Big data e o mercado imobiliário

Tempo de leitura: 5 minutos

Vivemos na era da informação e conectividade. Milhões de dados sobre nós e nossas empresas circulam diariamente na web, em nuvem ou banco de dados. Este imenso volume de dados é chamado de Big Data e pode ser usado a favor de seu negócio. Existem técnicas e ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar as empresas a transformar todos os dados que têm, em informação de qualidade.

Se o mundo mudou, as pessoas mudaram, nossa forma de nos relacionar mudou, por que as empresas insistem em velhas técnicas de anunciar e vender?

Este arsenal de informações tem um potencial enorme para agregar à empresas e profissionais. Segundo Julio Guedes, head de Analytics da Serasa Experian, o Big Data pode munir as empresas com dados, para se ter um norte do momento correto de ofertar um imóvel a um potencial comprador. Isso porque, segundo Guedes, a tecnologia permite que as empresas se abasteçam de informações peculiares sobre diversos públicos.

O Big Data leva em conta os chamados 3Vs: Volume, velocidade e variedade. Mas, mais importante do que a quantidade de dados, é o que as empresas fazem com os dados que realmente importam. Recursos de Big Data são úteis para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

Como o mercado imobiliário tem usado o Big Data?

mercado-imobiliario-usa-o-big-data

Se você acha que o Big Data está longe da realidade do mercado imobiliário, está muito enganado. Veja abaixo alguns cases de empresas do setor que já utilizam o Big Data em seus negócios:

Hudson Yards

O  projeto Hudson Yards, em Manhattan, juntamente com pesquisadores da Universidade de Nova York, está equipando espaços planejados com sensores que monitoram a qualidade do ar, tráfego, uso de energia e água. Com as informações coletadas, os corretores de imóveis conseguem prospectar de forma mais assertiva, utilizando como argumentos de venda fatores como, qualidade de vida, eficiência energética e sustentabilidade, entre outros pontos. A ideia é utilizar este tipo de ação em outros empreendimentos ou até em imóveis individuais, fornecendo ao potencial cliente a chance de escolher com rapidez, de acordo com o cruzamento de inúmeras informações.

VivaReal e Geoimovel

O portal VivaReal e a empresa de soluções e pesquisas imobiliárias Geoimovel, criaram este ano acordo que tem como objetivo gerar e prover dados sobre o histórico de preços e tendências de mercado. De acordo com Brian Requarth, CEO e fundador do VivaReal, com a parceria, as duas empresas criarão a melhor fonte de informações do mercado de imóveis.

O VivaReal já realiza pesquisas e estudos com sua equipe de Data Analytics, que são mensalmente divulgadas através da aba Dados do Mercado Imobiliário (DMI) em seu site. Com a parceria com a Geoimovel foi possível melhorar ainda mais a qualidade destas informações.

Portal Zap

O Portal Zap Imóveis também entrou para área de inteligência imobiliária estruturando a DataZAP. Com o objetivo é prover dados e serviços para o mercado imobiliário, a DataZAP desenvolve estudos regionais e setoriais, análises de risco e retorno de carteiras de ativos. Para criar este banco de dados complexo e preciso, a DataZAP parte da base do ZAP, que hoje conta com mais de 15 milhões de registros de imóveis e sete milhões de usuários. Assim, a empresa acredita que ao integrar a base do site imobiliário com diversas outras fontes de dados terá um novo diferencial de mercado.

principais-portais

Facebook

O Facebook também é um grande exemplo de empresa que se beneficia do Big Data, e também um canal de negócios relevante para sua imobiliária. Além dele, é necessário dar atenção a informações publicadas sobre sua empresa e seus serviços em outras redes sociais, blogs, sites de reclamação e portais de notícias,. Monitorar a internet é cuidar da reputação de sua marca.

Colocando o Big Data em prática

big-data-em-pratica

Por mais que essa pareça uma realidade distante de pequenas imobiliárias, não é. “Existem tecnologias gratuitas para analisar informações, que permitem qualquer empresa fazer um estudo de mercado e clientes. A pesquisa começa com uma pergunta, a seguir, são definidas estratégias de análise de dados para se chegar a respostas. Estas, por sua vez, geram novas perguntas, e assim sucessivamente, até que a ferramenta retorne um determinado número de dados estratégicos para a empresa” afirma Thoran Rodrigues, CEO da Big Data Corp.

Através de um sistema de CRM você poderá ter os dados de seus clientes, imóveis e atendimentos, consolidados e organziados em uma só plataforma. Assim, será fácil extrair dados como quais mídias te dão mais retorno na venda de imóveis, qual a divisão de seus clientes por renda, faixa etária ou profissão, qual bairro você possui mais imóveis, etc.

Leia também  Por que usar um CRM para Imobiliária?

Uma outra boa dica de ferramenta gratuita, é o Google Analytics. Através dele você poderá monitorar os acessos de se site, de onde vem o acesso, quais páginas são mais acessadas, o volume de acesso através de computador, tablet ou celular, e muitas outras informações. Estas  são formas simples de utilizar o Big Data no dia-a-dia de sua imobiliária, para tomar decisões estratégicas.

Conclusão:

A inteligência de mercado é uma área que vem crescendo rapidamente nos últimos anos, impulsionada pelo impacto das novas tecnologias, pelo volume de informações geradas na internet e a ascensão de novos consumidores no mercado interno. E todos concordaram que as imobiliárias precisam usar inteligência de mercado para melhorar a comercialização e a locação dos imóveis.

Espero que este arte artigo tenha sido útil e sirva como inspiração para que sua empresa comece agora mesmo, a colocar em prática estas ideias.

Sua mobiliária já faz uso de alguma dessas estratégias? Tem dúvidas ou sugestões? Compartilhe conosco sua opinião através dos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *