Guia Completo: Por que ter um CRM imobiliário?

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Guia Completo: Por que ter um CRM imobiliário?

O CRM imobiliário é uma ferramenta que oferece uma série de benefícios para a rotina da imobiliária. O CRM (Customer Relationship Management) é um sistema inteligente que possibilita a melhoria do relacionamento com os clientes e o aumento significativo das vendas.

Cada vez mais, as imobiliárias têm utilizado o CRM para ter melhores resultados diante da alta competitividade do mercado. A plataforma realiza o diagnóstico de clientes, automatiza processos, gera relatórios, entre muitas outras finalidades.

Acompanhe a seguir e confira o nosso guia sobre CRM imobiliário, entendendo qual a sua importância, as vantagens e como escolher a melhor ferramenta para o seu negócio!

O que é um CRM imobiliário?

Um CRM é um sistema que auxilia a gestão de vendas e locações das empresas, contribuindo para uma série de atividades cotidianas dos gestores e vendedores. No contexto das imobiliárias, o CRM facilita o acesso às informações e realiza uma melhor condução dos leads pela jornada de compra.

Isso porque a tecnologia é capaz de armazenar os dados dos potenciais clientes e aborda os leads de acordo com as necessidades e conhecimentos que já possui sobre eles. Geralmente, o CRM é utilizado por empresas com um ciclo de vendas e locações de médio ou longo prazo, ou seja, um processo que exige diferentes etapas.

Em grande parte dos casos, nas imobiliárias, as vendas e locações não ocorrem de forma imediata. Ter um CRM imobiliário é essencial para a geração de resultados e maior produtividade da equipe. Além da ferramenta, a imobiliária também precisa contar com um time qualificado, um atendimento diferenciado e eficiência nas vendas.

A plataforma proporciona uma série de benefícios, sobretudo em relação à melhora do relacionamento com os clientes e leads. É uma maneira de os corretores e gestores de imóveis se manterem organizados e fechar vendas com mais propriedade.

Isso porque o CRM imobiliário ajuda os profissionais a automatizar tarefas rotineiras, como inserção de dados, e possibilita acompanhar de perto os interessados que estão propensos a comprar ou alugar um imóvel. Com tantas tarefas para gerenciar na rotina, o CRM representa uma tecnologia que pode tornar o trabalho muito mais eficiente.

Sem dúvidas, o CRM torna o dia a dia mais produtivo, já que os corretores não precisam mais lidar com grandes volumes de informações de uma só vez. Um software CRM imobiliário de qualidade fornece aos profissionais dados relevantes de forma instantânea e com total agilidade.

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Quais são as finalidades de um CRM imobiliário?

Para cumprir com as funções que promete, o CRM imobiliário deve oferecer a maior quantidade de funcionalidades possível. Com isso, a tecnologia garante a eficácia dos processos e entrega uma solução completa, voltada especialmente para as demandas das imobiliárias.

O Espelho de Vendas, por exemplo, é uma das principais finalidades do CRM. Ele apresenta visualmente todas as unidades disponíveis no empreendimento. Por meio do Espelho de Vendas, os corretores podem visualizarem tempo real quais imóveis estão à venda, quais estão reservados, vendidos ou bloqueados.

Outra importante função do CRM é a gestão de leads. É por meio dela que a equipe entende os grupos de potenciais clientes e consegue traçar maneiras de encaminhá-los e convertê-los. Gerenciar cada um dos grupos é fundamental para conseguir fazer com que cheguem até o fechamento da venda ou locação.

A apresentação do funil de vendas, da mesma forma, é uma finalidade essencial de um bom CRM. Com a ferramenta, os corretores acompanham e podem intervir na jornada de compra dos clientes, aumentando consideravelmente o nível de vendas concluídas com sucesso.

O CRM imobiliário também promove integrações para gerar uma comunicação alinhada entre a equipe e criar um ecossistema de tecnologias para o negócio. Ao integrar o CRM com outras plataformas, a gestão consegue ficar mais organizada, de forma a administrar diferentes áreas com mais facilidade.

Um CRM para imobiliárias deve ter automações que nada mais são do que tarefas que os corretores deveriam fazer no dia a dia e um robô pode executá-las como o envio de imóveis sugeridos, confirmações de visitas e relatórios personalizados.

Outro ponto que é de extrema importância tanto para o corretor quanto para o gestor da imobiliária, é o controle dos Indicadores, através dele os envolvidos vão conseguir tomar melhores decisões desde a captação dos imóveis, perfil de cliente ideal, quais mídias geram mais retorno e por ai vai.

Existem, é claro, outras inúmeras finalidades que um bom CRM oferece. Por isso, é muito importante ter bastante cuidado antes de escolher uma plataforma para manter a excelência do gerenciamento comercial da imobiliária. Tenha em mente que o CRM ideal é o que pode sanar as necessidades e os atuais problemas do empreendimento.

Quais são os benefícios do CRM imobiliário?

O investimento em um CRM imobiliário simplifica como um todo a gestão dos diferentes setores da empresa, já que centraliza as informações e pode gerar insights valiosos para melhorar os resultados. Um dos grandes benefícios é em relação à facilidade de reconhecimento e segmentação de leads.

Todos os leads que surgirem e interagirem com o imóvel, por exemplo, em qualquer canal de comunicação, podem ser organizados em grupos específicos para compor uma campanha de marketing direcionada. Com isso, fica mais simples para a imobiliária potencializar os negócios.

O CRM também torna o processo de venda e locação mais ágil, já que o software utiliza algoritmos que coletam dados e analisam as preferências dos leads. Todo clique dado em links no site da imobiliária são inseridos em um banco de dados, que demonstra, de fato, as chances de um negócio dar certo.

Os relatórios inteligentes elaborados pelo CRM é outro diferencial, já que é possível entender a fundo desempenho das campanhas, do atendimento e da própria atuação dos corretores. Esse tipo de análise pode ser feita em períodos predefinidos ou personalizados, o que oferece a possibilidade de monitorar cada aspecto do desempenho operacional.

Enfim, são muitos os benefícios que o CRM oferece para a rotina da imobiliária. É uma maneira de simplificar e automatizar o cotidiano da gestão e dos corretores, que acabam se deparando com uma infinidade de tarefas e atividades, em meio a outros compromissos, como reuniões, capacitações, entre outros.

O tempo economizado pode ser direcionado para o relacionamento com o cliente, mantendo os colaboradores livres para analisar dados, criar estratégias e entrar em contato com os leads. O CRM traz total controle do negócio e representa uma importante ferramenta de modernização e otimização da atuação profissional.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre os principais benefícios que o CRM imobiliário oferece!

Gera relatórios inteligentes

É um fato que o sucesso da gestão comercial depende de relatórios frequentes que ajudam a analisar como os vendedores estão performando. Com o CRM, é possível, por exemplo, verificar se a quantidade de vendas ou locações é suficiente para bater as metas, se existem etapas do funil tomando mais tempo do que o previsto e quais são os negócios em aberto com maior potencial.

Até hoje, muitas equipes ainda utilizam planilhas para compilar dados, mas certamente essa não é a melhor forma de realizar a tarefa. Um sistema CRM oferece menor possibilidade de erros em cálculos, facilidade em organizar as informações e análise de dados mais profunda e acessível. O CRM, portanto, é uma ferramenta que agiliza esse tipo de processo na imobiliária.

Facilita a segmentação de leads

Outro interessante diferencial da tecnologia é a possibilidade em segmentar leads com mais facilidade. A segmentação é um filtro que seleciona os potenciais clientes em listas dinâmicas, com o intuito de realizar ações de marketing mais bem direcionadas, de acordo com as suas necessidades.

Com a segmentação, a imobiliária pode reduzir significativamente o tempo gasto analisando a base de leads, o que favorece a produtividade da equipe. Tendo a lista dinâmica em mãos, os gestores conseguem identificar quantos clientes têm em cada estágio no funil de vendas, o status atual e também verificar quais potenciais clientes estão prontos para a venda.

Realiza o diagnóstico dos clientes no funil de vendas

Ao identificar em qual etapa da jornada de compra cada cliente está, fica mais simples proporcionar um atendimento personalizado e, com isso, aumentar as chances de conversão. Com uma ferramenta de CRM, a imobiliária consegue manter as informações sempre organizadas e focar em ações para conduzir os leads ao longo do funil de vendas, garantindo experiências mais positivas.

Por meio da plataforma, os gestores conseguem capturar, armazenar, otimizar e gerenciar melhor os diferentes dados. O CRM, justamente, surge para garantir que nenhuma oportunidade seja perdida e que cada cliente receba um tratamento personalizado e de excelência.

Melhora o atendimento com clientes

Mais um benefício do CRM é em relação à melhora do atendimento. O sistema CRM fornece informações de forma assertiva sobre os clientes, com menos oportunidades de erros. Além de tudo, promove facilidade no compartilhamento dos dados entre os colaboradores da imobiliária, de forma segura e flexível, com acesso remoto e em tempo real.

As plataformas de CRM têm como foco principal as necessidades dos atuais e potenciais clientes. Contar com um sistema de gestão centrado no público que combina processos de gerenciamento, portanto, é uma maneira de criar personalizações e dar respostas mais confiantes. Quando a imobiliária adota um CRM imobiliário, fica mais simples construir uma estratégia eficiente de relacionamento com os clientes.

Automatiza processos

A automação de processos é uma etapa essencial para se adequar à transformação digital. Para além disso, a imobiliária ganha em relação à ferramentas que trazem resultados mais eficientes em todos os seus setores. Com o CRM, é possível gerar negócios mais inteligentes, frequentes e rápidos, já que a ferramenta realiza tarefas simples de forma automatizada.

Assim, a equipe pode focar em etapas mais importantes de conversão de vendas. A automação pode abranger diferentes áreas, como marketing, vendas, atendimento e administrativo. Quando a gestão conta com esse suporte, as chances de ter melhores resultados crescem significativamente.

Possibilita o aumento das vendas e locações

O CRM é uma ferramenta que estreita o relacionamento e estimula o retorno positivo dos clientes. Assim, os gestores aprendem mais sobre seus leads e clientes, seus hábitos e necessidades, o que favorece diretamente o aumento das vendas na imobiliária. Isso é resultado da integração das áreas de marketing e vendas, do aperfeiçoamento da experiência e da otimização da rotina do negócio.

Portanto, o CRM representa uma solução completa que oferece visão ampla das operações internas por meio de relatórios inteligentes, gerados conforme a demanda do empreendimento. Com todas as facilidades que o CRM oferece, a rotina da imobiliária pode aprimorar suas atividades e os serviços prestados ao público.

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Como escolher o CRM ideal para a imobiliária?

Antes de contratar uma solução de CRM para a imobiliária, é fundamental analisar alguns pontos para escolher a alternativa que melhor atende às necessidades do negócio. Além do custo-benefício, a gestão deve considerar todas as funcionalidades que o CRM oferece.

Até porque a ferramenta pode ser extremamente útil para gerenciar as vendas de imóveis e coordenar a equipe de corretores com excelência. A indicação é optar por um serviço de qualidade que conte com ferramentas que facilitam a rotina dos vendedores e líderes.

Como o cotidiano das imobiliárias geralmente é corrido, é preciso contar com uma plataforma adaptada e de fácil acesso. Além disso, o CRM precisa ser personalizado ao máximo para a empresa, oferecendo, por exemplo:

  • Relatórios de Atendimentos
  • Relatórios de Negócios
  • Relatórios sobre a Carteira de Imóveis
  • Funil de Venda e Locação
  • Sistema em Nuvem
  • Integração com redes sociais, site da imobiliária e portais imobiliários
  • Listas com contatos e Histórico de relacionamento com os clientes
  • Função de lembretes para retorno de contato; programação de reuniões, visitas, entre outras atividades.
  • Painéis de Previsibilidade de Negócios
  • Controle de Chaves

Com tantas opções disponíveis hoje no mercado, é comum ter dúvidas em relação à melhor ferramenta para a rotina administrativa da imobiliária. Mas é essencial que a gestão comercial levante todas as demandas e objetivos do negócio.

Se a ideia é expandir a quantidade de vendas ou locações, por exemplo, existem CRM’s com funcionalidades específicas para atingir esse intuito. Por outro lado, há sistemas gratuitos disponíveis, mas bastante limitados, que não entregam relatórios e não se adaptam a qualquer contexto ou realidade.

Grande parte dos CRM’s, igualmente, contam apenas com versão desktop, ou seja, só podem ser utilizados por meio de computador ou notebook. Como a ideia é aumentar a integração e facilitar os processos, o ideal é optar por um sistema CRM que conte também com um aplicativo adaptado para funcionar em dispositivos móveis. O acesso pelo celular facilita significativamente a rotina dos corretores e gestores.

Ou seja, há uma série de questões a serem consideradas antes de investir em uma boa plataforma CRM para a imobiliária. Acompanhe a seguir e confira mais sobre cada um dos pontos para tomar uma melhor decisão!

Considere as necessidades da empresa

O primeiro passo é saber exatamente quais são as principais necessidades da imobiliária, ou seja, o que o seu negócio precisa para funcionar. A gestão deve listar os objetivos em ordem de prioridade e analisar as funções que as opções do mercado oferecem que atendem à sua demanda.

Dessa maneira, fica mais simples filtrar os sistemas e optar pela alternativa que pode resolver os problemas do empreendimentos. Como existem softwares dos mais simples aos mais complexos, é importante ter em mente que nem sempre uma ferramenta com diversas funcionalidades é a ideal.

É fundamental pensar também que o custo-benefício do software deve ser adequado ao orçamento da imobiliária. O CRM existe para simplificar o trabalho e tornar as atividades mais otimizadas, mas isso não pode ser um motivo para comprometer o caixa da empresa.

Avalie o layout do CRM

Outra dica é avaliar a qualidade do layout do CRM. É interessante contar com uma plataforma com design amigável, intuitivo e simples, já que muitos colaboradores farão uso frequente do sistema. A usabilidade é uma prioridade, já que esse aspecto pode facilitar ou acabar tornando a utilização do CRM mais complicada do que o necessário.

Com isso, os usuários do CRM conseguem usar seus recursos de modo ágil e fácil, sem nenhum tipo de treinamento. Assim como a usabilidade, a mobilidade da plataforma também é essencial, já que tanto os gestores quanto os corretores precisam acessar as informações de qualquer local e a qualquer hora.

Algumas opções de CRM, por exemplo, oferecem complementos e integrações a outras soluções. Essa é uma maneira de aperfeiçoar o sistema e manter a mesma interface que já faz parte da rotina dos usuários. O ideal é sempre manter todos os dados pertinentes ao negócio no mesmo software.

Verifique se o sistema conta com produtos embutidos

O CRM atua como um grande banco de dados em que é possível inserir informações e realizar a integração em apenas uma ferramenta. Por isso, muitas vezes a plataforma conta com produtos embutidos para tornar a organização mais eficaz e para melhorar a experiência dos usuários.

A possibilidade de customizar as funcionalidades do CRM é interessante para agregar diferentes estratégias, com base nas necessidades dos clientes e da equipe. Além disso, ele é recomendado para gerenciar o empreendimento de maneira mais objetiva, proporcionando uma significativa redução de falhas durante os procedimentos.

Por exemplo, um CRM customizado é capaz de agilizar todos os processos de negociação, vendas, serviços e marketing da imobiliária. Isso porque o sistema garante ideias e projetos mais compatíveis com a sua atual situação e demandas. Portanto, quanto mais eficaz for o CRM, mais a plataforma contribui para o crescimento da empresa.

Veja se o CRM apresenta métricas claras

As métricas são indicadores de dados quantitativos que apresentam os resultados de uma ação ou estratégia realizada dentro do negócio. Verificar se o CRM conta com métricas claras é importante justamente para compreender se o sistema, de fato, oferece garantia de qualidade.

Para realmente contar com um bom gerenciamento do relacionamento com os clientes, o CRM deve disponibilizar diversas métricas de customer sucess. Ou seja, a plataforma pode apresentar dados e informações sobre os compradores, e sobre os atuais problemas que a empresa enfrenta.

Com o suporte do CRM, a gestão da imobiliária ainda consegue monitorar as métricas e criar previsões de vendas mais precisas, além de um processo de vendas baseado em um modelo de previsão de lucro. Isso proporciona maior segurança, já que é uma maneira de identificar o que precisa ser melhorado.

Analise se o CRM é adaptável

A escolha do CRM imobiliário depende, principalmente, da adaptabilidade à rotina da empresa. O software precisa atender às suas expectativas e necessidades, sendo de fácil compreensão e manuseio. Mobilidade, fluidez e usabilidade são características essenciais para o seu CRM.

Para que a escolha seja ainda mais assertiva, é preciso definir um orçamento e pesquisar as opções do mercado para avaliar qual é a melhor relação existente entre o custo e o benefício. Também é indispensável avaliar o suporte oferecido pelo CRM, já que é importante contar com um time qualificado e disposto a resolver possíveis problemas.

Tenha em mente que um CRM adaptável é aquele que acompanha o desenvolvimento e a rotina do negócio. Um CRM estratégico possibilita a identificação de falhas, aponta oportunidades, ajuda nos processos e garante a escalabilidade do empreendimento.

Procure avaliações de outros usuários

Embora as vendas cada vez mais estejam consultivas, o papel da pessoa responsável por fazer a demonstração do software, no final das contas é realizar a contratação do mesmo.

Caso esteja na busca de um CRM Imobiliário, procure sites como ReclameAqui e B2BStack para ver o que os usuários acham na prática da utilização daquele sistema.

No caso do B2BStack, você consegue ver com profundidade e detalhamento qual a pontuação nos critérios: Custo/Beneficio, Funcionalidades, Suporte ao Cliente e Facilidade de Uso.

Além de visualizar o que é positivo e o que é negativo dentro do CRM para imobiliária.

Qualifique a equipe de colaboradores

Se engana quem pensa que todas as soluções estão apenas em tecnologias inovadoras e robustas. Um detalhe que muitas vezes passa despercebido é a qualificação dos colaboradores no uso das ferramentas. A gestão precisa investir em capacitação, promovendo treinamentos de qualidade para o time aproveitar ao máximo as funcionalidades do CRM.

Em um mercado imobiliário cada vez mais competitivo, é fundamental buscar conhecimento efetivo. A plataforma de cursos da Universal Academy surge justamente com o objetivo de entregar conteúdos de forma prática para alavancar os resultados das imobiliárias.

A certificação em Gestão CRM, por exemplo, qualifica os profissionais para que consigam gerar resultados por meio do uso da tecnologia. Os conteúdos ajudam a aumentar a conversão, a realizar a gestão comercial das equipes, além de explicar como funciona a operação completa de uma imobiliária.

Deu para entender que um CRM imobiliário representa um diferencial e tanto na estratégia de vendas, concorda? Antes de investir em um software, considere as necessidades, a usabilidade, a praticidade e as funcionalidades que o sistema oferece. Além de se basear apenas no custo-benefício da solução, é importante que o CRM conte com recursos adaptados às suas demandas.

As imobiliárias que não se adequarem à atual realidade digital, podem ficar para trás e perder espaço diante da concorrência. Adotar um CRM é uma maneira eficiente de melhorar os resultados, o atendimento aos clientes e a rotina operacional e administrativa do negócio.

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