Jornal ou portal online: onde anunciar meus imóveis?

Tempo de leitura: 5 minutos

Em tempos de contenção de gastos é muito importante saber onde e como investir nas divulgação de seus imóveis. Claro que você não pode parar de investir, ou suas vendas irão despencar, mas você deve sim escolher as melhores mídias.

O ideal é que você possua um sistema capaz de te mostrar indicadores com os resultados que cada mídia te traz, seja placa, jornal, portal x ou portal y. Para isso, você precisa que seus atendentes e corretores registrem a mídia de origem de cada atendimento, para que inclusive você possa saber se aquela mídia te gera apenas volume de atendimento ou se realmente te traz contatos que convertem em venda.

Neste artigo, vamos focar apenas em duas dessas mídias: os jornais impressos e os portais online.

Jornal Impresso

Jornal Impresso

O anúncio em jornal pode ser feito basicamente de duas maneiras: ou um espaço nos tradicionais classificados ou com um anúncio específico da sua empresa ou de um empreendimento, em um outro espaço que não os classificados. Cada uma dessas opções tem um preço e um formato diferente, pois isso a escolha vai depender do seu objetivo e do quanto você pode investir.

Se você está pensando em anunciar em jornal, primeiramente deve definir qual jornal, considerando a circulação, e no caso de anúncios específicos, escolher qual caderno. Pense no público que você quer atingir, jornais mais baratos com matérias sensacionalistas podem ser os mais vendidos, mas atingem majoritariamente classes C, D e E. Se sua imobiliária trabalha com imóveis de alto padrão, com ticket médio de R$500.000,00, esta talvez não seja a melhor opção, certo?

Vantagens de anunciar em jornais

Apesar de estarem se tornando cada vez mais substituíveis, muitas imobiliárias ainda investem nos anúncios em jornais, por possuírem algumas vantagens, como:

  • Alcança um público variado;
  • Transmite credibilidade em suas mensagens, mesmo as publicitárias;
  • Permite relacionar um anúncio com uma matéria;
  • Permite a inclusão de encartes locais ou regionais.

Desvantagens de anunciar em jornais

  • A maioria das pessoas apenas foleia o jornal, ou seja, lê as pressas;
  • Índice baixo de leitura regular;
  • Por ser descartável diariamente, exige frequência de inserções;
  • Não permite modificações depois de enviado;
  • Queda dos números de circulação;
  • Circulação restrita geograficamente, só atinge um região específica.

Portal online

portal-online

Na contramão dos jornais impressos, surgiram os portais online, que funcionam como uma espécie de classificados, mas online. Aos poucos foram ganhando espaço e claro, credibilidade tanto entre os usuários quando entre os donos de imobiliárias. Para se ter um ideia, em 2015, o portal VivaReal alcançou a marca de mais de 11milhões de acessos por mês.
O sucesso dos portais deve-se a migração das buscas offline para as buscas online. Ou seja, antes quando precisávamos de alguma informação, buscávamos em livros, enciclopédias, jornais e revistas, hoje,buscamos tudo no Google, inclusive informações sobre o imóvel que queremos comprar.

Na hora de escolher o portal (ou os portais) que vai anunciar, é muito importante: checar a credibilidade, a relação custo x benefício, o número de acessos que ele tem por mês, a visibilidade que ele tem na sua região, e vale até perguntar a opinião de quem já anuncia.

Vantagens de anunciar em portais online

Se sua imobiliária inda não anuncia em portais online, veja abaixo as vantagens que esta mídia oferece, e comece a pensar em mudar de ideia:

  • Maior visibilidade devido ao grande número de acessos, em função da divulgação que os próprios portais já fazem;
  • Possibilita inserção de diversas fotos, de diferentes ângulos, e a qualidade depende de você;
  • O anúncio pode ser inserido , modificado, trocado ou cancelado  com agilidade instantânea;
  • Opção de portais gratuitos;
  • Mensuração de resultados: é possível medir quantos contatos vieram de cada portal, quantas pessoas apenas acessaram seu anúncio, etc;
  • Otimização de tempo, já que você pode enviar os imóveis para os portais ao mesmo tempo que envia para seu site, se utilizar um sistema que possui integração.

Desvantagens de anunciar em portais online

  • Concorrência paralela: enquanto um possível cliente vê seu anúncio, existem outros na tela, de imobiliárias concorrentes;
  • Não alcança o público mais velho, que não tem o hábito de usar internet;

Conclusão

Você percebeu que nosso objetivo com esse artigo não era defender um ou outro ou dizer aquele que você deveria investir, mas sim te mostrar as vantagens e desvantagens de cada um, para que você mesmo decida o que é melhor para sua imobiliária.

Claro que é impossível negar a queda nas vendas de jornais impressos e em contrapartida o aumento do número de acessos em portais online, mas ainda assim, é interessante considerar as duas opções e checar qual traz o melhor retorno em sua região.

Chamamos atenção também para a importância de possuir um bom site, onde você pode fazer a divulgação de seus imóveis do seu jeito, e sem anúncio de concorrentes nas laterais. Sugiro que veja porque sua imobiliária precisa de um site responsivo e como um site impacta na aquisição e satisfação de clientes.

Atualmente, como você tem investido em divulgação? Ainda utiliza jornais? Tem um bom retorno dos portais? Compartilhe conosco sua opinião.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *