Como montar uma estratégia de copywriting imobiliário

Tempo de leitura: 12 minutos

O ambiente digital é cada vez mais concorrido e, por isso, é natural que as empresas busquem constantemente por maneiras de melhorar os seus resultados e alcançar mais e mais clientes em potencial. O desafio é: por onde começar? Uma das alternativas está na forma como a sua mensagem chega ao público que deseja impactar, o que torna o copywriting imobiliário tão importante para o seu negócio.

Mas do que se trata essa estratégia? Como o texto pode ser tão importante para a sua imobiliária fechar mais negócios? E, mais importante, o que pode ser feito para colocar uma estratégia de copywriting em ação? Quais são as melhores práticas para estreitar a comunicação com o seu público e garantir que as suas mensagens se tornem cada vez mais eficientes?

O que acha de ter todas essas respostas em mãos? Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para que você saiba exatamente o que deve ser feito para criar comunicações muito eficientes. Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas! Confira!

O que é copywriting?

Copywriting é o ato ou ocupação de escrever texto com o propósito de publicidade ou outras formas de marketing. O produto, chamado cópia ou cópia de venda, é o conteúdo escrito que visa aumentar o conhecimento da marca e, em última instância, persuadir uma pessoa ou grupo a tomar uma determinada ação.

Ou seja, se trata de uma técnica para a produção de conteúdos com o propósito de vender um produto, um serviço ou mesmo uma ideia. A intenção é simples: criar textos que atraiam a atenção dos consumidores e sejam eficientes o suficiente para fazer com que ele tome alguma ação. Tudo isso dentro de um planejamento mais completo para a estratégia do seu negócio.

Qual é a importância dessa técnica?

Mais do que ter um negócio de qualidade, é preciso saber como comunicar esses diferenciais para o seu público-alvo. Na era da informação, a busca por dados e detalhes sobre uma empresa fazem com que os consumidores conheçam mais e mais empresas. A sua marca precisa, então, encontrar maneiras de se diferenciar, construindo mensagens eficientes e claras em seu propósito.

Em um momento em que os consumidores passam cada vez mais tempo conectados e têm informações nos mais diferentes formatos, conseguir transmitir a sua mensagem de maneira clara e simples é um diferencial competitivo relevante. Na prática, isso vai representar mais eficiência na construção das suas estratégias, permitindo que os seus resultados sejam ainda melhores.

Independentemente do segmento de atuação, o copywriting é uma técnica que pode gerar resultados excelentes para qualquer negócio. Tudo isso porque se trata de uma técnica universal e já testada em diferentes cenários, segmentos e contextos. Na prática, isso vai valorizar ainda mais o tempo do leitor, que é impactado apenas por uma mensagem, de fato, relevante para o que ele procura.

Qual é o papel do copywriting imobiliário?

Mas como o copywriting imobiliário pode ser utilizado quando se pensa em imobiliárias? Como falamos acima, essa estratégia deve ser utilizada por qualquer negócio que busque direcionar a sua mensagem de forma mais eficiente. Ou seja, o segmento imobiliário também pode ser beneficiar desse conceito. Especialmente para as imobiliárias que trabalham com públicos muito distintos, se aprofundar no copywriting pode ajudar bastante.

Como? A lógica é simples: a comunicação se torna direta e eficiente. Você sabe exatamente com quem está falando, por onde e como. Com todas essas respostas, é possível construir mensagens mais claras para os consumidores impactados. Assim, eles vão receber apenas o que realmente importa para que eles tomem a decisão esperada a partir da criação daquela campanha ou ação.

Na prática, desenvolver uma estratégia de copywriting imobiliário pode ajudar bastante a conquistar o seu público de uma vez. A relação se torna cada vez mais natural, com uma comunicação que o seu público se identifica. Ao retirar esses potenciais ruídos no processo de decisão, fica mais simples a tomada de decisão do cliente, que se preocupa apenas com a qualidade da sua oferta de valor.

copywriting imobiliário

Quais são as melhores práticas para uma estratégia de copywriting imobiliário?

Mas, afinal, quais são as melhores estratégias para construir mensagens eficientes com copywriting imobiliário? Confira algumas dicas!

Tenha um objetivo definido

Cada vez que for escrever um conteúdo, é fundamental ter um objetivo em mente. O que você quer conquistar com aquela mensagem? Independentemente do canal utilizado ou do público que você queira impactar, nenhuma estratégia vai funcionar de maneira eficiente sem que se saiba qual é a meta inicial ao produzir aquele material. A partir disso, fica mais fácil direcionar os seus esforços.

Afinal, é com esse objetivo em mente que se consegue construir textos mais eficientes. E esse trabalho é uma das características essenciais do conceito básico de copywriting imobiliário. Agora, vai ser muito mais simples identificar, por exemplo, qual vai ser o canal mais indicado para passar essa mensagem ou até mesmo qual formato pode gerar mais resultados para o que você espera alcançar.

Saiba com quem está se comunicando

Outro ponto importante para criar a sua estratégia de copywriting com eficiência é entender exatamente com quem está se comunicando. Quem é o seu público e quais são as suas demandas? Sem isso, você pode produzir os textos mais completos e bonitos, mas as chances de alcançar o objetivo estipulado ali atrás se tornam muito menores. Afinal, será que aquela mensagem é útil para quem a recebeu?

Por isso, é muito importante definir quem é a sua persona, ou seja, com quem você está falando em cada momento. E não se trata apenas de definir um perfil, é necessário saber exatamente quem está do outro lado. Quais são os desafios dessa pessoa? Quais são as soluções que ele está buscando? Ele quer um imóvel de alto padrão ou está procurando pelo melhor custo-benefício para o seu aluguel?

Todas essas respostas devem estar na palma da mão para saber como se comunicar. E, dentro de uma imobiliária, é muito provável que você tenha diferentes personas, dependendo da estratégia do seu negócio. E isso não é nenhum problema, o desafio apenas é ter a certeza de que está se comunicando com aquela persona certa para o produto ou serviço que está anunciando.

Uma coisa é escrever uma mensagem de anúncio de um imóvel com mais de 200 metros quadrados, outra coisa é anunciar um apartamento para aluguel no centro financeiro de uma cidade grande. São momentos diferentes, personas diferentes e, portanto, mensagens diferentes. Adequando o seu discurso para atender ao seu público, a sua comunicação se torna muito mais eficiente.

Defina os canais mais adequados

Além de entender com quem está falando, é importante definir quais são os canais certos para se comunicar. De que adianta ter a mensagem perfeita para um perfil de consumidor se, na prática, ele não está frequentando aquela plataforma? Quer um exemplo? As redes sociais são excelentes canais para se relacionar com o seu público, mas será que todos eles são relevantes para o consumidor que você quer impactar?

Quando se pensa na comunicação de uma imobiliária, também é importante definir os segmentos de atuação e, assim, construir diferentes tipos de anúncios e mensagens que podem ser transmitidos. A partir do momento que você consegue reunir um objetivo claro, com uma mensagem eficiente e utilizando o canal certo, a probabilidade de ter o resultado esperado se torna muito maior.

Esse trabalho, portanto, é um complemento relevante para o seu planejamento anterior. Defina quem é o seu público, saiba qual é a sua meta e, a partir disso, escolha os canais mais adequados para passar cada mensagem. Independentemente da qualidade do copywrinting imobiliário, saber o local em que deve transmitir o seu conteúdo amplia significativamente as probabilidades de ter sucesso.

Crie um tom de voz para a sua marca

Você já estudou bastante o seu público e o ambiente que deseja marcar presença para se comunicar, certo? Agora, é preciso direcionar a sua mensagem e criar o tom de voz adequado para fortalecer a sua marca. Afinal, você já sabe quem está do outro lado, não é mesmo? A comunicação precisa ser adaptada para garantir maiores chances de criar uma conexão com o usuário que foi impactado.

Muitas vezes é o tom de voz, o uso de uma expressão específica ou uma gíria, que pode fazer uma enorme diferença na hora de convencer o cliente. É a chance de fazer com que ele se reconheça naquela troca. É o momento de mostrar como você pode se comunicar de forma eficiente e dar o motivo final para que ele confie na sua mensagem e queira fazer negócio com a sua imobiliária.

Outro aspecto importante que pode ser feito de forma diferente com o tom de voz é a fidelização. Um copy distante pode não ter o mesmo impacto no seu cliente e ele vai repensar duas vezes antes de fechar um contrato. Quando a mensagem é direcionada e no tom que ele está costumado a se comunicar, as chances de se sentir mais confortável e ser impactado pela mensagem aumentam.

Apresente soluções

Outro aspecto importante para a sua estratégia de copywriting imobiliário é apresentar soluções diretas nas comunicações. Isso só vai ser possível ser nas etapas anteriores você tiver feito o trabalho correto: entender tudo sobre o seu público. A partir disso, você consegue identificar quais são as necessidades desses clientes e pode criar comunicações apresentando as suas soluções.

Imagine que você identificou que uma das necessidades do seu público está justamente em conseguir um apartamento alugado com um custo-benefício mais atrativo. Agora que você já sabe o que ele precisa, você deve entender como a sua oferta de valor pode resolver esse problema. Ou seja, não basta apenas ter esse apartamento no seu portfólio, mas também saber comunicar ao público que ele está disponível.

Para quem vai lidar com o público de alto padrão, o que é que o seu cliente está mais precisando? É a localização? É a segurança de um bairro planejado ou é a decoração e o capricho nos mínimos detalhes dentro do imóvel? Identificando essa dor, essa necessidade, o seu trabalho de construção do conteúdo fica muito mais simples, direcionando a sua mensagem para aquela proposta mais atrativa para o cliente.

Construa mensagens diretas

O conceito de copywriting também reforça outro tópico importante: construir mensagens diretas e simples de serem entendidas. Esqueça a enrolação até que se apresente uma solução. É importante ir direto ao ponto, garantindo que o usuário consiga entender qual é o propósito daquela mensagem rapidamente, sem perder tempo ou dar a chance de que ele seja impactado com outro anúncio ou qualquer tipo de comunicação.

Direcione os usuários

Um dos conceitos mais relevantes de uma estratégia de copywriting imobiliário também é o direcionamento. Os famosos CTA (Call to Action) ou os Chamados para Ação. Basicamente é a mensagem final de um copy que indica o que você espera que o consumidor faça após ser impactado por aquela mensagem. É preencher as suas informações? É marcar uma visita? É entrar em contato com a sua equipe?

Essas respostas vão depender também da sua estratégia, mas o CTA é fundamental para aumentar a efetividade da sua mensagem. Ao direcionar o usuário para aquela ação específica, as chances de que o seu objetivo final seja atendido se tornam muito maior.

Em um mercado tão competitivo, conseguir passar a sua mensagem de maneira eficiente pode ser um diferencial relevante. Mais do que saber tirar fotos ou criar estratégias adequadas para se comunicar com um público específico, é essencial entender como transmitir a sua mensagem de maneira simples e com direcionamento para aumentar as suas chances de conseguir a conversão.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre como construir uma estratégia de copywriting imobiliário, o que acha de dar o próximo passo para tornar o seu negócio ainda mais eficiente? Continue em nosso blog e conheça novas formas para se relacionar com seus clientes!

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