Análise de Crédito para locação – Qual a melhor opção?

Tempo de leitura: 6 minutos

Análise de Crédito para locação – Qual a melhor opção?

O processo de análise de crédito é extremamente importante para a locação de um imóvel mas essa tema muitas vezes não é comentado.

Isso acontece pois o mercado está muito focado em técnicas de vendas mirabolantes ou novas formas de divulgar imóveis. E acabam esquecendo que o próprio processo de locação ou venda é extremamente importante para realizar um negócio.

O primeiro passo para realizar uma análise de crédito é o recebimento de dados e documentação do futuro cliente ou fiador que devem ser conferidos por sua equipe interna.

Dependendo da garantia locatícia escolhida vai variar a forma como é realizada análise de crédito e quais tipos de documentação será solicitada . Se a pessoa escolher um Seguro-Fiança por exemplo, a própria seguradora é responsável por realizar a análise.

Agora se essa pessoa escolher utilizar um Fiador, Título de Capitalização ou até mesmo uma locação sem garantia. A responsabilidade para realizar essa etapa é da imobiliária

Normalmente os documentos que são obrigatórios para esse processo são o CPF, RG e um tipo de Comprovante de Renda mas algumas imobiliárias solicitam mais documentos para gerar segurança para o processo como Certidão de Casamento e até alguma matricula de registro de imóvel ou IPTU pago quando falamos de Fiador.

Um fato extremamente relevante é que a empresa que fará a análise não deverá ser escolhida por % de aprovação pois não adianta nada, aprovar mais pessoas, gerar mais negócios e essas pessoas não pagarem o aluguel seja pela falta de capacidade de pagamento ou índole.

A inadimplência é uma bola de neve que começa pequena e vai se replicando aos poucos. Já vi imobiliárias que desprezavam esse processo decretar falência, não uma vez mas várias.

análise de crédito

Análise de Crédito feita pela Seguradora

Quando falamos de uma análise feita pela seguradora, a forma como será realizada dependerá exclusivamente da seguradora e corretora de seguros escolhida.

Hoje já temos Corretoras de Seguros como a MigraSeguros que oferecem vários produtos de seguradoras diferentes para a imobiliária onde a análise é feita em alguns segundos e os valores do seguro saem de forma automática.

Mas também existem Corretoras e Seguradoras que não tem essa tecnologia. Assim o processo de análise pode demorar de 1-3 dias para ser realizado, apenas para saber se aquela pessoa está apta ou não para realizar determinada locação.

Quando falamos de um mercado cada vez mais digital e dinâmico. É essencial oferecer uma experiência mais rápida e transparente para seus futuros clientes, por isso, procurar uma Corretora e Seguradora que tem essa tecnologia pode criar até um diferencial competitivo.

Alguns exemplos de Seguradoras que já tem essa tecnologia é a PortoSeguro, TokioMarine e Pottencial.

Outra empresa que trabalha de forma semelhante porém não é considerada uma Seguradora é a Credpago. A empresa oferece um produto parecido com o seguro-fiança e tem a análise feita em instantes.

Vale ressaltar que a partir do momento que a imobiliária escolhe um produto como o Seguro-Fiança. Ela está tirando uma boa carga operacional, podendo assim focar em outras atividades chaves.

Esse inclusive é um dos principais motivos por esse tipo de garantia locatícia ter crescido tanto nos últimos tempos.

Seguro Fiança - Como Funciona

Análise de Crédito feita pela Imobiliária

Depois de ver como é feito o processo através de uma Seguradora, provavelmente deve ter ficado uma pergunta na sua cabeça: Por qual motivo então as imobiliárias trabalham com outro tipo de garantia locatícia, sendo que vão ter custos adicionais e mais trabalho?

A resposta é simples: diversificação.

Se sua imobiliária não tiver uma diversificação na hora de oferecer garantias locatícias. A pessoa pode optar por realizar negócio com a concorrente.

Além de que não são todas pessoas que estão dispostas a pagar um seguro fiança. Sendo que podem ter um fiador e não ter nenhum custo adicional ou pagar um título de capitalização e receber o dinheiro de volta no futuro.

Nesse momento a maioria das empresas vão buscar por um birô de crédito tradicional. O que já pode ser um grande erro.

Quando escolhemos um produto básico de um SPC, Serasa ou BoaVista a imobiliária vai ter um custo menor com as análises porém não vai obter informações necessárias para tomar uma decisão.

Quem tem o maior risco de inadimplência uma pessoa que trabalha informalmente ou uma pessoa que é funcionária pública?

A resposta é depende, se for fazer apenas uma análise simples quanto a profissão a funcionária pública teria um risco menor.

Mas quando vamos analisar a gestão financeira de cada pessoa, podemos ver que a pessoa que trabalha informal gasta apenas 20% da sua renda, nunca deixou de pagar o aluguel em dia e não tem dívidas. Já o funcionário público gasta toda sua renda, todo mês atrasa o aluguel e tem dívidas ativas.

Por isso é extremamente importante buscar players que tragam as informações necessárias e até mesmo uma recomendação de risco. Um exemplo é a FC ANALISE DIGITAL empresa que oferece soluções exclusivas para o mercado imobiliário.

A análise de crédito tem um valor superior ao que é negociado dentro dos Birôs de Crédito tradicionais porém traz rapidez ao processo por ser uma análise feita em segundos e diminui o risco de inadimplência.

Vale muito mais a pena investir em uma análise onde a pessoa seja aprovada apenas se tiver um risco recomendado. Do que aprovar qualquer pessoa e essa pessoa não pagar o aluguel e até mesmo chegar a uma ação de despejo.

Fato que pode piorar mais ainda a situação caso a imobiliária ofereça aluguel garantido.

KPIs

Conclusão

Independente da garantia locatícia escolhida pelo futuro locatário sua imobiliária deve fornecer um serviço de alta qualidade sendo o mais rápido e prático possível.

Como dizem por aí : ” A primeira impressão é a que fica “.

Se para alugar um imóvel a pessoa vai passar por várias processos extremamente burocráticos e lentos. Imagina quando solicitar um tipo de ajuda de manutenção ou querer saber algo sobre seus pagamentos.

Por isso focar em pequenos processos como a Análise de Crédito é extremamente importante. Até para gerar futuras recomendações de seus atuais clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *