KPI para imobiliária: conheça os indicadores essenciais

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KPI para imobiliária: conheça os indicadores essenciais

A falta de planejamento e de acompanhamento de processos pode afetar significativamente a saúde financeira do seu negócio, mesmo que você faça vendas e feche contratos de aluguel de forma recorrente. Para evitar que isso aconteça, é preciso saber o que é e como funciona o KPI para imobiliária.

Por meio da análise de indicadores, é possível tomar decisões melhores e ajustar os processos da sua imobiliária, caso seja necessário. Dessa forma, a sua empresa conseguirá atingir os objetivos traçados e terá um lucro maior ao longo do tempo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

O que são KPIs e por que eles são importantes para uma imobiliária?

KPI é a sigla em inglês de “Key Performance Indicator”, ou “Indicador-Chave de Desempenho”, em português. Ou seja, são formas de medir como está a performance do negócio, por meio de dados e análises.

Existem diferentes tipos de KPIs para imobiliária, e cada um deles é usado para mensurar o desempenho de alguns processos e ações adotados pela empresa, como o custo por cada venda efetuada, por exemplo.

Acompanhar constantemente os indicadores para imobiliária é importante, afinal, é preciso analisar a relação entre o investimento feito, as expectativas de resultado e, principalmente, o resultado efetivo.

Quais são os KPIs mais relevantes para uma imobiliária?

Conhecer alguns materiais de KPI para imobiliária é muito importante. Por isso, confira a seguir quais são os principais indicadores que quem trabalha com venda e locação de imóveis precisa analisar para saber como anda seu negócio.

Tempo médio de venda ou aluguel

Um dos principais indicadores de desempenho para imobiliária é o tempo médio de venda ou de aluguel de imóveis. Isso porque, quanto mais tempo essas propriedades demoram para ser vendidas ou alugadas, mais recursos serão necessários para conseguir realizar a transação imobiliária.

Além disso, alguns proprietários podem se incomodar com o tempo que a sua imobiliária está levando para concretizar o processo de venda ou de locação dos imóveis, o que poderá incentivá-los a procurar outra empresa para seguir com essa negociação. 

Sendo assim, caso o tempo médio de venda ou de aluguel esteja alto, ou se você observar que ele está aumentando, será necessário traçar estratégias para reduzi-lo e fazer com que os imóveis sejam vendidos ou alugados com mais rapidez.

Custo de aquisição de clientes

Outro KPI que costuma ser muito importante para avaliar a saúde financeira da imobiliária é o custo de aquisição de clientes (CAC), que se refere a quanto a empresa precisou investir para transformar um lead (potencial cliente) em comprador ou locador, de fato. 

Caso o custo de aquisição de clientes seja igual ou superior ao lucro sobre cada transação imobiliária realizada, será necessário rever as suas estratégias de atração de novos consumidores.

Taxa de conversão de leads

Esse indicador é usado para mensurar o percentual das pessoas que passaram pelo seu funil de vendas e compraram ou alugaram um dos imóveis do seu portfólio. Com esse marcador, é possível medir quanto foi necessário gastar com divulgação e deslocamento para visitas, além do tempo de negociação para transformar um lead em cliente.

Se após analisar esse KPI você perceber que a sua taxa de conversão de leads é baixa, será necessário rever as suas estratégias de divulgação e de negociação para revertê-lo.

Taxa de retenção de clientes

O indicador de taxa de retenção de clientes, no caso das imobiliárias, está relacionado à porcentagem de pessoas que voltam a procurar os serviços da empresa após um tempo, seja porque desejam vender ou comprar outro imóvel com a sua ajuda, seja porque o contrato de aluguel está chegando ao fim e precisam encontrar uma nova propriedade.

Esse indicador também pode ser usado para avaliar a porcentagem de locadores que se mantêm atrelados à imobiliária ao longo do tempo, ou seja, não colocam os seus imóveis em outras imobiliárias.

Algumas imobiliárias também prestam serviços relacionados à administração de condomínios. Para esses negócios, analisar a taxa de retenção de clientes é ainda mais importante. Isso porque, por meio desse indicador, é possível verificar a quantidade de clientes que permanecem fiéis à sua empresa ao longo do tempo.

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação mensura o número de dias em que uma propriedade está alugada. O ideal é que esse indicador esteja sempre alto, pois, dessa forma, não será necessário empregar mais esforços e dinheiro para alugar o imóvel.

Número de visitas por propriedade

Outro KPI muito importante para as imobiliárias é o número de visitas feitas em cada propriedade antes de conseguir concretizar uma venda ou fechar um contrato de locação.

Quanto mais visitas você precisar fazer para concretizar uma transação imobiliária, mais dinheiro será necessário gastar. Isso porque, para realizar uma visita, é preciso gastar com combustível para o deslocamento e, em alguns casos, também pode ser inevitável pagar estacionamento para deixar o seu carro.

Além disso, ao realizar muitas visitas em uma mesma propriedade, você perde a chance de anunciar e de levar pessoas para visitarem outros imóveis.

Sendo assim, caso você perceba que precisa fazer muitas visitas para conseguir vender uma propriedade, comece a analisar o que pode ser corrigido ou otimizado para alterar esse quadro.

Índice de satisfação do cliente

O índice de satisfação do cliente, também chamado de NPS (Net Promoter Score), mede o quão satisfeitos os clientes estão com o serviço da empresa, se estão dispostos a indicar o seu negócio para outras pessoas ou a voltar a fazer transações com a sua imobiliária no futuro.

Essa métrica é especialmente importante para entender como está a fidelização dos seus clientes, além de ajudar a criar ações para o marketing de indicação e para otimizar o atendimento oferecido pela imobiliária.

Como implementar os KPIs de uma imobiliária?

Além de saber o que é KPI para imobiliária, é fundamental descobrir como implementar esses indicadores no seu negócio.

O primeiro passo é definir quais ações deverão ser mensuradas. O ideal é acompanhar constantemente todos os indicadores para imobiliárias.

Após definir quais KPIs serão medidos, será necessário definir metas para cada um deles. Para fazer uma análise completa, o recomendado é contar com um software especializado em coletar os dados necessários e gerar relatórios, como um CRM para imobiliária.

A partir dessa coleta e avaliação, você terá uma visão ampla e detalhada sobre a saúde do seu negócio, podendo recalcular rotas de ações que não estão funcionando tão bem e seguir com estratégias eficazes.

Como visto, definir e acompanhar os KPIs para imobiliária é essencial para quem trabalha com venda e aluguel de imóveis e deseja aprimorar os seus processos e ter um negócio financeiramente saudável e rentável.

Por isso, é fundamental conhecer os principais indicadores para imobiliárias, definir metas claras e alcançáveis para o seu negócio e analisar constantemente os KPIs da sua empresa.

Quem quiser deixar os processos ainda mais fluidos e eficientes precisa contar com um software para administração de imóveis capaz de descomplicar e agilizar todo o processo de gestão da sua imobiliária. Com uma ferramenta desse tipo, você terá mais tempo para focar nas ações que mais geram lucro para o seu negócio.

Sendo assim, conheça o nosso software para administração de imóveis e descomplique todo o processo de gestão da sua imobiliária. 

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