Corretor de Imóveis: Como ser mais produtivo no trabalho?

Tempo de leitura: 5 minutos

O corretor de imóveis se queixa da dificuldade em se manter produtivo no ambiente de trabalho, diante de tantas possíveis distrações que nos cercam o tempo todo. Em uma imobiliária, não é diferente: telefone tocando, movimentação de pessoas, notificações de grupos do whatsapp, novos e-mails, etc. São muitas coisas para atrapalhar seu dia e seus resultados no final do mês.

Por isso, vamos te passar algumas dicas simples (mas que podem fazer grande diferença) no seu dia-a-dia.

Antes de mais nada, saiba que o primeiro passo para melhorar sua produtividade é estar interessado no assunto e buscar alternativas para manter o foco.

Vamos lá?

Organize sua mesa

corretor de imóveis

Pode até parecer besteira, mas não! Manter seu ambiente de trabalho organizado pode te economizar tempo, pois você já sabe onde cada objeto ou documento está.

Comece organizando sua mesa: catalogando documentos, jogando fora canetas que não funcionam mais, organizando fios, etc. Mantenha sempre também uma garrafa de água a seu alcance, para que não seja necessário parar o tempo todo para beber água.Se você faz lanches com frequência, também pode deixar um fruta ou barrinha de cereal ao alcance, também para evitar que você saia da mesa e se disperse com outros assuntos.

Organize suas tarefas

corretor de imóveis

Organizar suas tarefas é outro item indispensável. Para isso, você pode usar uma agenda comum ou aplicativos como Evernote, agenda do Google, do Outlook, etc. Não importa qual a ferramenta escolhida, e sim utilizá-la diariamente para visualizar as tarefas, definir prioridades, catalogar pendências, agendar compromissos, etc. Um To-Do List, ou seja, uma lista de todas as tarefas que precisa realizar, é essencial para se organizar de forma inteligente e prática.

Dica: Se você se sente mais confortável usando uma agenda comum de papel, tudo bem. Mas tente dar uma chance para a tecnologia, por exemplo com as opções que citamos acima. E por que isso? Anotar todas as suas informações importantes numa agenda que você carrega para todo lado é seguro? E se for roubada ou cair um copo de café na página em que anotou o telefone de um cliente? Pense nisso, ok?

Gerencie suas redes sociais

corretor de imóveis

Redes sociais são excelentes ferramentas de networking, negócios, aprendizado, e várias outras funcionalidades, claro. Porém, em tempos de “hiperconectividade” é comum serem usadas em excesso ou de forma negligenciada, o que pode comprometer e muito sua produtividade. Portanto, defina um horário do dia para checar e responder suas mensagens, silencie os grupos do whatsapp e deixe o celular no modo silenciosos.

Se ainda assim, esse ainda for o maior problema em manter sua produtividade, desative a conectividade da internet em seu celular. Isso mesmo, fique off! Isso é uma questão de PRIORIDADE: Você prefere responder as mensagens dos seus amigos no whatsapp na mesma hora ou ter tempo para se dedicar mais aos seus clientes e fechar uma nova venda? Se alguém precisar falar com você realmente com urgência, entrará em contato por telefone.

Gerencie seu e-mail da forma correta

corretor de imóveis

O e-mail é, talvez para a maioria, a principal ferramenta de trabalho. Trocamos vários e-mails diariamente, com clientes, colegas, fornecedores, etc. Portanto, também é extremamente importante gerenciá-lo: organize os e-mails por pastas (pode ser por ano, por mês, por assunto, da forma como for mais fácil para você), e principalmente defina um horário para respondê-los, lembre-se que você tem uma agenda para priorizar assuntos, pois nem tudo é urgente.

Se toda vez que chegar um e-mail novo você parar o que está fazendo para respondê-lo, sua produtividade estará comprometida. Claro que você precisa oferecer retornos ágeis aos clientes, mas faça isso de forma inteligente.

Defina suas rotas de forma estratégica

corretor de imóveis

Se você faz muitas visitas à imóveis sabe que o deslocamento toma muito seu tempo e também pode comprometer a sua produtividade. Para que isso não ocorra, minha sugestão é anotar todos os endereços que você visitará  no dia e definir a melhor rota. Se você vai visitar dois imóveis, cada um em um canto da cidade e sua imobiliária está bem no meio, qual você deve ir primeiro? Indicamos 13 aplicativos que não podem faltar no celular de um corretor de imóveis, e dois deles serão muito úteis para isso. Um é o Google Maps, que informa rotas de transporte púbico, carro ou a pé, e o outro o Waze, que alem de traçar as rotas, atualiza os melhores caminhos de acordo com congestionamentos.

Meça sua produtividade

corretor de imóveis

Mais uma vez aqui vamos citar Peter Drucker “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Como você pode saber no fim do mês por exemplo, qual foi o resultado da sua produtividade? Quantos atendimentos você fez? Quantas visitas? Destas visitas, quantas viraram propostas? Controlar isso manualmente é muito complicado, por isso sugiro que você utilize um sistema de CRM, que te permita medir com precisão esses indicadores.

O Corretor de Imóveis deve ser mais comprometido!

corretor de imóveis

No início desse artigo falamos que o primeiro passo é querer ser mais produtivo. Da mesma forma, é extremamente importante que você se comprometa consigo mesmo, a fazer sempre o seu melhor. Acredite no seu potencial, dedique-se, estude, mantenha o foco e busque resultados.

Não pense que você está se esforçando apenas pela empresa, mas por você. Qual profissional você quer ser? Quem é você no mercado imobiliário: apenas mais um corretor ou O CORRETOR DE IMÓVEIS?

Conclusão

Manter o foco e trabalhar de forma produtiva é um grande desafio do corretor de imóveis hoje em dia. A tecnologia pode ser sua grande ruína ou sua grande aliada, dependendo da forma como você utiliza suas ferramentas.

Espero que nossas dicas possam te ajudar de alguma forma, e se testá-las, compartilhe conosco sua experiência.

E você, o que faz para ser mais produtivo? Se tiver outra dica interessante, deixe um comentário abaixo.
Gostou? Clique aqui e compartilhe com seus amigos no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *