5 Dicas para aumentar sua Captação de Imóveis

Tempo de leitura: 7 minutos

O que é Captação de Imóveis?

A captação de imóveis é um processo da imobiliária que se baseia na procura de imóveis que estão disponíveis para locação ou venda. A captação de imóveis é feita para a imobiliária aumentar sua carteira de imóveis, fazendo com que os corretores tenham mais imóveis disponíveis para ofertar para seus possíveis clientes.

A captação de imóveis é extremamente importante para a imobiliária e deve ser um processo contínuo. Uma imobiliária que consegue captar muitos imóveis, tende a concretizar mais vendas, a partir do momento que tem mais imóveis disponíveis que possam ser o que o cliente está buscando.

Por ser um processo contínuo, os captadores de imóveis da sua imobiliária devem sempre estar atentos as novas oportunidades do mercado, por ser um ambiente em constante mudança, sua imobiliária deve estar pronta para fazer mudanças que vão facilitar processos ou mesmo diminuir os custos.

Confira as 5 dicas para sua imobiliária conseguir aumentar a captação de imóveis.

captação de imóveis

Ache as regiões ideais para Ofertar os Imóveis

As imobiliárias no Brasil tem especialidade em algumas regiões, normalmente escolhem um ou dois bairros e aquilo vira a especialidade da imobiliária. Nesse bairro é importante que você conheça ele como se fosse a palma da sua mão e consiga fazer uma boa rede de contatos com moradores, assim você sempre irá conseguir achar as oportunidades de maneira mais rápida e com baixíssimo custo.

Ter controle sobre uma região especifica é fundamental para o crescimento da sua imobiliária, mas também deve ficar ligado as demais regiões, a partir do momento que você pode estar perdendo grandes oportunidades. O gestor da imobiliária deve tirar um tempo no mês para fazer uma análise estratégica, você pode começar essa análise por pesquisas de órgãos nomeados no mercado imobiliário como o CRECI e SECOVI ou até mesmo procurar pesquisas mais amplas da FGV.

Saber quais são as regiões que tem o maior potencial tanto de valorização de imóveis quanto de aumento de oportunidades é essencial para a tomada de decisões, assim sua imobiliária poderá escolher qual será a próxima região que dará mais ênfase ou mesmo se irá migrar o foco para outra região.

Conheça o seu Público-Alvo de cada região

Um ponto onde muitas imobiliárias acabam se perdendo é no conhecimento do público-alvo, muitas vezes acabam ” tentando dar tiro para todo lado ” e assim acabam com uma taxa de conversão baixa em relação a seus concorrentes no mercado.

Por isso ter o público-alvo é essencial para assim você conseguir escolher os imóveis mais semelhantes com o perfil do seu cliente, consiga escolher brindes ou prêmios que fazem sentido para seu cliente fazendo com que seu cliente comece a ter um laço maior com sua imobiliária e várias outras ações que podem ser feitas desde a captação do cliente até sua retenção.

Outro fator importante é que cada região vai ter um público diferente, então você precisa criar diversos públicos de acordo com a região que ele vive, lembrando que o público-alvo é um grupo de pessoas que tem escolaridade, renda, objetivos e interesses semelhantes.

Consiga Avaliar os Imóveis de maneira efetiva

Um dos fatores primordiais para a compra ou locação de um imóvel é o valor oferecido por aquele imóvel, por isso fazer uma avaliação que seja condizente com o real estado do imóvel é essencial para que você consiga aumentar sua captação de imóveis. Não adianta nada você arrumar um imóvel em ótima localização, que está com em perfeitas condições mas que apresenta um preço que muito acima do esperado.

Você pode pesquisar o valor médio dos imóveis através do Portal do Viva Real, eles tem um relatório chamado DMI (Dados do Mercado Imobiliário) onde sua equipe de inteligencia faz pesquisas no Brasil inteiro para entregar diversos dados sobre o mercado imobiliário.

Outro ponto muito importante é estar atento aos principais indicadores do mercado, assim você consegue ter um panorama geral sobre como está o mercado de venda e locação de imóveis, entender sobre a oferta x demanda no mercado e ver quais indicadores podem beneficiar o seu negócio.

Construa um Blog e gere conteúdo para seus possíveis clientes

Ter um posicionamento dentro da internet é extremamente importante para que seus possíveis clientes consigam encontrar sua imobiliárias de outras formas, além da forma física. A construção de um blog para Marketing de Conteúdo dentro de sua imobiliária pode ser uma ótima forma de ter um primeiro contato com seus leads e até mesmo conseguir ajuda-lós com diversas dúvidas que são frequentes dentro do mercado imobiliário.

Temos que lembrar que a construção de um blog é algo que não é tão simples e que envolve diversos fatores, porém o blog é desenvolvido para Médio/Longo prazo, o mais importante no primeiro momento é gerar conteúdos relevantes para seus clientes e com o tempo sua imobiliária irá ganhando mais visibilidade.

Lembrando que a partir do momento que seu objetivo é aumentar a captação de imóveis dentro de sua imobiliária, é importante que você gere conteúdos relacionados a esse tema.

Estratégias através de Marketing de Indicação

Talvez essa seja a dica que possa virar o jogo da sua imobiliária e aumentar consideravelmente a captação de imóveis, o Marketing de Indicação não é tão conhecido porém está sendo utilizado com muito êxito por empresas como o Quinto Andar e a Lockey.

O Marketing de Indicação é você gerar vendas (no caso captações de imóveis) através de pessoas que já são clientes ou que já conhecem sua empresa. O ideal seria sua empresa criar um programa de bonificação, onde a cada imóvel indicado para a captação a pessoa pode ganhar um brinde, uma porcentagem sobre o valor ou um valor fixo.

Uma estratégia que pode ser de sucesso através do Marketing de Indicação é ir atrás de zeladores, porteiros, faxineiras e demais pessoas que trabalham em prédios ou casa e oferecer um valor fixo a cada imóvel indicado para captação, essa estratégia pode começar como teste em uma região onde sua imobiliária é especialista e caso venha a dar certo, você pode ir expandindo de acordo com o tempo.

A escolha desses profissionais é feita por eles conviverem praticamente todos os dias na região, terem uma boa conexão entre moradores e trabalhadores da região, assim a probabilidade de acharem um imóvel é muito maior do que a de um corretor captador por exemplo, outro porto importante é que a bonificação pode fazer total diferença para essa pessoa no final do mês.

Temos exemplos onde a pessoa conseguiu captar 4 imóveis em um mês e acabou recebendo mais de 1.400 reais, isso equivale a praticamente o salário desses profissionais durante um mês.

Conclusão

A captação de imóveis é um dos processos mais importantes da sua imobiliária, por isso estar constantemente se atualizando e buscando novas alternativas para conseguir aumentar a captação de imóveis é essencial para um crescimento sustentável da sua empresa.

Se você chegou até aqui, meus parabéns são poucos os gestores que estão realmente atentos as mudanças e querem realizar novas ações e atividades para gerar mais resultados. Vimos que com algumas mudanças no comportamento do gestor e implementações de estratégias de Marketing podem fazer com que você consiga aumentar consideravelmente a captação de imóveis dentro de sua imobiliária.

2 Comentários


    1. Ficamos felizes de saber Fernando. Conte com a gente para qualquer coisa!

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