Como aplicar o personal branding para corretores de imóveis?

Tempo de leitura: 13 minutos

Atualmente, estabelecer uma empresa no mercado envolve muito mais que oferecer bons produtos e serviços. Pelo contrário, desde seu relacionamento com os clientes até a forma como seus funcionários agem, cada detalhe importa para conquistar o interesse do consumidor e despertar sua identificação com a empresa.

Dessa forma, para uma imobiliária, é muito importante fazer o personal branding para corretores de imóveis. No post a seguir, saiba o que é esse conceito e sua relevância. Veja também por que é tão importante para os corretores de imóveis. Além disso, saiba como aplicá-lo com algumas dicas essenciais. Boa leitura!

O que é personal branding e por que é tão importante?

No marketing, o conceito de “branding” está relacionado à gestão de uma marca, a “brand”. Quando isso acontece em relação a uma pessoa, ela se torna o “personal branding”.

Dessa forma, fazer essa gestão significa usar diversas ações de marketing pessoal, para tornar a marca lembrada pelos consumidores. Mas não só isso. Por meio dela, também é possível mostrar quem a pessoa é, transmitir seus valores e melhorar a percepção que os consumidores têm dela; especialmente a longo prazo.

A importância do personal branding para corretores de imóveis

Mesmo sem perceber, todo mundo tem uma marca pessoal. Ou seja, em seu papel em casa, no trabalho, ou em outros ambientes, cada pessoa usa suas características e modos de agir para demonstrar quem é.

Assim, com a presença no mundo digital, isso foi expandido a um nível mais amplo. Por exemplo, quando alguém visita o perfil de Instagram de um candidato a emprego, está analisando essa marca pessoal, para saber se a pessoa se encaixa na cultura da empresa. Da mesma forma, também há casos em que as pessoas fazem o seu personal branding para aparentar uma imagem diferente da realidade na internet.

Diante disso, as pessoas se acostumaram a avaliar as outras e também as empresas, por meio de suas marcas. A partir daí, conforme sua identificação, tomam atitudes de consumir e se relacionar com elas.

Portanto, dar atenção ao personal branding para corretores de imóveis é essencial, já que o seu trabalho de oferecer os melhores imóveis para os consumidores começa bem antes de conhecê-los, quando eles mesmos procuram por esse profissional, especialmente online.

Por isso, também é importante entender que fazer o personal branding não é mentir. Pelo contrário, se uma marca é descoberta com uma imagem diversa do que pratica na realidade, ela é rapidamente criticada. Assim, as ferramentas de personal branding devem ser usadas para fortalecer a marca pessoal de forma verdadeira.

personal branding para corretores de imóveis

Personal branding para corretores de imóveis: por que investir?

O personal branding é essencial para freelancers, artistas e influencers na internet. Porém, também pode ser aplicado para qualquer profissional, inclusive os corretores de imóveis que trabalham em sua imobiliária. Nesse caso, essa é uma maneira de tanto a empresa quanto o corretor alcançar benefícios.

Credibilidade

Na hora de encontrar um profissional ou empresa que possa ajudá-las, as pessoas buscam por alguém com credibilidade. Ou seja, que tenha conhecimento sobre certo produto ou serviço, além de transmitir confiança.

Sendo assim, esse é um dos resultados que pode ser alcançado pelo personal branding para corretores de imóveis. Afinal, ao cuidar da gestão e se preocupar em construir uma marca sólida, é possível demonstrar seus talentos para os clientes, manter um relacionamento com eles e ter mais sucesso ao oferecer o imóvel certo que precisam. Dessa maneira, a percepção deles será mais positiva, o que vai conferir ainda mais autoridade ao corretor.

Identificação

É sempre mais fácil as pessoas se identificarem com quem demonstra sinceridade no que fala e faz. A partir disso, a conexão entre as duas partes pode se tornar mais forte, a ponto de que uma pessoa considere o que a outra está falando, inclusive na tomada de decisões. Aliás, esse é o principal aspecto dos influenciadores digitais e também a razão de por que fazem tanto sucesso, a ponto de empresas contratá-los para recomendar seus produtos.

Dessa forma, o personal branding para corretores de imóveis é uma maneira pela qual é possível posicionar seus valores e alcançar as pessoas. Com isso, por meio dessa identificação com o profissional, os consumidores podem ouvi-lo e procurá-lo para fazer negócios imobiliários.

Oportunidades

Se aplicar a personal branding ajuda na identificação com o corretor, consequentemente, também surgem novas oportunidades para ele e sua empresa. Aliás, o posicionamento de sua marca pessoal, inclusive, pode ser um diferencial único de sua imobiliária, da mesma maneira como no exemplo das empresas que contratam influencers, só que de forma mais localizada.

Como aplicar personal branding para corretores de imóveis?

Agora que você sabe como o personal branding para corretores de imóveis pode fazer a diferença em sua empresa, confira algumas dicas essenciais para aplicá-lo da melhor forma junto aos profissionais que trabalham para ou com você.

Conhecer a si mesmo

A sua imobiliária pode trabalhar estratégias de personal branding para corretores de imóveis. Porém, parte desses profissionais criá-la de forma verdadeira e real. Nesse sentido, é importante começar pelo básico e incentivar que cada um conheça a si mesmo. Dessa forma, é possível saber como demonstrar essa identidade do corretor e criar conteúdos que interessem a seu público.

Saber com quem está falando

Existem diversos nichos com os quais um corretor de imóveis pode trabalhar. Famílias grandes, pessoas solteiras, casais sem filhos, estudantes, idosos, entre outros. Por isso, é interessante que cada profissional possa se especializar em um ou mais tipos de público, para criar mensagens alinhadas para eles. Dessa forma, é mais fácil estabelecer a sua marca.

No caso de isso não ser possível em uma imobiliária, pelo menos, cada profissional deve conhecer bem os diferentes públicos e entender seus anseios. Dessa forma, pode saber como atender cada um de forma particular e falar com cada nicho nas plataformas online, seguindo uma linguagem neutra.

Criar redes sociais

Com certeza, a sua imobiliária tem as próprias redes sociais. Mas sabia que é importante posicionar os próprios canais do corretor, para construir sua personal branding? Afinal, quando um cliente começa a criar um vínculo com esse profissional, pode querer conhecê-lo melhor e entrar em contato.

Nesse sentido, é importante ter uma conta profissional no WhatsApp, ou ainda, no Instagram e também no LinkedIn, onde ele pode indicar que trabalha em sua empresa. Dessa forma, fica mais fácil as pessoas se familiarizarem e criarem uma conexão, que pode levá-las a fechar um negócio.

Quanto à identidade e posicionamento, é muito importante que as redes reflitam uma postura profissional. Ou seja, que os corretores não usem seus perfis pessoais, com fotos do churrasco em família ou das férias. Afinal, isso pode causar uma impressão pouco agradável em quem procura saber se o corretor tem credibilidade.

Por isso, é interessante separar perfis e criar uma página que possa ser especificamente vinculada à imobiliária. Aliás, também vale a pena usar a mesma identidade visual, com cores e estilos de foto parecidas entre todos os profissionais. Assim, é possível criar um padrão entre quem trabalha para sua empresa.

Já no caso de ser um corretor parceiro, sem vínculo empregatício com a imobiliária, provavelmente ele terá seus próprios perfis. Porém, também é importante que neles haja uma forma de indicar a ligação com a sua imobiliária, para que as pessoas também possam associar a pessoa à sua marca.

personal branding

Fazer uma análise SWOT

A análise SWOT em uma empresa investiga forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para torná-la melhor preparada para atuar em seu mercado. No caso da personal branding para corretores de imóveis, ela também pode ser aplicada, já que estamos falando de desenvolver uma marca pessoal forte.

Nesse caso, você pode conversar com o corretor e juntos definirem quais são as forças e fraquezas da pessoa. É um jeito de se comunicar que agrada os clientes? Ou pelo contrário, é uma postura mais séria, que acaba dando uma impressão de autoridade? Listar cada uma é essencial para que todos saibam como melhorar.

Já no caso das oportunidades, vale a pena que o profissional olhe para suas forças e possa tirar delas oportunidades. Por exemplo, se é alguém muito comunicativo, por que não criar seu próprio canal no Youtube em parceria com a imobiliária? Ou se tem talento para fotos, que tal criar imagens de diferentes ângulos dos imóveis, que chamem a atenção dos clientes?

Por fim, quanto às ameaças, é preciso cuidado. Afinal, dentro de uma mesma empresa, diferentes corretores podem ter que competir com colegas. Por isso, é importante que isso não seja um motivo para atrapalhar a dinâmica da empresa, com todos tentando criar sua personal branding.

Já em relação a corretores de fora, é importante entender como os profissionais de outras imobiliárias se posicionam, inclusive online, para identificar se seus resultados são bons e o que é possível aprender com isso.

Dar liberdade para os corretores de imóveis

Por mais que o personal branding para corretores de imóveis possa ser útil para sua empresa, é importante entender que ele se relaciona de forma muito pessoal com o corretor. Nesse sentido, é possível instruí-lo sobre como agir, especialmente online, mas não determinar quem essa pessoa deve ser.

Afinal, ao fazer isso, o risco de não parecer verdadeiro é muito alto, o que prejudica a percepção dos clientes quanto a essa pessoa.

Realizar treinamentos de atendimento

Tanto no ambiente online quanto no real, os corretores de imóveis devem saber como prestar um bom atendimento. Afinal, não adianta demonstrar simpatia em um vídeo sobre a imobiliária, se na hora de conversar com os clientes, a pessoa aparenta pouco interesse em ajudar.

Por isso, é fundamental que a imobiliária ofereça um apoio para cada corretor, realizando treinamentos e vendo como eles se posicionam na hora de apresentar um imóvel e conversar com os clientes. Assim, também é possível identificar melhorias.

Aliás, embora isso pareça necessário para quem está começando no ramo, também é essencial para quem já tem experiência. Afinal, os consumidores e as formas de consumo mudam e é preciso estar atento a isso.

Por exemplo, o atual consumidor 4.0 é exigente, conectado e sabe o que quer. Por isso, se sentir que está sendo “enganado” ou notar que a empresa não tem o que procura, está pronto para procurar por outra imediatamente. Assim, o tempo para despertar seu interesse e criar uma conexão é mais curto.

Por isso, cada corretor deve saber usar estratégias para manter o contato com a pessoa e oferecer opções que possam agradá-la e que estejam dentro de suas possibilidades. Assim, mesmo que a pessoa não feche negócio neste momento, pode recomendar a empresa para outras pessoas e, no futuro, procurar o corretor para outro imóvel, por se lembrar de como o profissional agiu nesse atendimento.

Já no ambiente online, também deve estar pronto para prestar um atendimento personalizado, demonstrando empatia e vontade de ajudar, além de se atentar a cada mensagem recebida. Afinal, não há nada mais frustrante para quem está acostumado a falar com marcas pelas redes sociais, que ser direcionado para “falar com a secretária”, ou receber uma resposta meses depois de ter feito o contato.

Oferecer suporte tecnológico

Cabe também à imobiliária oferecer o suporte tecnológico para que a personal branding para corretores de imóveis possa ser construída. No caso da produção de conteúdo, contar com alguém que possa fazer boas fotos e vídeos é essencial para ter um bom portfólio de imóveis no site e nos perfis dos corretores. Já se cabe a eles tirar fotos, oferecer um curso de fotografia básico e até um bom celular empresarial ou câmera pode fazer a diferença.

Além disso, também é importante que esse profissional saiba quem vai atender. Por isso, é importante que a imobiliária invista em pesquisas para definir os perfis dos consumidores atuais, a fim de estabelecer melhor os nichos de quem vai procurá-la.

Por exemplo, se está localizada em uma cidade universitária, é essencial entender o que os jovens e seus pais esperam de um imóvel para viver durante esse período. Preferem um studio pequeno com área de lazer completa? Ou uma casa para dividir com outras pessoas e economizar? Enfim, cada informação que puder ser coletada é importante.

Criar e fazer a gestão de uma marca pessoal não é só coisa de influenciadores online. Afinal, muitos profissionais autônomos usam essa estratégia para se posicionarem em seus mercados. Além disso, ela também é importante para pessoas de determinadas empresas, que são a “cara” da organização e fecham negócios diretamente com seus clientes. Por isso, investir no personal branding para corretores de imóveis é essencial, já que ao criar uma marca forte, tanto o profissional quanto a imobiliária se beneficiam de um melhor relacionamento com os clientes.

Você viu como ter dados pode ajudar no personal branding, certo? Confira também como o CRM ajuda os corretores a descobrir novas tendências e necessidades de seus clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *