Mulheres que Inspiram: Cássia Ximenes

Tempo de leitura: 3 minutos

No dia Internacional da Mulher, a Universal Software entrevistou duas mulheres que são referências no mercado imobiliário de Belo Horizonte. Confira a entrevista abaixo, com Cássia Ximenes:

cassia-ximenes

Cássia Ximenes tem 54 anos, e segundo ela é tempo suficiente para olhar o passado com a consciência de que ele é a base e a referência para o futuro que deseja viver e ajudar a construirAtualmente é Diretora da Silvio Ximenes Imóveis e Vice-Presidente da CMI Secovi MG.

US: Como é para uma mulher atuar em um mercado ainda tão masculino?

Uma mulher sozinha pode se sentir desconfortável ou deslocada quando participa de grupos ou discussões onde a presença masculina é maioriaE foi por este sentimento que nós nos unimos e formamos o Conselho Empresarial da Mulher da Câmara do Mercado Imobiliário – CMI SECOVI MG, representado atualmente pela Daniela Magalhães, da Céu Lar Netimoveis. Hoje com a força dessa união, participamos mais ativamente da entidade dando a nossa contribuição para o fortalecimento dela junto à sociedade e aos nossos parceiros comerciais. É preciso trabalhar e lutar pela igualdade de direitos e deveres com a consciência das nossas abençoadas diferenças de corpo e de alma!

US: Como você iniciou sua carreira do mercado imobiliário? Conte-nos sobre sua trajetória.

Meu pai é o fundador da Silvio Ximenes Imóveis, empresa que atua no mercado mineiro há 64 anos. Cresci respirando o mercado imobiliário e aprendendo a ter respeito e orgulho pela profissão de corretor de imóveis. Recebi minha carteira do CRECI aos 16 anos de idade e fiz um breve estágio na empresa enquanto cursava a faculdade de Comunicação da PUC-MG. Formei-me em Jornalismo e trabalhei na área por 12 anos. Quando, por circunstâncias familiares, eu e minhas irmãs Mônica e Mariângela, assumimos a empresa ao lado do nosso pai,  decidi que transformaria o respeito à nova profissão, por amor a este ofício e que me entregaria a este desafio de corpo e alma! E lá se vão 18 anos…Neste período, além de desenvolver ou de reavivar as minhas aptidões nesse segmento, participei da primeira turma de Pós Graduação em Negócios Imobiliários na prestigiada Fundação Dom Cabral, e em Abril, assumirei a Presidência da CMI como primeira mulher a ocupar esse cargo. Tenho muitos projetos e foco num futuro promissor para o mercado imobiliário.

US: Você sofreu preconceito por ser uma mulher em um posto executivo? Como vê esse aspecto do mercado de trabalho atual?

O preconceito está presente ainda em muitos lugares e às vezes até entre as próprias mulheres. Isto vem mudando gradativamente graças aos que entendem que competência e profissionalismo não se definem no gênero, mas em atitudes. As novas gerações já chegam bem mais conscientes do importante papel da força feminina no mercado de trabalho. E superar preconceitos já não deve ser um desafio de dor e sim uma luta que se combate com competência e profissionalismo.

US: O que você espera do mercado imobiliário para 2016?

Espero um mercado mais unido se movimentando para compartilhar conhecimento, ideias e se estruturando para o reconhecimento do importante papel que representamos para sociedade.

US: Qual a receita para o sucesso? O que você recomenda para outras profissionais que pretendem ter sucesso no mercado imobiliário?

Somente no dicionário o sucesso vem antes trabalho. Na vida real ele acontece com uma boa dose de humildade e insatisfação que te levem a ter consciência, que tudo sempre pode ser melhor: há sempre o que aprender e melhorar: trabalho, estudo continuado, benchmarking, networking e a participação ativa nas entidades que nos representam. É preciso amar o que faz e fazer com prazer, com alegria, com entrega, com toda a sua alma!

Agradecemos a Cássia Ximenes pela entrevista concedida e desejamos que continue tendo todo sucesso em sua carreira, fruto do seu trabalho.
Desejamos a todas as mulheres muitas conquistas e que batalhem pela sua felicidade!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *