Tempo de leitura: 7 minutos
Organizar a sua carteira de imóveis é uma tarefa que exige muita organização, disciplina e um padrão. Sem isso, dificilmente você conseguirá organizar seu cadastro de imóveis de maneira adequada.
Quando falamos em organização de imóveis, queremos que você encare-os como sua matéria prima, ou como o seu estoque.
Esqueça SISTEMA! Fazer e manter uma organização é como você ter um guarda roupas:
Um guarda roupas organziado não fica mais bonito? Não fica mais fácil de encontrar?
Por que preciso organizar minha carteira de imóveis?
Agora, quero que faça outra reflexão: Você está em um supermercado e precisa localizar um produto. Imagina se você se depara com um supermercado assim:
Fica difícil encontrar o produto que você precisa, não é? Agora imagina a rotina do dono do supermercado para controlar o que vendeu, o que está faltando na prateleira, o que está vencendo ou até mesmo onde fica cada produto?
É por isso que quem trabalha nesse segmento de varejo precisa ter ORGANIZAÇÃO e uma GESTÃO extremamente eficiente, caso contrário, perderá muito dinheiro com sua desorganização.
Não é atoa que supermercados dão aula de gestão de estoque e organização de seus produtos. Aliás, é um excelente exemplo para o mercado imobiliário se espelhar.
Agora que entendemos a necessidade de organização do estoque de outros mercados e dentro da nossa casa, por que não trazer isso pro nosso negócio: MERCADO IMOBILIÁRIO?
Como era antes?
Vamos voltar ao tempo…
Os corretores de imóveis e imobiliárias organizavam seus imóveis em pastas e fichários, tudo de forma muito manual. Porém, ainda assim havia uma organização. Geralmente organizavam (agrupavam e ordenavam) os imóveis da seguinte maneira:
- Por Tipo de Imóvel
- Por Bairro
- E do mais barato para o mais caro
Você se lembra dessas? Então certamente você já tem larga experiência de mercado.
E se você já passou por isso, tem aqui a nossa admiração. Sabemos que não foi fácil:
- Escrever manualmente cada descrição de imóvel;
- Encontrar uma secretária com boa caligrafia (Sério, isso era um diferencial antigamente);
- Datilografar na máquina de escrever (Quando errava não tinha <- Backspace, ctrz+Z, Delete. Tinha que fazer outro mesmo);
E quando não achava a ficha? Que dor de cabeça! Precisávamos revirar o arquivo ou até mesmo todo o escritório até achar. Mas, graças a Deus, esse tempo já passou, e espero de verdade que se você está lendo isso, não esteja passando por isso até hoje.
Como a tecnologia pode me ajudar?
Hoje, em pleno século XXI o mercado pede mais do que isso. Estamos em plena era do cliente, onde velocidade de informação é fundamental para realizar um negócio. Faz o negócio quem chega primeiro, o mais rápido e não o maior ou o mais antigo.
Com a evolução da tecnologia, surgiram os sistemas especializados em mercado imobiliário que vieram para facilitar a vida das imobiliárias e ajudá-las a organizar melhor a sua informação.
Com isso, excluiu-se a necessidade de se fazer um cadastro manual e as imobiliárias passaram a ter sua carteira de imóveis organizadas em um sistema e site, correto? Mas o mercado evoluiu tão rápido que agora é necessário mais do que isso. Precisamos ter a GESTÃO da carteira de imóveis, e para isso é fundamental que consigamos organizá-lo e ter acesso as seguintes informações, de forma RÁPIDA, FÁCIL e VISUAL:
Busca inteligente
Você pode buscar de forma simples e rápida, utilizando filtros básicos e/ou avançados dos imóveis que você deseja buscar. Quem ganha com essa facilidade é o corretor, que terá acesso a essas informações de forma bem mais rápida (e não vai passar as dores de quem fazia isso manualmente), e o seu cliente que terá um atendimento muito mais rápido.
As principais variáveis para busca de imóveis são:
- Finalidade: Venda ou Aluguel;
- Tipo de Imóvel: Casa, apartamento, sala, etc
- Código: Cada imóvel possui um código (quando um cliente fala que viu um código 1023 no seu site ou algum portal de anúncio, por exemplo);
- Cidade, Região e/ou Bairro: Belo Horizonte, Pampulha, Ouro Preto;
- Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima (quando um cliente fala que viu uma placa na rua, por exemplo);
- Valor: Até R$350.000,00;
- Tamanho: Até 120 m²;
- Quartos: a partir de 2 quartos;
- Vagas: a partir de 1 vaga
- Dezenas de outras variáveis.
É sério! Com um sistema você pode fazer uma busca com mais de 100 variáveis, poderia ficar o dia inteiro escrevendo todas as possibilidades de busca.
Dicas para organizar sua carteira de imóveis
- Você pode integrar o seu sistema com o seu site cadastrando o imóvel APENAS 1 VEZ, deixando-os totalmente integrados.
- Separe sua carteira conforme a finalidade:
Aluguel
Venda – Avulso
Venda – Lançamento
- É importante separar venda avulso de lançamento para que você não contamine seus indicadores. Geralmente um é diferente do outro (comissão, volume de imóveis, etc)
- Tenha em suas mãos os indicadores do seu estoque (Lembrando que o ideal é ter separado: Aluguel, Venda – Avulso e Venda – Lançamento)
- Exemplos de indicadores:
Quantos imóveis disponíveis você tem?
Qual o valor total desses imóveis?
Qual é o seu ticket médio?
Desses imóveis qual o seu percentual de exclusividade?
Quando vence as autorizações de venda ou aluguel?
Quais imóveis estão dentro do preço de mercado?
Qual foi a última vez que você atualizou o cadastro?
Qual destinação (residencial, comercial, industrial, rural, etc) é predominante na sua carteira?
Qual é a comissão média negociada nesses imóveis?
Quais deles possuem placa e fotos? E quais não possuem?
Qual a qualidade das suas captações?
Onde estão localizados os seu imóvel (Cidade, região e Bairro)?
Conclusão
As imobiliárias que já possuem o nível de gestão que indicamos acima, alcançaram um excelente nível de profissionalismo e maturidade, e se diferenciam MUITO dos seus concorrentes. Elas possuem extrema facilidade de gerenciar o seu estoque e são capazes de:
- Corrigir falhas: Conseguem monitorar e identificar erros operacionais com mais facilidade pois identificam facilmente o que está certo e o que está errado através de indicadores.
- Estratégia: Conseguem ter acesso a informações de qualidade para traçar as melhores estratégias de Marketing, captação, venda e locação.
- Velocidade: São extremamente rápidos pois com apenas um clique tem acesso a essas informações já processadas e de forma visual;
- Tempo: Como não perdem o seu tempo fazendo buscas e análises complicadas, conseguem focar suas energias nas em coisas mais importantes como: seus clientes, atendimento e treinamento da sua equipe.
Como anda a gestão e organização da sua carteira de imóveis? Tem facilidade de fazer essas buscas e acesso rápido a indicadores de como está o seu estoque? Está com tempo para cuidar dos seus clientes e treinar sua equipe, ou está feito louco só cuidando de problemas? Conta pra gente nos comentários abaixo!