O guia completo do CRECI: Tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 8 minutos

SO Estado não tem condições de fiscalizar todas as profissões, por isso, por meio de lei, foi delegada esta competência para os conselhos profissionais, criados especialmente para esse fim.

Os conselhos são importantes porque observam se o profissional exerce sua profissão da forma explicita pela lei, verificam o exercício da profissão por profissional não habilitado, impõe multa aos maus profissionais e até cassam a licença dos profissionais envolvidos em irregularidades. Por isso, hoje trazemos este guia com tudo que você precisa saber sobre o CRECI, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Sistema COFECI-CRECI

sistema-cofeci-creci

Antes de falarmos sobre o CRECI, precisamos explicar um pouco sobre o  Sistema COFECI-CRECI. O sistema é composto por um Conselho Federal (COFECI) e 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI)  em todo o Brasil.

Para entendermos mais o COFECI, veja sua missão, visão e valores:

MISSÃO: Supervisionar a ética dos Corretores de Imóveis em todo o território nacional, cabendo-nos zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente, visando a defesa da Sociedade.

VISÃO: Buscar aprimoramento contínuo e inovando sempre.

VALORES: Ética, Transparência, Efetividade e Competência.

Clique aqui e  confira o documento da Resolução-COFECI N° 458/95 na íntegra.

 

CRECI e os corretores de imóveis

creci-e-os-corretores-de-imoveis

A profissão de Corretor de Imóveis foi sancionada inicialmente em 27 de agosto de 1962, com a Lei nº 4.116. A nova regulamentação à profissão foi obtida com a Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978. Isso permitiu o exercício da profissão ao Técnico em Transações Imobiliárias, incluindo também a atuação dos Conselhos Federal e Regionais.
No Brasil o corretor deve ser inscrito no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de seu estado, que organiza o registro dos profissionais e regulamenta e fiscaliza a profissão e a atividade no âmbito estadual.

Você pode gostar de nosso artigo Como se tornar um corretor de imóveis de sucesso: o guia definitivo

Símbolo do corretor de imóveis

simbolo-do-corretor

O símbolo do corretor de imóveis (e também a marca do sistema COFECI-CRECI) é o Colibri – o beija-flor brasileiro. O Corretor como agente intermediário na compra e venda de imóveis assemelha-se ao colibri que é, por excelência, um intermediário entre duas fases de um processo de enriquecimento da natureza. Isto é, a transformação da flor em fruto pela polinização realizada em grande parte pelo pássaro em sua visitação constante à procura do néctar. Neste aspecto também observa-se outra semelhança: ao voar em torno de cada flor, o colibri não invade a corola, nem pousa sobre as pétalas, mantendo-se fora e retirando de cada flor apenas o necessário.

A escolha resultou de pesquisas encomendadas pelo COFECI a especialistas que indicaram o Colibri (Glaucis Hirsuta) e foi aprovado por unanimidade dos conselheiros durante a realização da XVII Seção Plenária do COFECI (em Porto Alegre no ano de 1981). O símbolo representa o Corretor de imóveis nos impressos, faixas, logotipos, medalhas, etc, especialmente no dia 27 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, conforme a resolução COFECI nº, 126/81.

Os CRECIs pelo Brasil

crecis-pelo-brasil

Existem vinte e cinco unidades do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) no Brasil.  Contemplam todos os estados, considerando duas uniões como CRECI 12ª Região – Pará / Amapá e  CRECI 18ª Região – Amazonas/Roraima.

Clique aqui e confira dados como endereço, telefone, e-mail, site , e dados dos respectivos Presidentes de cada CRECI do Brasil.

Entrevista com o Presidente do Creci-MG

Realizamos uma entrevista exclusiva com o Presidente do Creci-MG (gestão 2016-1018) Newton Marques Barbosa Júnior, onde abordamos temas como a polêmica lei da placa em Belo Horizonte e as perspectivas para o futuro. Confira:

Newton Marques Barbosa Júnior

newton-jr

Newton Marques Barbosa Júnior é corretor de imóveis desde 1.976. Possui, também, bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais. É detentor de inscrição no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários mantido pelo sistema COFECI-CRECI. Com forte atuação no mercado de loteamentos, é sócio da sociedade empresária NM Barbosa Corretagens Imobiliárias Ltda., que, com mais de 50 anos de mercado, ocupa lugar de destaque no cenário imobiliário da Capital Mineira, com foco, principalmente, no lançamento e venda de loteamentos. Exerceu, desde 2007, a vice-presidência do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Minas Gerais, ocupando, atualmente, a sua presidência, tendo sido recentemente eleito para o triênio 2016-2018.

1)   Primeiramente agradeço a entrevista exclusiva à Universal Software. O Sr. assumiu a presidência este ano para o próximo biênio, quais propostas marcarão sua gestão?

Bom dia, eu em nome do Creci- MG é que agradeço a oportunidade de responder à Universal software. As propostas para o triênio 2.016/2.018 da nossa diretoria são objetivas e pontuais. A primeira é de mudarmos para a nova sede, mais ampla e confortável para nós, os funcionários e os corretores. A nova sede será na Rua Ouro Preto, no bairro Barro Preto.

A segunda já estamos terminando, que foi a reforma de todas as quatorze delegacias regionais. Tanto no aspecto físico, quanto no que tange a pessoal, informatização e telefonia, e a aquisição de veículos novos para fiscalização destas delegacias regionais.

A terceira estamos iniciando, que é a reformulação da frota de Belo Horizonte com a aquisição de novos veículos. A quarta proposta já está em andamento. É a troca do sistema de informática do CRECI-MG, tornando mais ágil e descomplicado e com mais usabilidade.

A quinta é dar maior dinamismo e autonomia ao nosso setor de Comunicação. E diria que a descentralização da administração central para o interior, dando autonomia às delegacias regionais foi uma decisão e uma implantação certíssima.

2)    Como o Sr. enxerga a importância do CRECI para o mercado imobiliário?
Enxergo da melhor maneira possível. O Creci-MG é integrante do Sistema Cofeci-Creci, que abrange hoje 420 mil corretores no Brasil todo, e o Creci-MG detém 10% deste número, ou seja, 42 mil corretores. Assim a importância no cenário nacional e estadual é de suma importância na regulamentação, orientação e fiscalização deste setor.
3)    A aprovação do projeto de lei que regulamenta utilização de placas publicitárias em imóveis de Belo Horizonte gerou uma certa polêmica  e dividiu opiniões no mercado. Como o CRECI enxerga esta nova legislação?
Toda lei nova causa polêmica e divide opiniões, mas a minha em nome do CRECI-MG, é que esta poluição visual e desordem por disputa de espaço na frente dos imóveis já teria que ter acabado e a Prefeitura agiu muito bem.

Para o mercado imobiliário será um ganho a curto e longo prazo. As maiores imobiliárias já adequaram aos tamanhos e o número de placas por imóvel (duas de 0,50×0,50 cm), sendo uma de venda e outra de aluguel ou apenas uma de 1m2 e já estão colhendo os frutos.

4)    Como o Sr. analisa o atual cenário do mercado imobiliário e quais as perspectivas para o futuro?
O contexto que o Brasil vive em seus mais diversos aspectos reflete de maneira importante no mercado imobiliário.

O cenário atual contrasta com o cenário que vivemos entre 2008 e 2013. Neste período, a demanda era grande e chegou a consumir todo o estoque de imóveis prontos, hoje é bem diferente. Em SP, RJ e outras capitais, por exemplo, o estoque de imóveis prontos é recorde, motivando as construtoras a reduzirem os valores das unidades e até mesmo adiarem novos lançamentos.

Os pesquisadores também constataram que um ciclo imobiliário possui quatro fases. O boom, a desaceleração, a recessão e a recuperação.

Passamos o boom e estamos na recessão. Uma clara desaceleração nas vendas, o que se torna um ótimo momento para comprar imóvel para quem tem condições para isso.

5)    Presidente, qual a mensagem o Sr. deixa para os profissionais da categoria no Brasil, e para aqueles que sonham em seguir a carreira de corretor de imóveis?

O corretor, assim como eu, vendemos o sonho de toda família, que é realizado quando adquirem a casa própria. Temos a obrigação e a seriedade de orientarmos os nossos compradores para que este sonho torne realidade com segurança.

Então, corretores desafios são para serem vencidos e nós estamos e estaremos sempre prontos para isso; vamos seguir em frente, forte abraço.

 

6 Comentários


  1. Boa noite,
    Em pesquisa para saber a existência e idoneidade de uma imobiliária, encontrei o site de vocês e gostaria de tirar uma dúvida : tal empresa que estou pesquisando, anuncia ótimos imóveis para compra/venda e locação ( meu caso), em sites confiáveis de ofertas de imóveis (Zap, vivareal,OLX….), porém no site da própria empresa, tais anúncios não aparecem e, verifiquei que não informam cnpj; apenas um número de CRECI. Pergunto: uma empresa tem a permissão de funcionar como imobiliária apenas com este registro?
    Desculpem, mas sou leiga neste assunto e no que puderem ajudar, agradeço desde já.

    Att,
    Patricia Coelho – Rio de Janeiro,RJ

    Responder

    1. Olá Patricia tudo bem?

      O registro do CRECI é que regulamenta sua atuação no mercado imobiliária (Seja ela via pessoa física ou jurídica)

      Para saber a situação e idoneidade dessa imobiliária você pode consultar o CRECI da sua região (Se for RJ por exemplo seria o CRECI-RJ)

      Espero ter ajudado

      abs

      Responder

  2. Bom dia!
    Vendedores de uma imobiliária devidamente registrada no CRECI J precisam ter CRECI F ???
    Ou todos funcionário de uma Imobiliária devem por lei ser Corretores de Imóveis com CRECI F ?
    Obrigado pelas informações!

    Responder

    1. Olá João, para se ter um CRECI PJ, deve-se ter um responsável que tenha um CRECI PF. Nem todos funcionários precisam ter CRECI como secretária por exemplo, motoboy, marketing, etc. Mas os corretores que trabalham na imobiliária devem sim ter o registro no CRECI.

      Espero ter ajudado João.

      Responder

  3. boa tarde sou corretor de são paulo creci 148347 e gostaria de saber se as pessoa das quais eu tenho numero do creci são realmente corretores, tenho um parente que esta tentando comprar um imovel na baixada santista e o mesmo me solicitou que eu verificasse se esses creci que ele tem em mãos são verdadeiros .tentei ver pelo site do crecisp mas e muito bagunçado não da pra pesquisar nada a não serr propagando do creci nem mesmo em fiscalização , Um absurdo.
    http://WWW.temponimoveispg.com.br e ou http://www.temponepraia.com.br ceci: 032790 – J
    Ana Freitas creci 165403 F
    Parana creci185914 – F

    Responder

    1. Você consegue fazer as Consultas apenas no site do CRECI regional, realmente o site não é o dos melhores mas caso o número seja válido irá aparecer na pesquisa junto ao nome completo do corretor ou corretora.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *