Saiba como aumentar as vendas ou aluguel de imóveis pelas redes sociais

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Saiba como aumentar as vendas ou aluguel de imóveis pelas redes sociais

A internet mudou profundamente a maneira de se fazer negócios. Se antes as empresas, seja qual for a área de atuação, limitavam-se a esperar que possíveis clientes fossem até elas ou investir no marketing em mídias tradicionais, hoje as redes sociais expandiram as possibilidades. 

Tais mudanças e possibilidades chegaram, também, ao ramo imobiliário. Atualmente, praticamente ninguém sai de casa para as férias no litoral ou começa a busca pela tão sonhada casa própria sem antes pesquisar na internet.

Hoje, é possível que imobiliárias e pessoas façam todo o processo de venda ou aluguel pela internet. Portais e sites como a OLX, VivaReal, ZaP e Quinto Andar viabilizam os negócios.

Entretanto, não é preciso depender dessas plataformas para divulgar imóveis. As redes sociais oferecem um amplo espaço para fechar negócio.

Quer saber como? Continue lendo!

redes sociais

Qual a melhor rede social para anunciar imóveis?

Existem dezenas de redes sociais com finalidades, públicos e funções diferentes. Por isso, o primeiro passo para começar a divulgação é escolher as que melhor atendem às suas necessidades e objetivos. 

Sair fazendo perfis em todas as redes sociais que existem é uma perca de tempo e recursos, já que você corre o risco de estar se dirigindo a um público que não está interessado em imóveis. Além disso, se você realmente quer fazer um trabalho bem feito é humanamente impossível dar conta de diferentes redes.

 O mesmo vale para você, se o seu objetivo é anunciar casas de veraneio para famílias, não faz sentido investir em anúncios e posts direcionados a jovens universitários, só para aumentar o seu público. Afinal, o que uma família procura para passar as férias é bem diferente de um grupo de amigos.

Como utilizar o Instagram na sua imobiliária

O Instagram é uma rede social visual de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários. Segundo números divulgados pelo Facebook, empresa que comprou recentemente o Instagram, o Brasil é um dos países que mais acessa o Instagram, contabilizando 16 milhões de usuários.  65% destes usuários acessam a rede todos os dias, totalizando aproximadamente 257 minutos on-line por mês.

Com estes números, fica impossível ignorar esta rede social, que também pode ser usada em suas estratégias de marketing. Por isso, criamos este artigo, com dicas sobre a utilização do Instagram para imobiliárias e um vídeo com passo a passo para criação do perfil da sua imobiliária.

Criando o perfil da sua imobiliária

instagram para imobiliárias

Diferente do Facebook, no Instagram não existe diferenciação de perfil ou página, sendo pessoa física ou empresa. Pelo menos por enquanto, pois a rede já anunciou que, em breve, terá contas voltadas para empresas e negócios.

Enquanto isso, para criar seu perfil e começar a usar a rede é muito simples. Veja só:

Dica: Use sempre o mesmo nome em todas as suas redes sociais. O Instagram, por exemplo, oferece a possibilidade de integrar sua conta com outras redes como, por exemplo, Twitter ou Facebook. Além disso, usuários tendem a etiquetar ou fazer referência à sua empresa pelo nome que conhecem.

Qual conteúdo postar?

instagram para imobiliárias

Evite postar apenas fotos aleatórias dos imóveis. Explore os recursos desta rede e ofereça conteúdo aos seus seguidores. Algumas dicas que poderão ajudar:

  • Abuse dos filtros nas fotos de fachadas dos imóveis. Este tipo de fotografia é bem interesse e chama atenção no feed.
  • Escolha as melhores fotos internas do imóveis para compartilhar. Dê preferência para aquelas que possuem o ambiente decorado.
  • Caso não tenha boas fotos internas, tire fotos da paisagem, da vista dos imóveis. Esta também é uma boa forma de conquistar usuários.
  • Poste fotos da cidade em que atua. Além de permitir ao usuário que se localize, também provoca identificação com perfil, fazendo com que o usuário volte mais vezes. É uma boa alternativa para explorar os pontos fortes da região dos seus imóveis.
  • Aposte nos vídeos: Recentemente, o Instagram aumentou o limite de duração dos vídeos na sua rede para 60 segundos. Aproveite esta ferramenta para utilizar vídeos, que prendem a atenção do usuário.
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  • Poste o dia a dia da sua empresa, conte histórias de seus corretores e clientes. Isto cria grande identificação e mostra o lado humano da sua empresa.
  • Promova concursos de foto, por exemplo sobre focado em algum ponto turístico da sua região. Os concursos costumam ter uma grande resposta na Internet e atrair um bom número de novos seguidores.
  • Divulgue sua conta em seu site e outras peças de divulgação, como cartão e e-mail marketing.

Dica: O Instagram não reconhece links na descrição, apenas na bio (descrição). Por isso, não adianta por exemplo, colocar o link do imóvel na legenda. Tente levar a pessoa sempre para seu site, que já está na bio.

Leia também  Marketing para imobiliárias: 07 verdades que nunca te contaram
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Principais hashtags do mercado imobiliário

instagram para imobiliárias

Hashtags são palavras-chave precedidas do símbolo de cerquilha ou jogo da velha, como é conhecido no Brasil: #. No Instagram, as hashtags viram hiperlinks que permitem aos usuários poderem clicar nas hashtags ou buscá-las, para ter acesso a todos os conteúdos marcados e associados a elas. Por exemplo, se você quer saber o que estão postando sobre mercado imobiliário, busque a hahstag “#mercadoimobiliário”.

Segundo uma pesquisa do Zap Pro, as hashtags mais populares no mercado imobiliário, são:

  1. #Casa
  2. #Apartamento
  3. #Aluguel
  4. #Casas
  5. #Imoveis
  6. #Terreno
  7. #MinhaCasaMinhaVida
  8. #Aptos
  9. #MercadoImobiliario
  10. #Apto
  11. #CorretorDeImoveis
  12. #Imovel
  13. #Financiamento
  14. #imob
  15. #Imobiliario
  16. #Corretor
  17. #Locacao
  18. #Imobiliaria
  19. #ImovelAVenda
  20. #CasaPropria
  21. #amosercorretora
  22. #conquista
  23. #descontos
  24. #maiscondominios
  25. #engenharia
  26. #construcao
  27. #morarbem

Corretores de imóveis no Instagram

instagram para imobiliárias

Se você trabalha como corretor autônomo e seu nome virou sua própria marca, você também pode criar um perfil e utilizar as mesmas dicas que citamos acima para imobiliárias.Caso você trabalhe para uma imobiliária que não utilize o Instagram, não tem problema. Faça sua parte e converse com seu cliente que está lá. Responda os comentários e marque por meio de menções como @usuário. Neste caso, as dicas acima também poderão ser úteis.

Dica: Caso você administre o seu perfil e o da sua imobiliária, agora o Instagram permite que você fique logado com duas contas ao mesmo tempo em seu celular. Vale lembrar também que só é possível postar  diretamente de seu celular.

Como utilizar o Facebook na sua imobiliária

Não da para ignorar a força das redes sociais e como elas fazem parte no nosso dia a dia. Apesar de terem surgido com o intuito de ligar as pessoas e reunir amigos, agora elas trabalham também como um verdadeiro canal de comunicação capaz de ligar as empresas com os seus clientes.

Hoje, vamos falar especificamente do Facebook, a rede social mais acessada do Brasil.

Perfil ou página do Facebook para imobiliárias?

facebook para imobiliárias

Esta é uma dúvida comum entre empresas que estão começando a construir sua presença online: O que devo criar: perfil ou página?

Vamos lá: Desde que o Facebook se popularizou no Brasil, as empresas correram para marcar presença na rede e criaram perfis. Porém, manter uma conta pessoal para qualquer coisa que não seja uma pessoa é uma violação da Declaração de direitos e responsabilidades do Facebook. Ou seja, caso você tenha um perfil de empresa, o Facebook poderá bloquear e excluir sua conta a qualquer momento e sem aviso prévio.

