A Importância da Ficha de Visita

Tempo de leitura: 5 minutos

Já vi muitos corretores de imóveis, ou mesmo imobiliárias, chorando por aí por ter tomado “balão”, “chapéu” ou “cano” em sua comissão pela intermediação do imóvel. Principalmente no mercado atual, onde a exclusividade está cada vez menor e imóveis sendo divulgados por mais de uma imobiliária.

Porém, este prejuízo pode ser evitado pelo corretor de imóveis que trabalha de forma séria, e pode se valer de seus direitos. 

Nesse post iremos abordar o que acontece na prática, tanto com os clientes quanto com o corretor de imóveis/imobiliária. Ou seja, os dois lados da moeda.

Vamos começar?

No mercado imobiliário ainda é predominante o número de clientes que visitam o imóvel antes de efetuar uma compra. Raríssimas são as vezes em que uma pessoa compra um imóvel pela internet, sem visitá-lo.

Esta visita pode ser no imóvel pronto, decorado ou no stand de vendas, mas na maioria das vezes esse contato pessoal é fundamental.

É nesse momento que o corretor pode contar com um instrumento muito importante para assegurar seu direito a corretagem: a ficha de visita.

O Que é a Ficha de Visita?ficha-de-visita

A Ficha de Visita é um termo de compromisso assinado pelo cliente, juntamente com o corretor. Nele, está formalizado que o cliente conheceu determinado imóvel pela primeira vez através dele.

 CTA-FICHADEVISITAEla poderá ser utilizada como prova para dirimir quaisquer dúvidas sobre o serviço prestado. Assegurar que o cliente (comprador ou vendedor) não vá desrespeitar seu trabalho de aproximação das partes, até a assinatura do Contrato.

Veja a disposição legal instituída pela Código Civil brasileiro.

“Capítulo XIII Da Corretagem Art.727. Se, por não haver prazo determinado, o dono do negócio dispensar o corretor, e o negócio se realizar posteriormente, como fruto da sua mediação, a corretagem lhe será devida; igual solução se adotará se o negócio se realizar após a decorrência do prazo contratual, mas por efeito dos trabalhos do corretor.”

Vantagens Em Utilizar a Ficha de Visitas

vantagens-em-utilizar-a-ficha-de-visitas

A ficha de visita é um documento a favor do corretor de imóveis. Por isso, utilizá-la só trará benefícios, tais como:

  • Segurança legal: A ficha de visita assinada pelo cliente é um documento que vale como prova, e pode ser apresentada em caso de uma demanda judicial;
  • Garantia de comissão: Com a ficha assinada, se o comprador fizer a transação direto com o proprietário será responsabilizado pela comissão do corretor. Clique aqui para ler o artigo completo “Comprador pode ser responsabilizado pela comissão do corretor”.
  • Respeito: A ficha reforça o respeito pelo seu trabalho, de ambas as partes.

Dificuldades de Aplicação da Ficha de Visitas

dificuldades-de-aplicacao-da-ficha-de-visitas

Mesmo as imobiliárias e corretores que já entenderam a importância da ficha de visita, muitas vezes acabam não utilizando-a. Alguns motivos que já identifiquei são:

  • O corretor costuma esquecer;
  • Em alguns casos o corretor tem preguiça e acaba não utilizando;
  • O corretor tem medo ou falta de jeito de pedir o cliente para assinar a ficha de visita;
  • O cliente não quer assinar;
  • Falta de praticidade: o corretor não consegue imprimir ou preencher as informações a mão na hora H. E para não perder o timming, deixa a ficha de lado.

Fique atento! Se você não pega a assinatura da Ficha de Visita, é melhor se preparar para algum dia “realizar a venda” e não receber sua comissão. Infelizmente acontece de uma das partes (comprador ou proprietário) se sentir seduzido em economizar o dinheiro da corretagem e querer fazer o negócio diretamente, atravessando o corretor de imóveis e imobiliária. Um DESRESPEITO TOTAL com o trabalho do corretor, que poderá se valer da sua ficha de visita para exigir o pagamento de seus honorários pelo serviço prestado.

