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É verdade que clientes adoram novidades, e uma das novidades tecnológicas que está movimentando bastante o mercado imobiliário, são as fotos 360º. Neste post, iremos falar tudo que sabemos sobre o assunto, pra você que, mais que um corretor de imóveis, teve que se aperfeiçoar e virar quase um fotógrafo profissional. Sabendo maiores informações sobre o assunto, você será capaz de decidir se pode ou não, adotar tal tecnologia em sua imobiliária. E lembre-se, mesmo que não possa ou não queira utilizar as fotos 360º agora, é muito importante acompanhar tendências e ficar por dentro do que acontece no mercado imobiliário.
O que é?
As fotos 360º provam ser uma das ferramentas de venda mais envolventes e eficazes na web. Mais do que apenas uma fotografia, uma foto 360º é uma oportunidade de experimentar um ambiente como se você estivesse lá.
Clique nos links abaixo e veja a diferença entre uma foto tradicional e uma foto 360º:
Foto Tradicional:
Foto 360º:
Agora, eu lhe pergunto:
- Qual delas você prefere ver?
- Qual delas lhe impressionou mais?
- Será que o seu cliente gostaria de ter uma experiência como essa, da foto 360º?
Se você se interessou pelo assunto, continue lendo este post e entenda como você poderá aplicar isso em sua imobiliária e qual e o investimento necessário. E pode acreditar, é um valor bem diferente do que você imagina.
Como fazer fotos 360º e qual o preço?
Existem algumas possibilidades para fazer fotos 360º, e trazer essa inovação para sua imobiliária. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma destas opções:
Empresas especializadas em fotos 360º e Tour Virtual
Sem dúvidas é a melhor opção, pois eles são especialistas no assunto e poderão fazer fotos excepcionais para os seus imóveis. Como o preço pode variar bastante conforme a cidade, não vou colocar nenhuma média de valores. Na pesquisa que fizemos, encontramos variações de mais de 500%, por isso sugiro que você pesquise bastante antes de contratar este serviço.
No entanto, mesmo sendo a melhor opção, devido ao valor desse investimento, as imobiliárias acabam não adotando essa tecnologia por um simples motivo: ESCALA. Quando multiplicamos o valor do investimento por um número maior de imóveis fica inviável para a imobiliária escalar este serviço para todas suas captações.
Exemplo: Se a empresa cobra R$100,00 por imóvel, e você fez 20 captações no mês, o valor total investido em foto 360º seria R$2.000,00. Aí já começa a pesar bastante no orçamento da imobiliária.
Comprar uma câmera 360º e produzir internamente
Atualmente existem várias câmeras disponíveis no mercado, e com certeza a tendência é que surjam mais modelos no mercado, fazendo com que o preço abaixe.
Vou citar dois modelos de câmeras que eu conheço, e sei de imobiliárias que estão satisfeitas com sua utilização, para dar um norte em sua pesquisa:
Ricoh Theta S
Informações e Site do fabricante: Clique aqui
Preço no Brasil: A partir de R$2.190,00
Preço Estados Unidos: A partir de U$346,00
*Os dados acima foram baseados em pesquisas realizadas na internet em Outubro/2016.
Samsung Gear
Informações e Site do fabricante: Clique aqui
Preço no Brasil: A partir de R$1.530,00
Preço Estados Unidos: a partir de U$340,00
*Os dados acima foram baseados em pesquisas realizadas na internet em Outubro/2016.
O detalhe aqui é que você perca talvez em qualidade, pois não será um fotógrafo profissional fazendo o trabalho. Por outro lado, você ganha em escalabilidade. Como o equipamento é seu, você poderá tirar quantas fotos quiser, tendo apenas que aprender e treinar sua equipe para manusear o equipamento.
Dica: Não se assuste! E superrrrrr fácil!
Utilizar a foto panorâmica do seu próprio smartphone
Fotografar os cômodos de um imóvel, que na maioria das vezes não são muito grandes, é uma tarefa bem difícil que pode fazer com que a qualidade desse tipo de foto caia consideravelmente.
Para fazer fotos 360º utilizando um smartphone, basta você selecionar o formato panorâmica no seu celular quando for tirar a foto, e “dar uma volta 360” capturando todo o ambiente. Em seguida você deverá instalar um aplicativo para tratar essa foto.
Clique aqui e confira o guia do TechTudo, com os pontos positivos e negativos, além da sugestão de 06 aplicativos.
Como divulgar as fotos para o meu cliente?
Sem dúvidas, essa é a maior dificuldade encontrada por quem já utiliza as fotos 360º. Algumas opções são:
Aplicativo: É possível visualizar as fotos nos próprios apps das câmeras, como no da Theta e da Samsung. O grande problema é que o cliente não vai ter essas fotos. Ou seja, quase que o investimento será inútil, pois quem precisa ver e perceber o valor, tem que ser justamente o cliente. Então, ter as fotos somente no seu app, não resolve.
Facebook: Desde Junho de 2016, o Facebook permite que os usuários postem fotos em 360º. Isso é uma solução própria do Facebook e automática, ele reconhece que a foto é panorâmica ou 360º e converte para divulgação em 360º. O lado positivo é que é gratuito, já os negativos são: você só pode publicar um foto por vez em sua timeline, e ainda não é possível criar um álbum. Se fosse, possível, você poderia criar um álbum para cada imóvel, por exemplo.
Sistema e site: Tenha um sistema que faça tudo isso para você. No seu próprio sistema (CRM para imobiliárias), você pode armazenar as fotos 360º, igual você faz com as fotos e vídeos tradicionais. Além disso, o sistema integrado com o seu site facilita bastante a comunicação com o seu cliente e evita que você tenha retrabalho de cadastrar as fotos e os imóveis mais de uma vez.
Com Imoview CRM, você pode ter fotos, vídeos e agora também as fotos 360º. Assim, você organiza as fotos dentro do cadastro de cada imóvel. Você também pode enviar estas fotos para o seu site, para que acesse as fotos 360 de onde estiver.
O que muda com as fotos 360º? Qual o impacto da adoção dessa tecnologia?
A tecnologia nos surpreende a cada dia. As fotos 360º são uma novidade, e por isso não posso atestar o impacto real da adoção desta tecnologia, mas em conversas com vários empresários do mercado imobiliário, os pontos que foram unânimes e convergentes foram:
- Menor número de imóveis visitados por cliente: Como o cliente fará o tour no imóvel, com altíssima qualidade, através das fotos 360º, certamente aquele imóvel que ele não gostou, ele não vai nem perder o tempo dele e do corretor para ir visitar o imóvel;
- Experiência e Satisfação do cliente: O cliente terá uma excelente experiência inicial com sua marca. Assim, já ficaria satisfeito com sua imobiliária, e você poderá se diferenciar do concorrente que não utiliza esta tecnologia;
- Qualidade e conversão das visitas: Como o cliente já verificou com antecedência os imóveis que ele realmente gosta, a probabilidade da qualidade das visitas aumentar é muito grande. Assim, esperamos que o número de visitas seja menor, mas a conversão de visitas x venda aumente.
Conclusão:
Se antes seu cliente só conseguia ver o imóvel na visita, e depois evoluímos para o site com fotos, agora chegamos em uma nova era, a das fotos 360º.
Seu cliente não tem mais tempo para visitar tantos imóveis, ele quer a comodidade de ver tudo sem sair de casa, e só se deslocar para a visita, se realmente estiver muito interessado.
Isso é uma tendência, ligada diretamente à satisfação de clientes, e as imobiliárias precisam estar antenadas e abertas para oferecer este tipo de solução.
Sua imobiliária já está utilizando as fotos 360º? Quer começar a utilizar? Deixe nos comentários abaixo!
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Olá Pedro, muito bacana seu post. Parabéns!
Adquirimos uma Theta m15, no final do ano passado, e implementamos o tour virtual pelo site http://feelestate.com/en/
Depois de pronto o tour virtual publicamos em destaque no nosso site em cada imóvel.
Ficou comprovado pela estatística do sistema que 95% dos clientes permaneciam na primeira foto.
Sendo assim, encerramos a assinatura do software no início do desse ano.
Talvez hoje as pessoas já estejam mais familiarizadas com essa tecnologia.
Aproveito para informar se houver interesse estamos vendendo a câmera 360.
Continue seu trabalho que está sendo de grande valia para todos aqui da imobiliária.
Mais sucesso QR!
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Obrigado pelo seu depoimento e estamos atento aos impactos dessa nova tecnologia. No nosso caso não há necessidade de se contratar um software complementar, isso é uma solução gratuita para os nossos cleintes que utilizam o Imoview CRM. E se souber de alguém que queira adquirir a camera, pode deixar que vou te indicar.
Grande abraço
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Muito bacana! Adorei.
Muito agradecida pelas dicas.
Amanda
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Que bom que gostou Amanda, ficamos contentes com tenha gostado. Grande abraço.
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Muito bom o artigo! Acredito que o mercado ainda está procurando o caminho certo para a implantação dessa tecnologia a serviço da venda de imóveis. As novas câmeras estão chegando cada vez mais em conta e práticas para o manuseio, viabilizando o que as grandes produtoras fazem mas com verbas astronômicas. Acredito no caminho que os fotógrafos 360º autônomos estão propondo, com custos menores para uma produção simplificada.
Fico à disposição da plataforma para estudar parcerias e investir nessa ideia!