NFT no Mercado Imobiliário

Tempo de leitura: 6 minutos

NFT no Mercado Imobiliário

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem impactando todos os segmentos da sociedade e mudando a forma pela qual adquirimos produtos, serviços e bens. No entanto, existem alguns termos que ainda não são familiares para boa parte da população. Por isso, preparamos um conteúdo explicando como funciona o NFT no mercado imobiliário.

É uma realidade que começa a aparecer no Brasil, embora já seja recorrente em outros países, notadamente nos mais desenvolvidos. Com seus recursos e possibilidades, é possível fazer transações diferentes, com mais segurança e incríveis potenciais de valorização. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é um NFT?

Antes de falarmos especificamente sobre o mercado imobiliário, é importante conceituar melhor o NFT. A sigla, que vem sendo cada vez mais comum nos ambientes físicos e digitais, significa “Non-fungible Token” ou, em português, “Token não-fungível”. Trata-se de uma espécie de certificado digital, cuja segurança é estabelecida via blockchain.

Ainda está com dúvidas? Na prática, é o seguinte: os NFTs podem ser atrelados a um item digital qualquer, como uma fotografia, música, vídeo, posts ou obra de arte. Com isso, ele determina a originalidade e exclusividade do artigo, fazendo com que seja único no mundo e se valendo de uma técnica muito conhecida dos corretores, que é a sensação de escassez.

Isso tem feito com que NFTs sejam vendidos por milhares ou até milhões de Dólares, abrindo espaço colecionadores e investidores interessados em apostar seu capital no segmento. Naturalmente, um mercado tão pujante e estabelecido como o imobiliário não ficaria de fora, apesar de suas rígidas e consistentes regulações.

nft no mercado imobiliário

Qual a utilidade do NFT no mercado imobiliário?

O fato é que o NFT nunca esteve tão em voga como agora. Por isso, era de se esperar que não demorasse muito para chegar ao setor imobiliário. Na prática, o que acontece é que uma propriedade, bem como sua escritura, pode se ligar a um token criptografado, passando a representar algo único e não pode ser alterado, ou seja, “não-fungível”.

Para oferecer mais segurança e proteção, tudo é baseado na tecnologia de blockchain, a mesma de bitcoins e outras criptomoedas. Na verdade, o que passar a ser comercializado é esse token, que é registrado no nome do comprador, que passa a ser o novo proprietário daquela unidade a partir de tal momento.

A transformação digital oferece prerrogativas interessantes, como a de sequer precisar adquirir o token todo, podendo comprar apenas uma fração, o que torna a pessoa dona apenas de parte daquele bem. É uma espécie de solução imobiliárias e serviço financeiro, que trazem novas formas de aquisições e investimentos.

Além disso, com o desenvolvimento esperado para a área e a adesão de mais usuários a esse incrível modelo, é razoável afirmar que o segmento pode ter uma explosão de crescimento, mais ou menos como houve com os criptoativos. Imóveis tokenizados, além de tudo, podem ter itens atrelados, como obras de arte digitais exclusiva em NFT. Incrível, não é mesmo?

Outro ponto que merece ser reforçado é que, na internet, tudo é mais prático e dinâmico. Isso faz com que, em tempo real, um interessado possa adquirir uma casa atrelada ao NFT em uma determinada cidade, mesmo estando em outro estado, país ou continente. Por isso, é essencial apostar em infraestrutura regulatória que apoie esse comércio.

Como ocorre a operação com NFT no mercado imobiliário?

Para melhor esclarecimento, podemos dar um exemplo prático de como esse tipo de operação pode se dar no mercado imobiliário de hoje. Vale lembrar que existem numerosas possibilidades diferentes nesse sentido, além de cada país ter suas próprias regulações sobre o assunto, mas vamos mostrar uma situação mais recorrente.

Hoje, para comprar um imóvel, precisamos fazer uma consulta junto ao Registro de Imóveis, de forma a checarmos se aquela unidade está vinculada efetivamente ao vendedor, se existem pendências financeiras e assim por diante. Após verificar a viabilidade da negociação, é feito o agendamento da Escritura declarando a transação e a atualização da Matrícula.

Com o novo modelo de NFT, tudo é mais simples e prático. Toda a documentação fica ligada diretamente ao Token Criptografado, que é único e não pode ser alterado, inclusive por conta da tecnologia de segurança de Blockchain. Com isso, além da praticidade, há a garantia de uma transação sem fraudes e manipulações, o que é excelente para todas as partes.

Quais as vantagens do NFT para o Mercado Imobiliário?

Como vimos nos tópicos acima, não faltam vantagens no uso do NFT para o mercado imobiliário. Primeiramente, trata-se de uma atualização dos trâmites, em sintonia com uma sociedade que exige sempre mais dinamismo e segurança. Os compradores têm muito mais flexibilidade, podendo fazer transações de seu interesse com apenas poucos cliques.

Como se isso não bastasse, é viável decidir entre adquirir um token inteiro ou apenas uma fração dele, bem como decidir entre fazer uso do empreendimento ou alugá-lo. Há muito menos burocracia e a possibilidade de revendas promissoras, sem a necessidade de alterar o Registro de Imóvel, o que reduz ainda mais os custos de aquisição.

Como o Brasil vem lidando com as novas tecnologias?

O uso do NFT no mercado imobiliário começa a dar seus primeiros passos mais firmes no Brasil, tendo em vista que muitos clientes por aqui estão ansiosos por utilizar com frequência essas novas tecnologias. Aliás, o setor de imóveis brasileiro é altamente burocrático, o que faz com que a tendência possa ganhar espaço rapidamente por aqui.

Atualmente, algumas ações nesse sentido estão acontecendo, embora as propriedades digitalizadas ainda sejam uma novidade. Algumas pessoas, por exemplo, já usam o NFT para comprar frações de unidades, bem como algumas imobiliárias começam a oferece a opção aos seus clientes. Porém, a legislação brasileira vigente ainda não versa sobre o tema.

Vale ressaltar que a Guarida Imóveis realizou a primeira transação de um imóvel com financiamento usando NFT como garantia. A negociação foi um marco no mercado imobiliário no Brasil, evidenciando o pioneirismo da imobiliária em buscar novas inovações que geram valor para seus clientes.

Pronto! Agora você já sabe como funciona o NFT no mercado imobiliário! Continue atento a esse setor e fique de olho nas boas possibilidades que podem surgir em pouco tempo!

Gostou de aprender como funciona o NFT no mercado imobiliário? Quer contar com um sistema eficiente para ajudar na sua rotina? Então, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *