Como funciona a renovação do contrato de aluguel?

Tempo de leitura: 6 minutos

Existem alguns momentos que são mais delicados e desafiadores na vida de profissionais do mercado imobiliário, notadamente quando é preciso prestar informações para os clientes e elas envolvem variações nos valores a serem pagos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando como fazer a renovação do contrato de aluguel.

O fato é que, por meio de algumas estratégias simples e aumentando os conhecimentos sobre o assunto, é possível passar por ocasiões assim com maior facilidade, tomando medidas assertivas e até aprimorando o relacionamento com o locatário. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!

O que é a renovação de contrato de aluguel?

A renovação de contrato de aluguel, como o próprio nome já diz, é um procedimento no qual os locatários podem estender seu prazo de utilização do imóvel, sem a necessidade de um trâmite mais complicado ou formalização. Para isso, no entanto, é preciso solicitar o período a mais de permanência antes da data de vencimento do contrato vigente.

Da mesma forma, o locador tem o direito de solicitar algumas alterações em cláusulas específicas, dentre as quais a mais comum é no valor mensal pago pela locação. No Brasil, temos uma regulamentação específica sobre o tema, disposta na chamada Lei do Inquilinato, que estipula regras e diretrizes que devem ser seguidas por ambos.

Como funciona a renovação do contrato de aluguel?

Na hora de efetuar a renovação de contrato de aluguel, o locador e o locatário devem combinar o novo período de permanência, de acordo com as demandas, expectativas, anseios e aspirações das duas partes. Feito isso, não haverá necessidade de nova garantia locatícia, como caução ou novo fiador, com o valor cobrado anteriormente permanecendo aplicado.

Em linhas gerais, o processo é feito por meio de um documento, que deve ser elaborado de forma conjunta com a empresa que faz a mediação do relacionamento, como uma imobiliária ou seguradora, assim que o acordo vigente expirar. Caso as partes não cheguem a um ajuste, o inquilino deverá devolver o imóvel prontamente, acertando débitos pendentes.

renovação do contrato de aluguel

Como se preparar para o processo de atualização de contrato?

Como você pôde ver, a renovação de contrato de aluguel é uma opção muito usada para facilitar a vida de inquilinos e proprietários, mas que também pode apresentar seus percalços e demandar um bom poder de negociação para que ambos cheguem a um acordo. Nesse sentido, o papel do corretor é fundamental. Veja, a seguir, dicas para se preparar para isso.

Tenha um atendimento de qualidade

Não tem jeito: o primeiro passo para se preparar para o processo de atualização de contrato é oferecendo um atendimento de qualidade. Esse é o diferencial mais importante de qualquer corretor, sendo valorizado tanto pelos inquilinos quanto pelos proprietários. Para isso, você deve mirar o aperfeiçoamento constante e aumentar seus conhecimentos sobre o mercado.

Outro ponto essencial é a disponibilidade. Nos dias de hoje, com o uso da tecnologia e as funcionalidades de um smartphone, você deve ampliar o seu contato com os clientes, tendo linhas de operadoras diferentes e conferindo sempre seu aplicativo de comunicação. Não fique muito tempo sem enviar respostas, pois isso pode dificultar a sua abordagem depois.

Verifique o contrato de locação

Para se preparar para o processo de atualização de contrato, também é imprescindível verificar o contrato em detalhes. Afinal, ele pode trazer cláusulas específicas ou até mesmo erros, que devem ser reparados antes da assinatura de um novo documento. Analise, por exemplo, os direitos e deveres do inquilino, para não se surpreender com cobranças indevidas.

Também será importante que você, juntamente com as partes, delibere um prazo mínimo para a duração do novo acordo, negociando multas que possam ser aplicadas em caso de descumprimento do combinado. Vale analisar e determinar eventuais penalidades e juros moratórios por atrasos no pagamento, por exemplo.

Assegure a documentação em dia

Um dos papéis mais importantes do corretor no procedimento de renovação do contrato de aluguel consiste em assegurar que a documentação esteja em dia. Infelizmente, mesmo nos dias de hoje, o Brasil conta com muitos problemas burocráticos em suas propriedades e acordo de locação, que podem causar uma bela dor de cabeça jurídica no futuro.

Para evitar que isso aconteça com você e seus clientes, será preciso solicitar a apresentação de documentos e comprovantes por parte do inquilino. Em ajustes no qual a garantia locatícia é a figura do fiador, deve ser requerida a renovação e atualização dos dados. Apenas com tudo devidamente esclarecido será possível elaborar o novo contrato.

Mostre as vantagens da renovação

O corretor de alto padrão deve mostrar as vantagens da renovação para seus clientes, visto que a manutenção do relacionamento entre ambos também é vantajosa para ele e para a imobiliária. Para o proprietário, comece ressaltando que o risco de um imóvel desocupado por tempo indeterminado não é nada interessante para ele.

Ou seja, vale muito mais um locatário garantido do que ter que enfrentar todos os trâmites de captação de um novo morador. Para o inquilino, você pode detalhar que o processo de mudança é extremamente dispendioso e trabalhoso, podendo gerar problemas de adaptação na família, sobretudo para quem tem filhos pequenos.

Informe sobre o reajuste utilizado

Por fim, uma tarefa muito relevante por parte do corretor de imóveis no processo de renovação de contrato de aluguel é informar sobre o reajuste utilizado. Antigamente, muitas pessoas não se atentavam quanto a esse aspecto, mas com a facilidade no acesso a informações e a divulgação da nova Lei do Inquilinato, a coisa mudou totalmente de figura.

Sendo assim, é imprescindível fazer o cálculo de forma clara, se baseando no índice previamente estipulado no acordo, dentre os quais os mais comuns são o IGPM e o IPCA. Também é uma boa ideia fazer uma pesquisa e traçar uma média de preços das locações na região, para assegurar que o valor está condizente com o mercado.

Como você pôde ver, a renovação de contrato de aluguel depende de uma série de fatores, dentre os quais um corretor bem preparado é um dos mais relevantes!

Gostou de aprender mais sobre a renovação de contrato de aluguel? Então saiba como automatizar todo esse processo, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *