Inbound Marketing no Mercado Imobiliário

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Nos últimos anos, notamos uma grande diferença no comportamento e na mentalidade do consumidor. Ele não queria mais ver propagandas na TV, ser enganado ou ter um produto empurrado a todo custo. Este novo consumidor passou a ser mais exigente, questionador e impaciente com publicidades exageradas.

Neste cenário, diferentes mercados se viram diante de um novo conceito, uma nova estratégia, o inbound marketing. No mercado imobiliário não diferente, ele chegou ganhando força, mas ainda é um termo desconhecido para muitas imobiliárias. Por isso, neste post vamos te explicar o be-a-bá do inbound marketing no mercado imobiliário, do conceito à dicas e estratégias.

O que é inbound marketing?

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Segundo a Hubstpot, plataforma pioneira de automação de marketing, que é praticamente a “criadora” do termo, o conceito pode ser definido da seguinte maneira:  

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Em outras palavras, inbound marketing é uma estratégia poderosa de atração de leads através de conteúdo. Ou seja, você atrai possíveis clientes até sua empresa, ao invés de tentar empurrar produtos e serviços para eles.

Persona

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Na hora de criar uma estratégia de marketing digital, principalmente se você for trabalhar com inbound marketing, um dos primeiros passos a ser seguido é a criação de uma persona.

Veja, no vídeo abaixo o que é persona:



Dica: Agora que você já sabe o que é persona,
acesse o Gerador de Personas para começar a criar a sua!

Leads

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Primeiramente, assista ao vídeo abaixo para entender o que é lead:

Bom, agora você deve estar se perguntando, mas como gerar leads? Vamos lá:

  • Geração de leads: Você poderá gerar leads através de ofertas de conteúdo. Porém, certamente você já possui uma lista de leads e não sabe. Sabe aquela lista de contatos que que enviaram e-mails através de seu site ou portais solicitando mais informações? Ou aqueles contatos que deixaram os dados num plantão de vendas e você nunca mais falou? Eles podem ser leads em potencial. Separe essa lista, organize e envie um primeiro e-mail para começar a segmentação!
  • Segmentação de leads: Não trate todos os seus leads da mesma forma, afinal eles não têm os mesmos interesses e necessidades. Segmente sua lista de acordo com os critérios que são importantes para sua imobiliária. Separe os leads por interesse em venda, locação, residencial, comercial, etc.
  • Qualificação de leads: Certamente nem todos os leads da sua base estão prontos para alugar ou comprar, mas você pode nutrir esses leads com conteúdo, até que estejam preparados. Por exemplo, imagine uma lista de leads com interessados em comprar o primeiro apartamento. Você pode enviar um vídeo com um tour pelo decorado, um tira dúvidas sobre documentação e financiamento e depois um convite para visita.

Como começar?

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Trabalhar com inbound marketing pode ser muito complexo e exige alguns conhecimentos específicos. Porém, para te dar um norte, listamos algumas ferramentas essenciais para que você saiba por onde começar sua estratégia:

Blog: Blog é uma plataforma onde você pode hospedar seu conteúdo. Você também pode colocar direto em seu site. O WordPress é a opção mais utilizada, por ser simples de manusear e sem custos. Atenção: O blog será um espaço para conteúdo e não para divulgação de imóveis.

Materiais: Os materiais podem ser de diferentes formatos, o importante é ser bem feito e atrativo. Você pode apostar em guias, e-books, vídeos, planilhas, etc.

Landing Page: Landing Page, ou página de destino, é uma página onde você insere mais detalhes sobre o material que está ofertando e um formulário, onde o interessado deixará seus dados para fazer o download.

E-mail marketing: Como falamos no tópico acima sobre qualificação de leads, o e-mail marketing é muito importante em uma estratégia de inbound marketing, pois ele será seu principal canal de comunicação com os leads. Seja para enviar conteúdo, ofertas ou para criar novas segmentações.

Leia também  Guia completo de e-mail marketing para imobiliárias

Redes Sociais: As redes sociais serão extremamente úteis para divulgar seus conteúdo e atrair novos leads. Identifique quais redes sociais você poderá investir e dedique um tempo para cuidar de suas páginas.

Que tipo de conteúdo produzir?

conteudo

Como mencionamos, existem várias possibilidade e diferentes formatos na hora de produzir conteúdo. Primeiro você precisa identificar quais são as dúvidas dos seus clientes, o que estão buscando e como sua imobiliária poderá ajudá-los. Depois, verifique quais formatos você será capaz de produzir. Para te ajudar, separamos algumas sugestões de conteúdo:

  • Guias da região ou bairro de atuação
  • Ebook sobre a história da região ou bairro
  • Simuladores de financiamento
  • Tira dúvidas sobre contrato
  • Check list mudança
  • Check list documentação de imóveis
  • Depoimentos de clientes satisfeitos
  • Dentre outros

Vantagens de utilizar inbound marketing

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Como você deve ter percebido, o inbound marketing tem vários benefícios, em relação a outras técnicas de marketing. Algumas delas, são:

  • Destacar sua empresa da concorrência;
  • Precisão na mensuração de resultados;
  • Possibilidade de firmar parcerias com o comércio nas redondezas, principalmente quando a região está em fase de expansão;
  • Credibilidade passada pela relevância dos conteúdos oferecidos que promoverá a afinidade entre você e seu público;
  • Construção de autoridade da sua marca, também através de conteúdo relevante;
  • Menor custo, em relação a outros métodos, já que é possível escalar e medir esta estratégia.

Dicas para aplicar inbound marketing imobiliário

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Se você pretende começar a trabalhar com inbound marketing, confira  algumas dicas que podem orientar seus primeiros passos:

Estude: O inbound ainda é uma técnica relativamente recente e requer estudos constantes. Acompanhe tendências, cases e todo material de fontes confiáveis, procure cursos de instituições reconhecidas.

Benchmarking: Analisar o que outras empresas estão fazendo e como estão fazendo é fundamental para que você comece a traçar como o inbound poderá ser aplicado em sua imobiliária. Pesquise e tente contatar diferentes empresas que já estão utilizando esse modelo e aprenda com elas. Saiba onde investir, o que evitar e minimize suas chances de erros.

Tenha um software de automação: Você perceberá que ter um software de automação de marketing como o RD Station, será fundamental,. Ele poderá economizar tempo e agilizar seus processos. Lembre-se de contratar um software que esteja integrado ao seu CRM.

Contrate um profissional ou agência especializada: Por mais que você estude e pesquise muito sobre o assunto, dificilmente conseguirá fazer tudo sozinho. Contrate um profissional ou agência com know-how suficiente para implantar o processo em sua empresa, diminuindo os riscos e aumentando as chances de sucesso.

Bônus: Se deseja obter mais conhecimento sobre o assunto, a própria Hubspot oferece um curso online e gratuito com certificado, e que agora possui legendas em português. Você também pode se interessar pelo certificado de marketing de conteúdo da Rock Content.

E você, acredita que é possível utilizar o inbound marketing no mercado imobiliário? Qual sua opinião sobre o assunto?

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