Marketing pessoal: 05 dicas para corretores de imóveis

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“Quem quer ser reconhecido precisa saber apresentar seu potencial”

Você já deve ter ouvido dizer diversas vezes a seguinte frase: “ A primeira impressão é a que fica.” Pois bem, é exatamente sobre isso que iremos falar hoje neste post. Cuidar da sua imagem pessoal, se atentando a forma como você se comporta e se relaciona, sua aparência e a percepção que as pessoas têm de você no ambiente profissional, é dar atenção e praticar marketing pessoal.

Vale ressaltar que, tão importante quanto sua formação e experiência, praticar o marketing pessoal faz com que você se diferencie no mercado, principalmente quando falamos do mercado imobiliário, que é tão concorrido. Também é importante lembrar que  fazer marketing pessoal não significa se vangloriar ou se exibir. Segundo Dan Schawbel, colunista das revistas Forbes e Time e autor do livro Promova-se, marketing pessoal é “fazer estrategicamente com que as pessoas saibam o que você pode fazer, quais são suas habilidades e o que você já realizou”.

Para te ajudar a turbinar seu marketing pessoal, listamos 05 dicas voltadas para o corretor de imóveis:

Dica #1: Seja pontual

Falta de tempo

Se você marcou uma visita no imóvel às 15h e combinou de encontrar o cliente lá, chegue com 15 minutos de antecedência, espere por ele. Não é o cliente que tem que te esperar. Se isso acontecer, quando você chegar ele já estará estressado, além de ter formado uma percepção negativa sobre você, e isso você não quer, não é mesmo?

Vale lembrar que pontualidade não é favor. Controlar o próprio tempo é uma responsabilidade, entre tantas em nosso dia a dia. Por isso sua pontualidade diz muito sobre você.  

Dica #2: Cuide da sua imagem

Ame o que você faz

Lidar com pessoas exige um cuidado especial com sua própria imagem. Afinal, o interlocutor, nesse caso o corretor de imóveis, é a imagem do produto que está vendendo. Por isso, fique atento a alguns aspectos como:

  • Aparência e vestuário: A sua aparência fala por você. É sempre bom utilizar roupas condizentes com seu ambiente de trabalho. Utilize o uniforme da empresa ou uma forma forma, sempre limpa e bem passada. Para mulheres é aconselhável não utilizar roupas justas, curtas ou decotadas demais. Para os homens, por exemplo, é sempre bom manter a barba e o cabelo apresentáveis e unhas aparadas.
  • Vocabulário: Fique atento também a forma como você se comunica. Evite gírias e tratamentos muito informais, a nãos er que você conheça o cliente ou tenha certeza que ele prefere ser tratado assim. Palavras de baixo calão estão fora de cogitação.
  • Postura: Tenha uma postura profissional. Mesmo que você já esteja há horas esperando por um cliente, não deixe o cansaço e desânimo serem transmitidos para aquele que entrar no plantão. Seja cordial, simpático e acolha o cliente que te procurar. As formas de falar e se apresentar diante das pessoas também são muito importantes. Cuidado com o que falar e mantenha o tom de voz adequado e também fique atento a como você se porta ao se sentar ou quando for apresentar algum material.

Dica #03: Utilize ferramentas de marketing pessoal

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Hoje em dia existem diversas ferramentas que podem te auxiliar na prática do marketing pessoal no ambiente on-line. Seu cliente certamente está na internet, e pelo menos em alguma rede social. Por isso, cuide dos seus perfis pessoais nas redes sociais. Você não precisa estar em todas, mas pode escolher uma para focar seus esforços. Só não vale criar um perfil e deixá-lo abandonado ou com postagens desinteressantes. Saiba como imobiliárias e corretores de imóveis podem utilizar o Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Outra dica importante é se dedicar  para produzir conteúdo relevante para seu público alvo, escrevendo para blogs ou criando o seu próprio.

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Dica #04: Faça networking

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Networking é uma expressão que representa uma rede de contatos e está diretamente ligada a palavra relacionamento. Todos nós sabemos que um corretor de imóveis de sucesso depende diretamente da sua rede de contatos para fechar negócios, por isso o networking é tão importante. Você pode fazer isso nas redes sociais, principalmente no Linkedin, que é uma rede que já tem esse foco, e claro, na vida pessoal. Participe de eventos do mercado imobiliário, interaja e dialogue com outros profissionais, inclusive de outros mercados.

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Dica #05: Não se acomode na zona de conforto

Facilita a vida do cliente

Ok, você chegou até aqui e acredita que já está fazendo um bom trabalho de marketing pessoal. Ótimo! Mas, jamais se acomode. Marketing Pessoal é um processo constante, ele só termina com sua aposentadoria.

Outro ponto importante é não acreditar que já sabe tudo e ignorar novas fontes de conhecimento. Mais uma vez, procure saber sobre os eventos do CRECI e Secovi da sua região, acompanhe notícias, assine blogs, estude, faça cursos, se atualize. Além de contribuir para seu networking, como falamos no tópico anterior, você se tornará um profissional mais capacitado para atender seus clientes e prestar uma consultoria digna de um corretor de imóveis de sucesso.

Conclusão

Como você viu, praticar marketing pessoal é trabalhoso, mas pode gerar um grande impacto na sua carreira. Só é preciso tomar cuidado para não ser exibido, arrogante ou inconveniente. Querer mostrar tudo o que faz, a todo momento, não é uma boa saída e ainda pode pesar contra.

Ficou com alguma dúvida? Tem uma opinião diferente sobre o assunto? Escreva pra gente nos comentários abaixo.

 

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