Para atender as empresas, o Facebook criou a opção de páginas (ou fan page), assim você pode utilizar melhor esta ferramenta e obtém vantagens como:

  • Pode promover sua página através do Facebook Ads;
  • Não tem limite de número de fãs (perfis só podem ter 5mil amigos);
  • Mais de uma pessoa pode administrar a página, com níveis diferentes de autoridade;
  • Oferece estatísticas como perfil de quem curte sua página, horários de maior engajamento, etc (Facebook Insights)

Se você criou um perfil para sua empresa, mas gostaria de transformá-lo em página, calma! Não precisa excluir e começar do zero. é possível fazer essa conversão de perfil para fan page. Clique aqui e saiba como.

Passo a passo para criar sua fan page

facebook para imobiliárias

Bom, se você vai criar a página da sua imobiliária do zero, saiba que esta é uma tarefa fácil e exige poucos minutos do seu tempo.

Importante: Você que vai criar e administrar a página precisa ter um perfil e estar logado para criar a fan page.

Assista ao vídeo abaixo e confira nosso guia básico sobre como criar uma fanpage:

Dica: Fique atento a parte gráfica da página, é importante respeitar as medidas definidas pelo Facebook. Recomendo usar apenas o logo como perfil, e na capa colocar outras informações, como telefone e e-mail ou uma campanha específica.

O que publicar em minha fan page?

facebook para imobiliárias

Você criou sua página, conseguiu um certo número de fãs, e agora? O que deve postar? Primeiro, esqueça a ideia de que postar as fotos dos seus imóveis no álbum de fotos do Facebook vai gerar alguma venda. Pode até acontecer, mas num golpe de pura sorte, não tome isso como referência. E por que? Quando você quer simplesmente procurar um imóvel na internet, você digita no Google o que está procurando ou entra em algum portal. Você acessa redes sociais para conversar com seus amigos, postar suas fotos e ver o que os outros estão postando. Por isso, se você apenas postar as fotos de imóveis, sem um conteúdo atrativo e interessante, sua página será vista como chata, invasiva e terá cada vez menos engajamento.

A dica portanto, é investir em conteúdo! Se sua imobiliária possui um blog, ótimo! Você pode fazer a divulgação de seus posts através da sua página. Outras dicas, são:

Produza vídeos com depoimentos de clientes satisfeitos ou respondendo dúvidas comuns;

  • Poste notícias relevantes que interessem seu público;
  • Conte as ações que você promove
  • Crie diálogos com seus fãs
  • Caso você faça um coquetel de lançamento ou um plantão especial para um novo empreendimento, crie um evento e convide seus fãs;
  • Responda as mensagens que chegarem de forma ágil e cordial;
  • Acompanhe páginas de concorrentes e de outras empresas do mercado imobiliário, para se inspirar e ter ideias.
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Facebook Ads

facebook para imobiliárias

Você criou sua página, está postando conteúdo, mas mesmo assim tem poucas curtidas, comentários e compartilhamento. Isso acontece porque o Facebook é uma empresa e precisa monetizar suas ferramentas. Então, se seus resultados estão abaixo do que esperava, e você precisa aumentar seu alcance,  é necessário investir no serviço de publicidade do Facebook, ou Facebook Ads.

Você pode promover sua página para alcançar mais curtidas, impulsionar publicações, e criar diversos tipos de anúncios segmentados.

O investimento varia e funciona de forma parecida com o Google Adwords. Caso você tenha interesse em anunciar no Facebook, mas não tenha um profissional de marketing em sua imobiliária ou conhecimentos necessários para isso, sugerimos que contrate uma agência especializada para fazer o trabalho.

Dica: Divulgue sua página em seu site, e-mails e demais materiais de divulgação que você já possui, como cartões e panfletos.

Corretores de imóveis no Facebook

facebook para imobiliárias

Se você trabalha como corretor autônomo e seu nome virou sua própria marca, você também pode criar uma fan page e utilizar as mesmas dicas que citamos acima para imobiliárias. O único risco que você corre é de clientes e potencias clientes te adicionarem no perfil pessoal.

Alguns corretores que trabalham para imobiliárias, optam por criar dois perfis, um “pessoal” e outro “profissional”. Não recomendo esta prática por dois motivos: primeiro porque você o risco de amigos e clientes confundirem os perfis e adicionarem a opção errada, segundo porque é muti complicado separar isso. Quando seu cliente te adiciona como amigo no Facebook, ele também espera ver seu lado “pessoal”.

Portanto, minha dica é ter apenas um perfil e criar grupos para seus amigos. Você pode colocar todos os clientes e demais amigos do ramo profissional em grupo específico e não mostrar para esse grupo algumas publicações específicas, de cunho mais pessoal, como o churrasco de domingo. Mesmo no perfil, também sugiro que você poste ou compartilhe conteúdo que seja interessante para seu público.

Dicas para ficar atento antes de anunciar imóveis

Produza conteúdos de qualidade 

Não é só de anúncios de imóveis que se faz uma rede social. Acredite, para aumentar as vendas e o aluguel de imóveis é preciso investir em outros conteúdos que não sejam propagandas tentando convencer as pessoas a fechar negócio.

Lembra quando dissemos que atualmente antes de alugar ou comprar um imóvel as pessoas fazem uma ampla pesquisa na internet? Então, essa pesquisa também inclui a busca por informações relevantes sobre a área. Por isso, é necessário garantir que você seja a fonte das informações que elas estão procurando.

Ao produzir conteúdos relevantes sobre imóveis você está conferindo ao seu trabalho um status de autoridade no assunto. Sendo assim, quando as pessoas forem efetivamente procurar por imóveis, elas se sentirão mais confiantes em fechar negócio com você, pois já conhecem o seu trabalho e receberam a sua ajuda quando precisaram. 

Para elaborar pautas relevantes basta prestar atenção nas principais dúvidas das pessoas e nos erros que cometem ao procurar imóveis.

Lembre-se de manter suas redes atualizadas regularmente, elabore um cronograma para fazer postagens pelo menos duas vezes por semana.

Faça tour virtuais 

As mídias sociais disponibilizam muitas formatos de conteúdo, é possível fazer postagens em vídeos curtos e longos, fotos, textos, entre outros.

Ao anunciar, muitas pessoas investem em imagens, porém outra forma bem legal de fazer isso é por meio de vídeos mostrando o imóvel.

O tour virtual, é uma nova modalidade para apresentar imóveis no Mercado Imobiliário, empresas como a Banib e Framefy revolucionaram o mercado ao trazer soluções onde o próprio corretor pode fazer a filmagem através do celular. Assim o cliente pode caminhar pelo imóvel e ver todas suas especificidades sem sair de casa. 

Faça das redes sociais um canal de relacionamento com o cliente

Não adianta nada fazer bons conteúdos para os seu público se você posta e sai correndo. A dica aqui é sempre estar disponível para responder dúvidas e agendar visitas rapidamente pela rede. Afinal, quando uma oportunidade de negócio aparece é preciso agarrá-la imediatamente para ela não ir embora.

Além de tirar dúvidas, interaja com os seus seguidores sobre os mais diversos assuntos. Isso ajuda a construir uma boa presença virtual e estreitar o seu relacionamento com possíveis clientes, mesmo que a distância.

Não hesite em utilizar salas de bate-papos e, até, o whastapp para conversar diretamente com as pessoas.

Aposte nas hashtags

Utilizar as hashtags é a melhor forma de impulsionar suas postagens de forma gratuita e rápida nas redes sociais. Isso porque, o algoritmo das redes sociais entregam os seus posts para apenas 10% do seus seguidores na primeira hora, e, caso tenham um bom desempenho, a plataforma os mostras para os outros 90%.

Usar hashtags é a saída para contornar os algoritmos e entregar seu conteúdo não só para os seus seguidores, mas também para outras dezenas de usuários que se interessam pelo mercado imobiliário.

No caso de um post sobre imóveis é possível criar uma hashtag própria ou incluir as mais indicadas e procuradas sobre o nicho. Por isso, faça uma pesquisa pelas hashtags mais utilizadas sobre o assunto e as inclua nos seus posts, assim, todos que pesquisarem por elas irão encontrar você.

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