10 filmes que todo corretor de imóveis deveria assistir

Tempo de leitura: 11 minutos

Se você gosta de assistir filmes nas horas de lazer, saiba que esse também pode ser um grande momento de aprendizado, de forma dinâmica e leve. Afinal, quando assistimos um filme, nem percebemos que a hora está passando, não é mesmo?

O cinema possui um grande potencial de aprendizagem,  uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. Pensando nisso, criamos uma lista com 10 filmes que todo corretor de imóveis deveria assistir. Confira:

O Homem que mudou o Jogo (Moneyball)

O homem que mudou o jogo

Baseado numa história real, este filme protagonizado por Brad Pitt, Billy Beane é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand, ele é forçado a reinventar sua equipe. Ele desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

Aprendizado para o corretor: Existem duas lições importantes nesse filme: A primeira é “fazer mais com menos”, algo que o protagonista faz com maestria; e a segunda é aprender a usar dados e estatísticas para fazer previsões e melhorar os resultados.

O Lobo de Wall Street

O lobo de wall street

Neste clássico filme estrelado por Leoanardo DiCaprio, vemos a história de Jordan Belfort, que trabalha duro por durante seis meses em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna. Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente.

Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.

Aprendizado para o corretor: Filme indispensável para quem gosta de acompanhar o mercado financeiro, além de ser um clássico do cinema. Possui ótimas dicas sobre como persuadir as pessoas e clientes a agirem como você deseja, e um valioso ensinamento: “Quem ama o que faz acaba fazendo uma fortuna, se assim desejar”.

Invictus

Invictus

Estrelado por  Morgan Freeman e Matt Damon, o filme se passa na década de 90, após o desmantelamento do apartheid e durante presidência de Mandela, que enfrenta enormes desafios, incluindo a pobreza e o crime. É neste cenário, e com a proximidade  da Copa do Mundo de Rúgbi, que será realizada pela primeira vez no país,que Mandela resolve usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar, capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.

Aprendizado para o corretor: O esporte é um ótimo exercício para o aprendizado de liderança, motivação e trabalho em equipe. Além disso, o filme traz também uma ótima percepção da importância da disciplina para se alcançar os resultados esperados.

A grande aposta

A grande aposta

Filme lançado em 2016, trata sobre a crise financeira americana de 2007-2008. No enredo, Michael Burry é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum , o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert, que vive recluso.

Aprendizado para o corretor: Esse é o único filme da lista que aborda o tema mercado imobiliário, e por isso mesmo é indispensável para qualquer corretor. O filme é baseado em fatos reais, mas tem um tom mais cômico. Uma ótima lição é “Não existe investimento 100% seguro ou que se valoriza o tempo todo”. Todos os personagens do filme foram alvos de chacota simplesmente por estarem apostando contra o mercado imobiliário, considerado altamente seguro. Mas, de acordo com uma máxima das finanças, um investimento não pode ser avaliado apenas por seu histórico passado, ainda que essa performance corresponda a décadas consecutivas de valorização.

À procura da felicidade

A procura da felicidade

Neste clássico e emocionante filme protagonizado por Will Smith, Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno.

Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Aprendizado para o corretor: Este filme é uma lição para a vida de modo geral, pois nos ensina sobre determinação e otimismo. profissionalmente falando, o filme também traz ótimas lições sobre networking, persistência, estudo e sobre ter uma visão ampla. Tente não chorar.

Quem quer ser um milionário?

Quem quer ser milionario

Lançado em 2009, este filme indicado a 10 Oscars, se passa na Índia e conta a história de Jamal K. Malik. Um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”. Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

Aprendizado para o corretor: A principal lição desse filme é bem óbvia no enredo “Se observar bem a sua volta você terá as respostas para suas perguntas.” Também é possível absorver ensinamentos sobre acreditar em seus sonhos e saber lidar com situações advsersas.

Um senhor estagiário

Um senhor estagiário

Excelente, leve e divertido filme, protagonizado por Anne Hathaway e Robert De Niro. Na história, Jules Ostin é a CEO de uma startup de vendas de roupas online. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker. Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.

Aprendizado para o corretor: Ben é um profissional totalmente tradicional, já aposentado, e vai trabalhar em uma startup onde todos são jovens, os hábitos são diferentes e a tecnologia predomina. Ou seja, é uma enorme lição para os corretores de imóveis que estão acostumados a trabalhar de uma forma e precisam se adaptar aos novos tempos.

Intocáveis

Intocáveis

Filme francês de comédia dramática, baseado em um livro de mesmo nome, e ambos baseados em fatos reais. Philippe é um aristocrata rico que, após um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

Aprendizado para o corretor: Este emocionante filme traz uma enorme lição sobre  aprender a ter outros pontos de vista e ver a vida de uma outra forma. Se eles foram capazes de romper com preconceitos, por que você, profissional do mercado imobiliário também não pode começar a enxergar as mudanças do mercado?

O sucesso a qualquer preço

O sucesso a qualquer preço

Neste clássico protagonizado por Al Pacino, a história se passa em uma corretora de imóveis tendo como tema a luta encarniçada pelo sucesso entre os corretores. Como os tempos estão difíceis para os corretores, eles são fortemente pressionados por Blake, que agora chefia as vendas. Ele promete um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor. Para o 2º colocado o prêmio será um conjunto de seis facas para churrasco e o 3º prêmio é o olho da rua, pois não lá há lugar para fracassados. Quem tiver desempenho mais satisfatório vai receber as boas dicas para conseguir ir bem nas vendas, mas o roubo delas deixa a situação tensa.

Aprendizado para o corretor: Tendo uma imobiliária como cenário, este filme traz importantes lições: 1ª) Estruturas e processos gerenciais inadequados podem arrasar uma empresa como um todo; 2ª) As motivações mais agressivas, por meio de competições, quando não são bem pensadas e aplicadas, podem criar um clima destrutivo e provocar ações nada éticas; 3ª), Como os valores da empresa e a postura dos líderes são absorvidos pelos profissionais que fazem parte dela.

A grande virada

A grande virada

Fechando a lista, temos esse filme americano estrelado por Ben Affleck, que é o protagonista Bobby Walker. O persnagem não tem o que reclamar da vida. Tem uma bela família, um bom emprego e um deslumbrante Porsche na garagem. O que ele não esperava era que, devido a uma política de redução de pessoal, fosse demitido. Phil Woodward e Gene McClary, seus colegas de trabalho, passam pela mesma situação. A mudança faz com que o trio tenha que redefinir suas vidas, como maridos e pais de família.

Aprendizado para o corretor: O filme é uma ótima reflexão de como cada pessoa reage ao momento de demissão (que pode acontecer com qualquer um) e como cada uma busca uma solução para o desemprego. Além disso, nos estimula a pensar sobre as mudanças do mercado, a questão trabalho x valores pessoais, a importância e os benefícios de planejar sua carreira e como trabalhar a autoestima.

Espero que tenha gostado da nossa lista, e possa utilizá-la para se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Acredita que algum filme ficou de fora? Tem uma opinião diferente sobre a lista acima? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

6 Comentários


    1. Gostei do conteudo e da sua biografia Pedro Henrique. .. Gostaria de saber como poaso contactar vcs ?

      Responder

      1. Para entrar em contato com a gente a respeito de nossos softwares, basta enviar um e-mail para: comercial@unsoft.com.br
        Para acompanhar a empresa, nosso instagram é @universalsoftware

        Responder

  1. Faltou o filme De porta em Porta que conta a história de Bill Porter.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *