Quanto ganha um Corretor de Imóveis em cada etapa da carreira?

Tempo de leitura: 18 minutos

Entender quanto ganha um corretor de imóveis em cada uma de suas fases é muito importante para adotar uma política de salários mais justa em sua imobiliária. Por isso, vale a pena conhecer como o mercado está precificando esse tipo de trabalho, além de conhecer quais as melhores práticas para encontrar bons profissionais.

Ao entender mais sobre esse tipo de precificação, você consegue engajar seus colaboradores, mantê-los motivados e aumentar a produtividade no seu negócio. A fim de esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, organizamos um post completo sobre o quanto ganha um corretor em diversas fases da sua carreira. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura e confira nosso conteúdo!

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Quanto ganha um corretor de imóveis?

Conhecer os valores praticados no mercado é um passo importante para acertar na hora de remunerar corretores parceiros da imobiliária ou para acertar que salário aspira ganhar, caso esteja nessa carreira. Usar um simulador de salário é uma opção para entender melhor esses pagamentos. Além disso, a seguir, destacamos as principais informações sobre essa remuneração. Vale a pena continuar a leitura e conferir!

Salário de corretor em imobiliária

Ter corretores qualificados na imobiliária é um passo importante para garantir bons resultados e se diferenciar da concorrência. Para isso, é importante ter salários atrativos, dentro do que é pago no mercado imobiliário.

Além disso, é preciso entender a estrutura de custos da empresa para evitar ter prejuízos financeiros. Nesse sentido, um bom software pode ajudar a entender quais são as possibilidades para a sua imobiliária.

Em geral, a comissão de corretagem paga para corretores de imobiliária é entre 1% e 4% do valor do imóvel, tanto para os profissionais que compram os imóveis, quanto para os que vendem.

Apesar dessa ser a média, você pode pagar a mais, ou a menos, dependendo da qualificação dos corretores e de sua capacidade de negociação. Além disso, remunerar um pouco acima do mercado pode ser uma opção para tentar atrair profissionais com bom desempenho. Porém, vale ter atenção e observar a capacidade financeira da imobiliária.

Salário de corretor de imóveis iniciante

Corretores que estão em início de profissão tendem a ter uma remuneração um pouco inferior com relação aos que já estão a mais tempo no mercado. Isso é decorrente do custo de aprendizagem e menor qualificação que, em geral, está ligada aos indivíduos que estão em início de carreira de corretor de imóveis.

Nesse sentido, uma boa dica para quem está iniciando a jornada no mercado imobiliário é investir em um curso para corretor de imóveis. Isso tende a valorizar a hora de trabalho e ajudar a chegar a média de comissão paga no mercado, entre 1% e 4%. Além disso, investir em marketing também é uma opção para ganhar relevância no mercado e conseguir melhorar a remuneração.

Para os donos de imobiliárias, vale avaliar as condições financeiras da empresa para entender qual é o perfil mais adequado para a realidade do negócio. Uma opção interessante é contratar indivíduos em início de carreira e oferecer treinamentos conforme a metodologia adotada pela sua imobiliária.

Salário de um corretor de imóveis autônomo

Um corretor autônomo é aquele que trabalha sozinho, sem firmar parceria com imobiliárias. Nesse sentido, tal profissional pode enfrentar dificuldades maiores e precisará fazer investimentos em estrutura para chegar até os clientes.

Por exemplo, ele não contará com o site, ponto físico, softwares e outros fatores disponibilizados pela imobiliária. Porém, nada o impede de fazer tais aquisições e se profissionalizar ainda mais.

Como há mais autonomia e necessidade de investimento, os percentuais de comissão de um corretor autônomo tendem a ser superiores aos casos anteriores. Em geral, a média da taxa de corretagem desse profissional chega aos 6% do valor do imóvel.

Mas, como dito, ele terá que captar e vender os imóveis, organizar as fotos e incluir em sites e canais de divulgação, fazer a gestão financeira e outras atividades que, em parceria, ficam sob a responsabilidade da empresa.

Quanto um corretor de imóveis ganha de comissão?

A remuneração de um corretor de imóveis vai depender muito do seu esforço e aptidões para fechar negociações. Por exemplo, um profissional que proporciona diversas vendas para a imobiliária tende a ter um valor em comissões bem elevado, pois está fazendo com que a empresa lucre.

Assim, é importante investir na contratação de pessoas que tenham boa capacitação, ou então oferecer treinamentos para melhorar a aptidão e capacidade de fechar negociações da pessoa que você vai contratar.

Dessa forma, os ganhos em comissão do corretor serão altos, porém, a sua imobiliária também vai ter alta lucratividade frente aos concorrentes. Além disso, como destacado anteriormente, corretores iniciantes tendem a ter menores ganhos em comissão em comparação com os que já são experientes, justamente pela maior dificuldade em negociar, salvo algumas exceções.

quanto ganha um corretor de imóveis

Como funcionam as comissões do corretor?

Agora que você já sabe quais são as médias pagas para os corretores em negociações, vale entender como funcionam essas taxas para vendas e também para locações. Essas são os tipos de transações mais comuns no mercado imobiliário e podem representar boa parte dos pagamentos feitos aos profissionais.

Assim, entender como elas funcionam e como você consegue gerenciar de maneira adequada tais desembolsos vai ajudar a imobiliária a trilhar um caminho de sucesso. A seguir, explicamos em mais detalhes. Confira!

Comissões de vendas

Além da média destacada anteriormente, os valores de comissão de vendas também podem ser variáveis conforme o tipo de imóvel que está sendo vendido. A área em que está localizada tende a ser um fator diferencial na hora de definir a comissão do corretor.

Por exemplo, imóveis em áreas industriais ou urbanas tendem a variar entre 4% e 8%, dependendo da forma de atuação do corretor. Além disso, imóveis rurais oferecem uma comissão maior, estando entre 6% e 10%. Já imóveis que são provenientes de ação judicial, como os leilões por falta de pagamento de financiamento, tem uma comissão menor, de 3% a 5%.

Há ainda a possibilidade de determinar uma taxa de corretagem fixa. Além disso, o pagamento de comissão pode ser negociado entre as partes, pois não há piso ou teto determinado pelos órgãos reguladores. Isso oferece boas perspectivas e maior liberdade para todas as partes envolvidas na negociação.

Comissões nas locações

Outra modalidade de negociação adotada pelas imobiliárias e corretores de imóvel é a locação. Esse tipo de transação envolve um menor custo financeiro e não há a transferência de propriedade.

Porém, ainda exigem cuidados profissionais para evitar prejuízos às partes envolvidas. Por isso, o pagamento da comissão tende a ter um percentual mais elevado. É prática comum no mercado que o montante do primeiro aluguel fique para o corretor, além de ter a possibilidade de cobrar um percentual para manutenção do contrato, principalmente em locações temporárias.

Por exemplo, quem faz a administração do imóvel e fica com a responsabilidade de arrecadar taxas, pagamentos mensais e outros, acabam ficando com um percentual entre 8% e 10% do valor do aluguel. Vale lembrar que existem clientes que contam com diversos imóveis e conseguem reduzir o percentual dessa comissão.

Como é o trabalho de um corretor de imóveis?

Agora que você já conhece as principais formas de remunerar um corretor de imóveis, que tal descobrir quais são as principais atribuições e atividades que esse profissional realiza? Com o intuito de lhe ajudar, separamos as principais, logo a seguir. Vale a pena continuar lendo e conferir!

Avaliações dos imóveis no mercado

Uma das atribuições que um corretor pode assumir é a avaliação dos imóveis disponíveis no mercado. Por meio da observação e do conhecimento sobre as características do imóvel, é possível definir um preço justo e adequado ao que está sendo praticado no ramo imobiliário.

Nesse sentido, o profissional precisa observar aspectos como localização, preços praticados em imóveis similares, estado de conservação apresentado, melhorias que podem aumentar o valor do bem e outros aspectos que possam ser interessantes para definir a melhor precificação.

Esse profissional também deve ter o conhecimento necessário sobre as principais taxas cobradas na hora de realizar a transferência do imóvel, como o ITBI, custos transacionais, outros impostos e taxas. Isso vai auxiliar na hora de realizar a negociação e conseguir bons resultados.

Negociações com os clientes

Além de fazer a avaliação dos imóveis, o corretor também é responsável por toda a negociação com os clientes, seja para vender, seja para comprar, seja para alugar. Nesse sentido, é importante contar com boas habilidades e técnicas de vendas para conseguir melhorar a performance na profissão.

O profissional também é responsável por levar os clientes até imóveis nos quais estão interessados, apresentando as características principais, pontos de destaque e atributos que tornam o imóvel interessante para o cliente.

Tais aspectos são essenciais para aumentar as vendas. Além disso, um bom corretor pode usar suas redes sociais e habilidades fotográficas para ter boas imagens e fazer uma ótima divulgação, fazendo com que o número de interessados pelo imóvel seja elevado.

Captação de imóveis

Outra atividade importante nessa profissão é a captação de imóveis. É crucial encontrar boas opções para oferecer aos clientes e aumentar o potencial de lucro da imobiliária. Nesse sentido, é necessário contar com algumas boas técnicas.

Por exemplo, fazer uma boa observação do mercado imobiliário para encontrar opções que estão disponíveis para a venda e que podem ser oferecidas aos consumidores que estão em procura de um novo lar é uma ótima opção para conseguir realizar boas captações.

Além disso, praticar a influência, por meio de bons conteúdos que ajudem a aumentar a autoridade, vai facilitar na captação. Isso porque pessoas que desejam vender os seus imóveis tendem a procurar profissionais que consideram influentes e que apresentam ótimo potencial para realizar a venda.

Documentação imobiliária

Outra atividade comum para um corretor profissional é o conhecimento sobre quais são os documentos essenciais para fazer as transações imobiliárias. Isso porque os clientes não estão acostumados com todos os processos necessários para fazer a aquisição de um imóvel.

Assim, é papel do corretor orientar quais são os passos e documentos importantes para conseguir ter uma transação tranquila e conquistar o sonho da casa própria. Em geral, existem documentos de quem vai comprar, de quem vai vender e do imóvel que é objeto do negócio.

É importante que o corretor conheça todos e consiga orientar os consumidores com clareza. Na imobiliária, você pode oferecer treinamentos e oferecer um checklist com todos os papéis e processos necessários. Isso facilita a rotina do corretor e também dos clientes, que terão mais segurança para proceder com tudo o que precisam.

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Como encontrar bons corretores de imóveis?

Bons corretores podem trazer excelentes resultados para a sua imobiliária. Por isso, é importante otimizar o processo de recrutamento e seleção desses profissionais. Veja, a seguir, quais as melhores formas de atrair os melhores corretores da sua região.

Use as redes sociais da imobiliária

As redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação entre a empresa, seus clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores em potencial. Isso significa que você pode utilizar as redes sociais de sua imobiliária para anunciar vagas, apresentar as vantagens de trabalhar em sua empresa, além de mostrar o dia a dia da equipe.

Você também pode utilizar esse canal para ficar por dentro das últimas novidades e tendências do setor, descobrindo sobre novas ferramentas ou recursos que pode trazer para sua empresa.

Por isso, vale a pena mostrar nas redes sociais um pouco mais sobre o dia a dia de quem trabalha em sua imobiliária. Além de tornar o perfil mais humanizado e menos corporativo, você também utiliza esse espaço como uma vitrine para o anúncio de novos postos de trabalho.

Uma última dica é aproveitar os eventos da sua empresa para registrar e postar nas redes sociais o investimento que ela faz no desenvolvimento dos colaboradores, seja por meio de palestras, cursos ou workshops.

Observe os profissionais de mercado

Uma boa maneira de trazer bons colaboradores para o seu negócio é por meio da observação e da comunicação com indivíduos que já atuam nesse meio. Por isso, vale a pena conversar com os corretores que já atuam na sua empresa para entender quais as suas demandas, interesses, medos e inseguranças ao iniciar em um novo emprego.

Assim, você consegue quebrar as objeções de novos corretores e atrair bons candidatos para sua empresa. Um bom exemplo desse tipo de ação se refere ao medo dos novos corretores de não conseguir vender. Ao saber disso, você consegue oferecer um treinamento completo — ministrado pelos membros mais experientes do time — a fim de quebrar essa objeção dos novos colaboradores.

Desse modo, sua empresa consegue ser ainda mais assertiva na hora de se comunicar e conquistar boas parcerias para a imobiliária. Além disso, vale a pena solicitar indicações para outros corretores de pessoas que estão chegando agora no mercado e estão prontas para o trabalho.

Divulgue as vagas

Além de utilizar as redes sociais para realizar buscas e apresentar sua imobiliária no meio digital, vale a pena divulgar as vagas abertas em sua empresa nos principais blogs e portais especializados no mercado imobiliário. Contar com esse canal permite que você encontre profissionais engajados e que estão atentos às novidades do setor.

Nesse tipo de recurso existem opções pagas e gratuitas, sendo necessário considerar qual a sua necessidade. Verifique qual opção oferece mais vantagens conforme a demanda por profissionais na sua região.

Também vale a pena considerar os sites de emprego diretamente, tal como o Vagas.com e o Catho, por exemplo. Muitos profissionais também usam esse espaço para encontrar oportunidades de trabalho. Então, não deixe de testar todas essas possibilidades para entender qual delas funciona melhor na sua realidade.

Invista em marketing

marketing também é uma excelente ferramenta para encontrar bons profissionais para compor seu time. Ao investir em estratégias de comunicação, é possível ampliar o alcance de suas postagens, conquistar mais seguidores e aumentar a credibilidade de sua imobiliária.

Além disso, existe uma área completa do marketing que se concentra em desenvolver o melhor ambiente de trabalho para seus colaboradores, conhecida também como endomarketing.

Desse modo, além de atrair bons profissionais, sua empresa também consegue reter talentos e manter sua equipe motivada. Isso é essencial para ter bons resultados em um mercado tão competitivo quanto o imobiliário.

Faça uma boa prospecção

A prospecção não deve se restringir apenas aos clientes que a imobiliária busca. Por meio de uma busca ativa, é possível encontrar profissionais de qualidade e que já conhecem sobre as particularidades do seu mercado.

Durante a prospecção, você pode criar programas de divulgação para demonstrar como a sua empresa é atrativa e oferece grandes oportunidades de desenvolvimento. Isso pode incluir o desenvolvimento de materiais de marketing, tais como folhetos, panfletos e anúncios em mídias sociais.

Além disso, você também pode oferecer incentivos financeiros, como bônus e descontos, para atrair novos profissionais ou manter bons colaboradores interessados em construir uma carreira na sua empresa. Por fim, você pode oferecer treinamento e orientação aos novos colaboradores, contribuindo para que eles possam trabalhar de forma mais eficaz e rentável.

Conte com a tecnologia

tecnologia é uma excelente aliada para atrair corretores de imóveis para o seu negócio. Ao contar com um sistema de gestão eficiente, por exemplo, você consegue tornar o dia a dia de seus colaboradores ainda mais fácil e prático.

Recursos como softwares, ERPs e aplicativos, por exemplo, podem simplificar as atividades cotidianas dos seus corretores, trazendo mais eficiência e resultados para eles e também para a imobiliária.

Além disso, a tecnologia também pode contribuir para o treinamento de sua equipe, incluindo recursos para qualificação dos novos colaboradores. Por fim, as ferramentas tecnológicas podem ser aplicadas ao processo de recrutamento e seleção, utilizando recursos de IA (Inteligência Artificial) para criar filtros e atrair candidatos com alto potencial.

A Universal Software, por exemplo, conta com diversas ferramentas para que imobiliárias tradicionais se transformem em digitais, sendo a única empresa brasileira que oferece um conjunto completo de sistemas para a gestão imobiliária.

Entre os principais recursos, destacam-se o CRM, pré-venda, pós-venda, gestão financeira, App para Corretores, App para Vistoria, App para Clientes, Esteira Digital e os serviços para a construção de sites.

Verifique o perfil do corretor

Outro cuidado importante se refere ao perfil profissional do colaborador. Enquanto alguns conseguem trabalhar bem em equipe, outros preferem atuar de maneira independente. Por isso, antes de seguir com qualquer contratação, vale a pena considerar qual o tipo de vínculo que a sua imobiliária está buscando e qual perfil comportamental está mais alinhado com essa demanda.

Desse modo, considere características como disponibilidade de horários, proatividade, engajamento e também quais os planos de carreira dos seus candidatos. Assim, você consegue classificar quais deles são adequados para atuar junto a empresa e quais funcionam melhor em um formato independente.

Quais são as vantagens de adotar essas dicas?

Ao colocar essas dicas em prática, sua empresa conquista diversos benefícios tanto para o presente quanto para o futuro da imobiliária. Primeiro, a busca por novos colaboradores pode ampliar suas operações e os resultados financeiros obtidos no presente.

Além disso, ao investir em recursos humanos para o seu negócio, é possível otimizar as atividades, ampliar as margens de lucro e criar um caminho de sucesso do projeto que impacta o longo prazo de sua marca.

Os benefícios dessas dicas também impactam tanto os novos colaboradores — que têm acesso a recursos tecnológicos, um bom treinamento e todo suporte para ter sucesso na venda de imóveis — quanto para os corretores que já trabalham em sua marca — devido à valorização desses profissionais durante sua carreira junto à imobiliária.

Viu como é importante entender o quanto ganha um corretor de imóveis em cada uma das fases de desenvolvimento desses indivíduos? Desse modo, sua marca consegue praticar um valor justo e alinhado com as médias apresentadas pelo mercado. Isso contribui para reter talentos e manter sua equipe engajada com os objetivos de sua empresa.

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