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Como transformar sua imobiliária digitalmente?
Como transformar minha imobiliária digitalmente? Talvez essa seja uma das perguntas mais feitas pelos gestores do mercado imobiliário.
Cada dia que passa, podemos visualizar uma nova forma do consumidor pensar e agir. O consumidor está cada vez mais buscando por experiências mais simples, rápidas, eficientes e se possível mais barato.
Basta pegarmos grandes Cases que temos no mercado imobiliário como por exemplo o QuintoAndar que reinventou a forma de alugar imóveis e a Loft que reinventou a forma de comprar e vender imóveis.
Essas duas empresas tem uma coisa em comum, a tecnologia como base para entrega de seus serviços. A tecnologia é responsável por entregar essa experiência tão almejada pelos consumidores além de gerar uma possibilidade de escala jamais vista.
Claro que a tecnologia não é o único fator responsável por todo o sucesso dessas empresas. É necessário ser incorporado um ótimo modelo de negócios com processos bem definidos e uma cultura que coloque o foco nas pessoas.
O primeiro passo é identificar sua atual situação
O primeiro passo para pensar em transformação digital, é olhar para dentro da sua imobiliária e ver qual é a atual situação.
Primeira Situação: Faço meus controles através de planilhas e entro em contato com meus clientes de forma análoga. Meus clientes para alugar um imóvel tem que fazer todo processo de forma manual.
Se essa é sua situação atual, você precisa de começar pelo ” arroz e feijão “. Busque um software de gestão urgentemente que vai te ajudar a melhorar seu processo comercial e administrativo. Além de um site para começar a divulgar seus imóveis.
Segunda Situação: Tenho um software imobiliário, divulgo meus imóveis através do site e portais imobiliários. Meus clientes para alugar um imóvel já conseguem fazer algumas etapas de forma digital e outras de forma manual.
Se essa é sua situação atual, você precisa começar a buscar novas ferramentas que vão automatizar e digitalizar seus processos. Essas ferramentas vão fazer com que seu modelo de negócio possa ser escalado, um exemplo de ferramenta é a Esteira Digital.
Terceira Situação: Faço toda gestão da imobiliária de forma digital, pelo próprio site o cliente consegue agendar visitas e negociar propostas. Meus clientes conseguem alugar um imóvel de forma totalmente digital.
Se essa é sua situação atual, meus parabéns são poucas as imobiliárias no Brasil que estão com esse nível de tecnologia e maturidade cultural. Essas imobiliárias vem conseguindo resultados espetaculares de forma escalável e dependendo da gestão até de forma sustentável.
Redes Sociais
Um ditado bem popular é que a primeira impressão é a que fica. Esse ditado também pode ser aplicado no mercado em geral, principalmente no mercado imobiliário por muitas vezes estarmos tratando de sonhos ou até mesmo de investimentos.
Como dito anteriormente, o básico para toda imobiliária é ter um software completo de gestão que seja integrado ao seu site e portais de anúncio. Depois de ter implementado isso para sua imobiliária, eu recomendaria tentar buscar canais digitais para entrar em contato com seus clientes.
O principal são as Redes Sociais, hoje quase 80% dos brasileiros acessam diariamente as redes sociais. Sendo o Whatsapp a principal, seguida do Facebook, Instagram, Youtube e recentemente o TikTok.
Ter uma conta nas Redes Sociais para divulgar seus imóveis é extremamente importante. Além de ser uma forma para se conectar com seus clientes para tirar alguma dúvida ou curiosidade. Quando vamos olhar pro mercado em geral vemos um uso muito grande do Facebook e Instagram.
Mas isso não quer dizer que devemos deixar de lado as outras redes sociais. Temos cases de algumas imobiliárias que vem utilizando o Youtube e TikTok de forma muito efetiva chegando a ter milhões de visualizações.
Existem também aquelas imobiliárias que utilizam ferramentas de chatbots através do Whatsapp para comunicar com seus clientes, entregando informações em segundos.
Se você está começando recomendaria escolher uma ou duas redes sociais. Para estudar seu funcionamento e dar um foco especial nela(s). Não adianta tentar entrar em várias redes sociais ao mesmo tempo, que você vai gastar muito tempo e não vai ter um resultado satisfatório.
Canais de comunicação alternativos
Outras imobiliárias estão saindo da caixinha, procurando canais que são alternativos. Ou seja, canais que não são utilizados pela grande maioria, o que pode gerar um diferencial competitivo.
O primeiro canal de comunicação é o chat no site da imobiliária. Pode servir tanto para um lead que acabou de chegar no site ou um cliente que quer tirar um boleto.
O seguro canal de comunicação é a área do cliente no site. Esse canal é exclusivo para pessoas que já são clientes, onde consegue acessar as principais informações seja ele um locatário, locador ou proprietário.
Outro canal de comunicação que está ganhando força é o aplicativo da imobiliária. O cliente consegue baixar na AppStore ou PlayStore, um app personalizado conseguindo fazer diversas ações da onde estiver.
O último canal de comunicação alternativo é a Esteira Digital. Embora seja uma ferramenta exclusiva para locação, é um ótimo meio de se comunicar com seu cliente. Seu cliente consegue acompanhar seus agendamentos de visitas e negociar propostas.
Além disso é muito democrático e transparente pois seu cliente consegue acompanhar o processo de locação completo desde o envio das documentação até a assinatura do contrato. Por não ser uma ferramenta tão disseminada, recomendo que sua imobiliária procure saber pois em alguns anos vai se tornar algo comum.
Site para Imobiliária
Quando falamos de transformar uma imobiliária digitalmente, algumas pessoas já pensam diretamente em seu site. Essas pessoas estão completamente certas pois o site é sua principal porta de entrada.
Mas o que muitos deixam de lado é o que meu site deve ter para ser diferente dos demais. A maioria das imobiliárias apenas tem um site básico para divulgar seus imóveis.
Se você quer ter resultados medianos esse pode ser um caminho. Agora se deseja se tornar diferente das imobiliárias de sua região vou te passar alguns pontos para se pensar quando falamos de sites.
O primeiro deles é o SEO (Search Engine Optimization) que nada mais é do que a otimização para os motores de buscas. São um conjunto de técnicas e tecnologias implantadas que o Google reconhece para construir seu ” rankeamento “.
Traduzindo isso para o português são regras que vão definir se sua imobiliária vai aparecer nos primeiros resultados. Não existe nenhuma mágica ou sorte por uma Imobiliária X estar em primeiro na busca. Ela apenas está seguindo boas práticas.
Seu site deve ter o que chamamos de CRO que nada mais é do que técnicas para aumentar sua conversão. Então onde estão posicionados os botões, quais cores e até mesmo onde estão os textos.
É algo mais avançado mas que traz resultados bem significantes, temos cases de imobiliárias que conseguiram dobrar a conversão.
Sua imobiliária também pode buscar por uma integração com o GooglePlace. Onde consegue colocar mapas, visão da rua e até mesmo as proximidades da sua região.
Como dois últimos pontos recomendaria buscar um site mobile, ou seja, ter um site desktop e um site mobile para melhorar a usabilidade do seu cliente. Além de ter um servidor na AWS (Amazon) ou Microsoft Azure para ter menos instabilidade e mais segurança.
Automações no Software (Integrações)
Seu software de gestão tem que ter integrações com players que automatizem processos. Vai ser extremamente importante para que sua equipe não tenha nenhum tipo de retrabalho, gerando assim uma demora para seu lead ou cliente.
A primeira integração que seu Software deve ter é com uma empresa de Assinatura Digital. O processo de Assinatura Digital é extremamente cômodo (principalmente na época de pandemia), assinar de onde quiser e quando quiser com segurança é um grande passo.
O melhor de tudo é que você ainda contribui com o meio ambiente, a partir do momento que o documento assinado já fica salvado automaticamente no seu sistema. Já vi imobiliárias que fazem até campanhas de marketing com enfoque na sustentabilidade.
A segunda integração que seu Software deve ter é na Contratação de Seguros. Esse processo é extremamente burocrático na maioria das imobiliárias, além de muitas vezes terem um comissionamento baixo. Com a integração em seu sistema, a imobiliária consegue contratar garantias locatícias e seguro incêndio em segundos.
As movimentações são lançadas de forma automática e todas informações ficam salvas dentro do contrato, você ainda consegue realizar a renovação em lote.
A terceira integração que seu Software deve ter é com uma empresa de Análise de Crédito. Enviar análises de crédito com apenas 2 cliques e receber o laudo em seguros para aprovação. Mais uma automação que facilita a vida dos seus colaboradores e agiliza o processo de locação.
Por último e não menos importante é a integração com uma empresa de Pagamentos. Automatizar o processo de pagamentos é importante para tirar carga operacional da equipe administrativa. Além de poder ter a opção de acompanhar ao vivo a situação dos pagamentos e fazer Split Bancário (Cobrança + Repasse Automático).
Conclusão
Transformar uma imobiliária digitalmente não é nada simples. Esses são apenas alguns dos passos para se iniciar nessa transformação massiva. Coloco uma ênfase na tecnologia pois normalmente é o que acaba ficando mais distante das imobiliárias.
Lembre sempre que para se transformar digitalmente não basta apenas implementar ferramentas digitais. Deve ser feito uma reestruturação nos processos, modelo de negócios e até mesmo na cultura.
A tecnologia sempre vai ser o meio que pode entregar resultados extraordinários mas nunca será o responsável.
A imobiliária deve focar nas 3 perguntas mais importantes para qualquer negócio Porque, O que e Como.
Porque: Pergunte para si mesmo porque deveria transformar minha imobiliária digitalmente? Pense em todas as possibilidades, coloque os pontos fortes e pontos fracos na mesa. Essa pergunta é a mais importante pois na hora que as coisas tiverem conturbadas ou difíceis. Será a resposta, sua fonte para continuar na batalha.
Empresas que não tem propósito param no meio por não ter motivação ou inspiração suficiente para seguir em frente.
O que: O que vai implantar dentro de sua imobiliária digital que será diferente do mercado. Esse ponto é primordial , gosto de pegar o exemplo da Apple. A Apple quando foi lançar o Ipod tinha concorrentes com produtos semelhantes e com muito mais dinheiro, mas qual foi a grande diferença para o Ipod se destacar e não outros produtos como da Dell e da Microsoft?
O Steve Jobs criava produtos para trazer um conceito diferente. Enquanto empresas lançavam um mp3. Ele lançava uma ferramenta que iria reproduzir arte, música e generalizar a cultura. Em suas apresentações o enfoque nunca era no como foi criado mas sim no o que é.
Isso é extremamente importante para sua imobiliária. Olhe para o Quinto Andar, por acaso ele fala sobre como o Site é bom, como recurso Y ou X facilita. Ele se comunica com o cliente falando sobre como vai mudar a experiência das pessoas que querem alugar um imóvel.
Por trás disso está como é modelado os negócios, como entregar eficiência operacional, como é desenhado os processos e por ai vai. Reflita sobre esse ponto.
Como: É o que mais falamos durante todo o texto, será como irá entregar todo o conceito por trás dessas perguntas na palma das mãos do seu cliente.
Nossa grande amiga Tecnologia, dentro dela poderá entregar para seu cliente uma experiência de diversas formas diferentes. Pense fora da caixinha, esse ponto gera diferencial para outras empresas do mercado.
” Não faz sentido olhar para trás e pensar: devia ter feito isso ou aquilo, devia ter estado lá. Isso não importa. Vamos inventar o amanhã e parar de nos preocupar com o passado. ” Steve Jobs