10 motivos que estão te fazendo perder contratos de locação

Tempo de leitura: 6 minutos

Seguindo a mesma lógica de que manter um cliente é muito mais barato do que conquistar novos, não rescindir contratos de locação é tão importante quanto fazer novos contratos.

Sabemos que a maioria das locações tem um prazo de validade, sobretudo as locações residenciais, pois ninguém quer morar de aluguel o resto da vida.

Inclusive, pesquisas comprovam que comprar a casa própria está entre os maiores sonhos do brasileiro. Ou seja, este é até um motivo natural, mas nem sempre as rescisões ocorrem por causa disso. E você sabe o real motivo que está perdendo contratos? Você mede isso? O que você faz em relação a cada um dos motivos para tentar minimizar o número de rescisões?

Hoje falaremos um pouco sobre os principais motivos de rescisão, para que você possa agir de forma estratégica.  Vamos entender cada um deles e pensar o que pode ser feito para melhorar os resultados e diminuir os prejuízos, ou seja, literalmente fazer do limão um limonada.

Valor do aluguel

contrato de locação

Se o contrato acabou e seu cliente está pensando em reduzir despesas, ele poderá procurar outras opções de imóveis mais baratos, sem fugir muito do perfil desejado. Se ele encontrar e você não tiver um relacionamento com este cliente, a rescisão chegará em breve. Mas será que você não poderia ter negociado este valor e não ter perdido este contrato? Por isso a importância de estar sempre em contato com seus clientes, entendendo suas necessidades e mantendo-os satisfeitos.

Alugou outro imóvel

contrato de locação

 

Outra situação, é quando o cliente pretende trocar o imóvel. Seja porque a família cresceu e ele precisa de um quarto a mais, outra vaga de garagem, ou até mesmo se mudar para outro bairro. Agora, pense: O cliente rescindiu o contrato mas alugou outro imóvel. Este outro imóvel foi alugado na sua imobiliária? Se a resposta foi não, perceba que este foi um cliente que você não poderia ter perdido, concorda? Ele já possui relacionamento com a sua imobiliária, ficha aprovada, sabe como funciona, mas optou por contratar outra imobiliária. Isso pode ter acontecido por dois motivos: ou porque ele está insatisfeito com o seu trabalho ou porque você não tinha o imóvel que ele procurava, o que é sinal que precisa investir mais no setor de captação.

Comprou outro imóvel

contrato de locação

Assim como na situação acima, seu cliente precisava de outro imóvel, mas nesse caso conseguiu recursos para alcançar a tão sonhada casa própria. Ou seja, o caso se repete: Ele comprou com você ou perdeu a grande chance de vender um imóvel pra esse cliente? Neste caso a situação só é um pouco pior, pois você deixou de gerar uma venda, um negócio bem mais lucrativo.

Mudou de cidade

contrato de locação

A não ser que você possua filiais da imobiliária na cidade destino do cliente, neste caso, infelizmente não se pode fazer nada. Inclusive, vale lembrar que mesmo se o contrato estiver vigente, o locatário ficará isento da multa rescisória, conforme artigo 4º da Lei 8.245/91 (Lei do Inquilinato). Clique aqui e saiba mais sobre a Lei do Inquilinato.  

Fechou empresa

contrato de locação

Este é um motivo consequência das dificuldades financeiras enfrentadas pelos empresários brasileiros, e ocorre com contratos não residenciais.  Infelizmente, é mais um motivo que te deixa de mãos atadas, pois independe da imobiliária, o sucesso ou insucesso de uma empresa.

Insatisfeito com o imóvel

contrato de locação

Quando as características do imóvel não estão atendendo as necessidades do cliente, ele provavelmente procurará outro com mesmo perfil. Esse é o tipo de motivo que na maioria das vezes pode ser resolvido. Então, é fundamental que a imobiliária esteja atenta a solucionar os problemas que surgem no imóvel no decorrer da locação para evitar a rescisão por insatisfação com o imóvel. Em último caso, você pode oferecer outro imóvel com mesmo perfil, mas não perder o cliente.

Locador pediu o imóvel para uso próprio

contrato de locação

Também um motivo que não dá margens para imobiliária negociar. É um desejo do locador reaver o imóvel, e portanto, o contrato com atual locatário poderá ser rescindido. Mais uma vez, procure um imóvel com perfil semelhante e ofereça a seu locatário. Assim, ele poderá gerar um novo contrato com você.

Despejo

contrato de locação

O despejo é uma situação extrema, mas ainda assim, talvez esse seja o único motivo de rescisão que seja tratado com alegria dentro da imobiliária. Em geral, são rescisões motivadas pela inadimplência do aluguel pelos locatários, então quanto antes ele entregar o imóvel, melhor.

Dificuldade Financeira

contrato de locação

Assim como nos casos em que a empresa fechou, foge do alcance da imobiliária contornar essa situação. Seja por uma crise econômica que o país atravessa, ou porque o locatário perdeu o emprego e não consegue mais pagar o aluguel, o contrato será rescindido. Nestes casos, um dica é tentar oferecer um imóvel mais barato, com perfil diferente, para tentar reter o cliente.

Outros

Cuidado com o “outros”! Caso este motivo esteja predominando seus indicadores de motivo de rescisões, priorize as pesquisas para identificar quais são os motivos reais, e assim agir preventivamente.

Dicas:

contrato de locação

  • Dica 1 : A maioria das vezes a rescisão não é nenhuma surpresa, você recebeu o Aviso Prévio de 30 dias e pode tentar contornar a situação e recuperar a locação.
  • Dica 2: O Aviso Prévio pode ser (e quase sempre é) tarde demais. Os locatários estão bem decididos quando tomam a decisão de rescindir um contrato de locação, tendo em vista que implica em situações mais complexas, como: mudança, vistorias, custos de reforma do imóvel, procura de outro imóvel para alugar ou comprar, etc.
  • Dica 3: Trate o seu inquilino como ele merece durante todo processo de locação.  Assim certamente você saberá se ele quer alugar ou comprar outro imóvel e a preferência poderá ser sua.
Leia também  Por que você deve construir e manter relacionamento com seus clientes?

Conclusão:

Rescisões sempre irão acontecer no dia a dia da sua imobiliária e o nosso objetivo nesse post não é inventar nenhuma fórmula milagrosa, mas sim ações reais e efetivas para diminuir o número de rescisões. Lembre-se: o importante não é só medir e saber os motivos das rescisões, mas sim ter um plano de ação rápido e eficiente para diminuir as rescisões e permitir que sua carteira cresça de forma consistente. E de preferência, que você também possa acabar com os motivos: alugou ou comprou outro imóvel que não seja dentro da sua imobiliária.

Assim, você mantém o locatário satisfeito, o locador satisfeito e a imobiliária ainda muito mais satisfeita, pois garante a recorrência do recebimento de sua taxa de administração.

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4 Comentários


  1. Gostei muito sobre a matéria e é a primeira vez que vejo um artigo tratando sobre as perdas do cliente locatário.
    No ano passado me propus a aumentar a minha carteira de locação ( nunca havia ligado para locação) para que ela respondesse pelas despesas do escritório . Aumentei a comissão de captação para os corretores e passei auxiliar diretamente a locação junto as vistorias de entrada e saída e depois de um ano não consegui atingir nem metade da minha meta. E realmente entrou novos contratos mas ocorreram as saídas e ocasionando muito pouco a mais de renda no departamento. Gostaria de saber se existe algum tipo de campanha que possa fazer para melhorar a minha renda com locações. Obrigado.

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    1. Olá Manoel! Que bom que gostou de nosso artigo!
      Bom, primeiro é necessário entendermos o por quê das rescisões para tentar agir com antecedência. Outra dica, é você avaliar como andam as suas captações, se são de qualidade u só quantidade? http://bit.ly/Captacao
      Conheça também nosso sistema de gestão de locação Imoview ADM, que poderá te ajudar muito no dia a dia: http://bit.ly/29j6UP5

      Espero que tenha te ajudado!
      Abraços

      Responder

    1. Prezado Marco,
      Que bom que gostou! Não deixe de assinar nossa newsletter para receber semanalmente em seu e-mail, um resumo dos posts da semana.
      Abraços,

      Carina Lima

      Responder

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