Como oferecer um atendimento personalizado em sua imobiliária

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Hoje em dia, a regra de outro para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado é oferecer um atendimento personalizado. Isso porque, ninguém mais quer ser tratado como “mais um”, mas sim com exclusividade. Além disso, por não dispormos de tempo suficiente para todas as nossas tarefas, receber um atendimento personalizado se tornou sinônimo também de praticidade.

No mercado imobiliário não é diferente. Quem quer comprar ou alugar um imóvel, procura uma imobiliária buscando comodidade e acima de tudo, uma consultoria para realizar essa transação com segurança. Portanto, um atendimento personalizado resultará na satisfação de seus clientes.

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O que é atendimento personalizado e qual sua importância

O que é atendimento personalizado e qual sua importânciaNão basta apenas cordialidade e simpatia na hora de atender um cliente. Também é fundamental atendê-lo de forma adequada à sua personalidade.  Atendimento personalizado é uma forma flexível de atender. Ou seja, o corretor, em vez de praticar o mesmo atendimento para todos os seus clientes, busca entender as características e necessidades individuais de cada um de seus clientes para, então, poder atendê-lo da melhor forma possível.

Quando você oferece um atendimento personalizado, mostra aos clientes que você está atento às suas necessidades específicas, e que ele é importante para sua imobiliária. Além disso, você faz com que eles se sintam mais conectados com sua empresa e até com o corretor. Com isso, você certamente irá atrair e reter mais clientes.

Tenha um processo de vendas

Funil de vendas

O primeiro ponto para garantir que sua imobiliária ofereça um atendimento personalizado é definir um processo de vendas. Isso não significa que todos os atendimento serão iguais, mas sim que haverá um processo definido, para padronizar a qualidade do atendimento que é oferecido em sua imobiliária, além de permitir que sejam gerados indicadores e estatísticas.

O funil de vendas é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele inicia o atendimento pela sua empresa até o fechamento do negócio. Trata-se de um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo cliente até fechar a compra.

O funil de vendas do mercado imobiliário que abordamos tanto em nossos conteúdos quanto no sistema, é dividido em 4 partes: atendimento, visita, proposta e negócio realizado

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Acompanhe o atendimento do início ao fim

Acompanhe o atendimento do início ao fim

Além de ter um processo de vendas bem definido é necessário fazer o acompanhamento do atendimento do início ao fim, em todas as etapas.

Do momento em que o cliente faz o primeiro contato com sua imobiliária até que todos os documentos do imóvel estejam devidamente assinados e no lugar, você precisará de organização, muito esforço e uma equipe bem treinada.

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Conheça seu cliente

Conheça seu cliente
Para atender de forma personalizada, é imprescindível conhecer bem seus clientes. Para isso, logo no início do atendimento você deverá recolher o máximo de informações possíveis, para traçar o perfil do cliente, como:

  • Contatos: E-mail, telefone, endereço, redes sociais, etc;
  • Perfil: Profissão, renda, família,etc;
  • Finalidade: Ele está buscando um imóvel para venda ou aluguel?
  • Por que e para que ele está buscando um imóvel? Aqui você irá descobrir mais sobre suas necessidades e desejos.
  • Perfil do imóvel: Região, bairro, nº de quartos, banheiros, vagas, área, lazer, etc;
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Dica: Caso o cliente não lhe informe, sempre pergunte como ele conheceu a imobiliária ou viu o e-mail. Isso te permitirá medir qual mídia te da mais retorno.

Mantenha o histórico e gerencie seus clientes

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No tópico acima falamos sobre a importância de conhecer o cliente, coletando informações sobre ele. Mas, onde elas serão armazenadas? É importante que esses dados não fiquem concentrados na cabeça ou na agenda do corretor que o atendeu, mas sim um sistema onde os demais também tenham acesso, e você não corre o risco de perder essas informações.  

Imagine que você tenha um cliente fiel que aluga um imóvel com você há 20 anos e sempre pagou em dia, sem lhe trazer nem um tipo de problema. Esse cliente sempre foi atendido por Maria, que guardava as informações sobre ele em sua agenda. Maria saiu da empresa e levou consigo a agenda. Um dia, esse mesmo cliente procura sua imobiliária para comprar um apartamento para sua filha e ele é atendido como se não tivesse nenhum relacionamento com sua imobiliária, pois ninguém tinha ou sabia mais informações sobre ele e seu histórico.

Para evitar situações como essa e para que você consiga oferecer a seus clientes o que eles buscam, direcionando o atendimento à realidade de cada um, utilize um sistema de gerenciamento de clientes.

Ofereça exclusividade e diferenciais

Ofereça exclusividade e diferenciais

O conceito de personalização está totalmente relacionado ao de “exclusividade”. Uma forma de colocar isso em prática é oferecendo condições únicas para os clientes fiéis. Para isso, invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, descontos no aluguel,  uma condição especial para quem está saindo do aluguel e comprando o primeiro imóvel com você, etc.

Para esses clientes, também vale antecipar lançamentos de empreendimentos, promoções e investir em conteúdo personalizado. Lembre-se de que eles são o maior patrimônio de sua empresa!

Conclusão

Oferecer um atendimento personalizado em sua imobiliária é uma estratégia que traz vários benefícios como, atrair e fidelizar clientes e se destacar diante da enorme concorrência no mercado. Como nem todas as empresas se atentaram a isso, aquelas que tirarem a ideia do papel e começarem já esta mudança, certamente um passo à frente na conquista de mais espaço no mercado.

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