05 Dicas para captar e vender imóveis em condomínios fechados

Tempo de leitura: 5 minutos

Os condomínios são muito comuns no mercado imobiliário, e estes podem ser classificados em vertical, horizontal, residencial ou comercial. O condomínio vertical se trata de um edifício de apartamentos no formato de torre, já o horizontal é aquele onde as construções são feitas uma ao lado da outra. Neste post falaremos exclusivamente do imóveis em condomínios horizontais residenciais.

Captar e vender um imóvel em um condomínio fechado pode exigir técnicas e conhecimentos diferentes de um imóvel com outro perfil. Além disso, o perfil do cliente que busca este tipo de residência, pode ser bem diferente. Por isso, criamos este post para te ajudar a captar e vender mais imóveis em condomínios.

Conheça as características de um imóvel em condomínio fechado

Conheça as características de um imóvel em condomínio fechado

Os imóveis em condomínios fechados são diferenciados justamente devido às suas características únicas e especiais. Enquanto prédios comuns apresentam poucas facilidades, em condomínios fechados pode-se encontrar muitos itens para levar um estilo de vida mais saudável e próximo do idealizado pela maioria das pessoas.

O bem estar e o conforto são prioridades neste tipo de residência. As ruas são bem planejadas e arborizadas, com sinalização adequada e segurança para motoristas e pedestres. Muitas áreas comuns também são projetadas, como piscinas, saunas, quadras e áreas verdes. Além disso, costumam ser mais seguros, por contar com controle de entrada e equipes treinadas para garantir a segurança dos moradores em tempo integral.

Entenda o perfil do cliente

Entenda o perfil do cliente

Nos últimos anos, cresceu o número de condomínios fechados nas regiões metropolitanas de grandes capitais, como São Paulo e Belo Horizonte. Esses condomínios são uma forte tendência e tem um perfil de cliente variável, mas normalmente existe um padrão: são pessoas que querem investir na qualidade de vida e têm dinheiro para pagar por isso.

O primeiro papel do corretor que deseja vender um imóvel em condomínio, é entender a motivação que está levando o cliente a procurar por este tipo de imóvel. Pode ser segurança, o desejo de  ver os filhos morando em contato com a natureza no condomínio (pomar, bosque, lago, reserva ecológica etc.), ou até mesmo para se afastar do stress das grandes cidades, já que estes condomínios costumam estar mais afastados de centros.

Após identificar o perfil do cliente e o que ele está buscando, você será capaz de focar no que é importante para ele, aumentando suas chances de fechar a venda.

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Foque na segurança

Foque na segurança

Uma característica comum tanto aos compradores quanto vendedores de imóveis em condomínios fechados, é a preocupação com a segurança.

Se você captou um imóvel em condomínio fechado, lembre-se que o proprietário se preocupa muito com a visitação de interessados. Ele provavelmente vai querer saber quem está entrando no imóvel. Por isso, a confiança entre o corretor e o vendedor é fundamental. Quando o comprador sente segurança no corretor, a chance de indicá-lo para outros clientes aumenta.

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Antes de levar um potencial comprador ao imóvel é necessário traçar um perfil da pessoa, saber quem é, se há de fato interesse no imóvel e ficar atento para não levar clientes que não tenham o perfil adequado para aquela casa. Além disso, por se tratar de um condomínio fechado, é necessário marcar horário para a visita. Não é possível levar o comprador a qualquer momento.

Conheça o imóvel e destaque os pontos positivos

Conheça o imóvel e destaque os pontos positivos

Esta dica está diretamente relacionada com a segunda. O corretor de imóveis precisa conhecer o imóvel tão bem quanto o cliente, para assim relacionar as característica de um com o outro.

Conheça o imóvel e foque no que realmente será um benefício para o cliente. Por exemplo, se ele tem filhos e está preocupado com o bem estar deles, valorizar a área verde, o espaço e as opções de lazer para crianças será atrativo para ele. Se se cliente é um casal que gosta de receber amigos, o espaço gourmet ou uma cozinha grande e bem equipada serão diferenciais na negociação.

Cuide da sua imagem pessoal e construa sua reputação

Cuide da sua imagem pessoal e construa sua reputação

Todo corretor de imóveis precisa estar atento à sua imagem pessoal, afinal, tão importante quanto sua formação e experiência, praticar o marketing pessoal faz com que você se diferencie no mercado, principalmente quando falamos do mercado imobiliário, que é tão concorrido.

Na hora de captar imóveis em condomínios fechados, essa premissa é ainda mais verdadeira. Isso porque, como falamos anteriormente, o proprietário deste tipo de imóvel está muito preocupado com a segurança, e não vai entregar seu imóvel nas mãos de qualquer corretor ou imobiliária. Além de sentir confiança, ele certamente fará uma pesquisa e buscará recomendações, antes de assinar a autorização de venda.

Por isso, invista em marketing pessoal e se atente a pontualidade, sua aparência, imagem, e reputação. Faça networking, construa parcerias e desempenhe seu trabalho com ética e transparência.

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Conclusão

Quem já está no mercado imobiliário há algum tempo, sabe que vender um apartamento de 60m² na planta é muito diferente de vender uma casa na praia, por exemplo. Cada tipo de imóvel possui suas características próprias, e isso requer do corretor de imóveis, conhecimento e atualização.

Estar atento à tendências e aberto ao aprendizado para novas formas de captar, vender ou alugar um imóvel já coloca um corretor num patamar acima da média.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma opinião diferente sobre o assunto? Utilize os comentários abaixo e vamos conversar!

2 Comentários


    1. Olá Tadeu!
      Obrigada!

      Continue acompanhando nosso conteúdo e sinta-se a vontade para enviar sugestões.

      Abraços!

      Responder

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