Follow Up: 06 dicas para manter a interação com o cliente

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Do momento em que o cliente faz o primeiro contato com sua imobiliária até que todos os documentos do imóvel estejam devidamente assinados e no lugar, você precisará de organização, muito esforço e uma equipe determinada a manter a interação com o cliente durante todo o processo.

A prática de manter contato com o cliente durante um atendimento é chamada também de follow up. Entenda no vídeo abaixo o que significa follow up:

 

Na hora de fazer o follow up é preciso se atentar para não ser esquecido e nem ser insistente demais. Para te ajudar com esta tarefa, reunimos 06 dicas valiosas, confira:

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Utilize o Histórico

Utilize o Histórico

Se você terá o esforço de fazer o follow up, você também precisa registrar todas estas interações no histórico do cliente, e o mais indicado é que seja em um CRM.  Não importa se sua interação foi uma reunião, e-mail ou telefonema, mantenha atualizado o histórico entre o seu cliente e você.

Utilizar o histórico te ajuda na hora de fazer o próximo follow, pois você saberá exatamente quando e o que foi conversado, e contribui para manter os cadastros de clientes documentados, auxiliando em qualquer estratégia da imobiliária.

Crie atividades para o follow up na agenda

Crie atividades para o follow up na agenda

É quase impossível prever quantos follow ups serão necessários durante um atendimento, mas certamente serão muitos. Se você possui 50 atendimentos em abertos no mês, e todos precisam de follow up, imagine quantas interações não serão necessárias. Por isso, uma excelente maneira de se organizar, para não perder o timing nem deixar um cliente muito tempo sem interação, é utilizar a agenda do seu CRM para criar atividades.

Sempre que fizer uma interação com um cliente, além de registrá-la no histórico, você já deve agendar a próxima, mesmo que seja daqui muitos dias. Assim, você cuidará de todos os seus clientes com eficiência, com garantia de que o próximo follow up está agendado.

Dica: Por que não utilizar a agenda de papel pra isso? Além dela não te permitir uma visualização geral da semana ou do mês, se você não carregá-la e abri-lá todos os dias, não será lembrado das atividades, como no sistema. E se perder a agenda? Nem queremos pensar nisso!

Faça Follow up por email

Faça Follow up por email

O follow up não precisa ser necessariamente uma ligação, mas sim diferentes formas de contatos, como um almoço, whatsapp ou e-mail.

Uma pesquisa do portal VivaReal, apresentada no ConectaImobi 2016, mostrou que 87% dos clientes preferem receber contato via e-mail, e 61% atende o telefone, mas pedem que retorne em outro horário ou mandem e-mail. Por isso, também vale muito a pena investir em follow up por email.

Na hora de escrever um e-mail profissional, é necessário ter atenção e seguir algumas dicas e boas práticas como título, assinatura, erros ortográficos, etc, para transmitir exatamente a mensagem que deseja.

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Seja ágil para responder

Seja ágil para responder

Se existe uma regra de ouro na prática do follow up, essa regra é a agilidade nas respostas.

Caso você precise de um tempo para responder, pois é algo que precisa consultar, envie um email informando que em breve você atenderá a solicitação. Para não correr o risco de se esquecer, agende esta tarefa na agenda do seu CRM.

Em hipótese alguma deixe seu cliente sem resposta, ou deixe um e-mail para responder “quando der”.

Respeite o cliente

Respeite o cliente

Nenhuma das dicas que mencionamos até agora serão úteis se você se esquecer da mais importante, que é respeitar o seu cliente. Por isso, contenha a ansiedade de vender e respeite o cliente fazendo um follow-up com o timing perfeito.

Caso o cliente peça para que você pare ou demonstre desinteresse definitivo no produto não continue com o follow-up, que não será efetivo.

Seja persistente e não insistente! O persistente é determinado, tem força de vontade. O insistente é o “mala”. No contato com o cliente, é fundamental ter empatia, sensibilidade, espontaneidade, naturalidade. Se não tiver isso, treine para ter.

Faça follow up após a venda

Faça follow up após a venda

Muitos corretores acreditam que o follow up termina quando o cliente confirma que vai fechar o negócio, mas estão enganados. O corretor pode entrar em contato com o cliente mesmo após a compra, para solicitar informações a respeito da satisfação em relação ao atendimento e a compra/locação; para saber se se existe erro ou ausência de documentação importante ou mesmo se há alguma informação extra que possa auxiliar ainda mais quem negociou e comprou.

Ressalto ainda que este follow up pós venda é de extrema importância. Se bem feito, pode ser considerado um diferencial competitivo, pois abrange várias ações que tornam o corretor de imóveis um profissional diferenciado, e a imobiliária uma empresa consolidada no mercado.

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Conclusão

Como você deve ter percebido, fazer follow up pode gerar muita informação a respeito de seus clientes, e estas informações são muito valiosas para tomadas de decisão estratégicas na sua empresa.

Além disso, fazer follow up de qualidade visando manter a interação com seus clientes em dia, vai ajudar você a colocar os clientes em primeiro lugar e a melhorar o seu desempenho de relacionamento. O resultado disso são clientes satisfeitos, que tendem a fazer novos negócios e gerar indicações.

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