O que faz um despachante imobiliário? – Blog Universal Software

Tempo de leitura: 13 minutos

Na hora de comprar um imóvel, é comum haver várias dúvidas em relação aos procedimentos que devem ser feitos. Nesse sentido, um profissional como o despachante imobiliário pode ser de grande ajuda, contribuindo para dar mais celeridade e segurança ao processo.

Neste artigo, vamos apresentar todas as informações que você precisa saber sobre o despachante imobiliário. A ideia é tirar dúvidas relacionadas, por exemplo, à diferença de atuação em relação ao corretor de imóveis, bem como os custos envolvidos na contratação desse profissional. Continue lendo!

O que é despachante imobiliário?

Antes de definir o despachante imobiliário, é importante, a fins de compreensão, fazer uma simples contextualização. Quando alguém pretende comprar um imóvel, é preciso se submeter a uma série de etapas, que demandam tempo e dinheiro. Por se tratar de uma aquisição de alto valor, é quase inevitável haver um volume razoável de burocracias ao longo do processo.

Dado o contexto, o despachante imobiliário é justamente o profissional que vai ajudar as pessoas a enfrentar menos burocracia na compra de um imóvel. Na prática, ele é o responsável por resolver problemas ao longo do processo, bem como retirar a escritura do imóvel.

Outra atribuição importante do despachante imobiliário é fazer a intermediação entre clientes e instituições privadas e públicas, quando isto se faz necessário na hora de concretizar a aquisição de um imóvel. Nesse sentido, o despachante imobiliário pode também representar o cliente junto a essas instituições.

Portanto, contratar um despachante imobiliário ajuda a diminuir entraves do processo de compra de um imóvel. Em certas situações, são tantas burocracias envolvidas que as pessoas chegam até mesmo a desistir da compra, o que não deixa de ser frustrante para elas.

Na prática, o despachante imobiliário ajuda os clientes na parte documental do processo. Vale ainda destacar que, em certos casos, esse profissional pode atuar ainda como um facilitador do acesso ao crédito imobiliário. Em outras palavras, é possível a um despachante atuar como correspondente bancário, facilitando, por exemplo, a obtenção de financiamento do imóvel por parte do cliente.

Registo no CRECI

Para atuar como despachante imobiliário, é obrigatório ter registro no CRECI. Contudo, na maioria das vezes, não é exigido algum curso superior, sendo o ensino médio completo suficiente para trabalhar na área.

É importante que quem aspira ser despachante tenha feito um curso de documentalista ou corretor de imóveis, sendo também de suma importância ter um cadastro de pessoa jurídica.

Para fazer a intermediação entre o cliente e órgãos públicos, o despachante imobiliário não pode atuar como pessoa física. É preciso criar um CNPJ, pois isso permite entrar com ações judiciais junto a essas instituições públicas.

popupcrm

Qual a diferença entre um despachante imobiliário e um corretor de imóveis?

Existem diferenças consideráveis entre um despachante imobiliário e um corretor de imóveis. Este auxilia os clientes na escolha do imóvel que mais lhe agrada e atende às suas necessidades, intermediando, por exemplo, visitas a um imóvel.

Além da compra de um imóvel, o corretor de imóveis também atua na locação destes. Na prática, ele é o responsável também por lidar, entre outras coisas, com a certidão do imóvel, processos e possíveis dívidas de IPTU da pessoa que pretende vender ou alugar. Também é sua atribuição checar a veracidade de todos esses documentos, de modo que a compra ou aluguel ocorra da melhor forma possível.

Outra função de suma importância do corretor de imóveis é fazer a negociação com o vendedor. A intenção é saber se os preços pedidos condizem com o mercado, de modo que o cliente obtenha um bom custo-benefício por meio dessa aquisição. Assim como o despachante imobiliário, o corretor de imóveis também precisa ter um registro ativo junto ao CRECI.

Já o despachante imobiliário lida com a documentação do imóvel quando este já foi escolhido pelo cliente. Isso significa que, embora sejam funções diferentes, é totalmente possível contar com os dois profissionais para lidar com trâmites burocráticos na aquisição de um imóvel.

despachante imobiliário

Quanto custa contratar um despachante imobiliário?

Primeiro de tudo, é importante saber quando o cliente deve contar com o despachante imobiliário. É normal que a maioria das pessoas não tenha tempo e nem disposição para enfrentar burocracias, papeladas e idas a um cartório.

A partir disso, o serviço de um despachante passa a ter um elevado valor agregado, visto que esse profissional não só vai lidar com todas essas questões, como também ajudará a encurtar o tempo para o cliente poder morar no imóvel adquirido.

Dito isso, é possível dizer que o custo financeiro de um despachante imobiliário compensa. Além disso, é falsa a ideia de que o serviço de despachante imobiliário é apenas para pessoas de poder aquisitivo elevado. Quem tem uma renda mais mediana também pode se beneficiar bastante com a atuação desse profissional.

Dê preferência a uma empresa especializada, com conhecimento e expertise no assunto

Na hora de procurar, é preferível contratar uma empresa especializada. Ainda que saia mais caro do que um despachante imobiliário autônomo, essa opção garante mais segurança e credibilidade, bem como uma estrutura sólida para atender os clientes da melhor forma.

Outro cuidado crucial diz respeito à contratação de uma empresa com expertise e conhecimento no assunto. Se o valor cobrado pela potencial contratada for baixo, pode ser um sinal de que ela não presta um serviço da melhor qualidade, obrigando o cliente a pagar outra empresa lá na frente, aumentando, assim, os seus custos.

É fundamental ter a certeza de que a empresa possui estrutura física e conhecimento da lei. Do contrário, como falamos há pouco, o barato pode sair muito caro. A Lei de Registros Públicos, por exemplo, precisa ser do conhecimento de todas as empresas e profissionais que atuam como despachante imobiliário.

Basicamente, a lei é um instrumento jurídico responsável por assegurar a autenticidade, eficácia e segurança de um ato jurídico, considerando tanto pessoas quanto empresas. Na prática, isso significa validar a veracidade de um documento envolvido na compra de um imóvel, de modo que não haja riscos de nenhuma natureza envolvidos no trâmite.

Outra recomendação é saber quantos clientes foram atendidos pela empresa de despacho imobiliário e se estes ficaram satisfeitos com o serviço. Esse levantamento vai fazer toda a diferença não só nos custos que o cliente terá, mas também na sua percepção de valor e obtenção de benefícios. Os custos de um despachante imobiliário costumam ser tabelados, mas podem variar bastante dependendo da região.

Custos que não devem ser pagos pelo cliente

Por mais que pareça um tanto tentador, não é recomendável fazer o cliente pagar por algo que ele não deve. No início pode ser que isso dê certo, mas, com o passar do tempo, as pessoas podem descobrir que estão sendo lesadas, vindo até mesmo a processar a empresa ou profissional autônomo, manchando a sua reputação.

Para evitar esse cenário desagradável, é importante saber o seguinte: os custos de correspondente bancário não são pagos pelo cliente. Portanto, se a contratação for de uma consultoria, o cliente vai pagar apenas pelos serviços de despachante imobiliário, e não de correspondente bancário.

Quando o cliente opta por uma consultoria completa, sua intenção é fazer, por exemplo, simulações de crédito e solicitações de financiamento. Contudo, se o profissional escolhido para fazer o acompanhamento realizar essa intermediação, este será pago pelo cliente apenas pelos serviços de despachante. Se a imobiliária preferir, ela pode diluir os custos de despachante nos serviços prestados ao cliente.

Qual o papel da tecnologia nesse sentido?

Felizmente, a digitalização de documentos ajudou a minimizar alguns problemas. Um deles é o acúmulo de papéis, o que aumenta o risco de perda ou rasura, assim como os gastos com impressão. Mais do que isso, a tecnologia é fundamental no sentido de eliminar e simplificar processos morosos na hora de comprar um imóvel.

Podemos citar como exemplo disso a questão da assinatura de documentos. Hoje em dia, a necessidade de idas ao cartório tem sido cada vez menor, por meio de mecanismos como a assinatura digital. Este é um meio seguro de garantir autenticidade e validade jurídica a um documento usado por um despachante imobiliário no decorrer de um trâmite.

À medida que os processos se tornam mais rápidos e automatizados, a imobiliária tende a atender um número maior de pessoas. Isso ajuda a aumentar o fluxo de caixa do negócio, possibilitando, entre outras coisas, a aquisição de novos equipamentos, contratação de colaboradores e o crescimento escalável da imobiliária.

De fato, a tecnologia em imobiliárias vai muito além da automação de processos e assinaturas digitais. Outra possibilidade é desenvolver aplicativos que tenham ofertas de imóveis, possibilitando à pessoa interessada fazer contato com a imobiliária.

Também é possível fazer vários tipos de gestão, como a de inadimplentes, cobranças e contratos. Não há mais a necessidade de usar planilhas do Excel e levar horas para fazer uma análise qualquer — com auxílio de um software de gestão, a acessibilidade dos dados se torna muito maior, poupando bastante tempo da equipe.

As ações de marketing da imobiliária também podem ser aprimoradas com auxílio da tecnologia. Isso porque é possível agora fazer uma abordagem mais segmentada e personalizada, de modo que a comunicação atinja apenas as pessoas com disposição real em adquirir um imóvel. Além disso, a automação de marketing contribui para consolidar a presença da imobiliária na internet, tornando-a mais conhecida, visível e conceituada no mercado.

despachante imobiliário

Agilidade

Para um cliente, não existe nada mais frustrante do que a demora em achar as suas informações. Além de tomar um tempo que talvez ele não tenha, isso tende a produzir impressões negativas sobre a imobiliária, aumentando o risco desse cliente procurar um serviço de despachante imobiliário com uma empresa concorrente.

De modo mais específico, a computação em nuvem tem um papel de suma importância na agilidade dos processos, pelo fato de organizar e armazenar arquivos de modo a facilitar a sua busca.

Assim como a nuvem, a integração de sistemas também contribui nessa maior agilidade da imobiliária. Também é muito ineficiente um colaborador acessar dados que estão em vários programas diferentes, por causa que eles são incapazes de compartilhar informações entre si.

Existem plataformas no mercado que disponibilizam uma única interface. Dessa forma, fica muito mais fácil tomar decisões e obter insights, visto que as informações ali são úteis e relevantes para a imobiliária.

Agora que não há mais a necessidade de acessar vários sistemas, é possível obter outros dois benefícios que podem ser vistos a seguir: a redução de erros e o aumento da produtividade.

Redução de erros

Processos manuais são bastante suscetíveis a erros. Uma digitação incorreta do nome do cliente ou do endereço do imóvel, por exemplo, pode gerar grandes problemas e até mesmo prejudicar a reputação da imobiliária.

Com a integração e automação de rotinas, tais procedimentos de digitação podem ser feitos de forma automática pelo software. Isso faz os erros serem reduzidos ou até eliminados, sendo necessário apenas configurar o sistema para fazer o preenchimento das informações, como formulários, contratos e outros documentos envolvidos em um despacho imobiliário.

Maior produtividade

Uma imobiliária produtiva consegue atender mais clientes ao mesmo tempo, sem prejudicar a qualidade do atendimento. Conforme os processos e as burocracias são simplificados em um despacho imobiliário, é possível ter mais clareza sobre outros aspectos da operação que antes passavam despercebidos.

Em outras palavras, quando se delega atividades manuais e repetitivas ao software, pode-se dedicar com mais afinco às rotinas estratégicas da imobiliária, focadas na geração de valor para os clientes. Isso implica em uma melhoria constante das atividades, ajudando a tornar o negócio mais competitivo e atualizado quanto às tendências e boas práticas adotadas no setor.

popupadm

Quais os cursos relacionados e despachante imobiliário?

Para se tornar despachante imobiliário, é possível fazer um curso profissionalizante com duração de até dois anos. A grade possui tanto conteúdos teóricos quanto práticos, sendo possível estudar tanto de modo presencial quanto à distância.

Como vimos, o despachante imobiliário é um profissional que ajuda a reduzir trâmites burocráticos na compra de um imóvel. Além disso, ele pode atuar como um correspondente bancário, lembrando que, se este for o caso, o cliente não deve arcar com esse custo, somente com o serviço de despachante.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para se inscrever no Universal Academy: a primeira plataforma de cursos 100% gratuita e online do mercado imobiliário

3 Comentários


  1. Gostaria de realizar um curso de despachante imobiliário.

    Responder

  2. Estou estudando pra se tornar!!!um Despachante imobiliário…por o de.devo começar.

    Responder

  3. O corretor de imóvel tem habilitação para atuar na corretagem do mesmo. O profissional que atua como Despachante Imobiliário é o Despachante Documentalista. Tanto procede esse argumento, que na sua própria explicação foi citado que para atuar na área a pessoa interessada deve realizar um curso de despachante ou na área de contabilidade. Dito isso, o profissional que possui apenas o credenciamento pelo CRECI, tende a, no mínimo, estar praticando ato anti ético, pois essa é uma área de competência do profissional Despachante Documentalista.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *