Conheça técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis!

Tempo de leitura: 6 minutos

Conheça técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis!

A avaliação de imóveis é um passo essencial para fazer bons negócios no setor imobiliário. O processo é feito por especialistas e requer capacitação e profundo conhecimento do mercado.

Com uma boa análise, fica mais simples precificar a unidade de maneira justa e compatível com os atuais valores do mercado imobiliário. Além disso, é uma forma de melhorar a relação de compra e venda, o que pode render bons frutos para os corretores.

Acompanhe a seguir e conheça técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis!

Qual a importância da avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis consiste em uma análise que levanta as principais características da unidade, com o objetivo de precificar o bem de acordo com os atuais valores praticados pelo mercado. Realizar a avaliação é importante, justamente para ter negociações mais tranquilas, transparentes e eficientes.

Casa, apartamento, estabelecimento comercial, prédio, terreno, unidades rurais, entre outros, podem passar por uma avaliação. Com o levantamento, fica mais simples analisar se o preço solicitado pelo proprietário é realmente justo. É uma forma também de agilizar a venda de um imóvel.

Muitas vezes, acontece de um proprietário colocar um valor menor do que o sugerido no laudo de avaliação justamente para conseguir vender mais rápido. A avaliação, portanto, pode facilitar o processo de compra e venda, já que os possíveis compradores conseguem ter uma boa noção de referências de preços.

Assim, a avaliação é fundamental, não apenas para definir um preço justo, mas também para realizar transações de acordo com a realidade do mercado imobiliário. Com a análise, o corretor ainda verifica se a documentação do imóvel está em dia. Esse cuidado, de fato, evita diversos problemas no futuro e é um requisito importante para quem pensa em adquirir uma unidade.

Como fazer uma boa avaliação de imóveis?

A avaliação é feita por imobiliárias e corretores especializados no assunto, com profundo conhecimento do mercado em que atuam. Apenas esses profissionais apresentam condições de realizar uma análise realista e que pode auxiliar no bom andamento das negociações entre compradores e proprietários.

São inúmeros os fatores que não podem passar despercebidos, como informações precisas sobre a localização, condições e estrutura do imóvel, disposição dos cômodos, qualidade do acabamento, valor do terreno, entre outros pontos. Além disso, há uma padronização definida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que deve ser seguida.

Acompanhe a seguir e veja como fazer uma avaliação de imóveis de qualidade!

avaliação de imóveis

Conheça o mercado imobiliário

O primeiro passo, sem dúvidas, é conhecer de forma profunda o mercado imobiliário. Saber, por exemplo, quais são os preços que estão sendo praticados na região da unidade, o valor do metro quadrado, a segurança da localização, a acessibilidade, entre outros pontos, são essenciais de serem levantados pelo corretor.

A sugestão de preço só pode ser apresentada quando todos esses fatores são analisados detalhadamente. Afinal, os compradores tendem a observar todos esses aspectos antes de investir em um bem imobiliário. Com esse tipo de conhecimento, o corretor também fica munido de informações precisas e consegue dar seguimento às negociações.

Avalie o valor do terreno e da construção

O valor do terreno e da própria construção também entram na avaliação do imóvel. Muitas pessoas acreditam que uma unidade pode valer mais apenas por estar situada em um bairro central, por exemplo. Na verdade, é preciso avaliar o valor da obra, se o bem passou por reformas e manutenções, a qualidade dos materiais que foram empregados, entre outros.

O valor do metro quadrado também é algo central, e geralmente é calculado tendo como base a localização do imóvel. Se o bem está em um local estratégico da cidade, o metro quadrado tende a ser mais rentável. No entanto, mesmo em regiões urbanas, o preço pode sofrer variação e instabilidade, justamente porque é o momento atual do mercado que geralmente dita as regras.

Faça comparações

Outra maneira de realizar uma boa avaliação de imóveis é fazendo comparações, ou seja, analisando se o valor final é condizente com o preço de outras unidades no mesmo bairro e região. Muitas vezes, acontece de uma casa, por exemplo, ter um valor muito acima de outra que está localizada logo ao lado

Portanto, é fundamental que o corretor estabeleça os valores se baseando na realidade da localização. Até porque os próprios compradores não acharão nada atrativo adquirir uma unidade com um preço mais alto, sabendo que há opções mais em conta no mesmo local.

Defina critérios de análise

É importante também definir alguns critérios de análise. O primeiro deles é em relação à documentação: é preciso garantir que está tudo certo para repassar o imóvel para outro proprietário. Outro ponto diz respeito à qualidade da estrutura do imóvel.

Mesmo que o atual dono tenha feito diversas melhorias ao longo do tempo, ele não pode exigir um preço muito diferente do que já está sendo praticado no mercado. Basicamente, é necessário avaliar quais são as partes críticas, o que pode ser melhorado, qual o valor ideal da unidade e se há condições de ter uma negociação segura para todos os envolvidos.

Considere os diferenciais da estrutura do imóvel

É claro que os diferenciais da unidade precisam ser considerados. Se o imóvel conta com garagem, área de lazer, materiais de qualidade, ótimo acabamento, entre outros pontos, é importante destacar esses fatores na avaliação. Sem dúvidas, o valor tenderá a ser mais alto do que outros bens à venda que não apresentam essas características.

O conforto, a segurança do local, a infraestrutura e a proximidade com regiões e monumentos estratégicos, por exemplo, também ajudam a manter o preço sempre valorizado. Assim, o corretor precisa avaliar e levantar tudo o que tem o potencial de melhorar o valor.

É essencial que o profissional especializado tenha autonomia e saiba fazer uma avaliação de imóveis de maneira adequada para conseguir conquistar a confiança de clientes e proprietários. Esse fator é positivo também para a imobiliária, que pode contar com uma equipe de corretores atualizados e que trabalham sempre preocupados com a excelência das transações.

E você, acredita que agora consegue fazer um bom estudo do mercado? Deixe o seu comentário no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *