Tempo de leitura: 4 minutos
Seguro Fiança – A Garantia Locatícia que está virando a queridinha do mercado
O que é o Seguro Fiança?
A grande verdade é que ninguém quer ser fiador em um contrato de locação. O processo é extremamente burocrático, arriscado e não tem nenhum benefício real para o fiador.
O Seguro Fiança é uma garantia locatícia que surgiu para substituir a necessidade do fiador em um contrato de aluguel.
Como as outras garantias locatícias, o seu papel é que o locatário consiga assegurar o proprietário, tornando a locação mais segura.
O Seguro Fiança funciona como se fosse um seguro de carro ou um seguro residencial. A única diferença é que o inquilino vai contratar o seguro e quem será assegurado será o locador do imóvel.
Quanto a cobertura dessa garantia locatícia, o que é comum no mercado é ser fixado de 1-3 valores do aluguel do imóvel. Lembrando que esse seguro também pode servir para pagar contas de luz, água ou até mesmos impostos dependendo da empresa contratada.
A vigência do Seguro Fiança varia de acordo com o tipo de contratação, porém normalmente é fixado de 1-2 anos ou até o término do contrato de locação do imóvel.
Para quem é recomendado o Seguro Fiança?
A garantia locatícia é indicada para pessoas que querem ter tranquilidade na hora de alugar um imóvel. É recomendado para quem não quer procurar um fiador ou não quer utilizar um Caução ou Título de Capitalização por ter um valor muito mais alto.
É comum que o seguro seja contratado por pessoas físicas que estão buscando um imóvel residencial por ser mais barato, mais rápido e menos burocrático. As empresas normalmente optam por outras garantias locatícias por ter mais dinheiro em caixa.
A grande diferença de uma Caução para o Seguro Fiança é que na Caução você pagaria de 2-3 vezes mais que no Seguro Fiança porém caso não fosse utilizado esse valor em atrasos, danos ou conta.
O valor da Caução ou Título de Capitalização é reembolsado para o locatário do imóvel, já o Seguro Fiança funciona como se fosse um seguro convencional, logo o dinheiro não será retornado.
Vantagens x Desvantagens
O Seguro Fiança embora tenha ganhado muita fama e mais de 82% das imobiliárias ofereçam essa garantia locatícia para seus locatários, existem vantagens e desvantagens.
Vantagens:
- Diga Adeus para o Fiador, o lema do Seguro Fiança é trazer uma experiência mais rápida e prática.
- O Seguro Fiança acaba sendo a opção com menos custos no mercado imobiliário.
- Além de ser um valor mais baixo que outras garantias locatícias, você pode parcelar esse valor em até 12 vezes.
- Como estamos contratando uma seguradora temos um processo muito mais rápido e com suporte 24 horas caso aconteça algum tipo de problema com pagamentos.
Desvantagens:
- A seguradora pode rejeitar sua contratação de seguro.
- O valor pago na apólice do seguro não é devolvida para o inquilino.
- Em alguns casos o seguro contratado pode não incluir custos como conta de água e luz.
Contratação do Seguro
A contratação do seguro é feita de forma bem rápida e prática com apenas alguns campos preenchidos como Nome, CPF, Renda, ect.
A MigraSeguros é uma Insurtech (Startup de Seguros) focadas no segmento imobiliário oferecendo seguros de incêndio, seguro fiança, título de capitalização, ect.
A empresa oferece as melhores condições, podendo ser parcelado em até 12 vezes, incluindo contas de água e luz, além de ter a resposta da aprovação do seguro em minutos.
O melhor de tudo, você consegue fazer a contratação e controle dos seguros através de uma Integração no Imoview, além disso sua imobiliária é comissionada por cada seguro contratado.
Conheça agora a parceria da MigraSeguros com a Universal Software
Link permanente
Excelente abordagem sobre o tema, tenho convecção que esse tipo de garantia é a melhor.
Link permanente
Ficamos felizes em saber 😀