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A falta de retorno das empresas nos anúncios de imóveis costuma ser uma das queixas de quem procura estes serviços. É o que mostram reclamações de clientes no Portal Reclame Aqui. Sendo assim, contar com um chatbot para imobiliária pode evitar problemas como o mencionado.
Isso por esse recurso tecnológico fornecer respostas automáticas aos clientes. Logo, o público não fica sem retorno, mesmo que não haja mediação de um atendente humano. Inclusive, parte das razões para a ausência de retorno das imobiliárias é a possibilidade das mensagens se perderem em meio a outras.
Então, percebeu como um chatbot para imobiliárias pode ser vantajoso e evitar uma série de problemas na comunicação? Continue a leitura e saiba mais sobre esse recurso, vantagens oferecidas, como usar e o que considerar na escolha de um!
O que é chatbot para imobiliária?
O chatbot é uma tecnologia inteligente que interage com as pessoas ao simular a comunicação humana em plataformas digitais, como site ou rede social. Então, quando interessados em imóvel acessam os canais virtuais da sua imobiliária, o chatbot responde dúvidas específicas como você faria.
A diferença é que, enquanto ele realiza essa função, você coloca outras demandas em prática, como apresentar um imóvel para outro cliente. Ou seja, o tempo e a eficiência são elevados. Conseguiu entender o objetivo de um chatbot para imobiliária?
Quais são as vantagens de um chatbot para imobiliária?
Esse recurso tecnológico eleva a satisfação da clientela, aumenta eficiência, reduz erros, otimiza o tempo dos colaboradores e muito mais. A seguir, acompanhe os demais benefícios oferecidos detalhadamente!
Otimização do tempo
Como visto, os interessados em imóveis são respondidos pelo chatbot, enquanto a equipe realiza outras demandas. Afinal, muitas das dúvidas efetuadas pelo público são pontuais, como endereço completo da locação, itens inclusos no valor, formas de pagamento etc.
Normalmente, essas respostas são padronizadas e não exigem a mediação de um atendente humano. Logo, o chatbot fica encarregado desta função, o que libera parte do espaço na agenda dos colaboradores da imobiliária.
Então, essa lacuna pode ser preenchida com outras atividades. Por exemplo, negociações presenciais ou digitais quanto ao valor do imóvel, visita com o interessado na locação, reformas de espaços físicos etc.
Outra explicação para otimizar o tempo com o chatbot é que os usuários nem sempre continuam a interação após as primeiras mensagens. Isto é, eles sanam suas dúvidas pontuais e por algum motivo, não avançam no diálogo. Logo, não é recomendado dedicar tempo humano com essa interação, quando ela pode ser adequadamente respondida apenas pelo chatbot.
Manutenção do relacionamento com o cliente
Da mesma maneira que alguns usuários somem mesmo ao serem respondidos rapidamente, outros permanecem e podem virar clientes de uma imobiliária. Contudo, é mais difícil alcançar esse objetivo quando as mensagens não são respondidas ou a comunicação é demorada e ineficaz.
Evitar esses problemas é outro diferencial do chatbot, contribuindo para manter o relacionamento com o cliente. Assim, a sua imobiliária pode ter um público fidelizado e até torná-lo advogado da empresa.
Isso porque os usuários têm boas vivências com o atendimento sempre que interagem com a sua imobiliária digitalmente. Então, quando eles ou outras pessoas precisarem desse tipo de serviço, é possível que o seu negócio seja lembrado, devido às experiências positivas proporcionadas.
Contudo, mesmo com imóveis de excelência, se o atendimento digital for ineficiente, esse objetivo tende a não ser alcançado. Afinal, muitas pessoas preferem plataformas virtuais para se comunicar e resolver boa parte das demandas de contratação de imóveis.
Logo, se a sua imobiliária peca na comunicação on-line, a tendência é que o público abra espaço para a concorrência, que pode preencher essa lacuna. Tenha em mente que o consumidor atual, o 5.0, se torna cada vez mais exigente e impaciente.
Atendimento em tempo integral
Como visto, o público atualmente tem um maior nível de impaciência. Isso significa também que eles desejam um atendimento 24/7: 24 horas e durante 7 dias na semana. Assim, especialmente se a sua imobiliária atua em horário comercial, o chatbot é benéfico ao responder dúvidas enquanto os colaboradores não estão em expediente.
Possibilitar isso para o público é um diferencial competitivo que tende a colocar a sua imobiliária à frente da concorrência. Afinal, muitos concorrentes também só atendem o público em horário comercial. Então, o consumidor mais imediatista e que não quiser esperar, encontra na sua empresa o tratamento buscado.
Consequentemente, o índice de conversão tende a ser maior. Isso porque, nunca se sabe quando um cliente precisará dos serviços de uma imobiliária e o seu nível de urgência. E ainda, considere que ele supostamente também trabalha em horário comercial. Nesse caso, é possível que ele procure empresas como a sua às 2h da manhã e já agende uma visita.
Então, ao retornar para o expediente na imobiliária, o agendamento de visitas já foi encaminhado pelo chatbot. Assim, existem mais chances de conversão. Além disso, essa é uma estratégia que aumenta a produtividade dos colaboradores, que já tem parte das demandas despachadas.
Redução de custos
Elevar a produtividade dos colaboradores de uma empresa, como dito anteriormente, também é uma maneira de reduzir custos. Afinal, com o uso de chatbots, o atendimento humano costuma interagir apenas o público mais maduro para a conversão. Logo, o tempo e os recursos usados para fechar um negócio é melhor aproveitado, evitando desperdício.
Consequentemente, a sua imobiliária também reduz custos ao diminuir o investimento com uma equipe maior para interagir com os usuários on-line. Isto é, para uma equipe humana atender a clientela que interage com a imobiliária nas plataformas digitais, seria necessário ter infraestrutura, própria ou terceirizada. A contratação desse time e o treinamento dele, para garantir eficácia na solução dos problemas, exigiria um investimento inicial alto.
Além disso, se a sua intenção for garantir atendimento humano 24/7, o custo é ainda mais elevado. Por outro lado, o chatbot garante atendimento integral e eficiente sem demandar uma estrutura específica e por custos menores. Inclusive, pesquisas da Juniper Research mostram que essa tecnologia pode reduzir custos em até US $7,3 bilhões até 2023.
Qualificação e informação dos leads
Ao longo da leitura, você entendeu que os chatbots interage com o público com respostas pontuais e comuns. Então, se as pessoas permanecem em contato com este recurso tecnológico, sinaliza que elas podem se encaixar no perfil de seus clientes ideais (persona) e fechar negócios.
Em outras palavras, o chatbot também serve para fornecer informações úteis ao público, que geram valor sobre a imobiliária. Esses dados fornecidos nutrem o lead, como ao divulgar imóveis alinhados com o perfil do usuário, criar senso de urgência para aquisição deles etc. Assim, é possível garantir um maior interesse pela compra ou aluguel, cujo atendimento será completado por um colaborador.
Visibilidade de relatórios
Outro benefício oferecido pelo chatbot para imobiliárias é a capacidade de produzir relatórios. Estes incluem dados com o número de usuários que entram em contato e o desempenho do sistema. Ter essa métrica em mãos é importante para você acompanhar o andamento do negócio e se necessário, reformular estratégias.
Por exemplo, o número de pessoas que procuram os seus serviços é muito superior ao de quem fecha negócios? É preciso investigar em qual etapa os usuários desistem de avançar no funil de vendas e a justificativa para esta desistência.
Isto é, imagine que o consumidor consegue avançar do chatbot para o atendimento humano, mas desiste no meio do caminho. Nesse caso, é provável que o empecilho tenha surgido no processo seguinte. No entanto, se o cliente dificilmente tem interesse em ser encaminhado para os colaboradores da imobiliária, o chatbot pode não ser usado com eficácia.
Melhoria da reputação
A possibilidade de acompanhar o desempenho do seu público na plataforma digital e investir em refinamentos mostra como a reputação da sua imobiliária pode ser boa ao adotar um chatbot. Afinal, fazer isso tende a aumentar a satisfação dos usuários e elevar a eficiência do atendimento. Essa preocupação, que melhora a reputação da imobiliária, é valorizada pelo público.
Personalização
Outra característica relevante sobre o chatbot é a possibilidade de personalizar a comunicação com os usuários. Ou seja, não pense que por se tratar de robôs, os diálogos serão frios e sem personalidade. É possível conversar com várias pessoas em simultâneo, e ainda assim, manter a qualidade na interação.
Isso por o sistema computacional do chatbot conseguir personalizar a forma de comunicação, como ao falar o nome do usuário, por exemplo. Além disso, existem outras formas de personalização, que variam conforme o nível de inteligência do chatbot investido.
Então, é essencial considerar essa funcionalidade no recurso tecnológico. Afinal, tratar o cliente de maneira única mostra valorização e pode ser outro diferencial necessário para ele escolher a sua imobiliária em vez de outra.
Como usar o chatbot na imobiliária?
Existem diversas maneiras de colocar o chatbot em prática na sua imobiliária. Tudo depende do orçamento disponível, perfil da empresa e da persona, objetivo e necessidade empresarial. A seguir, conheça os principais usos desse recurso tecnológico!
Criação de conteúdo
O chatbot pode divulgar conteúdos que gerem valor sobre a imobiliária para nutrir e qualificar os leads. Dessa maneira, as chances deles passaram para etapas seguintes no funil de vendas e fecharem negócios são maiores.
Os conteúdos divulgados podem ser e-books publicados no blog da imobiliária, artigos com dicas de como comprar imóveis etc. Tudo isso pode ser interesse da clientela e ajudá-la a solucionar suas dúvidas. Porém, para que a qualificação seja bem-sucedida, é igualmente importante ter cuidado com a qualidade dos conteúdos, certo?
Segmentação dos clientes em grupo
Outro uso possível para o chatbot na imobiliária é a classificação do público por grupos, como a partir de cada um no funil de vendas. Isto é, essa categoria envolve o quanto cada usuário tem maturidade para a decisão final.
Diferenciá-los é importante para exibir abordagens personalizadas, conforme as necessidades. Por exemplo, o público menos maduro para a decisão final deve ser nutrido com conteúdos de valor antes de receber ofertas de imóveis.
Se a sua imobiliária falar de imóveis disponíveis, por exemplo, antes do tempo, a tendência é que ele se incomode com a abordagem. Caso esse tipo de comunicação errada persista, existem ainda mais chances de os canais da empresa serem ignorados sempre que chegar nova mensagem ou publicação.
Agendamento de visitas
Se coloque no lugar do cliente. É frustrante esperar o colaborador da imobiliária responder quais horários disponíveis para visita nos imóveis. Assim, outro uso do chatbot é possibilitar o agendamento pela coleta de dados dos usuários, ocorrido por meio de perguntas.
Logo, é possível marcar uma data de visita alinhada com a disponibilidade de todos envolvidos e registrá-la com auxílio tecnológico, para evitar esquecimentos. Dessa maneira, além de elevar a satisfação dos clientes, você diminui os riscos de erros e perdas de oportunidade de negócio.
O que considerar para contratar um chatbot para imobiliárias?
Ao longo do texto, você percebeu que o chatbot para imobiliárias proporciona diversos benefícios e maneiras de uso. Ainda assim, para ter sucesso com a implementação deste recurso, é preciso considerar algumas particularidades, como:
- necessidades da imobiliária – efetue um diagnóstico da sua empresa para entender qual o nível de inteligência e personalização o chatbot precisa;
- busque uma empresa especializada – considere a qualidade do sistema, nível de inteligência e capacidade de personalização e integração, completude do sistema etc., e até formas de pagamento e atendimento oferecido pela corporação;
- entenda todas as condições para iniciar o processo de implantação – escolha adequadamente o ambiente em que o bot deve trabalhar, em quais e quantas plataformas digitais ele atuará etc., e alinhe essa mudança com a cultura da empresa para que toda equipe se adapte.
Então, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre como contratar um chatbot para imobiliárias, vantagens deste recurso e como ele pode ser usado? Como visto, implementar essa tecnologia no negócio pode reduzir custos, aumentar as vendas, otimizar o tempo da equipe, oferecer atendimento integral, manter relacionamentos com o público e muito mais.
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