Os principais desafios de um corretor de imóveis

Tempo de leitura: 6 minutos

.A corretagem de imóveis foi uma das primeiras atividades que conseguiu o status de profissão liberal, regulamentada por uma lei federal. Para exercer a profissão, é necessário formação acadêmica e também obter a credencial do CRECI de seu estado. Estes são os primeiros passos para começar sua jornada como corretor de imóveis.

Muitas pessoas se sentem atraídas pela profissão, imaginando um mundo de glamour, com horário flexível, carro do ano e altas comissões. Realmente alguns corretores já atingiram esse nível, mas chegar lá não é assim tão fácil. Hoje vamos falar um pouco sobre os principais desafios de um corretor de imóveis e como você pode superá-los:

Dica: Se você está começando a carreira agora, publicamos um guia contando o passo a passo de como se tornar um corretor de imóveis de sucesso, que poderá te ajudar muito.

Autogerenciamento

autogerenciamento

Sim, corretores de imóveis realmente tem horário flexível. Isso significa que eles têm horário pra chegar, mas não pra sair. E que provavelmente terão que sacrificar finais de semana e feriados para atender clientes. Além disso, seu desempenho depende diretamente de resultados, ou seja, autogerenciamento é uma habilidade imprescindível para este profissional, que na maioria das vezes, trabalha de forma autônoma, mesmo em uma imobiliária.

Para lidar bem com essa questão, comece gerenciando a si próprio e sua agenda. Utilizar um sistema é a opção mais prática e segura pata gerenciar informações de clientes, atendimentos, visitas, e outras rotinas do seu dia a dia. Se a imobiliária que você trabalha já possui um sistema, use-o! Pense no sistema trabalhando por você, te lembrando de compromissos importantes, medindo de maneira prática sua produtividade e guardando de forma segura as informações de seus clientes.

Mas se você ou sua imobiliária ainda não podem investir em um sistema, utilize outras formas de se organizar até que você tenha crescido o suficiente para fazer esse investimento. Clique aqui e veja nossas dicas de como ser mais produtivo no trabalho.

Você também pode gostar de: 13 Aplicativos que não podem faltar no celular de um corretor de imóveis.

Instabilidade financeira

instabilidade-financeira

Corretores de imóveis, mesmo que trabalhem para uma imobiliária, não tem salário fixo. Isso significa que dependem inteiramente das comissões para fazerem seu próprio salário:

Sem vendas = sem comissão = sem salário

Por outro lado, se as coisas vão bem, também podem obter altos ganhos financeiros. O valor desta comissão pode variar de estado para estado e de imobiliária para imobiliária, e normalmente é divida entre gerente, captador e corretor.  

O ideal, claro, seria que você conseguisse boas vendas todos os meses, porém, sabemos que vários fatores de mercado que não dependem de você, podem prejudicar seus resultados. Por isso, a melhor maneira de lidar com esta instabilidade é ter um controle financeiro pessoal, para te ajudar a administrar seus rendimentos da melhor maneira possível.

Captação de imóveis

captacao-de-imoveis

Em imobiliárias maiores existem os captadores, profissionais com a função específica de captar novos imóveis para a carteira. Porém, para grande maioria, esse papel é exercido pelo corretor.

A captação acaba sendo uma tarefa difícil pois exige conhecimento da base atual de imóveis e clientes,  capacidade de negociação para acertar a comissão e excelente argumentação, para conseguir exclusividade. Isso sem contar com a dificuldade de lidar com o estigma de que “corretores só querem comissão” e “ não avaliam meu imóvel direito”.

O grande gargalo porém, é que falta treinamento para que corretores ofereçam uma consultoria na hora da captação e possam fazer uma avaliação real e com segurança. Buscar um sistema que permita registrar as avaliações feitas por você e sua equipe, pode ser um grande diferencial na hora de justificar a demora em vender ou alugar um imóvel que foi captado com valor acima de mercado. Um bom sistema também pode te ajudar entregando relatórios de demandas. Se você soubesse que existem 3 clientes interessados em apartamento de dois quartos, com uma vaga de garagem no bairro “x”, não facilitaria sua captação?

Contudo, o segredo para fazer captações de qualidade é organização, o que te permitirá facilidade nas consultas, segurança, agilidade e ainda indicadores de gestão.

Confira nosso Infográfico: Guia rápido de captação de imóveis.

Variedade de produtos

variedade-de-produtos

Sabemos que para vender um produto, é necessário conhecê-lo muito bem. No caso de corretores de imóveis, os produtos são os próprios imóveis, e cada um tem suas características e condições. Além disso, existe uma grande rotatividade, ou seja, hoje você tem uma carteira, amanhã ela pode estar completamente diferente. Isso porque novos itens adicionados e saem aqueles que foram vendidos ou alugados.

Isso requer um esforço contínuo dos corretores. A única alternativa para se manter atualizado é estudar muito a carteira de imóveis. Vá visitá-los pessoalmente, aprender mais sobre a região, etc… Claro, também é extremamente importante que as informações e fotos estejam atualizadas no sistema, para evitar que qualquer informação errada seja repassada ao cliente.

cta-app

Estudos constantes

aprendizado-constante

Se engana quem acha que basta fazer o curso TTI e pronto, não é mais necessário estudar. Ser corretor de imóveis exige conhecimento sobre a legislação, sobre plantas de imóveis, sobre a região, sobre as obras da prefeitura, sobre mercado, marketing, economia e uma série de outros itens.

Mas como se manter atualizado diante de uma rotina sem horário fixo, visitas, contratos e atendimentos? Separe um tempo para ler notícias e tendências obre o setor. Isso pode ser no almoço, antes de dormir ou enquanto espera um cliente. Pra isso existem os celulares com acesso a internet, para te dar mobilidade. Além disso, claro, é necessário sacrificar também algumas folgas e investir em cursos e eventos.

Conclusão

Acreditamos que o sucesso na profissão de corretor de imóveis são daqueles que realmente SÃO, e não ESTÃO corretores. Sabemos que existem profissionais que só estão neste mercado por falta de opção. Ou também, por acharem que desta forma poderão ganhar rios de dinheiro, sem muito esforço. Também sabemos que eles estão enganados, por isso confiamos que você pode vencer os desafios da profissão e alcançar sucesso.

Compartilhe com sua equipe e contribua para um mercado imobiliário cada vez mais profissional e inovador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *