Como imobiliárias podem utilizar o Facebook?

Tempo de leitura: 6 minutos

Não da para ignorar a força das redes sociais e como elas fazem parte no nosso dia a dia.Apesar de terem surgido com o intuito de ligar as pessoas e reunir amigos, agora elas trabalham também como um verdadeiro canal de comunicação capaz de ligar as empresas com os seus clientes. Hoje, vamos falar especificamente do Facebook, a rede social mais acessada do Brasil. Segundo um levantamento divulgado pelo próprio Facebook este ano, 8 em cada 10 brasileiros conectados estão no Facebook, somando 99 milhões de usuários ativos mensais.

Perfil ou página?

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Esta é uma dúvida comum entre empresas que estão começando a construir sua presença online: O que devo criar: perfil ou página?

Vamos lá: Desde que o Facebook se popularizou no Brasil, as empresas correram para marcar presença na rede e criaram perfis. Porém, manter uma conta pessoal para qualquer coisa que não seja uma pessoa é uma violação da Declaração de direitos e responsabilidades do Facebook. Ou seja, caso você tenha um perfil de empresa, o Facebook poderá bloquear e excluir sua conta a qualquer momento e sem aviso prévio.

Para atender as empresas, o Facebook criou a opção de páginas (ou fan page), assim você pode utilizar melhor esta ferramenta e obtém vantagens como:

  • Pode promover sua página através do Facebook Ads;
  • Não tem limite de número de fãs (perfis só podem ter 5mil amigos);
  • Mais de uma pessoa pode administrar a página, com níveis diferentes de autoridade;
  • Oferece estatísticas como perfil de quem curte sua página, horários de maior engajamento, etc (Facebook Insights)

Se você criou um perfil para sua empresa, mas gostaria de transformá-lo em página, calma! Não precisa excluir e começar do zero. é possível fazer essa conversão de perfil para fan page. Clique aqui e saiba como.

Passo a passo para criar sua fan page

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Bom, se você vai criar a página da sua imobiliária do zero, saiba que esta é uma tarefa fácil e exige poucos minutos do seu tempo.

Importante: Você que vai criar e administrar a página precisa ter um perfil e estar logado para criar a fan page.

Assista ao vídeo abaixo e confira nosso guia básico sobre como criar uma fanpage:

Dica: Fique atento a parte gráfica da página, é importante respeitar as medidas definidas pelo Facebook. Recomendo usar apenas o logo como perfil, e na capa colocar outras informações, como telefone e e-mail ou uma campanha específica.

O que publicar em minha fan page?

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Você criou sua página, conseguiu um certo número de fãs, e agora? O que deve postar? Primeiro, esqueça a ideia de que postar as fotos dos seus imóveis no álbum de fotos do Facebook vai gerar alguma venda. Pode até acontecer, mas num golpe de pura sorte, não tome isso como referência. E por que? Quando você quer simplesmente procurar um imóvel na internet, você digita no Google o que está procurando ou entra em algum portal. Você acessa redes sociais para conversar com seus amigos, postar suas fotos e ver o que os outros estão postando. Por isso, se você apenas postar as fotos de imóveis, sem um conteúdo atrativo e interessante, sua página será vista como chata, invasiva e terá cada vez menos engajamento.

A dica portanto, é investir em conteúdo! Se sua imobiliária possui um blog, ótimo! Você pode fazer a divulgação de seus posts através da sua página. Outras dicas, são:

Produza vídeos com depoimentos de clientes satisfeitos ou respondendo dúvidas comuns;

  • Poste notícias relevantes que interessem seu público;
  • Conte as ações que você promove
  • Crie diálogos com seus fãs
  • Caso você faça um coquetel de lançamento ou um plantão especial para um novo empreendimento, crie um evento e convide seus fãs;
  • Responda as mensagens que chegarem de forma ágil e cordial;
  • Acompanhe páginas de concorrentes e de outras empresas do mercado imobiliário, para se inspirar e ter ideias.
Leia também  Marketing para imobiliárias: 07 verdades que nunca te contaram

Facebook Ads

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Você criou sua página, está postando conteúdo, mas mesmo assim tem poucas curtidas, comentários e compartilhamento. Isso acontece porque o Facebook é uma empresa e precisa monetizar suas ferramentas. Então, se seus resultados estão abaixo do que esperava, e você precisa aumentar seu alcance,  é necessário investir no serviço de publicidade do Facebook, ou Facebook Ads.

Você pode promover sua página para alcançar mais curtidas, impulsionar publicações, e criar diversos tipos de anúncios segmentados.

O investimento varia e funciona de forma parecida com o Google Adwords. Caso você tenha interesse em anunciar no Facebook, mas não tenha um profissional de marketing em sua imobiliária ou conhecimentos necessários para isso, sugerimos que contrate uma agência especializada para fazer o trabalho.

Dica: Divulgue sua página em seu site, e-mails e demais materiais de divulgação que você já possui, como cartões e panfletos.

Corretores de imóveis no Facebook

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Se você trabalha como corretor autônomo e seu nome virou sua própria marca, você também pode criar uma fan page e utilizar as mesmas dicas que citamos acima para imobiliárias. O único risco que você corre é de clientes e potencias clientes te adicionarem no perfil pessoal.

Alguns corretores que trabalham para imobiliárias, optam por criar dois perfis, um “pessoal” e outro “profissional”. Não recomendo esta prática por dois motivos: primeiro porque você o risco de amigos e clientes confundirem os perfis e adicionarem a opção errada, segundo porque é muti complicado separar isso. Quando seu cliente te adiciona como amigo no Facebook, ele também espera ver seu lado “pessoal”. Portanto, minha dica é ter apenas um perfil e criar grupos para seus amigos. Você pode colocar todos os clientes e demais amigos do ramo profissional em grupo específico e não mostrar para esse grupo algumas publicações específicas, de cunho mais pessoal, como o churrasco de domingo. Mesmo no perfil, também sugiro que você poste ou compartilhe conteúdo que seja interessante para seu público.

Conclusão

Você percebeu que se sua imobiliária estiver no Facebook investindo tempo e recursos da maneira correta, essa rede social poderá trazer muito mais do que uma simples boa relação com os usuários que estão conectados por lá. Mais do que isso, poderá reforçar sua reputação, ampliar sua divulgação, e claro, gerar negócios. Por isso, espero que este pequeno guia possa te ajudar, e principalmente, despertar seu interesse em pesquisar mais sobre o assunto.

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