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Aprenda agora como fidelizar clientes
Apesar dos grandes avanços das estratégias de marketing e da possibilidade de fazer ações pouco dispendiosas dentro do universo digital, não é novidade para ninguém que é mais vantajoso manter os consumidores antigos do que ter que sempre atrair público novo. Por isso, preparamos o post de hoje voltado para quem quer aprender como fidelizar clientes.
O lado bom da situação é que, por meio de algumas atitudes inteligentes e táticas assertivas, fica muito mais simples ampliar e aprimorar o relacionamento, transformando uma pessoa que apenas fechou uma transação em um parceiro duradouro e altamente lucrativo. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!
1. Identifique o perfil do cliente
O primeiro passo para aprender como fidelizar clientes consiste em identificar qual é o perfil da pessoa que utiliza os seus serviços. Isso não deve ser feito para excluir quem não estiver em sintonia com essas características, mas sim para saber como atender melhor às demandas, expectativas, anseios e necessidades do seu público-alvo.
Basicamente, temos duas maneiras de fazer isso: verificando os dados de quem já fez negócio com você dentro de um sistema CRM ou por meio de pesquisas, que podem ser enviadas por e-mail ou preenchidas fisicamente. Fique atento quanto a informações como faixa etária, localização, renda mensal, preferências de imóveis, estilo de vida e outros pontos relevantes do comportamento
2. Tenha ética na negociação
O atendimento é um aspecto que faz toda a diferença na hora de fidelizar clientes e, por isso mesmo, você deve fazê-lo com todo o cuidado. No entanto, mesmo que os corretores ou demais profissionais da imobiliária tenham muito talento no relacionamento e no tato com o público, há um aspecto que merece ser muito valorizado: a ética.
Sob nenhuma hipótese deve ser considerada a possibilidade de não atuar em sintonia com as leis vigentes do setor. É fundamental tentar atender com o máximo de transparência e honestidade, sem tentar omitir os aspectos negativos das propriedades apresentadas e nem ressaltar eventuais defeitos da concorrência. Isso gera confiança e fortalece a relação.
3. Responda todas as dúvidas
É muito comum que as pessoas que estejam passando pelo processo de compra ou locação de propriedades tenham uma infinidade de dúvidas, muitas das quais podem soar banais para quem é um profissional do segmento. No entanto, quando há paciência e atenção suficiente para responder a todos os questionamentos, a fidelização vem com naturalidade.
Tenha em mente que se trata de um mercado altamente complexo e burocrático para o cidadão comum, que demanda grandes investimentos e decisões que influenciarão o seu cliente por anos ou mesmo décadas. Portanto, tenha canais de comunicação livres e amplie sua disponibilidade, respondendo prontamente a qualquer solicitação pertinente.
4. Indique serviços interessantes
Uma premissa muito interessante do mercado imobiliário atual é que os corretores e imobiliárias devem agir como verdadeiros consultores. Isso quer dizer que não basta mais ouvir as demandas do cliente, encontrar um imóvel adequado ao orçamento, determinar as cláusulas do contrato ou somente intermediar a negociação: é preciso oferecer algo a mais!
Nesse sentido, uma boa opção é indicar serviços complementares à transação efetuada. Na prática, isso quer dizer que você precisa conhecer um bom pintor que atue na região, eletricistas de confiança, encanadores que cobrem bons preços ou empresas de mudança eficientes, por exemplo. Isso elevará sua credibilidade e contribuirá para a fidelização.
5. Tenha autoridade no assunto
Um dos maiores empecilhos para fidelizar clientes consiste em não saber como responder adequadamente às suas demandas ou não trazer soluções efetivas para os seus problemas. Por mais desafiador que possa ser ter um conhecimento amplo sobre o setor imobiliário de uma cidade ou região, é imprescindível que você tenha uma boa autoridade no assunto.
Sendo assim, não se exima de aprender tudo o que for possível sobre o mercado, sobre as propriedades que estão disponíveis na sua carteira e, obviamente, sobre o seu cliente. O profissional e a imobiliária de alto padrão não podem se limitar a ter informações superficiais, devendo focar nos mínimos detalhes, seguindo tendências e antecipando oportunidades.
6. Use um software imobiliário
Você ainda não conta com um bom software imobiliário no seu negócio? Então, temos uma notícia ruim: você já está perdendo espaço para os seus concorrentes. Nos dias de hoje, quase todos os profissionais e empresas do ramo imobiliário contam com uma solução em tecnologia, que ajuda a otimizar os processos internos, centraliza dados e reduz o retrabalho.
É uma ferramenta que pode ajudar muito tem todas as etapas do processo de fidelização. No começo, por exemplo, é possível usar as informações registradas para fazer um cruzamento e achar o imóvel ideal para o cliente. Depois, acelera os trâmites e contribui para que nada passe desapercebido. Depois, permite a elaboração de relatórios e um pós-venda mais assertivo.
7. Capriche no pós-venda
Falando em um pós-venda mais assertivo, ele é uma parte essencial para quem quer aprender como fidelizar o público. Alguns profissionais ainda cometem o erro de acharem que a relação acaba quando a transação é sacramentada, mas é preciso pensar em um cenário mais amplo. Por isso, não deixe de se mostrar verdadeiramente interessado pelo bem-estar de seu cliente.
Quando efetivar uma venda ou locação, tente contribuir para uma boa adaptação à nova casa, indagando se a família está gostando da propriedade, se o bairro vem atendendo às expectativas e se existe alguma situação na qual eles precisem de ajuda. Com isso, você estará deixando uma marca positiva e será rapidamente lembrado em uma futura negociação.
Como você pôde ver, fidelizar clientes pode ser um desafio, mas que se torna muito mais simples quando algumas atitudes estratégicas são tomadas no dia a dia. Sendo assim, não perca mais tempo e comece a criar uma parceria duradoura com o seu público!
Gostou de aprender como fidelizar clientes? Quer contar com um software imobiliário que ajudará a otimizar os seus processos internos e fará com que o relacionamento com o seu público fique muito mais proveitoso? Então, não deixe de entrar em contato conosco e conhecer as soluções que podemos oferecer para o sucesso do seu negócio!