Como se tornar um corretor de imóveis de sucesso: o guia definitivo

Tempo de leitura: 8 minutos

Você descobriu sua verdadeira vocação: corretor de imóveis. E agora, por onde começar? O que deve ser levado em conta? Como ter sucesso na profissão? Preparamos um guia definitivo para te ajudar com esta nova empreitada.

Se você já é corretor de imóveis mas sente que ainda não alcançou sucesso na profissão, este guia também é pra você:  

Formação

formacao

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada e exige formação acadêmica. Para que você obtenha sua credencial de profissional é necessário concluir um curso técnico ou superior na área, portanto, é necessário possuir ensino médio completo antes de procurar o curso ideal para você.

Veja abaixo as opções de cursos para se tornar um corretor de imóveis:

Tipo de Curso Título Duração
Bacharel Ciências Imobiliárias 04 anos
Tecnólogo Gestão Imobiliária 02 anos
Tecnólogo Negócios imobiliários 02 anos
Técnico TTI – Técnico em Transações Imobiliárias 03 a 09 meses

Importante: Antes de escolher o curso verifique sua credibilidade e validação junto ao MEC e ao CRECI da sua região.

Estágio

Para obter o diploma também é necessário realizar um Estágio Profissional Supervisionado Obrigatório. Conforme Resolução COFECI nº 1.292/2013, Art. 4º, o estágio profissional supervisionado somente poderá ser realizado no Estado em que estiver localizada a sede da Escola (verifique esta informação junto ao CRECI da sua região).

As vagas de estágio normalmente são divulgadas nas secretarias dos próprios cursos TTI ou no banco de vagas da faculdade, nas sedes dos CRECI’s, em sites de empregos ou até nos classificados de jornais de grande circulação. Na hora de escolher o estágio é interessante pensar em qual areá você deseja se especializar, por exemplo, se você pretende futuramente trabalhar com alugueis e administração de imóveis, procure estagiar numa imobiliária especializada em locações.

Lembre-se que estágio não é emprego, mas pode se transformar em um. Ou seja, você pode ter conseguido um estágio mas mostrado um desempenho tão bom, que a imobiliária poderá de contratar.

Credencial CRECI

Após conclusão do curso, você deve procurar o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de seu estado, apresentar o diploma e fazer a solicitação da sua credencial, que demora de 30 a 60 dias para ser entregue.

Com a credencial você também passará a ter um número que o identificará nos negócios imobiliários, sendo obrigado a partir de então a utilizá-lo em todos os negócios e anúncios. Também é necessário pagar uma anuidade ao CRECI, o valor varia de estado para estado.

Disciplina e organização

disciplina-e-organizacao

“Se a pessoa, por mais rica e poderosa que seja, não tiver organização e disciplina, acabará fazendo muito pouco por si mesma.” Abílio Diniz

Você fez um curso de corretor de imóveis, passou pelo estágio obrigatório e agora já tem sua credencial do CRECI. Ótimo! Agora vamos ao trabalho:

Ter disciplina e organização é fundamental para qualquer profissional, mas para o corretor de imóveis, acredito que seja ainda mais. Isso porque na maioria das vezes, este profissional trabalha de forma autônoma por conta própria ou para uma imobiliária. Ou seja, seus rendimentos dependem diretamente dele, de seu desempenho e da sua produtividade.

Você também pode gostar de ler: Corretor de Imóveis: Como ser mais produtivo no trabalho?

Se você não se acha uma pessoa disciplinada e organizada comece acreditando que é possível se tornar uma. Disciplina é uma soma de planejamento + determinação, portanto, acredite que você é capaz, tenha foco e muita força de vontade.

Dicas para ter mais disciplina:

  • Autoanálise: Olhe para si mesmo, entenda suas limitações e dificuldades. Por que você ainda não é disciplinado? O que está te atrapalhando?  
  • Crie um plano de ação: Hora de colocar no papel suas ideias e metas. Esta é a etapa do planejamento. O que vai ser feito, onde e quando? Tenha o hábito de traçar metas e medir o que foi alcançado ou não e porquê.
  • Controle a procrastinação: Procrastinar é o ato de adiar, deixar pra depois, ou o famoso “enrolar”. Amanhã eu ligo pra esse cliente, amanhã eu faço aquele contrato, e assim por diante, até acabar o mês e você perceber que não fez o que tinha que ser feito e suas metas não foram batidas. Portanto, elimine aquilo que te dispersa (Facebook, WhatsApp,conversas paralelas, etc) e tenha comprometimento.
  • A força do hábito: Siga seu plano de ação e não desanime. Pode ser difícil no início mas depois de um tempo se tornará hábito e você verá  os resultados chegando.

Conhecimento e tendências

Conhecimento e Tendências

Um bom corretor de imóveis precisa estar sempre atualizado para não ficar por fora de novidades e tendências do mercado. Para isso você pode utilizar de diversos blogs, livros e revistas sobre o assunto. Também existem diversos cursos complementares, de curta duração, que podem contribuir muito com sua carreira.

Em diversas cidades do país, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro existem as Universidades Corporativas do Secovi (Unisecovi), criadas com o objetivo de desenvolver, aprimorar e estimular qualificações, competências, habilidades, atitudes e desempenhos para os profissionais do mercado imobiliário.

BOTAOacademy

Com o avanço da tecnologia e expansão do acesso à internet, agendas foram substituídas por softwares, as tradicionais pastas de imóveis por tablets, smartphones se transformaram nos melhores amigos de corretores. Portanto, ter um conhecimento básico de informática e se informar sobre as novas tecnologias é fundamental.

Você também pode gostar de 07 Tendências para imobiliárias que você não pode deixar de ver

Internet

internet

Use a internet a seu favor!

Temos um guia com tudo que você precisa saber para anunciar na internet, que poderá te auxiliar principalmente com o site e portais de anúncio. Também chamamos atenção aqui para as redes sociais, que podem ser uma grande aliada, seja você um corretor autônomo ou um funcionário de uma imobiliária.

Relacione-se com seu cliente, invista em RELACIONAMENTO! Utilize as redes sociais para ajudar seus clientes e conversar com eles de forma mais dinâmica e instantânea.  

Confira nossas dicas de marketing para imobiliárias e saiba como você pode aproveitar o poder das redes sociais para gerar mais negócios.

Satisfação de clientes

Satisfação do Cliente

Um corretor de imóveis deve sempre pensar na satisfação de seus clientes como um objetivo final. Comece a pensar sobre o poder da indicação.  O famoso boca-a-boca ainda é um grande responsável na hora de conseguir novos clientes. Sua reputação deve sempre te preceder.

Lembre-se clientes satisfeitos, além de indicarem novos clientes ainda estão mais suscetíveis a fecharem novos negócios. Por isso, não veja um cliente como uma oportunidade única. Hoje ele compra um apartamento, amanhã aluga outro para sua filha, no próximo ano aluga uma sala comercial,e assim por diante.

E como manter um cliente satisfeito?

Dicas básicas:

  • Ofereça um bom atendimento
  • Esclareça todas as suas dúvidas
  • Seja honesto
  • Esteja disponível
  • Traga inovações
  • Cumpra o que prometeu

Vivemos, atualmente, a era de gerar as melhores experiências para o consumidor. Todos os especialistas no assunto, assim como pesquisas, empresas e livros, falam sobre a experiência do consumidor. Ou seja, corretores de imóveis precisam estar focadas em oferecer a melhor experiência ao cliente para obter os melhores resultados quando se fala em retenção de clientes.

Conclusão

Você já percebeu que ser corretor de imóveis requer várias habilidades profissionais. Antes de tudo, é preciso gostar muito de vender, e claro, de imóveis e tudo que envolve esse mercado. Também é necessário ter grande flexibilidade de horário, paciência, boa apresentação e se manter atualizado. Por outro lado, é uma chance de altos ganhos e de deslanchar sua carreira profissional. O que defendemos é que ser corretor é coisa séria, é uma profissão digna e importante como qualquer outra. Não seja um corretor por falta de opção ou porque está desempregado e alguém te falou que você vai ficar rico com a corretagem. Seja corretor por opção, por amor à profissão e faça do seu trabalho sua missão.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no mercado imobiliário.

Gostou deste artigo? Compartilhe no Facebook e contribua para um mercado imobiliário muito mais inovador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *