Qual é o melhor portal de anúncio para vender ou alugar imóveis?

Tempo de leitura: 6 minutos

O que é um Portal de Anúncio?

O Portal de Anúncio é uma plataforma online que oferece serviços de divulgação de imóveis. Os serviços podem ser contratados por uma imobiliária, corretor de imóveis, incorporadora ou pelo próprio proprietário.

Esse tipo de serviço ganhou muita força nos últimos anos por oferecer alta escalabilidade de divulgação, tendo a possibilidade de anunciar gratuitamente ou através de planos onde impulsionam seu imóvel na plataforma.

O fato de existir a possibilidade de mostrar seus anúncios de forma orgânica, faz com que as imobiliárias tenham como um dos principais canais para anunciar seus imóveis: os portais de anúncios.

De acordo com o Benchmark Imobiliário realizado em 2019, de todos os novos negócios realizados por imobiliárias no ano de 2019, cerca de 30% tem como principal mídia de origem os portais imobiliários.

O que demonstra o poder desse canal para entrar em contato com interessados por imóveis seja para locação ou venda.

Quais são os Principais Portais de Anúncio?

ZAP IMÓVEIS:

Entre os principais portais de anúncio do Brasil está o ZAP Imóveis, o portal tem mais de 4 milhões de imóveis anunciados para compra. É conhecido por ter uma interface amigável, uma busca rápida e botões interativos.

Por esses motivos é uma das queridinhas do mercado, além de ser considerado como o portal imobiliário que tem melhor posicionamento orgânico no Google, o que gera um grande diferencial competitivo por conseguir alcançar mais pessoas sem investir rios de dinheiros.

Além disso a plataforma ainda tem uma série de filtros, página específica para Lançamentos e Tour 360.

Zap Imóveis - portal de anuncio

VIVA REAL:

O Portal de Anúncio mais tradicional do Mercado Imobiliário é o VivaReal, portal com mais de 6 milhões de imóveis anunciados tem muita notoriedade por ser realizado diversos negócios, principalmente no âmbito da venda.

É um portal de anúncio muito interessante por entregar produtos para nichos específicos como por exemplo Minha Casa Minha Vida e Moradia Compartilhada. Diferencial que nenhum outro portal oferece.

Outro aspecto interessante da plataforma são as características internas e externas citadas na busca de qualquer imóvel, sem precisar entrar nele, o lead já consegue visualizar seus principais pontos fortes.

Vale ressaltar que VivaReal e Zap são do mesmo grupo de empresas, dando a oportunidade de proprietários, corretores ou imobiliárias postarem anúncios de forma simultânea nos portais imobiliários.

VivaReal -  portal de anuncio

OLX:

Embora a OLX não tenha uma operação dedicada ao mercado imobiliário nos últimos anos ganhou muita notoriedade, conhecida pelo público em geral por seus comerciais na Televisão e Redes Sociais bem humorados.

O portal de anúncios dentre os citados é o que mais tem acessos em sua página principal, além disso não oferece publicação de imóveis gratuita de forma ilimitada como o Zap e VivaReal, as plataformas anteriormente citadas cobram apenas pelo destaque das publicações, já a OLX vai cobrar a partir de X imóveis publicados porém esses imóveis postados já vem com um destaque na plataforma.

A estratégia pode ser vista como uma faca de dois gumes pois a plataforma não dá uma escalabilidade tão grande para corretores ou imobiliárias que estão iniciando, porém por existir uma cobrança faz com que tenha um número muito menor de publicações, sendo assim as imobiliárias tem menos competidores.

A empresa traz uma segmentação de URL por estado em que atuam o que gera um bom posicionamento para pesquisas relacionadas a determinada região, fato que pode ser utilizado principalmente para cidades do interior.

O Grupo OLX recentemente fez a compra do Grupo ZAP por 2.9 bilhões de reais, logo as 3 plataformas embora tenham atuações diferentes provavelmente vão ter uma integração de envio de publicações como VivaReal e Zap já possuem.
OLX -  portal de anuncio

 

MERCADO LIVRE:

Outra empresa que não tinha um foco tão grande no Mercado Imobiliário e recentemente vem ganhando espaço é o Mercado Livre, empresa que tem o maior valor de mercado da América Latina.

A plataforma de imóveis já tem quase 3 milhões de imóveis publicados, seu principal público são as imobiliárias. Diferente dos outros portais, o site não tem um apego tão forte quanto a Busca e os Filtros personalizado.

A empresa tem uma filosofia de simplicidade na procura de imóveis, o que pode ser bem positivo para clientes que queiram buscar informações básicas, além disso por possuir grande atuação em toda América Latina, consegue converter clientes que realizaram compras em outros nichos para o mercado imobiliário.

Como a OLX, uma das suas principais armas são o número de acessos no site e tem grande reconhecimento por seus anúncios destacados.

MercadoLivre  - portal de anuncio

IMOVEL WEB:

ImovelWeb tem mais de 20 anos de atuação no Mercado Imobiliário e vem ganhando muito espaço nos últimos anos. Entre seus principais diferenciais está a página de busca ” Clean ” entregue de forma simples para seus usuários.

Além disso é a única a oferecer uma aba exclusiva para Leilão de Imóveis sendo integrado com outros grandes players desse nicho,

A empresa tem um ticket médio maior que todas as outras citadas anteriormente, fazendo com que tenha um número menor de publicações no site mesmo tendo mais de 100 milhões de acessos mensalmente em seu site.

Uma curiosidade é que o Quinto Andar (maior imobiliária digital do Brasil) utiliza o portal para divulgar seus imóveis.

ImovelWeb - portal de anuncio

Qual é o melhor portal de anúncio para vender ou alugar imóveis?

Essa é uma das maiores perguntas feitas dentro do Mercado Imobiliário, principalmente por termos milhares de portais imobiliários no Brasil.

A verdade é que não existe uma resposta correta pois cada imobiliária tem um tipo de operação e uma área especifica de atuação, logo os resultados sempre serão variáveis.

A recomendação é que sejam feitos diversos testes, começando pelos principais portais citados acima, por terem um alto número de acessos mensais de um público específico podem trazer bons resultados.

Outra estratégia muito utilizada principalmente por imobiliárias que são de cidades menores é procurar portais imobiliários regionais pois tem um público mais personalizado, o que pode gerar grandes resultados.

Para realizar esses testes e até mesmo operacionalizar sua divulgação de imóveis é recomendável que sua imobiliária tenha um sistema imobiliário integrado aos portais imobiliários.

Caso não tenha, você terá um alto nível de trabalho e tempo gasto fazendo a postagem dos anúncios, retirada dos anúncios quando vendido ou alugado, criação de atendimentos de forma manual além da própria gestão dos níveis dos destaques dos anúncios.

Quer automatizar seu controle dos portais de anuncio? Clique aqui e saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *