Como escolher o melhor portal imobiliário para anunciar seus imóveis

Tempo de leitura: 4 minutos

Esse post foi especialmente desenvolvido para você, que está com dúvidas de onde anunciar seus imóveis. Ajudaremos a responder as principais dúvidas, como:

  • O que é um portal imobiliário?
  • Quais são as vantagens e desvantagens de se anunciar em um portal imobiliário?
  • Qual o melhor portal imobiliário?
  • Quantos leads (atendimentos) ele gera?
  • Quanto ele converte em negócios realizados?

Com nossa ajuda você se tornará um expert no assunto, e poderá tomar a decisão certa para o sucesso do seu negócio.

O que é um portal imobiliário?

O que é um portal imobiliár

Dica: Se estiver com preguiça de ler este tópico, você pode clicar aqui e assistir ao vídeo.

Portal Imobiliário é uma organização que oferece o serviço de divulgação de imóveis através da internet. Este serviço pode ser contratado por imobiliárias, corretores de imóveis ou incorporadoras, e algumas vezes, diretamente pelos proprietários dos imóveis. Dependendo do portal, o anúncio pode ser gratuito ou pago.

Quais são as vantagens e desvantagens de se anunciar em um portal imobiliário?

Quais são as vantagens e desvantagens de se anunciar em um portal imobiliário?

Veja aqui esse infográfico, que preparamos para você entender forma fácil quais são os pontos positivos e negativos de se anunciar em um portal imobiliário.

Qual o melhor portal imobiliário?

Qual o melhor portal imobiliário?

Existem sim os melhores portais, aqueles que tem maior capilaridade e penetração nacional, que possuem maior visibilidade na internet e até em outros meios de comunicação.

Porém, nosso objetivo aqui é que você, leitor, identifique qual é o melhor portal para VOCÊ, na região que atua.

O Brasil é enorme, e cada portal tem uma melhor relevância em uma região específica, e seu papel é identificar qual (ou quais), são os mais relevantes na sua área de atuação.

Leia também  Como divulgar informações do imóvel da maneira correta

Como identificar quais são as melhores opções?

1º Passo: Pesquise no Google como se fosse um cliente:

Imobiliária na Zona Leste de São Paulo” – Geralmente é assim que os proprietários de imóveis e locadores buscam no Google, com o intuito de saber quais são as imobiliárias que existem naquela região.

“Apartamento 2 quartos para alugar (ou comprar) no centro de Belo Horizonte” – A maioria dos compradores de imóveis buscam de forma específica a combinação de Tipo de Imóvel + Finalidade + Bairro e/ou Cidade (vai depender do tamanho da cidade).

2º Passo – Identificar quais são os portais que tiveram o melhor posicionamento orgânico no Google:

Identificar quais são os portais que tiveram o melhor posicionamento orgânico no Google

OBS: Exemplo meramente ilustrativo.

Quantos leads (atendimentos) ele gera?

Contratando o pacote de anúncios de um ou mais portais, você deverá analisar agora o que ele deve te entregar como resultado: leads!

Leads são contatos de clientes interessados em seu anúncio. Somente isso pode determinar se vale a pena ou não o investimento. Se o portal não te gera leads, aqui vai um conselho: Tire logo seu precioso dinheiro desse portal!

Aqui estamos em uma análise “inicial”, ou seja, sobre quantos atendimentos esse portal conseguiu lhe gerar.

Quantos leads (atendimentos) ele gera?

Você pode considerar:

  • Quantidade: Quantos Leads este portal te entrega;
  • Qualidade: Você tem dados suficientes para contactar com esse Lead? Esse Lead existe? Tem o perfil que você deseja?

Quantos atendimentos convertem em negócios realizados?

É fundamental mensurar seus resultados reais, para saber se realmente vale a pena investir no portal escolhido, e se os atendimentos (leads) converteram em negócio. Não adianta ele te entregar 100, 200 ou até mesmo 1.000 leads, se eles não forem qualificados.

Então, acompanhe de perto de onde vieram os clientes que fecharam negócios. 

Quantos atendimentos convertem em negócios realizados?

De onde vieram esses 9 negócios?

grafico-negocios

 

Somente com uma acompanhamento desses você será capaz de ter segurança para tomar a melhor decisão de se vale a pena ou não investir em um determinado portal.

Atenção: Isso vale também para outras mídias off-line, como placa, jornal, panfletos, etc.

Conclusão

Agora, espero que você fique tranquilo para lidar com as negociações com portais e entender se realmente vale apena ou não investir em anúncios de portais imobiliários. Lembre-se que não existe regra, e que em cada região um portal pode ter um melhor retorno que o outro.

Dominando essa parte básica de marketing digital você será capaz de entender e identificar assuntos importantes para sua análise, mas um pouco mais complexo como o CPL ou CAC.

Para facilitar esse entendimento de forma clara e fácil, certamente você precisará de um sistema que faça isso de forma automática. Caso contrário, terá muita dificuldade para fazer essas análises.

Sem sistema, sinceramente acho pouco provável que você consiga entender de forma precisa, sem contar o trabalho que vai dar e o tempo que pode lhe tomar.

Se precisar de uma mãozinha, conte conosco. – conheça o imoview crm.

E aí, esse post foi útil pra você? Se foi, conta pra gente nos comentários e compartilhe. Se não, deixe sua sugestão e opinião sobre o assunto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *