Como um software imobiliário pode ajudar minha imobiliária vender mais

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas imobiliárias ainda trabalham de forma manual por não entenderem a economia de tempo e recursos que a utilização de um software imobiliário pode trazer. Um motivo bem comum para que imobiliárias adiem esta contratação, é o bloqueio e a rejeição que alguns corretores têm em relação à sistemas. Normalmente, isso se deve por dois motivos: ou porque o software é difícil de usar e isso tomará tempo dele, ou porque ele está inseguro em relação a uma ferramenta que vai medir sua produtividade, exigindo grande comprometimento dos funcionários.

No primeiro caso, concordamos que é importante que o sistema seja fácil de usar. Por isso, preste atenção a esta característica na hora de contratar um software imobiliário. Peça a opinião de seus funcionários também, afinal, você precisa que eles alimentem o sistema diariamente. No segundo, você precisa mostrar a eles que o sistema será um aliado, para que possam gerar mais negócios e ainda conseguirem mostrar sua produtividade. Certamente aqueles que estão dispostos a trabalhar e vestir a camisa da sua empresa, não vão se opor a isto.

Neste artigo, vamos te mostrar como um software pode ajudar sua imobiliária a vender mais através de gestão do tempo, interação com leads, gestão comercial e métricas de desempenho.

Gestão do tempo

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Uma das principais vantagens da tecnologia é a otimização do tempo. Para as imobiliárias que trabalham com locação, um software para gerir os imóveis que você administra, além de essencial (já que é praticamente impossível fazer de forma manual), poderá trazer um ganho de tempo incomparável. Imagine por exemplo, o tempo gasto para enviar boletos um a um, ou conferir semanalmente os contratos que estão vencendo. Agora imagine um sistema que automatize esse envio de boletos e que te avise diariamente sobre vencimento de contratos. Percebeu a economia de tempo? Este foram apenas alguns exemplos simples, visto que administrar imóveis locados é uma das tarefas que mais demandam tempo em uma imobiliária.

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No caso de um CRM, também existem diversas formas de te ajudar a gerir e otimizar o tempo. Seja permitindo que você envie as fotos de um imóvel diretamente do próprio imóvel utilizando seu celular. Seja através do envio de e-mails com imóveis sugeridos da própria plataforma ou com integrações com portais de anúncio. Em todas as opções, a tecnologia nos possibilita lembrar de todos os detalhes que nossa mente simplesmente deixa escapar na correria do dia-a-dia e ainda realiza tarefas com mais agilidade e precisão.

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Manter contato com leads

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Imagine a quantidade de pessoas que ligam na sua imobiliária, mandam e-mail, contatos que achegam através dos portais de anúncio, vão pessoalmente, etc. Hoje você possui os dados de todos esses possíveis clientes registrados? Você faz algum tipo de trabalho para tentar convertê-los em clientes? Boa parte das imobiliárias responderá que não. Se você é uma delas, veja a quantidade de negócios que pode estar perdendo por falta de administração de seus leads.  

Leads são seus possíveis clientes, alguém que está (ou pode estar) interessado, mas ainda não é cliente. Note a importância de manter contato com eles. Assim, quando estiverem prontos para comprar, sua imobiliária esteja lá para ajudá-lo. E como um software imobiliário poderá me ajudar a manter contato com os leads?

Primeiro é importante que sua secretária, atendente ou corretor tente conseguir o máximo de informações possíveis já no primeiro contato (pré atendimento). É preciso alimentar o sistema com TODOS esses dados. Assim, você vai construindo seu banco de leads. Quando você tiver um atendimento gerado para aquele lead, independente da fase em que ele esteja, você poderá filtrá-los por data da última interação e exigir que sua equipe mantenha todos atualizados.

Além disso, você pode exportar listas segmentadas para trabalhar o envio de e-mail marketing.

Confira algumas dicas para obter sucesso utilizando e-mail marketing.  

Gestão Comercial

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Este é um dos itens que mais justificam como um software pode ajudar sua imobiliária. Para começar, a maioria dos corretores acredita que possui todas as informações de seus clientes na cabeça.  E quantas provas você já teve de que isso não funciona? Um telefone anotado em um papel de rascunho que sumiu, um perfil de clientes que foi esquecido, uma visita a um imóvel que já havia sido vendido ou alugado. Enfim, uma série de situações que podem ter te custado uma venda.

O software CRM vem justamente para acabar com isso. Documentando tudo e criando alertas para clientes que estão há um tempo sem atendimento, para imóveis cadastrados sem foto, etc. Além disso, o sistema te mostra quem fez cada alteração ou inclusão, através de auditorias, acabando com a cultura de “filho feio não tem pai”, corriqueiro em muitas imobiliárias que não modernizaram seus processos.

Medir produtividade

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Qualquer bom software imobiliário que se preze, te fornecerá indicadores que lhe permitam medir a produtividade da sua equipe. Isso porque, cada vez mais as empresas estão focadas em resultados. No mercado imobiliário, isso é ainda mais notável. Quando se pensa nos corretores que trabalham sem vínculo empregatício, a única forma de mantê-los em sua equipe é se estiverem gerando resultados, ou seja, vendas. E como medir isso sem a ajuda de um software? Você pode até optar por fazer isso através de planilhas (algo que não recomendamos, veja por quê clicando aqui), mas terá trabalho em dobro e pouca confiança nos dados.

Já com o sistema, você poderá medir quantos atendimentos, visitas, propostas e negócios realizados cada corretor está fazendo; quantas captações seu captador está fazendo de venda e de locação, etc.

 

Conclusão

Em um mercado tão competitivo como o imobiliário, a tecnologia pode ser um grande diferencial. Como existem ainda diversas imobiliárias agindo de forma manual (planilhas, agenda, etc), aquelas que usarem a tecnologia, certamente sairá na frente. É importante lembrar que, quando falamos de tecnologia, não estamos nos referindo apenas a softwares. Existem itens que além de auxiliar no seu dia a dia, faz da sua empresa, uma “imobiliária do futuro”, como: aplicativos (confira 13 aplicativos que não podem faltar no celular do corretor de imóveis), trena a laser, redes sociais, placa virtual, etc. Lembre-se que a tecnologia pode aproximar você de seus clientes ou manter você a quilômetros de distância deles.

Está preparado para começar a vender mais e sair na frente da concorrência? Tem uma visão diferente de como a tecnologia interfere no mercado imobiliário? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários.

2 Comentários


  1. BOA TARDE !!!!

    GOSTARIA DE IMFORMAÇOES DE PLANOS DE INTEGRAÇÃO AGUADO O CONTATO

    Responder

    1. Olá Nunes, um de nossos consultores entrará em contato para lhe passar um orçamento.

      abs

      Responder

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