja, é um tipo de venda totalmente passivo, e que, dependendo do movimento e da postura do corretor de imóveis, pode ser um dia perdido, totalmente improdutivo.

Porém, você pode sim aumentar suas chances de vender ou até mesmo aproveitar o tempo ocioso para fazer algo produtivo no plantão de vendas. Quer saber como? Reunimos abaixo algumas dicas que poderão te ajudar:

Planeje o que vai fazer

Transmite profissionalismo e modernidade

A primeira etapa de qualquer ação bem sucedida é planejamento. Mas precisa planejar um plantão de vendas de imóveis? Com certeza!

Você pode utilizar a ferramenta que achar mais fácil, como indicamos neste post algumas sugestões, ou até mesmo sua agenda. O importante é, definir as atividades que serão desempenhadas no período em que estiver no plantão, sempre considerando que você poderá ficar um bom tempo ocioso.

Para facilitar as atividades fora da imobiliária, é ideal poder contar com um CRM responsivo, pois do próprio celular você terá acesso às informações de imóveis e clientes que desejar.

Cuide da sua imagem pessoal

Imagem pessoal

Lidar com pessoas exige um cuidado especial com sua própria imagem. Afinal, o interlocutor, nesse caso o corretor de imóveis, é a imagem do produto que está vendendo. Por isso, fique atento a alguns aspectos como:

  • Aparência e vestuário: A sua aparência fala por você. É sempre bom utilizar roupas condizentes com seu ambiente de trabalho. Utilize o uniforme da empresa ou uma forma forma, sempre limpa e bem passada. Para mulheres é aconselhável não utilizar roupas justas, curtas ou decotadas demais. Para os homens, por exemplo, é sempre bom manter a barba e o cabelo apresentáveis e unhas aparadas.
  • Vocabulário: Fique atento também a forma como você se comunica. Evite gírias e tratamentos muito informais, a nãos er que você conheça o cliente ou tenha certeza que ele prefere ser tratado assim. Palavras de baixo calão estão fora de cogitação.
  • Postura: Tenha uma postura profissional. Mesmo que você já esteja há horas esperando por um cliente, não deixe o cansaço e desânimo serem transmitidos para aquele que entrar no plantão. Seja cordial, simpático e acolha o cliente que te procurar. As formas de falar e se apresentar diante das pessoas também são muito importantes. Cuidado com o que falar e mantenha o tom de voz adequado e também fique atento a como você se porta ao se sentar ou quando for apresentar algum material.

Conheça o produto como a palma da sua mão

Tentar comprar um imóvel direto com proprietário

Para ter sucesso nas vendas você precisa conhecer o produto profundamente. Por isso, aqui podemos te dar duas dicas: A primeira é estudar plantas, características do imóvel e claro, a região. Lembre-se que você não está apenas vendendo um imóvel, mas uma nova vida para seu cliente, que precisará se adaptar ao novo endereço.

A segunda dica é aproveitar o tempo ocioso para estudá-lo ainda mais. Passe um tempo no decorado, pesquise on-line sobre a região, estude o contrato.

Entenda o cliente e registre tudo

Saiba dar feedbacks

Dificilmente você vai vender um imóvel no primeiro contato. Porém, esse é um momento muito importante. É sua chance de encantar o cliente e provar que você merece sua confiança. Durante o atendimento, foque em entender as necessidades do cliente, por qual motivo ele está procurando um imóvel: casamento, mudança de cidade, segundo imóvel? Entenda suas motivações e registre tudo no sistema. Se ele não gostar do empreendimento específico do plantão, certamente na sua carteira de imóveis haverá alguma opção mais próxima do que ele deseja. Lembre-se que o plantão de vendas é uma porta de entrada para novos negócios.  

Invista em relacionamento

Está com tempo ocioso no plantão de vendas? Esqueça as piadas no WhatsApp, utilize esse tempo para atualizar o contato com seus clientes. Para isso, acesse o CRM que você utiliza, faça um filtro naqueles que estão há mais tempo sem contato e não deixe seu cliente esquecê-lo.

Se você não sabe como fazer isso, ou ainda faz de forma manual, assista ao vídeo abaixo:

Você pode, inclusive, convidá-los para irem visitá-lo até o local e conhecerem os imóveis que estarão sendo vendidos.

Cuide da sua presença on-line

redes-sociais

Ainda tem tempo sobrando até o final do plantão? Você só precisa estar conectado a internet, seja através de um computador ou smartphone, para usar seu tempo de forma útil. Você pode:

  • Cuidar dos seus perfis pessoais nas redes sociais e fazer networking nos grupos. Saiba como imobiliárias e corretores de imóveis podem utilizar o Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Participe do nosso grupo exclusivo no Linkedin – Gestão Imobiliária

Aproveite para estudar ou produzir conteúdo

Continue estudando

Por fim, aproveite também os momentos de silêncio no plantão para se concentrar melhor e estudar: leia notícias, blogs do mercado, assista vídeos, aprenda e esteja atualizado. Ao mesmo tempo em que você estará ocupando seu tempo com algo produtivo, estará também adquirindo e exercitando o conhecimento sobre seu bairro foco, sobre a vizinhança de um empreendimento, sobre arquitetura, decoração, legislação, etc. Outra dica seria aproveitar esse mesmo momento para produzir seus conteúdos. Se está pensando em escrever posts para seus blogs, ou gravar vídeos com dicas para seus clientes, este é um ótimo momento.

Leia também  Marketing para imobiliárias: 07 verdades que nunca te contaram

Se você realmente quiser fazer do seu plantão de vendas, uma oportunidade produtiva e proveitosa, opções não faltam. Basta uma dose de boa vontade, profissionalismo e vontade de fazer acontecer.

E você, como tem aproveitado os plantões de venda? Compartilhe suas dicas nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *