Posts para Imobiliária: Aumente a atração e engajamento de clientes

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Os posts são informações que estão presentes no nosso dia a dia. Eles são responsáveis por nossas inúmeras iniciativas em diversos contextos, como social, comercial etc.

As postagens a partir do marketing de conteúdo geram impactos, visual e emocional, ou seja, sensações que despertam um querer diante das necessidades de cada pessoa.

Neste artigo, você vai compreender como os posts são importantes para potencializar os resultados de uma imobiliária. Acompanhe!

O que é um post?

Um post pode ser chamado também de publicação. Post é qualquer tipo de conteúdo, seja ele em formato de texto, áudio, vídeo, figura ou qualquer outro tipo de exposição que a criatividade consentir. É qualquer informação produzida e publicada na internet. São conteúdos criados estrategicamente como marketing para atrair pessoas.

Em se tratando de Marketing Digital, o post é a demonstração do negócio no mundo virtual. A empresa o utiliza para apresentar o seu produto ou serviço ao público. Porém, não é uma ação tão simples. Fazer um post que converta o usuário em cliente, é importante que ele seja atrativo e cativante. Além de encontrar formas de gerar leads.

Por que as imobiliárias precisam de marketing imobiliário?

O Marketing imobiliário é um meio extraordinário de fazer a divulgação de diversos tipos de negócios.  E ainda, criar conexões entre instituições do campo imobiliário e o público-alvo desse ramo, para fortalecer e desenvolver as marcas.

As criações feitas em forma de post, podem ser estratégias contundentes de fazer gerar oportunidade para a imobiliária e atrair pessoas que estão com intuito de adquirir um imóvel para compra ou locação.

As produções de marketing imobiliário requerem inúmeras observações no momento de serem elaboradas.  Veja alguns pontos em que consiste um trabalho de publicações voltadas para imobiliárias:

  • potencializar um relacionamento consistente com os clientes;
  • dispor ajuda ao cliente antes e depois do fechamento do negócio;
  • determinar métodos de atração para pessoas interessadas;
  • elaborar anúncios de divulgação de imóveis.

Por meio de sinalizações do que é necessário para que ocorra um trabalho eficiente de marketing imobiliários, a construção do post tem maior oportunidade de apresentar a imobiliária aos interessados e incentivá-los a voltar o olhar para as suas propostas.

corretor de imoveis publicando na rede social

 

Qual o tamanho ideal de um post para imobiliária?

É importante compreender que existem algumas informações errôneas sobre o tamanho de posts para imobiliária. O que muitas pessoas dizem, é que para ter um bom ranqueamento o conteúdo deve ter 1.500 palavras. Isso é um grande mito.

Pode-se afirmar que não existe uma regra quanto ao número de palavras para que o conteúdo esteja entre as primeiras colocações no Google. O tamanho de cada conteúdo é feito a partir de uma função específica. Observe:

Post com 500 palavras

Essa característica de post contém uma grande quantidade de postagens e as suas palavras-chave são bastante específicas. São elaborados para esclarecer dúvidas, por meio de conteúdos com assuntos básicos. Costumam ter um número de busca e concorrência em menor volume.

Post com 1.000 palavras

Uma postagem com 1.000 palavras tem um volume maior de apresentação. Normalmente são textos com assuntos mais abrangentes e com informações mais detalhadas. Caso esse tipo de post fosse de 500 palavras, sua palavra-chave ficaria superficial.

Post com 2.000 palavras

Os posts com 2.000 palavras são textos bem completos e com minúcias sobre o assunto explanado. Costumam ser artigos, como guias completos, listas numerosas etc. Na maioria dos artigos dessa magnitude, as suas palavras-chaves entram em um grande volume de buscas.

Sendo assim, o tamanho ideal é aquele que atende ao esclarecimento da dúvida do leitor (chamado persona). Independente do tamanho do conteúdo, o que mais importa é atender ao que o leitor está buscando.

Quanto ao ato de fazer buscas, é importante saber que, a forma diferente de buscar, exigem respostas diferentes e o tamanho dos conteúdos também se diferem. Durante as suas buscas você poderá encontrar conteúdos de diferentes tamanhos, ou seja, diferentes números de palavras. Por essa razão, é importante compreender a intenção pela qual o usuário está fazendo a busca, e assim, comparar com as empresas que já estão ranqueando.

Por que o post para imobiliária deve ser estratégico?

Por ser um setor que vive em constantes oscilações, mas que no longo prazo tende a gerar bons resultados, o mercado imobiliário precisa estar sempre preparado para qualquer alteração seja no perfil dos seus clientes ou mudanças mercadológicas.

São esses fatores que instigam as imobiliárias a investirem mais em marketing digital. Realizar publicações da sua marca é um dos recursos estratégicos de se relacionar com o público e se fazer visto em diversos meios de divulgação.

Para se manter bem posicionado é primordial que se trabalhe muito bem a imagem da imobiliária. Isso é uma garantia de que ela poderá se destacar em meio aos seus concorrentes.

Qual a quantidade de posts semanais para ter melhor engajamento?

Quando se trata de quantidade de postagens, é válido saber que cada rede tem sua maneira de funcionar e tem um público-alvo. No que se refere a post para imobiliária, é importante conhecer cada uma. Veja:

  • Facebook: duas postagens ao dia, com possíveis anúncios;
  • Pinterest: pode haver publicações diárias;
  • Linkedin: de uma a três posts semanais;
  • Instagram: uma publicação por dia no feed (vídeo, foto, reels e laives);
  • Instagram Stories: uma vez ao dia, com possíveis interações com perguntas e enquetes.

Não há necessidade de a imobiliária estar presente em todas as redes sociais. Estar onde os seus clientes estão, é o suficiente. Uma dica é observar quais os dias e horários em que seu público-alvo costuma acessar os conteúdos. Imobiliárias que já têm conta comercial no Facebook e Instagram têm todas essas informações, disponibilizadas pela plataforma. Porém, essa decisão pode não ser a melhor alternativa.

Veja bem! Caso você pense em fazer publicações no mesmo horário em que seus concorrentes estejam publicando, corre o risco de os seus clientes não visualizarem o seu post. Isso porque, vai aparecer para esses clientes o melhor post, que talvez não seja o seu.

Para conseguir melhor resultado, você pode fazer diversos testes, para identificar qual horário os seus posts costumam ter maior engajamento. Também existem ferramentas que demonstram relatórios de marketing digital, como o Keep.i, Cyfe e Google Analytics.

Como criar conteúdo para posts de imobiliária?

A princípio, é válido saber que as postagens em contas comerciais são diferentes das postagens pessoais que costumam ser publicadas nas redes sociais. Para fazer postagens de assuntos sobre empreendimento, é fundamental que sejam aplicadas algumas técnicas que geram engajamento quando se trata de produção de conteúdo.

Por atuar diariamente no mercado imobiliário, você já tem a informação de quem é o seu público-alvo. Assim fica mais fácil encontrar estratégias para incentivar a venda ou locação de imóveis por meio de cada rede social.

posts para imobiliárias

Post para Instagram

A característica mais pontual do Instagram é ser uma plataforma mais focada em imagens e vídeos. Portanto, as publicações desses formatos precisam ser com uma resolução muito boa. O intuito é, quando o lead rolar o feed, ele pare, observe muito bem e sinta-se atraído pelo que está visualizando.

O instagram está entre as redes sociais mais usadas e pode ser muito bem aproveitada para postar conteúdos a nível de marketing imobiliário. É uma plataforma permeada de funções que podem ser usadas para fazer postagens, nele você pode:

  • fazer lives e use artes, fotos e vídeos;
  • faça anúncios pagos;
  • use a bio para informar seu contato, site e endereço;
  • realise postagens no stories, para interagir com o público;
  • crie reels, para ter ótimo engajamento.

Faça destaque dos imóveis 

Fazer destaque no Instagram é uma ação bastante conhecida. É a junção dos stories por temas. Para publicar, é necessário  ir até o seu perfil e selecionar no círculo que fica abaixo do bio. Em seguida, selecione o stories que pretende agrupar.

Essa técnica é excelente para distinguir os imóveis por empresas. Os destaques dos imóveis funcionam como arquivos com várias informações sobre as propriedades.

Post para Facebook

Uma rede social muito indicada para imobiliárias que pretendem vender ou alugar imóveis é o Facebook. O Facebook Ads é próprio para elaborar anúncios e vendas pelo Marketplace. Por ser uma tipologia de mídia paga, o Facebook Ads possibilita fazer posts para imóveis nele mesmo, e também, no Instagram. As plataformas permitem criar campanhas norteadas ao público-alvo para conseguir maior fluxo de vendas de moradias.

Quanto ao Marketplace do Facebook é considerado um campo de venda e compra. Por ele você consegue publicar um imóvel da sua imobiliária por meio de fotos, o preço e o contato. Em alguns casos, o negócio pode ser resolvido lá mesmo, caso o valor seja baixo. Porém, quando a publicação é feita por corretores, a demonstração é apenas para informação.

Post para TikTok

O TikTok é uma plataforma de entretenimento. Os elementos postados costumam ter um perfil mais leve, descontraído e até engraçado. É muito usado pela classe mais jovem. Porém, o número de outras modalidades de publicações tem sido bem diversificado ultimamente. Fazer post dos imóveis da sua imobiliária é uma boa iniciativa. Com certeza o seu público-alvo também deve estar por lá.

Todas as postagens do TikTok são apresentadas exclusivamente em formato de vídeo, então capriche na hora das filmagens, veja o melhor ângulo e escreva um texto bem atraente para convencer seus leads. Como nesse canal é permitido fazer humor, aproveite para inventar pequenas historinhas do cotidiano para envolver mais as pessoas.

Post para Pinterest

O foco do Pinterest é fazer  exclusivamente a publicação de imagens. Os chamados Pins (postagens), tem seus diferenciais comparado às publicações das outras redes sociais. A posição da imagem é na vertical, não existe hashtags, pode ser colocado frase na imagem e os conteúdos são profissionais. A qualidade das postagens é uma obrigatoriedade. Por essa razão, estão presentes muitos designers especialistas e fotógrafos profissionais nessa rede.

O Pinterest é um excelente canal para você apresentar principalmente imóveis mobiliados e decorados, esse tipo de post se torna muito mais atrativo e convidativo para que as pessoas sintam-se inseridas no contexto, por isso, geram muito engajamento.

Post para Linkedin

O Linkedin é uma rede social criada para postagens profissionais. Em caso de conteúdo imobiliário, é uma ferramenta mais voltada para os corretores divulgarem o seu trabalho. Esses posts podem ser apresentados por meio de stories, artigos, lives, enquetes e outros formatos.

O público presente no Linkedin são pessoas que já estão no campo de trabalho ou em busca de emprego, que também fazem marketing das suas experiências profissionais.

Quais outras postagens podem ser feitas?

Em se tratando das redes sociais que já citamos acima. Os tipos de conteúdos a serem publicados podem ser bem ecléticos e envolventes. Confira outras formas interessantes de divulgar imóveis.

Faça vídeos de visitas 

Os corretores podem aproveitar os momentos de visita para gravar vídeos do imóvel para publicar em suas redes sociais ou no site da imobiliária. Mais atente-se para um detalhe: cuidado com a imagem do cliente, peça permissão para que ele participe da filmagem. Caso não aceite, demonstre apenas o imóvel, e faça comentários dos diversos detalhes que possam atrair os clientes.

Usar essa estratégia para demonstrar imóveis novos e que ainda não foram visitados é uma excelente maneira de despertar interesse em pessoas que estão à procura de um imóvel novinho.

E mais, sabe aquele cliente que nunca tem tempo de visitar o imóvel? Uma ótima ideia é fazer uma chamada de vídeo para que ele visualize todos os cômodos da moradia. Ao estar participando da chamada, o cliente pode até mesmo fazer pedidos específicos, como conhecer o interior dos armários da cozinha e quartos; o tamanho das gavetas; como é a área de serviço etc.

Crie reels imobiliários

Fazer reels de imóveis para posts é uma maneira bem interessante de divulgar os imóveis da imobiliária. Ao criar reels podem ser feito com vídeos ou apenas fotos para apresentar o interior e o exterior dos imóveis.

Os reels podem ser usados pelos corretores para mostrar as rotinas de trabalho desse profissional e, até mesmo, mostrar a empresa onde ele labuta todos os dias. Esse tipo de conteúdo é muito bem aceito pelos usuários, pois alguns têm curiosidade em conhecer detalhes sobre a rotina desses profissionais, sobretudo pessoas que fazem uso desse ramo.

Uma dica é criar conteúdos na regra 4-1-1. Esse formato é bem leve e não publica unicamente o desejo de vender produtos.. A metodologia 4-1-1 é uma maneira de compartilhar nas mídias sociais com mais brandura. É mais indicado para que os corretores façam suas postagens dos imóveis. A regra 4-1-1, tem as seguintes características:

  • 4 posts de influenciadores com produtos da área;
  • 1 elemento criado por você;
  • 1 elemento de venda (anúncio ou cupom)

Invista em imagens instagramáveis de imóveis

Os ambientes instagramáveis são aqueles locais que geram encanto aos olhos de quem os vê. Uma casa ou apartamento decorado com as tendências é uma excelente oportunidade para fotografar ou filmar e publicá-las nas redes sociais da imobiliária, sobretudo no Instagram. Quando essas estratégias são bem estabelecidas, o impacto competitivo é bem animador para a empresa.

Um espaço instagramável não precisa ser todos os ambientes do imóvel. Uma dica é criar um ambiente que possa ser transformado algumas vezes quando houver necessidade de fotografar. É importante se atentar que mesmo tendo destaques, o ambiente precisa estar alinhado esteticamente com os outros ambientes, para não ficar uma apresentação fora de linha.

Entenda o motivo de instagramar

Instagramar as imagens e vídeos para posts é uma maneira de potencializar o interesse dos clientes com o intuito de promover a marca de maneira sutil. As publicações de imóveis espetaculares são convites indiretos para que os leads tenham interesse em ir ao local conhecer os imóveis para constatar o que foi publicado, como também para conhecer os outros ambientes detalhadamente.

Uma ideia peculiar é você ter um espaço instagramável dentro da própria imobiliária, já que o assunto do seu negócio é a residência. Crie por exemplo um ambiente que representa um quarto, por exemplo.

Você pode até dizer que eles podem ficar à vontade para tirarem fotos no ambiente. Até porque, quem procura uma imobiliária, o motivo é estar em busca de um imóvel, não é mesmo? Seja ele para alugar ou comprar, portanto não fica uma foto fora de contexto. Essa ação envolve o lead ou cliente e faz com que ele tenha mais proximidade com a sua empresa, fato que leva a fidelização.

Investir em um ambiente instagramável na imobiliária e motivar os visitantes a tirarem fotos com a sua marca, é uma forma indireta de anunciar a sua empresa de maneira orgânica. Com isso, sua empresa pode economizar com anúncios no Instagram.

A realidade é que, todas essas atitudes levam à repercussões nas redes sociais, e de maneira espontânea a sua empresa vai ganhando espaço e presença nas mídias sociais. A tendência é você perceber maior busca pelos produtos que você oferece, e como consequência, o crescimento do ticket médio do seu negócio. Além de conquistar vantagem competitiva diante dos concorrentes.

Ilumine bem os ambientes

É necessário que você fique atento a detalhes essenciais antes de tirar fotos ou fazer um vídeo. Observe se o ambiente está iluminado o suficiente para fazer esses registros. A iluminação do local é um dos truques dos grandes fotógrafos.

Caso seja necessário iluminar o ambiente, você pode acender as luzes. No caso de a decoração da imobiliária ser intimista, é muito válido criar pontos que possam iluminar o espaço, como um abajur, cordão de cobre com luzes, fita led, varal de luzes etc.

Essas iniciativas dão um toque especial ao ambiente, além de contribuir para uma boa iluminação para fazer registro bem chamativos. Locais com essas peculiaridades costumam ser bem atrativos e convidativos para bater uma fotinha.

Demonstre bem as mobílias

Uma boa instagramação depende de móveis de boa qualidade e aparência impecável. Portanto, não se esqueça de avaliar o estado da mesa, cadeiras, balcões, cama, guarda-roupa etc. Caso seja necessário, é válido fazer uma reforma ou promover alguns truques que disfarcem pequenos detalhes que possam comprometer principalmente as fotos. Vale reforçar que os clientes costumam dar zoom nas imagens para visualizar os detalhes.

Coloque sua logo na parede quando instagramar

Esse é um detalhe que não pode ser esquecido. Colocar na parede a sua marca para que os visitantes da sua empresa possam bater fotos para ostentar nas redes sociais é uma estratégia perfeita para a sua imobiliária “Ir junto com as fotos”, ou seja, ser vista por vários usuários amigos de quem fizer a publicação é uma tática para tornar a sua empresa presente na vida do público.

Além da logo da sua marca, deixe presente, também, o endereço das suas redes sociais, isso estimula os que visualizarem a postagem sentirem-se convidados a seguir a sua empresa.

Crie um blog imobiliário

Nos últimos anos, as imobiliárias têm reconhecido o valor de um blog como post para o seu site. O blog é como se fosse um diário online da empresa. É feito por meio de texto, imagens e vídeos que passam informações do ramo aos seus usuários, são os chamados posts.

É válido informar que os blogs não podem conter anúncios de imóveis, tampouco propagandas do negócio. O propósito de um blog é que as personas (usuários), tenham a oportunidade de acessar informações diversas sobre o mundo imobiliário. Além de obter conhecimentos diversos, o leitor ainda pode associar a postagem ao nome da imobiliária.

A criação dos conteúdos para blog, devem ser escritos de forma bem estratégica. Uma delas é a quantidade de palavras e palavras-chave, como vimos no início deste artigo. Com essas e outras técnicas, o seu blog pode estar em um dos primeiros lugares quando um usuário buscar por um tema no Google.

Percebeu como os posts para imobiliária são uma forma de marketing que precisam ser muito bem elaborados para impactar os lead e clientes e atraí-los em busca de sanar as necessidades da empresa? Construí-los de forma técnica é a maneira mais coerente de potencializar o negócio.

Gostou deste post? Para que você tenha mais conhecimento sobre o assunto, sugerimos que leia o artigo: 7 estratégias de marketing digital que você precisa conhecer

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