Guia Prático: Como anunciar imóveis na internet

Tempo de leitura: 15 minutos

Anunciar imóveis na internet: tudo que sua imobiliária precisa saber

O avanço da tecnologia, a falta de tempo e a busca pela comodidade são fatores que alteraram o comportamento de compra do consumidor ao redor do mundo, inclusive no mercado imobiliário. Hoje iremos falar sobre um enigma dentro do segmento: Como posso anunciar imóveis na internet.

Segundo o IBOPE, o Brasil é o 5º país mais conectado do mundo, com mais de 120 milhões de internautas (e esta é uma pesquisa é de 2014!!). Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International aponta que 09 em cada 10 brasileiros consultam a internet antes de realizar uma compra, e na hora de escolher um imóvel não é diferente.

O que os números tem a dizer?

anunciar imóveis na internet

Compilamos algumas pesquisas para te provar, de uma vez por todas, que se você ainda não está investindo em anunciar na internet, você está perdendo negócios:

O Jornal da Globo visitou 08 estados brasileiros em dezembro de 2015 para uma pesquisa sobre compra de imóveis na internet e constatou:

  • A procura por imóveis no celular cresce 130% ao ano;
  • A Região Norte teve o maior crescimento percentual em busca por imóveis através de smartphones de todo o país;
  • Pouco mais de 19h é o horário com maior índice de venda de imóveis;
  • 16 milhões de buscas por imóveis são feitas todo mês na internet.

O portal VivaReal recentemente divulgou uma pesquisa sobre o perfil do comprador de imóveis online:

  • Mais de 90% das buscas de imóveis começam na web;
  • Os jovens entre 25 e 34 anos representam 40% das buscas;
  • O público feminino representa 63% das buscas no site;
  • O número de buscas por dispositivos móveis cresce cada vez mais, já tendo atingindo 37% das visitas ao site.

O Google e o IBOPE também trouxeram referências relevantes:

  • Mais de 60% do processo de compra de um imóvel é realizado pela internet;
  • 64% das pessoas interessadas em comprar um imóvel usam o Youtube para ter mais informações;
  • 50% dos brasileiros que adquiriram sua casa no ano de 2013, utilizaram a web como fonte de pesquisa e a expectativa é que o número aumente a cada ano.

Os números expressivos acima servem para reforçar a importância da presença online das imobiliárias, mas qual a melhor forma de anunciar imóveis na internet?

Qual a melhor forma de anunciar imóveis na internet?

Dentre os inúmeros meios de anunciar imóveis na internet, selecionamos três dos principais (e mais utilizados pelas imobiliárias do Brasil), para te contar um pouco sobre eles e como você pode utilizá-los na prática:

Site

anunciar imóveis na internet

O site é sua principal ferramenta de divulgação na internet, pois além de divulgar seus imóveis, você também oferece informações úteis aos seus clientes, e canais de contato. No seu site você controla totalmente o conteúdo e não disputa atenção do visitante com anúncios de seus concorrentes.

Como fazer isso na prática?

Invista em um bom site responsivo, com um motor de buscas de fácil usabilidade, imagens de qualidade e design atrativo. Certifique-se de ter um site integrado ao sistema para facilitar o cadastro de imóveis no site.

Portais de imóveis

anunciar imóveis na internet

Os classificados do jornal migraram para a internet em forma de portais. Hoje existem diversas opções, tanto pagas quanto gratuitas, como VivaReal, Imóvel Web, Chave Fácil, Zap, etc. O interessante de anunciar em portais é que eles costumam aparecer nas primeiras posições do Google, pois investem bastante em marketing, e são os responsáveis por atrair um número cada vez maior de visitantes. Para facilitar seu dia a dia, opte por um sistema que possua integração com os principais portais de imóveis, assim você não tem o retrabalho de cadastrar um a um.

Como fazer isso na prática?

Nunca publique anúncios sem foto ou com pouca descrição. Tire boas fotos de todos os espaços, de um ângulo que permita uma visualização legal do ambiente e com iluminação, de preferência natural. Na descrição, coloque todas as informações sobre metragem, estrutura, garagem e opções de lazer. Divulgar o endereço ou não é uma opção de cada imobiliária, mas não deixe de citar locais nos arredores que podem valorizar o imóvel, como shoppings, supermercados, etc.

Redes sociais

anunciar imóveis na internet

As redes sociais também são uma ótima opção de anunciar imóveis na internet, mas não tente empurrar seu estoque goela abaixo das pessoas por lá. Diferente de quem entra em um portal, nas redes sociais as pessoas não estão procurando por um imóvel, mas seu trabalho por lá pode influenciar muito a decisão de compra delas. Para isso, é importante usá-las da forma correta para que tragam algum resultado.

Como fazer isso na prática?

Use o Youtube para gravar vídeos explicativos com dúvidas comuns entre seus clientes, ou até para gravar um tour pelos bairros que você atua, contando o que eles tem de melhor. O LinkedIn é um ótimo canal para fazer networking e trocar informações sobre o mercado. O Instagram é uma rede social de imagens, explore-as com fotos de dicas de decoração, jardinagem, hortas verticais, aproveitamento de espaços, etc (você pode até convidar uma decoradora ou designer de interiores parceira para te ajudar com este conteúdo). Tudo isso você faz de forma gratuita, mas caso queira aumentar o alcance das suas publicações, você pode verificar as opções pagas de cada rede.

Esqueça a ideia de que postar uma foto com a descrição do imóvel em alguma dessas redes sociais vai vendê-lo. Falamos mais sobre a tendência de Marketing de Conteúdo aqui.

Quando os portais e sites imobiliários invadiram o mercado, imobiliárias tiveram que se adaptar a uma nova forma de criar anúncios. Se por um lado, os anúncios de imóveis na internet traziam novas possibilidades, eles também vinham com novos desafios. Se antes era necessário abreviar ao máximo a descrição dos imóveis para caber no espaço do jornal, agora as imobiliárias tinham todo espaço para descrição, e precisavam aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Se você está começando agora ou está com dificuldades em criar anúncios de imóveis na internet, confira abaixo nossa lista com os cinco piores erros e saiba como não cometê-los.

Como o consumidor do mercado imobiliário está buscando na internet?

Ao anunciar imóveis, uma das preocupações que o corretor deve ter é analisar se ele sabe quem é seu público-alvo. Como deve divulgar os empreendimentos e agir para conquistá-lo. O comportamento do consumidor na internet mudou muito ao longo dos anos e a tecnologia se faz cada vez mais presente. Para não ficar para trás da concorrência e deixar de fechar alguns negócios, é importante se adaptar às novas tendências.

A internet é um dos meios preferidos pelos consumidores que buscam um imóvel. Especialmente os que estão no mercado imobiliário pela primeira vez e têm entre 18 e 34 anos, a chamada geração millennials. Na web, é possível obter as mais variadas informações sobre o nicho e decidir com maior assertividade qual empreendimento é o ideal, o que faz com que a presença virtual seja imprescindível para o corretor de imóveis.

Dados importantes para os anúncios de imóveis

anunciar imóveis

Existem diversos dados que podem ser analisados para que o corretor imobiliário compreenda melhor quem é o consumidor que busca os anúncios de imóveis na internet. A importância de investir na rede como ferramenta de trabalho é comprovada pela pesquisa TIC Domicílios, que mensura a posse, uso, acesso e hábitos dos brasileiros em relação às tecnologias. Segundo a pesquisa, 102 milhões de pessoas acessam a internet no país, o que representa 58% da população.

Para se destacar na web e garantir os melhores negócios, o corretor precisa também analisar como é o comportamento dos consumidores ao buscar anúncios de imóveis. Os principais pontos a serem considerados estão no infográfico abaixo.

anunciar imóveis

Se destrincharmos os dados apresentados, o corretor pode ter mais informações sobre como agir online e quais dados são essenciais em seus anúncios de imóveis para atrair mais clientes e, consequentemente, fechar mais negócios.

Quem busca os anúncios de imóveis online?

anunciar imóveis

A internet é um meio de pesquisa e informação de fácil acesso. Mas 36% de quem busca a compra de imóveis online tem entre 25 e 34 anos. Por meio de uma pesquisa do VivaReal, podemos extrair informações interessantes sobre esse público.

61% está em busca de seu primeiro imóvel. Por conta da inexperiência no mercado imobiliário, o corretor pode se destacar na internet criando um blog e investindo nas redes sociais para levar informação e dicas para os consumidores. Dessa forma, é possível dar mais transparência ao mercado e ganhar a confiança do cliente.

Em relação à internet, vale ressaltar que 49% das buscas feitas no VivaReal são através de dispositivos mobile. 71% dos consumidores utilizam smartphones com sistema Android, 77% possuem perfil no Facebook e 98% utilizam o WhatsApp. Com esses dados, o corretor pode verificar a necessidade de se adaptar às novas tecnologias e estar conectado.

Um ponto de muita discussão no meio imobiliário também aparece na pesquisa. Os anúncios que apresentam endereço, recebem cerca de 83% de contatos a mais do que os que não tem.

A pesquisa também permite extrair algumas dicas de atendimento para o corretor. 87% dos clientes que buscam imóveis na internet preferem o contato via e-mail. Já o tempo de resposta considerado tolerável pelos consumidores é de apenas um dia.

Quais são os piores erros ao anunciar um imóvel na internet?

Quando os portais e sites imobiliários invadiram o mercado imobiliário, imobiliárias tiveram que se adaptar a uma nova forma de criar anúncios. Se por um lado, os anúncios de imóveis na internet traziam novas possibilidades, eles também vinham com novos desafios. Se antes era necessário abreviar ao máximo a descrição dos imóveis para caber no espaço do jornal, agora as imobiliárias tinham todo espaço para descrição, e precisavam aproveitá-lo da melhor maneira possível.

Se você está começando agora ou está com dificuldades em criar anúncios de imóveis na internet, confira abaixo nossa lista com os cinco piores erros e saiba como não cometê-los.

Fotos sem qualidade

fotos-sem-qualidade

 

Erro clássico! É só navegar em alguns portais imobiliários e rapidinho você se depara com esta situação. O imóvel pode ater ser excelente, mas as fotos não transmitem a mesma ideia. Às vezes a foto é tão ruim, seja pela resolução ou pelo ângulo, que acaba passando uma imagem negativa e totalmente diferente do imóvel. Assim, o cliente acaba descartando-o e nunca se interessa por uma visita.

Para conseguir boas fotos não é necessário ser um fotógrafo profissional nem ter os equipamentos mais caros, basta um smartphone, uma dose de bom senso e um pouco de estudo. Para produzir boas fotos, você precisa levar em conta a organização do espaço, iluminação, foco e enquadramento.

Anúncio sem fotos

Sem Garantia

Tão ruim quanto os anúncio com fotos sem qualidade, são os anúncios sem foto.

De acordo com uma pesquisa do portal VivaReal, anúncios sem foto recebem até 10 vezes menos contatos que um anúncio com fotos. Você acredita que alguém entraria em contato com sua imobiliária para agendar uma visita sem ver as fotos do imóvel?

Veja algumas dicas em relação as fotos, na hora de criar seus anúncios:

  • Coloque no mínimo 08 fotos;
  • Escolha uma boa foto principal, a que melhor representa o potencial daquele imóvel, e de preferência que chame atenção de visitantes;
  • Peça ao captador para tirar muitas fotos e de diferentes ângulos, assim você terá opções na hora de escolher;.
  • Utilize ferramentas de edição para melhorar a qualidade das fotos;
Leia também  Aplicativos e Ferramentas para Corretores de Imóveis

Atenção! Enquanto você não está preocupado com a qualidade das fotos de seus anúncios ou até mesmo está divulgando anúncios sem fotos, seus concorrentes estão fazendo fotos 360º. Não sabe o que são fotos 360º? Clique aqui.

Erros de português

Tipos de comentários

Infelizmente esse é um erro que também não é difícil de encontrar. Anúncios com erros de português, gírias, ou até abreviações que não são conhecidas por pessoas que não trabalham no mercado imobiliário, aparecem constantemente em sites e portais imobiliários.

Para evitar que isso aconteça, e transmita uma imagem negativa da sua empresa, revise o texto antes de publicar. Lembre-se que erros de português em anúncios só vai passar uma imagem de desleixo e descuido.

Descrição incompleta

Não ter entusiasmo quanto aos imóveis

Raramente encontro descrições bem feitas em anúncios de imóveis na internet. A maioria só consta o clichê “excelente oportunidade” (outra coisa que você deve evitar), e uma breve descrição dos cômodos. A descrição é um excelente espaço para destacar os atributos do imóvel e até do condomínio como a área de lazer, e principalmente, para vender a região.

Divulgar o endereço do imóvel completo ou não, é uma longa discussão (clique aqui para saber mais sobre o assunto), porém, independente disso, você pode (e deve) explorar a localização e seus pontos positivos.

Na hora de criar uma descrição, se atente a estas dicas:

  • Crie um título atrativo e comece citando um ou dois benefícios;
  • Além do valor no imóvel, não esqueça de preencher valor de IPTU, condomínio, etc;
  • Evite abreviações e termos muito técnicos;
  • Não utilize caixa alta (maiúscula) no texto todo em hipótese alguma;
  • Termine com uma chamada para ação, como por exemplo “Agende uma visita!”  

Dados de contato errados

Informações de contato

Por último, o erro que pode definitivamente estar impedindo suas vendas: dados de contato errados. Seja no seu próprio site ou portal, nunca se esqueça de atualizar seus dados de contato. Já me deparei diversas vezes com sites de imobiliária com endereço antigo, telefone que não funciona mais e e-mail que dava erro e retornava. Ou seja, mesmo se eu quisesse, falar com a imobiliária era impossível.

Outra coisa que você precisa ficar atento, é com a integração. Você provavelmente tem um formulário de contato, ou “fale conosco” em seu site, certo? Quando um possível cliente navega em seu site e enviar seus dados através deste formulário, para onde estas informações vão? Quem é responsável por receber estes dados e criar um atendimento? Se isto não estiver funcionando, você está certamente queimando contatos.

Conclusão

Fazer um anúncio de imóvel bem feito não é difícil, mas exige empenho e dedicação de quem for o responsável por fazer esses anúncios. Se você utiliza um sistema onde você cadastra os imóveis e ele já envia as informações automaticamente para o site e portais, o responsável por fazer estes cadastros deve ter muita atenção e se atentar as dicas acima.

E você, está cometendo algum desses erros? Está com alguma dúvida? Deixe pra gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *