Locação: O que o cliente quer na hora de procurar por um imóvel

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Quando o mercado de compra e venda de imóveis não está tão bem, a locação é um poderoso gerador de recursos para imobiliárias. Sabemos também que o perfil do locatário pode ser bem diferente do perfil do comprador, pois eles tem necessidades diferentes quando procuram uma imobiliária. Listamos os principais itens que um cliente busca na hora de procurar por um imóvel de locação, para que você e sua equipe possam alinhar suas estratégias:

Variedade de imóveis

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O primeiro item diz respeito a variedade (e claro, qualidade) da sua carteira de imóveis. Na hora de fazer uma escolha, tomar uma decisão, todos querem ter opções. Se a busca começou na internet, pense que é muito mais prático para seu cliente ir em uma imobiliária e pegar todas as chaves das 10 opções que ele quer visitar, do que ir em dez imobiliárias pegar uma chave em cada. Por isso é interessante investir em variedade e trabalhar bem suas captações.

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Atendimento personalizado locação de imóveis

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Como já falamos diversas vezes por aqui, estamos na era do cliente, pois ele é o foco de todas as empresas. Ninguém mais quer se tratado simplesmente como mais um, mas sim de forma única e personalizada. Imagine o cliente que pesquisou os imóveis disponíveis em seu site, ligou na imobiliária, informou os que gostou, falou sobre o perfil que estava buscando e decidiu fazer as visitas. Quando ele chega em sua imobiliária, o mínimo que espera é ser bem atendido, um ambiente agradável, e não precisar repetir todas as informações novamente. Quando partir para as visitas, ele espera ser orientado em relação a qual imóvel é o mais adequado de acordo com suas necessidades, e não simplesmente ver imóveis aleatórios.

Oferecer um atendimento personalizado é a melhor maneira de respeitar as necessidades do cliente, e ainda possibilita uma maior aproximação entre corretor e cliente. No final, resultado é um cliente satisfeito e pronto para fechar negócio.

Consultoria

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Além de um atendimento personalizado durante a seleção e visita aos imóveis, uma imobiliária que conta com uma equipe de corretores de excelência, sabe com clareza que eles atuam como consultores. Na hora de alugar um imóvel, existem dois momentos cruciais onde onde o cliente necessita dessa consultoria:

1- Além dos benefícios do imóvel em si, a localização será muito levada em consideração pelo seu cliente. Ter conhecimento sobre a região e transmitir isso é crucial para fechar negócio. Escolas, supermercados, shoppings, parques podem ser o fator de decisão na escolha do imóvel. Mesmo que você não acompanhe a visita, ofereça essas informações quando o cliente for a imobiliária para fazer o empréstimo de chaves;

2 – Depois que o cliente decide fechar negócio, surgem várias dúvidas em relação a documentação, e principalmente ao contrato. Para conseguir responder todas as dúvidas prontamente, o corretor precisa dominar a Lei do Inquilinato e todos os aspectos legais que envolvem as transações imobiliárias.

Opções de fiança

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Outro fator muito importante para o locatário é a disponibilidade de opções de fiança, para que ele escolha a mais adequada para sua situação. As principais opções utilizadas são:

  • Fiadores: Atualmente ainda é o sistema mais utilizado, mesmo com a dificuldade de encontrar alguém disponível para assumir o risco. O fiador é uma terceira pessoa que se responsabilizará na ausência do pagamento do locatário. Normalmente é exigido dois fiadores, sendo um com imóvel quitado e outro com renda bruta igual ao valor do aluguel vezes três. Esta é uma grande dificuldade, principalmente quando seu cliente ´novo na cidade e não tem conhecidos que poderiam ser seus fiadores.
  • Seguro fiança locatícia: O seguro fiança é um negócio no qual o contratante é intermediado por uma seguradora e substitui os fiadores. Com esta opção, a imobiliária transfere para uma seguradora o trabalho e a responsabilidade pela aprovação da ficha do futuro inquilino. Neste caso, a seguradora também garante ao proprietário do imóvel o recebimento do aluguel e dos encargos vencidos, caso o inquilino não pague. Outro ponto positivo desta opção é que o pagamento pode ser parcelado pelo inquilino.
  • Título de Capitalização: O título de capitalização é um título de crédito que o inquilino adquire para servir como garantia do imóvel. O valor do título é acordado entre as partes e então É feita a assinatura de um termo de autorização em que o dinheiro será revertido ao proprietário no caso de falta de pagamento do aluguel. O locador também pode usar os recursos no reparo de danos ao imóvel causados pelo inquilino. As vantagens para o inquilino são que ele concorre e prêmios, e o recebimento do dinheiro de volta, ao término do contrato.
  • Caução: Neste caso, O inquilino faz um depósito antecipado em dinheiro, para garantir o pagamento de até três aluguéis em caso de problemas. Ao fim do contrato, o dinheiro é devolvido com correção. É uma boa opção para consumidores de renda mais baixa, que não têm cadastro aprovado em seguradoras. 

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Confiança e transparência

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Em qualquer mercado, seja ele qual for, o relacionamento entre empresa e clientes é fundamental para o bom desempenho do negócio. Estabelecer um relacionamento baseado em confiança mútua, é ainda mais importante se você deseja fidelizar clientes.  

Confiança requer transparência, por isso unimos esses dois fatores em um único tópico. Infelizmente ainda existem pessoas que enxergam o corretor de imóveis como um dificultador, alguém que só vai elevar o preço da negociação para ganhar sua comissão. Por isso é normal essas relação entre cliente e imobiliária começar com desconfiança. A solução para reconstruir a imagem do corretor é trabalhar com transparência, esclarecendo as dúvidas, agindo de acordo com a legalidade e principalmente gerando valor ao seu trabalho.

Lembre-se também que a indicação conta muito. Para que seus clientes lhe indiquem, eles precisam estar extremamente satisfeitos. Confira este artigo sobre Satisfação de clientes em imobiliárias: 03 fatos que você não pode deixar de saber.

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Conclusão

A locação de um imóvel pode ser uma transação mais barata que a venda, porém não pode ser ignorada dentro das imobiliárias, afinal, a taxa de administração ainda é uma boa fonte de receita para imobiliárias em todo país, mesmo quando as vendas não estão indo de vento em popa.

Estar atento aos itens que mencionamos acima e trabalhar para que sejam tratados com prioridade em sua imobiliária certamente lhe renderão bons resultados.
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