 

O Que Fazer Se o Cliente Não Quiser Assinar a Ficha de Visitas

ficha de visita

Se o cliente não estiver confortável em assinar, pergunte a ele: “O Sr. não está confortável por quê? Este é um documento que consta que o senhor está conhecendo este imóvel pela primeira vez através de mim. E se o senhor não efetivar a compra conosco, ficará responsável pelo pagamento dos honorários. Então, é só o senhor manter a negociação conosco que não vai lhe custar nada.”

CUIDADO com os clientes que se negarem a assinar! É fundamental manter uma relação de transparência com o proprietário. Assim, não haverá dúvidas de qual corretor/imobiliária levou o cliente primeiro. A ficha de visita pode ser um ótimo instrumento para comprovar o seu trabalho.

Importante: Tenha uma autorização para fazer a intermediação do imóvel. Estar devidamente autorizado é ter uma autorização de venda assinada, com ou sem exclusividade, autorizando a realizar a intermediação daquele imóvel.

Conclusão

O corretor de imóveis deve valorizar o seu trabalho e não ter “vergonha”. Falo isso pois já vi muitos falarem que ficam sem jeito de pegar a assinatura do cliente.

Se você não se valorizar você espera que o cliente te valorize?

Para a sua segurança é fundamental que toda visita tenha a assinatura do cliente que visitou o imóvel com você. Para facilitar este processo, você pode inclusive imprimir a ficha direto do sistema, aproveitando os dados do cliente e dos imóveis selecionados. Isso otimiza bastante o tempo do corretor além, de lembrá-lo sempre da ficha de visita.

CTA-IMPRIMA-FICHA-DE-VISITA

27 Comentários


  1. bom dia

    No caso do cliente ver o imovel no site e mandar me um e-mail e eu responder combinado dia e horário para visita , não tem a valia da ficha de visita?

    Responder

    1. Bom dia Augusto, A Ficha de visita tem validade jurídica apenas com a assinatura do cliente. Uma prática de mercado que percebemos bem interessante é não marcar com o cliente no endereço do imóvel, mas sim na imobiliária ou em algum ponto próximo ao imóvel.

      Espero ter ajudado de alguma maneira.

      Forte abraço!

      Responder

  2. Sr Pedro,
    Eu gostaria de pagar a sua hora de consultoria para aprimorar os meus conhecimentos como corretor. Seria possível?

    Responder

    1. Roberto,

      Fico super contente com seu contato e seu interesse no nosso trabalho. Atualmente oferecemos consultoria gratuita para nossos clientes sobre gestão imobiliária. Entre em contato conosco no (31) 3064-6600 que teremos o maior prazer em ajuda-lo sobre as melhores práticas do mercado imobiliário.

      Além disso você pode acompanhar nosso conteúdo no Blog e no Youtube gratuitamente 🙂

      Responder

  3. Bom dia,
    Pelo que entendi posso comprar com outra corretora, mas não posso comprar diretamente com o proprietário. É isso?

    Responder

    1. Olá Ana, a partir do momento em que você conhece o imóvel através de um corretor/imobiliária e isso é formalizado através da ficha de visita você deve concluir a compra com este corretor/imobiliária, afinal foram eles que lhe apresentaram o imóvel e essa é atividade do corretor/imobiliária.

      Portanto você não pode comprar diretamente com o proprietário tampouco com outro corretor/imobiliária.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Responder

  4. Gostei das orientações. Sou comprador e tenho uma duvida: fui visitar um imóvel que achei interessante e a imobiliária deu o termo de visita e assinei com toda a tranquilidade. ocorreu que a imobiliária está dificultando a venda e o trato do corretor não é dos mais agradáveis, inclusive se recusa a datar e dar uma cópia da ficha de vista.
    Posso como consumidor exigir uma cópia assinada do termo de visita e datada ?
    Posso transacionar com outra imobiliária que também tem a autorização da venda do imóvel?

    Grato

    Responder

    1. Alberto,

      1 – Posso como consumidor exigir uma cópia assinada do termo de visita e datada ? – Sim, se você assinou poderia ter pedido uma cópia.
      2 – Posso transacionar com outra imobiliária que também tem a autorização da venda do imóvel? O termo que você assinou se compromete a fazer a compra com o corretor que lhe apresentou pela primeira vez este imóvel se fizer isso pode ter problemas futuros e ter que pagar a comissão da primeira imobiliária.

      Sugiro que procure o Diretor da Imobiliária em questão. É uma situação fácil de se contornar com uma conversa 🙂

      espero ter ajudado. grande abraço

      Responder

  5. Uma vez entrei contato com um corretor para ter informações de um imóvel e marcar uma visita
    Só q para tal, ele precisava saber se eu ia financiar ou comprar a vista. Sabendo q eu não tinha muitas chances de conseguir o empréstimo, ele me disse q era perda de tempo visitar o imóvel. Isso é uma prática comum? E se eu conseguisse um empréstimo, desse um jeito?

    Responder

    1. Erika, de forma alguma é uma prática comum. Você não pegou um corretor de imóveis preparado para lhe auxiliar e orientar no processo de compra do seu imóvel. Pode ter certeza que esse tipo de profissional representa uma pequena minoria do mercado imobiliário.

      Responder

  6. Prezado estava em processo de permuta de meu apartamento por meio de uma determinada Imobiliária. Estava correndo tudo muito bem, já para concretizar o negócio, até que descobrimos que o valor do imóvel a ser adquirido era maior do que o anunciado no site da Imobiliária. Em várias vezes durante a conversa com o corretor falou-se um valor, depois disse que não foi falado e que foi erro de sistema na hora de lançar no site! Agora o mesmo vem nos pressionando a adquiri-lo e chegou a nos alertar sobre a cobrança de taxa pelos serviços e parece que tem medo que haja negociação entre as partes diretamente. O problema que o negócio só não se concretizou por culpa dele e não do vendedor ou do comprador. Sentimos desrespeitados, lesados. As insinuações dele são tantas que me veio a dúvida: paga-se multa ou tem-se alguma consequência se a venda se concretizar posteriormente de forma direta mesmo que motivo de não consolidarmos o negócio seja por falta de confiança no intermediador? Assinamos o termo de visitação, mas ele disse que era apenas para controle do dono da imobiliária para comprovar que estava trabalhando. A dona do imóvel não quer mais negociar com ele por se sentir enganada, pois vem sendo pressionada a baixar ainda mais o valor até chegar ao ofertado anteriormente. Sentimos que estamos sendo intimidados por ele, que quer que tenhamos culpa e paguemos por um erro dele. Má fé. Grata.

    Responder

    1. Aline,

      A Ficha de visita tem o propósito de formalizar que o comprador conheceu o imóvel através da intermediação do corretor. Se o serviço realmente foi prestado por ele a comissão será devida.
      Inclusive na própria ficha de visita possui o preço do imóvel visitado. Espero ter ajudado.

      Responder

  7. Olá , ótimo conteúdo.
    Uma dúvida: Seria necessário pegar o RG e CPF do cliente para incluir na ficha , ou não seria necessário?

    O mesmo pode alegar posteriormente que não visitou comigo , usando apenas os nomes da ficha, fica muito vago comprovar.

    obrigado

    Responder

    1. Olá Lúcio! É muito importante que você pegue sim o RG e/ou CPF para gerar mais segurança e credibilidade da Ficha de Visita como prova documental.

      Abs e obrigado pelo envolvimento

      Responder

  8. Bom dia, qual o prazo estipulado na ficha de visita, se eu visitar o imovel com um corretor, não consegui o financiamento, depois de quatro meses, eu regularizo a documentação,posso procurar outra imobiliaria, qual o prazo legal para retornar ao imovel com outra imobiliaria?

    Responder

    1. Olá Airton, geralmente os termos de visita não possuem prazo, mas sim que o cliente interessado em comprar o imóvel conheceu e visitou o imóvel através da intermediação do corretor/imobiliária. Portanto nesse caso a intermediação deve ser realizada por ele, pois foi quem apresentou o imóvel ao cliente.

      Responder

  9. Eu visitei o imóvel por uma imobiliária e dias depois vi o mesmo imóvel em outra imobiliária.
    Essa segunda conseguiu uma negociação melhor que a primeira…
    Logo antes disso acontecer eu fiquei desanimada de comprar e estava desistindo do apto que eu gostei, por que a primeira imobiliária sequer tentou viabilizar a negociação com o proprietário. Essa segunda fez de tudo e conseguiu um desconto maior.
    É um pouco injusto eu ser penalizada se fechar com a segunda.

    Responder

    1. Olá Marta,

      O termo que você assinou é um documento que geralmente consta que você concorda que conheceu e visitou pela primeira vez o referido imóvel com aquele corretor/imobiliária.

      Então no momento em que um segundo corretor/imobiliária lhe oferece o imóvel você já o conheceu antes. Pode ser que tenha algum tipo de problema se efetuar a compra através da segunda imobiliária por esse motivo. Espero ter ajudado.

      Responder

    2. o certo seria mostrar a primeira imobiliária que a segunda conseguiu um desconto melhor, para que a primeira possa ir ao proprietário e pedir o mesmo desconto, assim vc evita problemas para vc e para as imobiliárias.

      Responder

  10. Bom dia
    Conheci o emprendimento com um corretor e gostamos de um determinado apto, assinamos a ficha de visita e fizemos proposta para compra, depois nos interessamos por outro apto porém dentro do mesmo condomínio, nesse caso posso negociar com o segundo corretor já que são aptos diferentes?

    Responder

    1. Olá Danilo, Teria que verificar o termo assinado. Como está se falando de um empreendimento, você chegou a ser atendido e visitou o decorado ou stand através do primeiro corretor.
      Entendendo que o incorporador/construtor é o mesmo, e o cliente comprador também caracteriza como um ajuste de escolha de unidade e condições de compra devendo ser realizado com o primeiro corretor que lhe apresentou o empreendimento pela primeira vez.

      Espero ter respondido sua dúvida.

      Responder

  11. Boa noite, você pode me passar um modelo de ficha de visita com todos os dados necessários?
    Obrigado.

    Responder

  12. Olá.
    E se eu não concordar com o modo como é cobrado o valor da comissão. O corretor ficar irredutível.
    Numa negociação com uma parte em bens(terreno, por exemplo), e outra em dinheiro, é correto cobrar a comissão no valor cheio do imóvel vendido. É correto cobrar também do comprador o valor do bem(o terreno, em questão)?
    Posso desistir do negócio?

    Responder

    1. Olá José, tudo bem?

      É correto a cobrança da comissão no valor cheio sim pois foi o valor total transacionado.

      A ficha de visita é um documento simples e que visa resguardar o trabalho realizado pelo corretor/imobiliária. Nela o comprador assume formalmente que conheceu o imóvel através do corretor/imobiliária e se compromete a não fazer o negócio diretamente com o proprietário (tendo em vista que o corretor lhe prestou tal assessoria).

      A comissão é contratada e combinada diretamente com o proprietário do imóvel e para que você não a pague basta realizar o negócio através do corretor que realizou a intermediação.
      Se você não concordar com o valor basta não visitar o imóvel com o corretor então. E sim, você pode desistir do negócio desde que não tenha assinado nenhum contrato ainda.

      Responder

  13. Bom dia! Tenho uma dúvida. O corretor me apresentou um imóvel para ver o acabamento de outro imóvel vizinho, ou seja, apenas para ver como referência. Na ficha consta as características, o andar do imóvel que supostamente me interessei, porém 4 meses depois acabou-se que havendo a negociação sem o corretor de outro apartamento, diferente da descrição que constava na ficha, inclusive até andar diferente. Mas no mesmo residencial. Como fica nesse caso?

    Responder

    1. Boa Tarde, Fabio. Tudo bem? Ele deve ter lhe mostrado o imóvel que você assinou a ficha de visita! Se comprou outro que não foi apresentado por ele, o serviço não foi prestado.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *