04 Motivos para investir em um CRM para sua imobiliária agora mesmo

Tempo de leitura: 10 minutos

Gestão imobiliária é uma atividade mais complexa do que muita gente imagina. Afinal, são diversos clientes, imóveis, fiadores, atendimentos e outras milhares de informações para gerenciar. Exatamente por isso, um sistema de CRM vem para facilitar o dia a dia dos profissionais que atuam nesta área.

Ainda assim, muitas imobiliárias e corretores de imóveis ainda não conhecem ou não entendem por que deveriam investir em um CRM. Por isso, hoje vamos falar sobre os principais motivos que justificam tal investimento e quais os erros que você deve evitar na hora de contratar um CRM.

O que é CRM?

O que é CRM

Para começar, vamos entender o que é CRM no contexto do mercado imobiliário. CRM é uma sigla em inglês que significa Customer Relationship Management e traduzido para o português nada mais é do que a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode ser entendido como uma filosofia, uma estratégia e um processo, utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar o cruzamento dessas informações. O CRM também é uma ferramenta voltada para o processo de foco no cliente, assim como a aquisição, transação, atendimento, retenção e construção de relacionamento de longo prazo com eles.

Se ainda não ficou claro pra você, clique aqui e veja a crônica do palestrante, autor e consultor Mário Persona. Através dela você pode entender de forma simples o que é CRM.

Ok, entendi o que é CRM. Mas por que minha imobiliária deveria investir em um?

Motivo nº 01: Aumentar suas vendas

Aumentar suas vendas

Muito corretores acreditam que o sistema é seu inimigo, que só serve para burocratizar seu dia a dia e que não vai influenciar em suas vendas. Porém, eles estão muito enganados. Na verdade, é completamente o oposto disso. Quer saber como? Vamos lá!

  • Um CRM organiza suas informações e permite que elas sejam compartilhadas com todas as pessoas da sua equipe. Isso evita que mais de um corretor entre em contato com o mesmo cliente, o que causa uma péssima impressão em quem está recebendo a ligação, por exemplo;
  • O sistema permite que você identifique os relacionamentos com seus clientes e classifique-os, tornando possível a tomada de decisão inteligente. Um exemplo disso é a possibilidade de direcionar o corretor certo para o cliente certo;
  • Ele permite que cada corretor veja seu próprio desempenho e saiba onde precisa melhorar;
  • Possibilita o acesso a informação, mesmo para quem não está na imobiliária no momento. Assim, um captador pode acessar seus relatórios de demanda, mesmo quando estiver na rua fazendo a captação;
  • Simplifica relatórios, uma vez que já entrega os gráficos e indicadores prontos e atualizados em tempo real.

Percebeu como estes aspectos podem tornar sua imobiliária muito mais preparada para aumentar os negócios?

Motivo nº 02: Melhorar a produtividade da equipe

Melhorar a produtividade da equipe

Um dos pilares para montar uma equipe de corretores que vende é focar no aumento de produtividade. Todos nós sabemos que para obter resultados é necessário esforço e foco. Se seus corretores passam o dia sem saber direito o que fazer, pra quem ligar ou qual imóvel visitar, é sinal de que você precisa dar atenção a este aspecto. Se um corretor não vende, não é só ele que perde a comissão, mas sua imobiliária também.

O CRM é uma poderosa arma para melhorar a produtividade da sua equipe. Para começar, o CRM faz a gestão integrada de todas as suas informações comerciais como clientes, atendimentos e imóveis. Tudo na mesma plataforma!

Isso evita o retrabalho de cadastros, que é um verdadeiro podador de produtividade em imobiliárias. Além disto, um bom CRM possui funcionalidades como a busca de imóveis a partir do perfil, radar automático e indicadores de desempenho individuais. Esse leque de possibilidades contribui para otimizar o tempo da sua equipe e consequentemente aumentar a produtividade.

Já parou pra pensar em quanto tempo seus funcionários perdem fazendo coisas simples que um sistema poderia resolver?

Leia também  Corretor de Imóveis: Como ser mais produtivo no trabalho?

Motivo nº 03: Funil de vendas

Funil de vendas

Funil de vendas é uma das questões mais importantes para se entender como funciona o processo de vendas de qualquer empresa, e este é exatamente um dos pilares de um bom CRM.

O funil de vendas, ou pipeline, é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele inicia o atendimento na empresa até o fechamento do negócio. Trata-se de um modelo estratégico que mostra cada etapa pela qual o cliente passa até fechar a compra.

O funil de vendas do mercado imobiliário é dividido em 4 partes: atendimento, visita, proposta e negócio realizado.

As vantagens de utilizar um funil de vendas na gestão comercial da sua imobiliária vão além do conhecimento sobre número de atendimentos e volume de vendas. Os pontos positivos do funil de venda são muitos e podemos destacar:

  • Melhor conhecimento sobre a sua equipe;
  • Maior produtividade;
  • Otimização da gestão;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades de negócios.

Dica: Vale lembrar que, além do gerenciamento, o funil de vendas também é uma ferramenta de autoconhecimento. A primeira coisa que um corretor precisa encontrar não é a sua falha, mas sim as suas competências. Em qual etapa da venda você é mais bem sucedido?

Dominando o Funil de Vendas, você certamente dominará também o seu processo de vendas e será capaz de identificar quais são os pontos fortes e os pontos de melhoria da sua empresa, equipe ou determinado corretor. Por isso, se atente a este aspecto na hora de contratar seu CRM.

Quer saber mais sobre funil de vendas no mercado imobiliário? Clique aqui e veja nosso infográfico.

Motivo nº 04: Ter indicadores na palma da mão

Ter indicadores na palma da mão

Este é realmente um motivo muito convincente para adotar um CRM: ter os indicadores na palma da mão.

Se você é proprietário ou gerente em uma imobiliária, já sabe quanto tempo gasta fazendo relatórios e mais relatórios para apresentar em reuniões. Isso se você não utiliza um bom CRM, é claro! Caso contrário, isso tudo já estará pronto e atualizado em tempo real.

Imagine chegar no trabalho, fazer o login no sistema e já encontrar prontos os gráficos e relatórios de:

  • Funil de vendas da imobiliária, separado por corretor ou equipe e no período que desejar;
  • Gráfico de última interação, para saber como está a frequência de atendimento e follow ups;
  • Termômetro de atendimento, para saber quais estão “frios” ou “quentes”;
  • Mídia de origem dos atendimentos;
  • Quantidade de imóveis com e sem fotos (e quais);

Além dessas, existem muitas outras informações! E o melhor, tudo isso separado por venda e locação.

Sua vida não seria muito mais fácil? Fazer a gestão da imobiliária não se tornaria um trabalho muito mais ágil e assertivo?

Principais erros ao contratar um CRM

Principais erros ao contratar um CRM

Agora, conheça os três principais erros cometidos por imobiliárias na hora de contratar um CRM e aproveite para não cometê-los!

  1. Optar pelo mais barato

Com certeza você já ouviu o ditado popular “O barato pode sair caro”, um ensinamento muito sábio e que é passado de geração para geração. Traduzindo pelo sentido mais simples, é uma recomendação de que nem sempre o preço deve ser o fator mais importante na decisão de uma compra, pois pode estar ligado a qualidade, atualidade, adequação e outros fatores.

Lembre-se que ao contratar um CRM você estará confiando todas as informações da sua imobiliária neste sistema. Imagine optar pelo mais barato e depois da implantação descobrir que o sistema não te atende completamente, o suporte não é eficiente ou que seus funcionários não conseguem utilizá-lo. Certamente seria uma grande dor de cabeça.

  1. Não se importar com a opinião da sua equipe

Como acabamos de falar no tópico acima, de nada adianta escolher um CRM e só depois descobrir que seus funcionários tem imensa dificuldade em utilizá-lo. Dessa forma ele será inútil para sua imobiliária, certo?

É muito comum pensar que qualquer software vai ser aceito pelos funcionários e que eles vão usar só porque você contratou. Também acontece de um software para imobiliárias ser um produto maravilhoso para o dono ou gerente, mas muito ruim para o usuário final, que são os corretores e atendentes de locação.

Quando isso acontece, o problema na imobiliária é gigante. O dono investiu muito dinheiro no CRM que ele mesmo escolheu, porém nenhum corretor quer usá-lo e é aí que começam os problemas. O gerente obriga sua equipe a alimentar o CRM, mas o time faz tudo errado e procura formas de evitar que o sistema cobre deles.

O pir de tudo é que você perde muito dinheiro com negócios que poderiam ser fechados, além do dinheiro que investiu no software. Além do mais, será odiado pela sua equipe.

Dica de ouro: Ao contratar um sistema para sua imobiliária, toda sua equipe deve participar da escolha. Isso inclui o seus corretores, atendentes, os gerentes, marketing e você.

  1. Optar por sistemas genéricos

Este é, talvez, o erro mais cometido pelas imobiliárias. Existem diversos sistemas de CRM no mercado que são realmente muito bons, mas são genéricos. Isso significa que eles não possuem um foco de atuação e podem ser utilizados por empresas de qualquer segmento. Porém, é ai que mora o perigo. Quem trabalha no mercado imobiliário sabe que as rotinas de uma imobiliária são muito diferentes das outras empresas, a começar pelos produtos, que são os imóveis. Cada imóvel tem suas características, sua documentação e outros detalhes que somente um sistema específico está preparado para gerenciar.

Sistemas especialistas como o Imoview CRM, oferecem soluções focadas no mercado imobiliário. É um CRM que atende a todas as demandas para venda e locação de imóveis e fornece relatórios amplos e precisos sobre os atendimentos da imobiliária

Veja no vídeo abaixo como funciona um CRM específico para imobiliárias:

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Conclusão  

Falamos apenas sobre os quatro principais motivos que consideramos mais relevantes para mostrar porque a sua imobiliária precisa investir em um CRM. Se você ainda não utiliza um CRM, está na hora de pesquisar as opções do mercado e colocar a mão na massa.

Você tem alguma dúvida sobre a contratação e utilização de um CRM para imobiliária? Quer saber um pouco mais sobre como esta ferramenta poderia ajudá-lo?

Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo e teremos o maior prazer em atendê-lo.

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