06 Dicas fáceis de endomarketing para imobiliárias

Tempo de leitura: 6 minutos

O primeiro cliente de qualquer empresa é o funcionário. Por isso, é imprescindível prestar atenção em seu público interno, investindo em ações de endomarketing, que podem fazer toda a diferença no relacionamento da empresa com sua equipe.

Endomarketing pode ser definido como o conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno. Mesmo que você não tenha um setor de RH ou de marketing que fique responsável por isso, é possível implementar algumas ações de forma simples e barata. O mais importante é estar aberto ao diálogo e realmente se importar com seus funcionários. Por isso, sugerimos algumas dicas para te ajudar a trabalhar com endomarketing em sua imobiliária:

Conheça sua equipe

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Não importa o tamanho da sua equipe, se são cinco, dez, cinquenta ou cem pessoas. É muito importante conhecê-la para desenvolver qualquer estratégia de endomarketing. Sabemos que a realidade de grande parte das imobiliárias é não contar com um setor de RH, e por isso, essa grande parte também não conhece seus funcionários, pois não tem as informações documentadas. Até mesmo pelo fato de corretores de imóveis muitas vezes trabalharem de forma autônoma, a imobiliária acaba sabendo menos ainda sobre eles.

Um bom CRM, além de cuidar de seus clientes, imóveis e atendimentos, também conta com um “mini RH”, ou seja, um espaço para cadastrar todos os usuários (seus funcionários), e que gera indicadores como gênero, faixa etária, data de admissão, cursos, estado civil, comissionamento, etc, individual e da equipe.

Com estas informações em mãos, você controla de forma muito mais fácil datas como aniversário e tempo de casa, se o colaborador tem filhos (dia das mães, dos pais), e ainda faz ações condizentes com o perfil de sua equipe.

Ofereça cursos e treinamentos

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Oferecer conhecimento também é uma excelente forma de criar vínculo entre a empresa e seus colaboradores. Estes cursos serão excelentes para o desenvolvimento pessoal do funcionário, e consequentemente para a empresa, que contará com uma equipe mais profissional. Assim, o colaborador também percebe que a empresa está disposta a investir nele e isso pode deixá-lo muito motivado. Fique atento aos cursos promovidos pelo Secovi da sua região. Se não for possível investir no valor total do curso, tente pagar uma parte, dividindo o custo com o próprio funcionário. Outra opção, caso você não possa investir no momento, tente fazer parcerias com outras imobiliárias, onde você ou um funcionário dê o treinamento em na outra imobiliária e vice-versa. Esta será uma grande oportunidade também de trocar experiências e fazer networking.

Venda primeiro para a equipe

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Vai vender um lançamento imobiliário? Que tal apresentá-lo antes a sua equipe? E não estou falando apenas dos corretores que vão vendê-lo, mas de TODA sua equipe. A secretária, a recepcionista, o analista financeiro, todos precisam estar engajados e acreditando nos projetos da imobiliária. A Fiat por exemplo, acredita e investe tanto nesta ideia, que os primeiros tests drives dos lançamentos são realizados pelos colaboradores, afinal, eles fizeram parte da construção dos carros.

Como falamos no início deste texto, seus funcionários são seus primeiros clientes, por isso, trate-os da mesma forma. Você verá que assim, sua equipe ficará muito mais engajada com os resultados.

Comemore e valorize

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Você pode usar datas comemorativas para criar diálogos com sua equipe, como aniversários, natal, etc. Além disso, quando a meta for batida ou quando alcançarem algum objetivo preestabelecido, comemore! Crie premiações como bônus, viagens, festas, brindes, etc.

Se sua imobiliária tem uma estrutura maior, você pode promover eventos e comprar presentes e brindes. Caso não tenha como investir, não tem problema. Um cartão personalizado e escrito a mão pode surtir o mesmo (ou até maior) efeito que um cartão caro, por exemplo.

Uma boa dica também é promover o envolvimento da família no ambiente de trabalho. Isso humaniza a relação empresa-funcionário, o que pode torná-lo ainda mais engajado. Isso não quer dizer, necessariamente, que a família precisa estar presente nas confraternizações, mas você pode, por exemplo, promover um concurso de desenhos entre os filhos de funcionários, onde o desenho escolhido ilustra o cartão de natal da empresa e o ganhador é premiado com livros ou material escolar.

Incentive o voluntariado

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Esta é uma boa (e barata) ideia para ajudar o próximo e promover integração entre os membros da sua equipe. Promova a atividade voluntária entre os funcionários, usando gancho de datas comemorativas como dia das crianças, natal, páscoa ou até a chegada do inverno com uma campanha de agasalhos. No Natal, quando o clima de solidariedade é mais presente, você incentivar ações como:  pegar várias cartinhas do “Papel Noel do Correios” e deixar na árvore da empresa, para que cada funcionário escolha uma, ou também uma campanha de arrecadação de itens para alguma instituição e até mesmo agendar uma visita. Estudos científicos comprovam que fazer o bem faz bem!

Abra espaço para diálogo

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Nenhuma ação surtirá efeito se você, como gestor ou diretor, não estiver aberto a ouvir. Além de manter todos os colaboradores da empresa bem informados de tudo que é importante sobre o negócio, faça com que a comunicação interna seja uma via de mão dupla. Abra canais para que todas as pessoas possam dar suas opiniões, fazer perguntas, criticar etc.

Uma boa dica é realizar pesquisas de clima, mesmo que seja uma vez por ano. Será uma boa oportunidade de avaliar o trabalho que vem sendo feito e identificar falhas na comunicação ou potenciais problemas com seus funcionários.

Conclusão

Um planejamento de endomarketing bem estruturado resultará em funcionários engajados, mais produtivos e satisfeitos com o ambiente de trabalho. E isso, claro, afetará diretamente nos resultados da imobiliária.

Esperamos que esse texto possa ter te inspirado a iniciar (ou complementar) seu trabalho de endomarketing. Desmitificando a ideia de que é preciso gastar muito para promover uma equipe engajada.

Tem alguma dúvida, ideia ou sugestão? Compartilhe conosco nos comentários!

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