Gestão de imóveis saiba como se destacar nesse mercado!

Tempo de leitura: 7 minutos

Gestão de imóveis saiba como se destacar nesse mercado!

Sabemos que o mercado imobiliário sempre foi competitivo, porém, com a recente instabilidade financeira, a disputa ficou ainda mais acirrada. Para contornar esse cenário cheio de obstáculos, investir em uma gestão de imóveis eficiente e otimizada parece ser a solução-chave.

É claro que fatores externos influenciam o desempenho do negócio, mas, o que realmente o fará ter sucesso perante os concorrentes é o seu planejamento estratégico, o controle de despesas, atendimento ao cliente e outros aspectos que envolvem uma boa administração da empresa.

Nesse sentido, para te ajudar a compreender melhor a importância de uma boa gestão imobiliária, preparamos o conteúdo a seguir. Confira!

Entenda o que é uma boa gestão imobiliária

Em suma, uma gestão de imóveis eficiente envolve o conjunto de práticas e ferramentas que permite o negócio captar mais clientes, fidelizar antigos consumidores, expandir a carteira de serviços e produtos e qualificar o atendimento. Também significa ser capaz de fazer tudo isso e reduzir custos operacionais enquanto os lucros aumentam.

Contudo, o mercado imobiliário está sempre sujeito às mudanças na economia. Assim, para evitar grandes perdas, o ideal é subdividir essa gestão em categorias diferentes. São elas:

  • gestão financeira: consiste na organização das entradas — vendas e aluguéis — e saídas — água, luz, salário dos funcionários etc. —, além da fatia destinada à reserva de emergência e capital de giro;
  • gestão patrimonial: refere-se à carta de produtos da empresa e administração dos seus documentos fiscais. Também engloba operações tributárias e jurídicas.
  • gestão de pessoas: relaciona-se com o quadro de profissionais que trabalham com a empresa, com corretores. Inclui oferecer treinamentos, esclarecer regras de contratação, quadro de rodízio — já que os corretores não costumam ser funcionários contratados — e assuntos relacionados;
  • gestão e clientes: trata-se de identificar seu público e suas necessidades, reconhecer seu nicho de mercado, melhorar a qualidade do atendimento e usar tecnologias para aprimorar o contato com os clientes.

Veja a importância de uma gestão de imóveis eficiente

No ramo imobiliário, qualquer vantagem que coloque seu negócio à frente da concorrência é válida. Nesse sentido, a gestão imobiliária eficaz pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar no mercado. Veja abaixo os benefícios de apostar nessa estratégia.

gestão de imóveis

Aumento de serviços e produtos

Quando sua imobiliária funciona sob uma gerência capacitada, fica mais fácil identificar oportunidades de negócios que não estão sendo aproveitadas. Por exemplo: já considerou apostar na locação de espaços de coworking em vez de alugar um imóvel para tocar seu empreendimento? Dependendo da sua realidade financeira, talvez seja uma boa alternativa para seus colaboradores.

Com uma gestão bem estruturada, você saberá reconhecer novas possibilidades para sua empresa se destacar em relação a outras marcas que não possuem a mesma habilidade.

Melhora no atendimento ao cliente

No mercado atual, ter um atendimento de qualidade não é mais um diferencial, mas um pré-requisito para a sobrevivência do negócio. Isso porque, os consumidores ficam mais exigentes e bem-informados a cada dia. 

Dessa forma, uma gestão imobiliária permite que você reconheça eventuais falhas no atendimento e, assim, melhorar os pontos fracos e personalizar esse serviço para seus clientes. Com isso, poderá fidelizar o público existente e melhorar a imagem da empresa.

Redução nos custos operacionais

Ao melhorar sua visão do negócio a partir da gestão eficaz, fica mais fácil encontrar gargalos e falhas nos processos corporativos. Desse modo, poderá ajustar esses erros para aumentar a produtividade da equipe e reduzir custos operacionais consideravelmente.

Se a empresa sofre com cancelamentos de última hora por parte dos clientes, por exemplo, quando há visitas agendadas, pode incluir uma etapa de confirmação antes de se dirigir ao local, a fim de evitar gastos com deslocamento em vão.

Expansão dos lucros

Todas as vantagens listadas acima resultam no aumento dos lucros empresariais. Uma empresa com um bom funcionamento atrai os olhares de novos investidores. Esse capital extra pode ser usado para aprimorar recursos, melhorar as estratégias de marketing, capacitar colaboradores e outros.

Confira os desafios da área e como superá-los

Com as informações que viu até aqui, pode imaginar que uma boa gestão de imóveis se resume a uma série de tarefas burocráticas. Mas, ela representa sua melhor estratégia para superar desafios inerentes ao segmento. Entenda mais sobre eles a seguir.

Instabilidade econômica

Como já citamos mais acima, o mercado imobiliário é bem sensível às mudanças econômicas. Em épocas de instabilidade financeira, os incentivos fiscais do governo e a renda da população diminuem consideravelmente — as pessoas deixam de investir em patrimônio, como a compra de imóveis. Nesse cenário, uma boa gestão pode ajudar sua empresa a superar esse período incerto.

Falta de captação de imóveis

Saber captar imóveis de qualidade é um grande diferencial, que só é alcançado com uma boa gestão. Entretanto, para fazer isso corretamente, é necessário conhecer bem as regiões em que sua empresa atua, reconhecer bairros e construções com potencial de desenvolvimento. Além disso, também é indispensável saber negociar, especialmente em períodos de instabilidade financeira.

Alta concorrência

Atualmente, já é de conhecimento geral que investir em imóveis é uma boa opção quando falamos de segurança financeira. Assim, o número de imóveis à venda e para alugar aumentou exponencialmente, aquecendo o setor.

Por isso, esse mercado tornou- se altamente competitivo, seja para quem procura investir ou para as empresas. Então, uma gestão eficaz oferece as ferramentas necessárias para se destacar nesse ambiente acirrado.

Descubra como usar a tecnologia a favor do seu negócio

Ficar por dentro das inovações do setor pode ser um desafio para empresas resistentes a mudanças. Contudo, é importante entender que, quanto mais cedo seu negócio “ceder” às novas tecnologias, mais fácil será aprimorar seus processos e, por fim, melhorar a gestão do empreendimento. Veja como fazer isso:

  • concentre-se na comunicação: por se deslocarem com frequência, os corretores precisam ter mais mobilidade e maior acesso à canais de comunicação móveis, a fim de contatar clientes e a empresa mais facilmente. Aplicativos como o WhatsApp, Skype e Hangouts são um ótimo exemplo;
  • diminua a burocracia: reduza a papelada da empresa e aposte em softwares eletrônicos para assinar documentos e executar outras tarefas corporativas;
  • otimize suas negociações: faça um controle de dados eficiente, trabalhe a boa comunicação e invista em uma plataforma de gestão de documentos para facilitar agilizar as negociações;
  • integre as áreas da empresa: aposte em um bom ERP — sistema de gestão empresarial — para integrar as áreas estratégicas da sua empresa e facilitar as tomadas de decisão.

Uma boa gestão de imóveis está diretamente ligada à eficiência operacional. Portanto, é imprescindível usar de ferramentas tecnológicas para aprimorar essa gestão, que inclui a organização dos dados, planejamento estratégico, otimização de tarefas e mais. Pontos essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento do ramo.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a Universal Software e descubra como podemos ajudar seu negócio a crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *