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Você sabia que, em média, o brasileiro passa cinco horas por dia nas redes sociais? São 15 horas mensais apenas no Facebook. Esses números corroboram qual é o tamanho e a importância desses canais para qualquer negócio. E quando se fala no mercado imobiliário, é ainda mais relevante entender como as plataformas devem ser utilizadas. Mas, afinal, você sabe como utilizar o Facebook para corretores?
Mas, afinal, como se destacar dentro dessa rede social? Para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas muito úteis! Continue a leitura e confira!
Defina uma persona
Independentemente do segmento de atuação ou tamanho do seu negócio, uma comunicação só vai ser eficiente se você souber quem está do outro lado. Por isso, é fundamental definir uma persona para a sua estratégia no Facebook. Nada mais é do que um perfil semificcional do cliente ideal. Ou seja, quem é que você vai impactar com os conteúdos e as campanhas utilizados nessa rede social?
Afinal, mesmo dentro do segmento imobiliário existem inúmeros tipos de cliente, não é mesmo? Você pode atuar no mercado de alto luxo, o que exige um tipo de comunicação diferente. Enquanto quem tem trabalha com apartamentos com uma certa metragem precisam se adaptar para impactar esse público-alvo. A ideia é segmentar a sua estratégia e criar conteúdos realmente interessantes.
Tenha um objetivo
No final das contas, é natural que o principal objetivo de qualquer corretor seja vender mais, não é mesmo? Mas esse não pode ser o único critério para definir as suas estratégias dentro do Facebook. Até porque ele não vai gerar um impacto direto nessa métrica de um dia para o outro. Dessa forma, é necessário determinar um objetivo claro para ser alcançado dentro da rede social.
Está começando o seu negócio? Então talvez seja mais interessante focar em atrair mais clientes em potencial e fortalecer a sua marca nesse mercado. Já tem a sua base de contatos, mas busca uma maior qualificação desses leads? Então a estratégia deve ser diferente e focada em conversão. Sem essa definição, o seu trabalho pode ser ótimo no Facebook, mas o resultado final não vai ser o que deseja.
Crie conteúdos interessantes
Ótimo, agora você já sabe com quem vai se comunicar e qual objetivo quer alcançar, é hora de colocar em prática, certo? Isso significa produzir conteúdos que realmente sejam atrativos para os seus seguidores na página. Começando por uma linguagem que seja adequada para esse público e, em seguida, entregando materiais que ajudem o cliente em potencial a conhecer mais sobre o seu trabalho e solucionarem as suas dores.
Quanto mais conteúdos relevantes, maiores são as chances de construir uma reputação para a sua marca. Além disso, o seguidor vai se identificar com aquele tema e tem mais probabilidades de se interessar pelo seu trabalho. Afinal, o Facebook não deve ser utilizado apenas como divulgação dos imóveis que você deseja vender, mas também para educar e ajudar o cliente em potencial.
Aposte em diferentes formatos
As redes sociais são muito versáteis e é fundamental que o Facebook para corretores também tenha essa mentalidade. Um post do blog falando sobre quais são as opções de financiamento, por exemplo, é muito interessante, mas que tal sair do lugar comum? Aposte em vários formatos de conteúdo para falar sobre os diferentes temas que fazem parte da realidade desse segmento.
Faça um vídeo com um tour por um imóvel que está anunciando. Crie um infográfico mostrando seis dicas para conseguir um empréstimo com as melhores condições possíveis. Enfim, a ideia é não deixar que a sua estratégia no Facebook caia na rotina e se torne metódica. Fornecendo novos conteúdos com certa regularidade, a tendência é que os resultados apareçam.
Fortaleça o engajamento
Não vai adiantar nada publicar vários conteúdos interessantes se a sua página não faz nenhum tipo de interação com os seguidores. Deixaram comentários, tente sempre responder. Pode ser uma crítica, elogio ou sugestão, esteja sempre presente para ajudar o seguidor. Essa postura vai estimular uma participação cada vez maior dos seus seguidores.
Não esqueça da regularidade
Um planejamento nas redes sociais também é fundamental. Ou seja, isso significa que não é possível fazer uma publicação de vez em quando. É preciso ter um controle maior sobre tudo o que é publicado e garantir a regularidade dessas postagens. Imagine que você fez um vídeo anunciando uma novidade entre os imóveis que você trabalha e conseguiu vários resultados, mas só voltou a publicar 15 dias depois.
Quais são as chances dessa audiência se manter fiel? Poucas, não é mesmo? A regularidade é essencial para quem quer realizar um trabalho realmente de maior qualidade no Facebook. Além disso, essa programação vai ajudar você a não atrapalhar a sua rotina de vendas e negócios, utilizando o Facebook como um complemento para as suas estratégias e ações.
Sempre acompanhe as métricas
O trabalho no Facebook para corretores não acaba nunca. Isso mesmo: os resultados podem ser ótimos, mas isso não significa que eles vão continuar para os próximos meses. Por isso, é essencial acompanhar de perto o desempenho das suas estratégias e sempre encontrar maneiras de melhorar os seus números, identificando erros, corrigindo falhas e entregando experiências cada vez melhores.
A boa notícia é que o próprio Facebook oferece uma série de informações e dados sobre cada um dos seus posts ou campanhas. Dessa maneira, é possível ter um acompanhamento próximo de tudo o que está acontecendo para que o engajamento e os resultados sempre apareçam em bons níveis. Assim, o trabalho vai ser sempre aprimorado para seguir gerando os resultados esperados.
Dentro de um mercado tão competitivo, é essencial encontrar maneiras de se diferenciar da concorrência, não é mesmo? A presença nas redes sociais é uma das formas de se fazer isso. Por isso, investir em estratégias no Facebook para corretores pode ser essencial para construir a sua reputação e conseguir mais vendas.
O Facebook para corretores é apenas uma das muitas estratégias que devem ser utilizadas para aumentar a sua presença no ambiente digital. O que acha, então, de conhecer outras ações que podem ser úteis? Continue em nosso blog e confira 7 dicas para aumentar a venda de imóveis online!